"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

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quarta-feira, 30 de maio de 2012

Divulgado calendário do processo seletivo do 1º semestre de 2013



O CEFET-MG recebe, no período de 04 a 22 de junho, os pedidos de isenção da taxa de inscrição para os processos seletivos do 1º semestre de 2013 para os cursos técnicos e superiores. As solicitações deverão ser feitas somente pela internet, no sitio www.copeve.cefetmg.br.

O período de inscrição para o processo seletivo é de  3 de setembro a 16 de outubro de 2012.


As provas dos processos seletivos vão ser aplicadas nas seguintes datas: 24 e 25 de novembro, para os cursos de graduação; 25 de novembro, para os candidatos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e 9 de dezembro
para educação profissional técnica de nível médio.

A divulgação do resultado oficial do processo seletivo do 1º semestre de 2013 está marcada para 18 de dezembro de 2012.

terça-feira, 29 de maio de 2012

De onde surgem as rãs?

As rãs surgem de ovos!!!

Vamos ver o que acontece com a rã verde. Os machos emitem um som característico, chamado coaxar, que serve para chamar as fêmeas na época do acasalamento. A rã fêmea põe óvulos na água, ou em local muito úmido, os quais são fertilizados pelos espermatozóides do macho e formam ovos.
 Durante esta etapa, o macho sobe para as costas da fêmea e segura-a com as suas patas dianteiras. Garante que é o seu esperma que fecunda os óvulos. Em seguida, os pais abandonam os ovos.
Muitos ovos são comidos por outros animais mas os sobreviventes transformam-se e, após 1 semana, surgem os girinos.

 Estes têm cauda mas não têm as patas. Cada girino terá, agora, que adquirir adaptações para se tornar numa rã adulta. As transformações do girino ocorrem durante 4 meses e um dos objetivos é permitir que a futura rã adulta sobreviva em meio terrestre. Formam-se os pulmões, permitindo a respiração fora da água, surgem as patas posteriores (na parte de trás do corpo) e depois as anteriores (dianteiras), a cauda desaparece e a rã fica adulta. Acabada a metamorfose, a rã está pronta para saltar em terra e nadar na água.

Temperatura do corpo, gordura, carboidratos e proteínas

Você já percebeu que a temperatura do seu corpo permanece quase sempre a mesma, com pequenas variações? Normalmente a temperatura de nossos corpos fica em torno de 37 ºC, seja em locais frios ou quentes. Na realidade nosso organismo produz energia térmica que nos mantém aquecidos. Mas você pode se perguntar: como produzimos essa energia?

Pirâmide alimentar

E a resposta é simples: por meio da alimentação. Essa energia, utilizada para aquecer os corpos, andar, correr, pular e fazermos tudo o que quiser é obtida por um processo conhecido como respiração celular. Trata-se de uma reação química, um tipo de combustão, que ocorre no interior de cada uma das nossas células. A glicose, obtida pela alimentação, reage com o oxigênio, obtido pela respiração, liberando energia e produzindo água e gás carbônico.

Gorduras e carboidratos

Experimentalmente, os cientistas provaram que alguns tipos de alimentos fornecem mais energia que outros, como é o caso das gorduras e carboidratos. Os açúcares e o amido são conhecidos como carboidratos. Não é difícil saber quando estamos nos alimentando de alimentos ricos em açúcar: tudo o que é doce ou adocicado contém açúcar - mel, doces, laranja, banana, maçã, uvas, líquidos adoçados, etc. Já os alimentos farináceos são aqueles ricos em amido: macarrão, bolo, pão, batatas, arroz, os diferentes cereais.

A manteiga, a margarina, o azeite, os óleos e as frituras em geral são alimentos gordurosos. As carnes possuem gorduras, porém alguns tipos de carne possuem muito mais gordura que outras. Ovos, sementes e queijo também são alimentos que possuem gordura. As gorduras ou lipídeos são muito importantes para a formação das membranas celulares e são utilizadas como fonte de energia na falta dos carboidratos.

As gorduras e os carboidratos são compostos pelos mesmos elementos químicos (carbono, hidrogênio e oxigênio). Entretanto, as quantidades de cada elemento, em seus grupamentos atômicos, são diferentes. As gorduras possuem menor quantidade de oxigênio que os carboidratos.

Nos alimentamos principalmente de carboidratos. Então, nossa energia vem desses alimentos, classificados, juntamente com as gorduras, como alimentos energéticos.

Proteínas e aminoácidos

Outros tipos de alimento possibilitam o crescimento e a manutenção de nossos corpos. Estes alimentos são conhecidos como alimentos plásticos, pois se destinam a formar nossos organismos e a substituir as perdas sofridas por eles. As proteínas que compõe os nossos corpos formam-se no interior de nossas células a partir dos aminoácidos, pequenos grupamentos atômicos obtidos em parte pela alimentação.

São necessários vinte diferentes aminoácidos para que nossos corpos produzam milhares de proteínas. Os alimentos que contém proteínas fornecem os oito aminoácidos que não somos capazes de produzir (aminoácidos essenciais) e possibilitam aos nossos corpos renovar o sangue, fazer certos materiais que mantém nossos corpos funcionando bem, cicatrizar nossas feridas, etc. Muitos alimentos contêm proteínas: carnes, leite, queijo, ovos, peixe e alguns vegetais, como soja e feijão.

A proteína pode ser considerada a base para a construção de nossos corpos. Os aminoácidos não são armazenados no organismo, sendo necessário ingerir constantemente alimentos que contenham proteínas. Os grupamentos atômicos das proteínas são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, como os carboidratos e gorduras. Entretanto, as proteínas possuem também o nitrogênio. Por vezes contém também fósforo e enxofre. Mas os resíduos de dieta protéica são ricos em compostos nitrogenados, os quais são tóxicos para o organismo.

Enfim, podemos observar que todos os alimentos são plásticos e energéticos ao mesmo tempo, embora alguns sejam mais plásticos que energéticos e outros mais energéticos que plásticos.

domingo, 27 de maio de 2012

O que é um choque elétrico?


Choque elétrico é a perturbação que ocorre no organismo humano quando percorrido por uma corrente elétrica.
 
Ele depende:
uDa intensidade da corrente elétrica e da duração do choque.
uDo percurso e da forma como a corrente elétrica se espalha no corpo humano.
uDa freqüência de oscilação da corrente elétrica.
uDa tensão (voltagem)
uDas condições da pele humana e da saúde da pessoa. 
 
 
De acordo com a Lei de Ohm, temos a seguinte relação:    I = V/R
  
uI = corrente elétrica (medida em ampères: A).
uV = tensão ou voltagem (medida em volts: V).
uR = resistência (medida em ohms: W).
A  corrente elétrica depende da combinação da tensão e da resistência!! 
 
 

Ligação de Lâmpadas


Ligação segura: fio fase ligado no pino central, no fundo do soquete. 
 
 Ligação insegura: fio fase ligado na rosca. Mesmo sem a lâmpada ele pode ficar “energizado” e provocar choques quando da substituição da lâmpada.

O que favorece e o que previne o contato elétrico.


Ambientes molhados ou úmidos são ainda mais perigosos, pois melhoram os contatos elétricos, diminuindo a resistência à passagem de corrente elétrica. 
 
 
uNunca  se deve tocar  em um condutor sem isolamento adequado, muito menos agarrá-lo. Muitas vezes, leva-se choque quando a pessoa toca a torneira para fechar o fluxo de água do chuveiro elétrico. Isto ocorre por que a água melhora a condução da eletricidade.
u 
Para evitar choques, a manutenção elétrica deve ser feita:
Usando-se instrumentos e ferramentas manuais com cabos de borracha ou plásticos;
Usando-se calçados com sola grossa de borracha;
Apoiando-se os pés em piso com bom revestimento isolante;
Evitando-se apoiar os pés em pisos molhados.

Analogia entre mecânica e eletricidade


uCampo gravitacional ~ campo elétrico
uAltura H ~ tensão ou voltagem
uSaco de areia ~ cargas elétricas
uSaco de areia caindo ~ corrente elétrica
Perigo! Alta voltagem e grande quantidade de cargas - corrente elétrica alta.
uExemplo: transformador de alta tensão (5kV) e 30mA. 
 
Campo gravitacional ~ campo elétrico
uAltura H ~ tensão ou voltagem
uGrãos de areia ~ cargas elétricas
uGrãos de areia caindo ~ corrente elétrica
Neste caso existe alta tensão, mas baixa quantidade de cargas – baixa corrente. Não há risco de morte.
uExemplo: gerador de Van der Graaf 
 
 
uCampo gravitacional ~ campo elétrico
uAltura H ~ tensão ou voltagem
uSaco de areia ~ cargas elétricas
usaco de areia caindo ~ corrente elétrica
u
u
Apesar de haver grande quantidade de cargas disponíveis, há baixa tensão. Não há risco de morte.
u
Exemplos: pilha comum, bateria, transformadores de baixa tensão.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Coluni 2009

Biologia
18. Os espermatozóides, apesar de seu diminuto tamanho, estão entre as células humanas que possuem grande número de mitocôndrias.
Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE o grande número de mitocôndrias presente no espermatozóide:
a) Os espermatozóides consomem energia no interior do do sistema genital feminino por mais de uma semana, esperando o momento da fecundação.
b) As mitocôndrias são responsáveis pela produção de enzimas que serão utilizadas para abrir caminho nos envoltórios do óvulo, permitindo a fecundação.
c) A energia produzida pelas mitocôndrias é utilizada para movimentar o flagelo do espermatozóide, promovendo seu deslocamento até o local da fecundação.
d) As mitocôndrias são responsáveis pela síntese de proteínas que são utilizadas na construção do longo flagelo presente no espermatozóide.

19. Muitas das nossas características fenotípicas, como a cor dos olhos, o formato do rosto e o tipo de cabelo são definidas pelos genes que possuímos. Outras características, como nossa altura ou peso, não dependem unicamente dos genes que herdamos de nossos pais, mas também da interação desses genes com o ambiente.
Um exemplo de fenótipo unicamente definido por nossos genes, combinados na forma de pares de genes alelos, esta representado no quadro abaixo:


GENES ALELOS
FENÓTIPO
A
Não-albino
a
Albino
Um casal, em, que  marido e mulher não são albinos, foi a uma escola matricular uma criança albina. Surgiram várias hipóteses a respeito desse acontecimento. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE esse fato:
a) A criança não seria filha biológica do casal, pois nenhum dos pais possui i gene alelo "a", não podendo, portanto, ter uma criança albina.
b) A criasnça seria filha biológica do casal, considerando que ambos os pais possuem tanto o gene alelo "A", quanto o gene alelo "a".
c) A criança seria filha biológica de um dos membros do casal, pois apenas o gameta de um dos pais possui o gene alelo "a".
d) A criança seria filha biológica do casal, pois um dos membros do casal possui os dois genes alelos "A" e o outro possui os dois genes alelos "a".

20. No dia 06 de Outubero de 2008, três cientistas receberam o Prêmio Nobel de Medicina, dois dos quais pela descoberta do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) e de sua ligação com a Síndrome da Imunodeficiência Hujmana (AIDS) e o terceiro pela associação do HPV (Papiloma Vírus Humano) com o Cancer de Colo Uterino.
Considerando o conhecimento sobre vírus, assinale a afirmativa CORRETA:
a) São células extremamente simples e pequenas, constituídas apenas por proteínas e ácidos nucléicos (DNA ou RNA) e fazem parte do Reino Monera, juntamente com as bactérias.
b) São células sem metabolismo próprio, tão pequenas e estruturalmente simples, que dependem de outras células hospedeiras para se reproduzirem.
c) São acelulares e, por isso, parasitas intracelulares obrigatórios que podem causar doenças apenas no ser humano e em outros animais,
d) São acelulares, sem metabolismo próprio e não são considerados seres vivos, por issso, não estão incluídos em nenhum dos Reinos de seres vivos atuais. 

21. O Congresso Nacional Brasileiro iniciou este ano a discussão sobre a permissão de se interromper a gestação quando a mulher estiver grávida de um bebê anencéfalo. A anencefalia é letal para as crianças em 100% dos casos e pode trazer riscos à saúde da mãe durante a gestação.
Sobre o encéfalo, seus componentes e funções, é INCORRETO afirmar:
a) O encéfalo faz parte do sistema nervoso central e coordena funções como as que você está utilizando nesse momento para fazer essa prova, além de outros como equilíbrio e movimentos  respiratórios.
b)  Bebês anencéfalos morrem porque neles não são formados, parcialmente ou totalmente, órgãos como cérebro, cerebelo e bulbo raquidiano.
c) O encéfalo e o sistema nervosos periférico são responsáveis por respostas a estímulos ambientais como os atos reflexos rápidos e simples.
d) O equilíbrio e a precisão dos movimentos podem ser afetados por lesões no cerebelo, um  dos componentes do encéfalo.
 

Platelmintos - planárias - biologia em tirinhas

Tirinha retirada do site .www.humorcomciencia.blogspot.comautor Willian Raphael Silva
Os Jedi são personagens do filme Star Wars e pertencem a uma ordem de guardiões que dominam o lado bom da força. Por oposição, existem os Sith, cavaleiros Jedi que sucumbiram ao lado sombrio da força.
As planárias, além de se reproduzirem sexuadamente por fecundação cruzada, podem reproduzir-se através de uma bipartição transversal, ou seja, quando cortadas ao meio, transformam-se em duas devido à sua capacidade de regeneração.

Saiba um pouco mais...
Regenração das planárias

A planária é um ser com elevada capacidade de regeneração. Se partirmos/fragmentarmos uma planária em vários bocados, cada um desses bocados é capaz de regenerar o animal inteiro, independentemente do tamanho ou forma desse mesmo fragmento. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente. Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação.

Foi Thomas Hunt Morgan (1866/1945 -EUA) que fez as primeiras experiências com estes seres. Morgan, mostrou que um fragmento equivalente a 1/297276 do corpo das planárias (com cerca de 10 mil células) pode regenerar o animal integralmente.

A capacidade de regeneração deve-se á capacidade de células estaminais que possuem. Estas células apresentam algumas características fundamentais, são células indiferenciadas, não especializadas. Têm capacidade de extensão, isto é, são capazes de se dividirem e de se diferenciarem em diferentes tipos de células. Apresenta também uma capacidade de auto-renovação, sendo a sua divisão assimétrica, isto é, originando duas células-filhas que tem destinos diferentes, uma das células permanece estaminal, enquanto a outra pode diferenciar-se numa célula especializada.

sábado, 19 de maio de 2012

DST's - AIDS

Conceito
Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causado pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus).
O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por celulas cancerígenas).
Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunísticas, que acabam por levar o doente à morte.

A fase aguda (após 1 a 4 semanas da exposição e contaminação) da infecção manifesta-se em geral como um quadro gripal (febre, mal estar e dores no corpo) que pode estar acompanhada de manchas vermelhas pelo corpo e adenopatia (íngua) generalizada (em diferentes locais do organismo). A fase aguda dura, em geral, de 1 a 2 semanas e pode ser confundida com outras viroses (gripe, mononucleose etc) bem como pode também passar desapercebida.
Os sintomas da fase aguda são portanto inespecíficos e comuns a várias doenças, não permitindo por si só o diagnóstico de infecção pelo HIV, o qual somente pode ser confirmado pelo teste anti-HIV, o qual deve ser feito após 60 a 90 dias (2 a 3 meses) da data da exposição ou provável contaminação.

Sinônimos
SIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV-doença.

Agente
HIV (Human Immunodeficiency Virus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2.

Complicações/Consequências
Doenças oportunísticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi. Distúrbios neurológicos.

Transmissão
Sangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmem, secreções vaginais e leite materno.
Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal.
Os beijos sociais (beijo seco, de boca fechada) são seguros (risco zero) quanto a transmissão do vírus, mesmo que uma das pessoas seja portadora do HIV. O mesmo se pode dizer de apertos de mão e abraços.
Os beijos de boca aberta são considerados de baixo risco quanto a uma possível transmissão do HIV.

Período de Incubação
De 3 a 10 (ou mais) anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS.

Diagnóstico
Por exames realizados no sangue do(a) paciente.

Tratamento
Existem drogas que inibem a replicação do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda não se pode falar em cura da AIDS.
As doenças oportunísticas são, em sua maioria tratáveis, mas há necessidade de uso contínuo de medicações para o controle dessas manifestações.

Prevenção
Na transmissão sexual se recomenda sexo seguro: relação monogâmica com parceiro comprovadamente HIV negativo, uso de camisinha.
Na transmissão pelo sangue recomenda-se cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartáveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a presença do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados). Não há, no momento, vacina efetiva para a prevenção da infecção pelo HIV.
É necessário observar que o uso da camisinha, apesar de proporcionar excelente proteção, não proporciona proteção absoluta (ruptura, perfuração, uso inadequado etc). Repito, a maneira mais segura de se evitar o contágio pelo vírus HIV é fazer sexo monogâmico, com parceiro(a) que fez exames e você saiba que não está infectado(a).

Espécies diferentes


O cruzamento de égua com jumento resulta em muares (burro, mula e bardoto)
 
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Equidae
Gênero Equus
Espécies
Equus asinus (jumento)
              
Equus cabalus (égua)
 

Asno e jegue são denominações populares atribuídas ao jumento, animal que habita quase todas as regiões do mundo e ilustra este artigo.

A cria do cruzamento do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus) se chama burro, caso seja do sexo masculino, e mula, caso seja fêmea.

Fruto de um cruzamento entre espécies diferentes, estes animais são, geralmente, estéreis - assim como o bardoto, indivíduo resultante do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta. Isso se deve ao fato de que o Equus caballus possui 64 cromossomos e o Equus asinus, 62, resultando em filhotes com 63 cromossomos. Cromossomos de número ímpar conferem alterações na meiose, dificultando a viabilidade dos gametas.

Jumentos e muares (bardoto, burro e mula) são animais resistentes, de porte médio a pequeno e com orelhas de tamanho grande - sendo maiores as dos primeiros. Jumentos possuem menor estatura que mulas e burros, e possuem mais pelos. Esses indivíduos podem viver por até 40 anos, embora no Brasil a expectativa seja bem menor: aproximadamente 15 anos, em razão das mudanças ocorridas nas últimas décadas, decorrentes da globalização e que fizeram com que este animal, hoje, seja visto como sinônimo de atraso e lentidão.

O jumento é citado em documentos históricos, como a Bíblia, evidenciando que é um animal que tem contato com a espécie humana desde os tempos mais remotos. Durante séculos foi meio de transporte, animal de estimação e, até mesmo, era dado como herança, como um bem valioso. Com a urbanização, hoje se vê muitos destes animais soltos, abandonados, por terem sido substituídos por motocicletas e automóveis. Assim, esses animais que outrora foram companheiros de nossa espécie - inclusive sendo tema de músicas de Luiz Gonzaga - sofrem com o fenômeno da urbanização.
 

Doença do mosquito Aedes

Dengue

Sintomas
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

Transmissão
 A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

Temperatura
A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam esse embrião podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o aedes demora em média dez dias.
Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois deste acasalamento, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.

O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a fêmea do Aedes voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam. Até então, eles sabiam que o Aedes só se distanciava cem metros.

Sintomas
Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica
Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

Tratamento
 O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

DST's


As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tabela invertebrados

Educação é primordial...

CONCORDO, EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
NINGUÉM CHEGA A SER ALGUÉM SEM "BONS PROFESSORES".HOJE TENHO VERGONHA DA FALTA DE EDUCAÇÃO QUE ASSOLA NOSSO PAÍS. VAMOS EMPUNHAR ESSA BANDEIRA PARA RESGATAR OS VALORES QUE NORTEIAM A CIVILIDADE. 






REPASSANDO...FAÇA ISSO TAMBÉM!!!




          BOM DIA!!

RESPOSTA À REVISTA VEJA
 Cópia da carta escrita por uma professora que trabalha  no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Peço por favor que repasse a todos que conhece, vale a pena ler.
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”.  É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação.  Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital?  Em que  pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida?  Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom.  Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que  esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo
Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata
Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.

Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba!
Mesmo quem  não atua como docente, um dia passou por uma escola e tornou-se o que você é hoje! COLABORE E ENVIE PARA SEUS AMIGOS(AS).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Coluni 2010

Biologia
18. O esquema abaixo representa o experimento realizado por Joseph Priestley, em meados do século XVIII, demonstrando que ratos confinados em uma campânula de vidro, hermeticamente fechada, morrem em pouco tempo, devido ao esgotamento do ar, e que se uma planta é introduzida nessa mesma campânula, depois de algum tempo, o ar se torna novamente respirável.
Em A o rato sobrevive, em B ele morre.

(AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2001. p. 130.)
Considerando esse experimento e os conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. O gás carbônico do ar e os compostos orgânicos nitrogenados do solo são considerados as principais fontes de carbono para síntese de matéria orgânica pelas plantas, durante o processo da fotossíntese. (Errado, produtos nitrogenados contêm nitrogênio)
II. O processo da respiração celular, tanto na planta como no animal, consome gás oxigênio e libera gás carbônico e água.
III. Os animais respiram tanto durante o dia quanto durante a noite, enquanto as plantas realizam o
processo da fotossíntese durante o dia e o processo da respiração durante a noite. (Errado, a fotossíntese pode ser realizada tanto de dia como à noite e a respiração também)
IV. O processo da fotossíntese é responsável pela formação da seiva elaborada, uma solução que contém, principalmente, água e carboidratos e, a partir desses carboidratos, a planta pode sintetizar amido, óleos e diversas outras substâncias.
V. O gás carbônico liberado pelos pulmões do rato e pelos estômatos das plantas corresponde ao mesmo gás carbônico produzido nas mitocôndrias.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) II, IV e V.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) III, IV e V.
Gabarito: a

19. O conhecimento do processo de evolução orgânica é fundamental para a compreensão da vida na Terra. Com relação às várias evidências da evolução orgânica, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A impressão corporal ou as partes de um corpo, encontradas em rochas sedimentares, permite deduzir o tamanho, a morfologia e a idade aproximada dos organismos que as deixaram. (Correto, são os fósseis)
b) A forma hidrodinâmica do corpo de um golfinho, de um ictiossauro (réptil aquático extinto), de um atum e de um pinguim desenvolveu-se de modo independente nesses animais como adaptação ao ambiente aquático. (Correto, na sua evolução as classes se diferenciam)
c) A análise molecular comparativa das proteínas e dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) tem confirmado o parentesco evolutivo entre certos grupos de organismos, evidenciado pelas semelhanças anatômicas e embrionárias.
d) A existência de algumas estruturas corporais ou órgãos, como asas em borboletas, morcegos e pássaros, evidencia que esses animais descenderam de um mesmo ancestral. (Errado, veja abaixo conceito de analogia)
Gabarito: d


Pata dianteira de um equino, braço humano, nadadeira peitoral de um mamífero e asa de uma ave: homologias

No mundo científico, as hipóteses são elaboradas como respostas para determinadas perguntas acerca de um fenômeno específico. Quando uma hipótese é confirmada diversas vezes, por experimentações e/ou um conjunto de evidências, ela tem grandes chances de se tornar uma teoria.

Assim, a Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que a faz ser irrefutável até o presente momento:

A primeira evidência refere-se aos registros fósseis, sendo uma prova consistente de que nosso planeta já abrigou espécies diferentes das que existem hoje. Esses registros são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre estes e os seres viventes atuais ao observarmos, em muitos casos, uma modificação contínua das espécies.

A adaptação, capacidade do ser vivo em se ajustar ao ambiente, pode ser outra evidência, uma vez que, por seleção natural, indivíduos portadores de determinadas características vantajosas - como a coloração parecida com a de seu substrato - possuem mais chances de sobreviver e transmitir a seus descendentes tais características. Assim, ao longo das gerações, determinadas características vão se modificando, tornando cada vez mais eficientes. Como exemplos de adaptação por seleção natural temos a camuflagem e o mimetismo.

As analogias e homologias também podem ser consideradas como provas da evolução baseadas em aspectos morfológicos e funcionais, uma vez que o estudo comparativo da anatomia dos organismos mostra a existência de um padrão fundamental similar na estrutura dos sistemas de órgãos.

Estruturas análogas desempenham a mesma função, mas possuem origens diferenciadas, como as asas de insetos e asas de aves. Estas, apesar de exercerem papéis semelhantes, não são derivadas das mesmas estruturas presentes em um ancestral comum exclusivo entre essas duas espécies. Assim, a adaptação evolutiva a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolverem formas semelhantes, fenômeno este chamado de evolução convergente.

Homologia se refere a estruturas corporais ou órgãos que possuem origem embrionária semelhante, podendo desempenhar mesma função (nadadeira de uma baleia e nadadeira de um golfinho) ou funções diferentes, como as asas de um morcego e os braços de um humano, e nadadeiras peitorais de um golfinho e as asas de uma ave. Essa adaptação a modos de vida distintos é denominada evolução divergente.

Os órgãos vestigiais – estruturas pouco desenvolvidas e sem função expressiva no organismo, como o apêndice vermiforme e o cóccis - podem indicar que estes órgãos foram importantes em nossos ancestrais remotos e, por deixarem de ser vantajosos ao longo da evolução, regrediram durante tal processo. Estes órgãos podem, também, estar presentes em determinadas espécies e ausentes em outras, mesmo ambas existindo em um mesmo período.

Uma última evidência, a evidência molecular, nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a proximidade evolutiva entre as espécies. 20. Os fungos, embora nem sempre recebam a merecida atenção, são muito importantes. Além de contribuírem de forma decisiva para a reciclagem de matéria orgânica de origem vegetal e animal do nosso planeta, estão presentes no nosso cotidiano de diversas formas. Os refrigerantes, por exemplo, contêm ácido cítrico, produzido pelo fungo Aspergillus lividus, usado na indústria alimentícia.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE correlaciona características fúngicas e atividades humanas em que há participação dos fungos:
a) Apresentam digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelas hifas e participam da produção industrial de iogurte.
b) São organismos exclusivamente pluricelulares, formados por um emaranhado de filamentos denominados hifas que, em conjunto, formam o micélio e são utilizados em pesquisas de controle biológico.
c) São organismos de nutrição heterotrófica, de parede celular constituída pelo polissacarídeo quitina e participam da produção de álcool combustível.
d) Apresentam como reserva energética o polissacarídeo amido, são saprófitos, não havendo nenhum
autotrófico, simbionte ou parasita e participam da fabricação de certos antibióticos.

21. Analise a tirinha abaixo:


(GONSALES, Fernando. In: BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 6ª série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 110.)
O amor entre os personagens é impossível porque a reprodução, assegurando uma descendência fértil, só ocorre entre indivíduos que pertencem à (ao) mesma (o):
a) gênero.
b) espécie.
c) família.
d) filo.
Gabarito: b
Conceito de espécie - grupo de  mesmos inivíduos que cruzam entre si produzindo descendentes férteis.

22. Há 345 milhões de anos algo extraordinário aconteceu na evolução dos seres vivos, cujo surgimento se deu no ambiente aquático: a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas, artrópodes e os primeiros répteis.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE correlaciona algumas das novas aquisições evolutivas que permitiram a conquista definitiva da terra por, respectivamente, plantas, artrópodes e répteis:
a) Vasos condutores de seiva e grãos de pólen; exoesqueleto quitinoso e respiração traqueal; fecundação interna e ovos com casca calcária.
b) Produção de gametas e vasos condutores de seiva; esqueleto interno e respiração traqueal; fecundação interna e ovos com casca calcária. (esqueeto dos artrópodes é externo)
c) Flores e vasos condutores de seiva; exoesqueleto quitinoso e circulação sanguínea aberta; fecundação interna e respiração pulmonar.
d) Sementes com reserva nutritiva e vasos condutores de seiva; exoesqueleto quitinoso e patas articuladas; fecundação externa e ovos com casca calcária. (fecundação é interna)
Gabarito: a

23. Observe a figura abaixo:

(BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 6ª série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 18.)
As mudanças no corpo começam de mansinho: um pelo que aparece, uma dorzinha nas mamas e até
“cheirinho” nas axilas. É o início da puberdade. Essas transformações, aparentemente, iniciam-se com mudanças corporais externas, além de algumas mudanças no comportamento. Entretanto, são prévias mudanças internas que desencadeiam as externas.
Com relação aos acontecimentos relacionados à puberdade, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As mudanças corporais externas que ocorrem durante a puberdade são denominadas caracteres sexuais secundários, ou seja, características que não estão diretamente ligadas aos órgãos reprodutores, mas que colaboram para diferenciar os sexos.
b) A produção da testosterona ocorre principalmente nos testículos, sendo uma pequena quantidade
produzida pela glândula suprarrenal; assim, esse hormônio também está presente no organismo feminino.
c) O hipotálamo é uma região do encéfalo que, além de controlar algumas das funções internas de nosso organismo, tais como a temperatura corporal, a fome e a sede, envia também à glândula hipófise uma ordem para intensificar a produção de hormônios que estimulam os testículos e os ovários.
d) O início da puberdade é marcado pelo predomínio de três hormônios: a testosterona e a progesterona, ambos responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias, e o estrogênio, cuja função é preparar o organismo para a gestação.
Gabarito: d
A testosterona e o estrogênio são responsáveis pelas características sexuais secundárias e a progesterona prepara o organismo para a gestação.

24. Analise o esquema abaixo que representa parte de uma cadeia alimentar. Considere que, no ambiente aquático, ocorreu a contaminação por uma grande quantidade de inseticida usado na agricultura.

(BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 5a série. São Paulo: Scipione, 2005. p. 183. Adaptado.)
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta: I – componentes com, respectivamente, maior e menor aproveitamento da biomassa e da energia química que flui no ecossistema, e II – componente que apresentará, em sua biomassa, maior concentração de inseticida:
a) I - 3 e 4; II - 4
b) I - 2 e 4; II - 4
c) I - 4 e 2; II - 1
d) I - 4 e 1; II - 1
Gabarito: b

Física
11. A pressão num determinado ponto no interior de um líquido depende da profundidade deste ponto, da densidade do líquido considerado e da aceleração da gravidade local. Para efeito de simplificação, pode-se dizer que a pressão num determinado ponto no interior de um líquido é proporcional à altura da coluna de líquido sobre este ponto. Considere uma caixa d’água contendo 3.000 litros de água tratada. Esta água foi distribuída em três outras caixas com os formatos 1, 2 e 3 mostrados na figura abaixo. As três caixas possuem um metro de altura e foram enchidas completamente.
 
Seja X um ponto situado a 30 centímetros do fundo das caixas, submetido às pressões p1, p2 e p3, nas caixas 1, 2 e 3, respectivamente. Com base nas informações fornecidas acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ponto de maior pressão é o da caixa número 2.
b) O ponto de maior pressão é o da caixa número 3.
c) Os três pontos indicados possuem a mesma pressão.
d) Os três pontos possuem pressões diferentes, sendo p1 maior p3 maior p2.
Gabarito: c
Uma vez que as pressões dependem somente de altura da coluna de líquido, pode-se concluir facilmente que as pressões em qualquer ponto no interior do líquido não dependem do formato ou do volume do reservatório. Por exemplo:



12. Observe as figuras abaixo:
figura 1
figura 2

As figuras ilustram efeitos da corrente elétrica denominados, respectivamente:
a) térmico e magnético.
b) químico e fisiológico.
c) químico e térmico.
d) fisiológico e magnético.
Gabarito: d


As figuras mostram os cuidados que se deve ter para evitar choques elétricos na hora de conectar plugs nas tomadas de força.
uÉ importante se evitar o contato do dedo com o fio fase da tomada, sendo o efeito fisiológico, contato do corpo com a rede elétrica..

13. Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, a utilização de aparelhos de ar-condicionado torna-se mais acentuada. A figura abaixo indica a posição para a instalação desse tipo de aparelho, sugerida pela CEMIG em seu Manual de Instalações Elétricas Residenciais.

(CEMIG. Manual de instalações elétricas residenciais – RC/UE – 001/2003, dez. 2003. p. 140.)

Considerando o conceito de calor, suas formas de propagação e a sugestão apresentada, é CORRETO
afirmar que:
a) a posição de instalação indicada deve-se à altura média do brasileiro, assim o ar é refrigerado, por
condução, próximo ao rosto das pessoas, diminuindo o desconforto térmico.
b) o aparelho localizado na parte superior da parede propicia melhor resfriamento do ambiente, por
convecção, pois o ar da parte superior, ao ser resfriado, fica mais denso e desce, enquanto o ar quente da parte inferior, menos denso, sobe.
c) o aparelho localizado na parte superior da parede propicia melhor resfriamento do ambiente, pois irradia o frio na parte superior, distribuindo-o igualmente em todo o ambiente.
d) o resfriamento do ambiente não depende da posição do aparelho de ar-condicionado. A posição sugerida pela CEMIG deve-se a uma questão de segurança, pois o aparelho instalado na parte inferior da parede estaria mais acessível a crianças.
Gabarito: b
O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável. Mas por que ele sempre é colocado na parte superior do ambiente?
A mesma pergunta pode ser feita para o congelador, pois ele sempre fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é bem simples. Como já foi dito, o ar condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior. 

14. Quando se tenta mover um sofá de um lugar a outro, surge uma força que se opõe ao movimento,
denominada força de atrito. Ela independe da área de contato entre as superfícies atritantes, mas é
proporcional à força normal exercida pela superfície sobre o objeto que se tenta mover. Considere dois sofás, 1 e 2, de mesma massa. O sofá 1 possui 4 pés e o sofá 2 possui 7 pés.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) A dificuldade de mover cada um dos sofás é a mesma.
b) O sofá 1 é mais fácil de mover porque, por possuir menos pés, diminui a força de atrito.
c) O sofá 2 é mais fácil de mover porque, por possuir mais pés, tem seu peso melhor distribuído entre os pés.
d) O sofá 2 é mais difícil de mover porque, por possuir mais pés, proporciona maior resistência ao
movimento.
Gabarito: d
Como o texto diz o atrito independe da área de contato, sendo proporcional `a força normal, portanto, o sofa 2 possui força normal  maior, o que dificulta seu movimento.

Química
15. Com base no modelo atômico de Rutherford, assinale a afirmativa INCORRETA, quanto ao elétron:
a) possui carga negativa.
b) gira em torno do núcleo.
c) desvia-se de uma placa negativa.
d) está incrustado no átomo.
Gabarito: d 
O elétron está na eletrofera que fica ao redor do núcleo.

16. O Brasil está comemorando antecipadamente a riqueza do pré-sal, que depende de tecnologia sofisticada para gerar lucros. O petróleo, depois de extraído, deverá passar pelos mesmos processos de refinamento utilizados atualmente. Observe a figura abaixo e, em seguida, complete as sentenças:

Na etapa I, o processo de separação do petróleo é conhecido como ________________________________.
Na etapa II, a equação química que representa a reação de combustão completa do gás natural veicular (CH4) é ________________________________________________________________________________.
Indique a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
Gabarito: a
A combustão ocorre quando se tem três fatores: o combustível, o comburente (oxigênio) e a ignição. A combustão pode ser completa (em compostos orgânicos, todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água) ou incompleta (não há oxigênio suficiente e há produção de monóxido de carbono.

17. Observe as equações químicas e analise as afirmativas a seguir:

A. A reação representada pela equação I é realizada sem aquecimento e com o catalisador platina (Pt) para acelerá-la. (Errado, o triângulo em química significa aquecimento)
B. A reação representada pela equação II indica que, misturando soluções aquosas dos reagentes, formam-se um precipitado de H2S e NaCl em solução aquosa. (Errado, forma-se um gás que se despreendeu)
C. Na reação representada pela equação III, os reagentes se apresentam em solução aquosa e os produtos são obtidos um, no estado sólido e o outro, em solução aquosa.
D. O N2 e o H2 na reação representada pela equação IV são substâncias simples e o NH3 é uma substância composta, sendo essa reação reversível.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
a) A e C.
b) A e B.
c) C e D.
d) B e D. 
Gabarito: c

Calor
Quando a reação química necessita de calor, aquecimento para que ocorra. Energia em forma de calor. Usa-se um triângulo em cima da seta de transformação.