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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bateria de questões Biologia/Física e Química

1. Uma pessoa fez a seguinte experiência: ela pegou duas folhas iguais de papel, sendo uma delas aberta e a outra amassada na forma de uma bola e as deixou cair da mesma altura. A folha de papel amassada chegou primeiro ao chão, por que:
a) O peso da folha aberta é menor que o da folha amassada. (Mesmo peso).
b) A massa da folha fechada é maior que a massa da folha aberta. (Mesma massa).
c) o ar atua mais intensamente na folha aberta que na folha amassada. (Correto, o ar funciona como força de atrito, e como a área da folha aberta é maior, o atrito nela é maior, dificultando sua queda).
d) A folha aberta tem massa maior que a folha amassada. (Incorreto).
e) A folha amassada tem um peso menor que a folha aberta. (Incorreto).
Gabarito:  c

2. Na primeira coluna estão relacionadas algumas transformações de energia e na segunda, aparelhos em cujo funcionamento uma dessas transformações é predominante. Relacione corretamente os aparelhos indicados na segunda coluna com a respectiva transformação de energia, escrevendo, nos parênteses, o número adequado.
(1) energia elétrica em energia luminosa ( ) pilha (energia química - 4)
(2) energia elétrica em energia mecânica ( ) célula fotoelétrica (energia luminosa - 3)
(3) energia luminosa em energia elétrica ( ) gerador de uma usina hidrelétrica (energia mecânica - 5)
(4) energia química em energia elétrica ( ) liquidificador (energia elétrica - 2)
(5) energia mecânica em energia elétrica ( ) lâmpada (energia elétrica - 1)
A seqüência numérica correta da segunda coluna é:
a) 4-3-5-2-1
b) 3-4-5-2-1
c) 4-5-3-1-2
d) 3-2-4-1-5
e) 2-4-3-1-5
Gabarito: a

3. Os gráficos I e II representam, respectivamente, o processo de aquecimento e o de resfriamento
da amostra de um líquido:













Com base na análise dos gráficos, pode-se concluir que:
a) a temperatura de ebulição do líquido é 8°C. (É a temperatura de fusão)
b) a 80°C a amostra coexiste nos estados físicos líquido e gasoso.
c) trata-se de uma mistura. (não, porque na fusão e na ebulição a temperatura permaneceu constante)
d) a 20°C a amostra encontra-se no estado sólido. (líquido e sólido)
e) ocorrendo variação da pressão atmosférica, o gráfico II permanecerá inalterado.(não, porque as variação da pressão atmosférica altera o ponto de fusão e de ebulição)
Gabarito: b

4. Uma maneira rápida e correta de separar uma mistura de ferro, sal de cozinha e arroz é, na seqüência:
a) destilar, adicionar água, aproximar um imã.
b) filtrar, adicionar água e destilar.
c) adicionar água e destilar.
d) aproximar um imã, adicionar água, filtrar e destilar.
e) adicionar água e filtrar.
Gabarito: d
Comentáriios: aproximando o imã, separa-se o ferro, depois filtra  para separar o arroz e ao destilar  a água evapora e se separa do sal, porque tem pontos de ebulição bem diferentes.

5. Em 1911, Rutherford fez uma experiência muito importante ilustrada abaixo que veio alterar e melhorar profundamente a compreensão do modelo atômico. A partir dessa experiência comprovou-se que no átomo:

a) os nêutrons existem e não têm massa.
b) os elétrons estão espalhados por todo o átomo.
c) há duas regiões distintas, chamadas núcleo e eletrosfera, compostas respectivamente por prótons
e elétrons.
d) os elétrons existem, têm massa e apresentam carga positiva. (carga negativa)
e) os prótons estão espalhados por todo o átomo.
Gabarito: c
Comentários: as partículas alfa emitem carga positiva e algumas são desviadas.  Com essa experiência, Rutherford conclui que:  o átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva. Assim, ele "criou" seu modelo atômico.

6. A respeito das afirmativas abaixo marque a que estiver incorreta:
a) aquecer uma panela de alumínio corresponde a um fenômeno físico.
b) a mistura formada de gases N2 e CO2 constitui um sistema heterogêneo.
c) uma substância cuja fórmula é H2SO4 é composta por 3 elementos.
d) isótopos são átomos de um mesmo elemento químico que possuem mesmo número atômico e diferente número de massa.
e) para o elemento químico bromo, a distribuição eletrônica por camadas é K-2, L-8, M-18, N-7.
Gabarito: b
Comentários: o bromo tem 35 elétrons, portanto, na distribuição por camada, vale a regra sempre, na última camada  deve-se ter no máximo 8 elétrons.

7. Um protozoário, uma bactéria e um musgo (vegetal destituído de um sistema especializado de vasos condutores), apresentam em comum:
a) núcleo individualizado, delimitado por uma membrana. (nas bactérias o núcleo não possui membrana, a carioteca, portanto, seumaterial genético encontra-se disperso)
b) uma única célula. (o musgo possui várias células)
c) produção de glicose, através de energia solar. (protozoário é heterótrofo, não produzindo glicose, depende do outro para sobreviver, já a bactéria produz glicose por meio da fotossíntese e da quimiossíntese, ou seja, usa energia química)
d) presença de organelas membranosas, como complexo de Golgi e Retículo Endoplasmático. (bactéria não apresenta)
e) presença de material genético.
Gabarito: e

8. As bactérias são os seres vivos mais primitivos que existem e muitas delas são, particularmente, importantes. Analise as frases seguintes quanto à importância das bactérias:
I- As bactérias dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus são usadas na fabricação de queijos,
iorgutes e leites fermentados. (Streptococcus são bactérias que causam doenças nos homens)
II- Desde que o primeiro antibiótico conhecido como penicilina foi obtido a partir de bactérias,
essas têm sido muito utilizadas pela indústria farmacêutica. (a partir de fungos)
III- As bactérias participam, como decompositores, da reposição de substâncias no ambiente. (correto, junto com fungos)
IV- Nos seres humanos existem bactérias tanto no intestino grosso como no intestino delgado que
são importantes para o processo de digestão e na produção de vitaminas B e K.
Estão corretas:
a) apenas I
b) apenas I e II
c) apenas II e IV
d) apenas I, III e IV
e) I, II, III e IV
Questão anulada. Sem resposta, estão corretas a III e a IV.
Comentários:  nos intestinos mora uma quantidade incalculável de bactérias. Basta dizer que um dedal de matéria intestinal, pesando apenas um grama, contém dez trilhões de micróbios. Agitadíssimos, por sinal. Alguns até fabricando vitaminas K e B, como Escherichia coli, a bactéria mais popular da modernidade.


9. Os seres vivos se relacionam com o meio e também estabelecem relações entre si. Algas microscópicas, sob certas condições nas águas superficiais do oceano, eliminam substâncias que tingem a água e impedem o crescimento de outros organismos. O exemplo citado caracteriza a relação do tipo:
a) mutualismo (os dois se beneficiam e um não vive sem o outro)
b) amensalismo
c) comensalismo (um se beneficia e o outro não é prejudicado)
d) epifitismo (planta que vive em cima de outra, como as samambaias)
e) predatismo (presa e predador)
Gabarito: b
Comentários: Amensalismo, ou antibiose, como também é conhecida, é uma das relações interespecíficas desarmônicas na qual uma das espécies (inibidora) prejudica a outra espécie (amensal) sem com isso se beneficiar, por meio de substancias que produz e libera, e que prejudicam o crescimento e/ou a reprodução da outra espécie.

10. Considere os animais representados nas figuras abaixo:






Todas as características citadas podem ser utilizadas para incluí-los em um mesmo Filo, exceto:
a) são dotados de patas articuladas.
b) possuem corpo segmentado.
c) realizam respiração pulmonar.
d) desenvolvem um exoesqueleto quitinoso.
e) apresentam circulação do tipo aberta.
Gabarito: c
Comentários: todos os seres acima pertencem ao filo artrópoda, sendo a classe dos insetos (grilo), aracnídeos (aranha) e crustáceos (caranguejo). A respiração ocorre através da superfície do corpo, de brânquias, de traquéias ou de pulmões laminares. A maioria dos artrópodes terrestres tem um sistema de traquéias altamente eficiente, que entrega o oxigênio diretamente aos tecidos, permitindo uma elevada taxa metabólica. Este sistema limita igualmente o tamanho destes seres vivos. Os artrópodes aquáticos respiram principalmente por um sistema de brânquias, igualmente eficiente.

11. O alumínio é o metal mais abundante na crosta terrestre e utilizado em objetos que necessitam de materiais leves. Sabendo-se que o átomo de Al com Z=13 e A=27 é isótono de uma das variedades isotópicas do Silício com Z=14, pode-se afirmar que esse átomo tem número de massa:
a) 13
b) 28
c) 14
d) 33
e) 35
Gabarito: b
Comentários:  se o silício é isótono do Alumínio, então eles tem o mesmo nº de nêutrons, assim é só descobrir utilizando a fórmula: A=Z+n, para o alumínio descobrindo seus nêutrons: 27 - 13 = 14 nêutrons, o silício tem também 14 nêutrons, assim, o A do Silício é 14+14, A=28, ou então, é só olhar na tabela periódica.

12. Os seguintes sistemas:
I. Oxigênio.                                        III. Água e gasolina.
II. Água e sal de cozinha.                    IV. Álcool.
São, respectivamente:
a) Mistura homogênea, substância simples, substância composta, mistura heterogênea.
b) Mistura heterogênea, mistura homogênea, substância simples, substância composta.
c) Substância simples, mistura homogênea, mistura heterogênea, substância composta.
d) Substância composta, mistura heterogênea, substância simples, mistura heterogênea.
e) Substância simples, substância composta, substância simples, mistura heterogênea.
Gabarito: c
Comentários: o oxigênio é substância simples porque só tem um tipo de átomo, água e sal é uma mistura homogênea porque só tem uma fase, água e gasolina é mistura heterogêna porque tem duas fases, e o álcool é uma substância composta porque tem vários tipos de átomos.

13. A tabela a seguir mostra as temperaturas de fusão e de ebulição de quatro substâncias:
Substância             TF (ºC)                 TE (ºC)
     A                        20                         290
     B                      - 7,5                        253
     C                      -144                          35
     D                          0                         100
Com base nos dados da tabela, é possível afirmar que:
a) A substância B encontra-se no estado líquido 0 ºC (certo)
b) A substância C encontra-se no estado sólido a 30 ºC (líquido)
c) A substância A encontra-se no estado gasoso a 90 ºC (líquido)
d) A substância D encontra-se no estado gasoso a – 10 ºC (sólido)
e) A substância C encontra-se no estado sólido a – 122 ºC (líquido)
Gabarito: a
Comentários: é só anailisar de acordo com a tabela, abaixo do ponto de fusão, estado sólido. entre o ponto de fusão e ebulição, estado líquido e acima do ponto de ebulição, estado gasoso.

14. Leia as alternativas e marque a que estiver incorreta:
a) Período é o nome dado à linha horizontal onde se dispõem os elementos químicos na tabela periódica. (É chamado de período ou linha)
b) A distribuição eletrônica do Silício (Z = 14) é: K = 2, L = 8, M = 4. (correto)
c) Um processo para separar arroz e casca pode ser a ventilação. (Correto)
d) Em seu modelo atômico, Dalton afirmou que o átomo era formado por partículas elétricas.
e) O elemento de número de massa 35 e que contém 18 nêutrons localiza-se na família 6A ou 16 da tabela periódica. (olhar na tabela periódica = incorreto. É o cloro, porém está na familia 7A)
Gabarito: d e e (foi anulada).
Comentários: Dalton não falou de partículas elétricas, nunca. Ele disse que os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.

15. Observe a foto abaixo:


http://www.sobiologia.com.br.
Mamíferos de grande porte convivem com aves que se alimentam de carrapatos instalados sobre o corpo destes mamíferos demonstrando, claramente, a existência de relações ecológicas entre estes animais. Como se denomina a relação entre essas aves e carrapatos?
a) Predatismo
b) Parasitismo
c) Competição
d) Comensalismo
e) Mutualismo
Gabarito: a
Comentários: os carrapatos servem de presa para essas aves que são seus predadores.

16. Uma doença muito comum na época das navegações portuguesas foi o escorbuto, doença que apresenta sintomas de sangramentos na pele e nas gengivas. O escorbuto é provocado pela carência da vitamina:
a) A
b) D
c) E
d) K
e) C
Gabarito:  e
Comentários: a vitamina C é importante para a saúde de nossa gengiva, sua carência provoca queda dos dentes.


17. A maioria dos peixes ósseos possui um órgão chamado bexiga natatória, cuja função é:
a) Bombeamento da água.
b) Ajudar na flutuação.
c) Retirar as substâncias tóxicas, como a amônia.
d) Captar vibrações na água.
e) Controlar as reações do animal aos estímulos do meio.
Gabarito: b
Comentários: uma bexiga natatória pode proporcionar flutuabilidade neutra perfeita a um peixe e ele pode desse modo evitar gasto de energia para não afundar. Há, entretanto, uma desvantagem importante: o peixe está em equilíbrio ou em flutuabilidade neutra apenas a uma profundidade específica. Se nadar abaixo dessa profundidade, a bexiga será comprimida pelo aumento da pressão na água, a flutuabilidade diminuirá e o peixe precisará nadar ativamente para evitar que afunde mais.

18. Observe a foto abaixo:


http://www.forum.clickgratis.com.br/
A que grupo pertence esta planta:
a) Briófitas
b) Algas
c) Pteridófitas
d) Gimnospermas
e) Angiospermas
Gabarito: c
Comentários: o grupo das pterídófitas tem como exemplo as samambaias e as avencas. este grupo tem como característica principal os vasos condutores de seiva, portanto, são chamadas também de traqueófitas.

19. Observe a tirinha a seguir :


A análise da tirinha, em particular do último quadro, faz uma referência a:
a) Conservação da quantidade de movimento
b) Primeira Lei de Newton (Lei da inércia: tendência que o corpo tem de continuar fazendo o que está fazendo, ouseja, se está parado tem a tendência em ficar parado, se está em movimento, tem a tendência em continuar em movimento).
c) Conservação da energia (A energia ao se transformar em outra, acaba se conservando).
d) Terceira Lei de Newton
e) Princípio de Lavoisier (Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma - serve para energia).
Gabarito: d
Comentários: a terceira lei de Newton é a lei de ação ou reação. A ação e a reação são forças de sentidos diferentes, mesma direção, mesma intensidade, porém, observebem, elas atuam em corpos diferentes.

20. Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada a seguir e assinale a alternativa correta:

a) Cascão está em movimento em relação ao skate.
b) Cascão está em repouso em relação ao skate e em movimento em relação ao Cebolinha.
c) Cascão está em movimento em relação a qualquer referencial na superfície da Terra.
d) Cebolinha está em repouso em relação a qualquer referencial na superfície da Terra
e) Cebolinha está em repouso em relação a Cascão.
Gabarito: b
Comentários: quando se trata de estar em repouso ou em movimento, nuca se esqueça, depende do referencial.

21. Marque a alternativa cujos métodos de separação das misturas serão: destilação simples, destilação fracionada e filtração, respectivamente:
a) Água e areia, água e sal, água e álcool.
b) Água e sal, água e álcool, água e acetona.
c) Água e acetona, água e álcool, água e sal.
d) Água e sal, água e acetona, água e areia.
e) Água e vidro, água e álcool, água e acetona.
Gabarito:d
Comentários:  
Separação de misturas
Para realizar a separação de diversos tipos de misturas, isolando as diversas substâncias puras que as constituem, sem alterar a composição dessas substâncias, utiliza-se um processo físico conhecido como análise imediata. Vejamos alguns exemplos de métodos para se fazer a separação de misturas.
1. Misturas Heterogêneas (mais de uma fase)
Filtração: sólido + líquido
O sólido é separado do líquido através de um filtro, como ocorre na preparação do café onde a parte do pó de café permanece no filtro de papel e parte solúvel ultrapassa o filtro juntamente com a água quente. Esse método também serve para separar água e areia.

Decantação: líquido + líquido (ambos imiscíveis)
Através desse método separamos líquidos com densidades diferentes, como por exemplo, água e óleo. Em um funil de decantação, a água se acumula na parte inferior por ser mais densa e óleo permanece na parte superior.

Dissolução fracionada: sólido + sólido
Um dos sólidos da mistura é dissolvido em um líquido e o outro é filtrado. Esse método é utilizado para separar sal e areia, por exemplo. O sal é dissolvido na água e a areia é filtrada, já que não é solúvel em água. Depois, o sal é separado da água através de evaporação.

Flotação: sólido + sólido
A flotação é utilizada para separar sólidos com densidades diferentes por meio de um líquido com densidade intermediária. Dessa forma podemos separar areia e serragem imergindo ambos na água. A areia por ser mais densa ficará no fundo do recipiente e a serragem irá flutuar na superfície da água.

Separação magnética: sólido + sólido
Através do uso de um ímã, um dos sólidos é atraído e separado. Utiliza-se esse método para separar minérios de ferro de algumas impurezas.
2. Misturas Homogêneas (apenas uma fase)
Destilação simples: sólido + líquido
Em um aparelho adequado, a mistura é aquecida e a parte líquida evapora, sendo condensada a seguir e recolhida em outro recipiente. Água e sal é uma mistura que pode ser separada dessa forma.

Destilação fracionada: líquido + líquido
Uma mistura de líquidos miscíveis com pontos de ebulição diferentes e não muito próximos pode ser separada através da destilação fracionada que consiste em aquecer a mistura e separar os líquidos na medida em que seus pontos de ebulição vão sendo atingidos. Água e acetona podem ser separadas por esse método.

Liquefação fracionada: gás + gás
Uma mistura gasosa pode ser separada através de um processo de liquefação seguido de destilação fracionada. O ar atmosférico pode ter seus componentes separados dessa forma.


22. Marque a alternativa correta sobre os modelos atômicos:
a) O modelo de Thomson separou o átomo em núcleo e eletrosfera.
b) O modelo de Rutherford foi postulado baseado nas propriedades elétricas da matéria.
c) O modelo de Dalton postulava que a principal característica do átomo residia na carga nuclear.
d) O modelo de Thomson provou a existência dos nêutrons.
e) O modelo de Bohr aperfeiçoou o modelo de Rutherford descrevendo a trajetória do elétron em torno do núcleo.
Gabarito: e

23. Os elétrons do cátion bivalente do elemento químico ferro, que possui número de massa 56 e 30 nêutrons, estão distribuídos em suas camadas corretamente de acordo com a alternativa:
a) 2 – 8 – 14 – 2.
b) 2 – 8 – 8  - 6
c) 2 – 8 – 12 – 2.
d) 2 – 8 – 14 – 4.
e) 2 – 8 – 12.
Gabarito: b
comentários: se ele é um cátion bivalente, quer dizer, que ele perdeu 2 elétrons na última camada, assim ele possui agora 56 - 30= 26, perdendo 2, ficou com 24 elétrons, sendo distribuídos da seguinte forma:
2 -  8 - 14, entretanto, lembrando da regra, na última camada não pode ter mais de 8 elétrons, ficando, então assim distribuídos, 2  -  8  -  8 -  6.

24. Dois átomos diferentes ocupam a mesma posição na tabela periódica quando:
a) são isótopos.
b) são isoeletrônicos.
c) são isóbaros.
d) são isótonos.
e) são isóbaros e isoletrônicos.
Gabarito: a
Comentários: dois átomos "diferentes" só podem ocupar uma mesma posição na tabela se eles forem de um mesmo elemento, e possuírem o mesmo número atômico. Ou seja, eles são isótopos.
Quando a questão diz átomos "diferentes", a questão é que eles possuem diferentes números de nêutrons, e portanto, diferentes números de massa. O Hidrogênio, por exemplo, possui três isótopos:
* Hidrogênio: 1 próton + 0 nêutrons -> massa = 1
* Deutério: 1 próton + 1 nêutron -> massa = 2
* Trítio: 1 próton + 2 nêutrons -> massa = 3
Todos eles tem as mesmas propriedades praticamente que o hidrogênio: eles podem se ligar ao oxigênio formando a água, podem formar ácidos, bases, qualquer ligação que o H faça... porém, têm massas diferentes.

25. Joaninhas são excelentes predadores e se alimentam de ovos e larvas de outros insetos, contribuindo para a diminuição das pragas em diversas culturas, como a da erva-doce. Os pulgões são insetos sugadores capazes de se multiplicar rapidamente, causando sérios prejuízos econômicos para agricultores em geral.
O gráfico a seguir ilustra o tamanho populacional de uma espécie de pulgão, ao longo do tempo, em duas situações distintas:
Situação (X): uma comunidade onde não existem joaninhas.
Situação (Y): uma comunidade onde as joaninhas estão presentes.


Pela análise do gráfico, é correto supor que:
a) Na comunidade Y a presença das joaninhas não interferiu na população de pulgões.
b) A relação ecológica existente entre joaninhas e pulgões é chamada de canibalismo.
c) O crescimento dos pulgões independe da presença de joaninhas.
d) Entre joaninhas e pulgões existe uma relação de parasitismo.
e) As joaninhas realizam o controle biológico no tamanho da população de pulgões.
Gabarito: e
Comentários: o controle biológico consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patógeno) que ataca outro que esteja causando danos econômicos às lavouras.

26. A água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. No corpo humano, a porcentagem de água pode variar de 20% nos ossos a 85% nas células nervosas. Em animais como as águas vivas, a porcentagem de água chega a mais de 95%. Os sais minerais fazem parte de estruturas esqueléticas (como o fosfato de cálcio) abundante nos ossos e dentes, estão combinados com moléculas orgânicas (como o ferro na hemoglobina) ou dissolvidos na forma de íons (na água). De acordo com seus conhecimentos, marque a afirmativa correta:
a) A água atua como lubrificante, estando presente nos líquidos corporais, entre um órgão e outro. (A água não é um lubrificante)
b) Recentes expedições espaciais usaram sondas no solo de Marte à procura de água, com o objetivo do seu reaproveitamento em futuro próximo, no nosso planeta. (Ficaria muito caro)
c) A água atua como um agente na regulação da temperatura corporal devido ao fato de ser considerada solvente universal. (Ela atua como agente de regulação corporal, mas não é por isso que é um solvente universal)
d) Os íons de iodo, adicionados ao sal de cozinha, atuam na prevenção de problemas relacionados ao mau funcionamento da glândula tireóide.
e) A desidratação, que pode ser ocasionada por bactérias, vírus ou vermes, é definida apenas como a perda excessiva de água pelo corpo.
Gabarito: d
Comentários: a falta de iodo no corpo causa bócio, doença do aumento da tireóide.

27. Sobre os Sistemas Digestório e Respiratório, marque a alternativa correta:
a) A laringe é um órgão comum para a deglutição e a respiração. (Laringe é um órgão do aparelho respiratório).
b) Os principais órgãos para a digestão e para a respiração são, respectivamente, o intestino grosso e os pulmões. (Não tem um órgão principal, todos são importantes).
c) Os movimentos peristálticos que ocorrem no esôfago são responsáveis em conduzir o alimento deglutido até o estômago.
d) O músculo diafragma é importante na expiração porque ao se contrair expulsa o ar dos pulmões. (ao se relaxar) a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões.
e) As glândulas salivares produzem a saliva que tem o papel de lubrificar e umedecer o alimento, não participando de sua digestão química. (A disgestão começa na boca)
Gabarito:  c

28. Algumas dietas da moda prometem diminuição do peso retirando das refeições alimentos que consideram mais calóricos. A “dieta da proteína”, por exemplo, ensina a perder peso com base na ingestão exclusiva de alimentos à base de proteínas, retirando das refeições grande parte dos carboidratos. Dentre as opções abaixo, indique aquela que melhor atende aos princípios da “dieta da proteína”:
a) pão com queijo branco e presunto
b) ovo cozido e queijo branco
c) pão com presunto e leite
d) bolo de fubá e suco de laranja
e) torrada com leite
Gabarito: b
Comentários: pão, bolo de fubá e torrada são carboidratos.

29. Das alternativas abaixo, assinale a correta:
a) Quando aquecemos a água contida em uma panela o processo pelo qual o calor é transmitidoc para a água chama-se irradiação. (Errado, é por convecção)
b) Quando somos aquecidos por uma fogueira o processo pelo qual o calor é transmitido para o nosso corpo chama-se convecção. (Por irradiação)
c) O processo de condução pode ser utilizado para explicar a transmissão de calor que ocorre dentro da geladeira. (Errado, é por convecção)
d) Irradiação é o processo pelo qual o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas.
e) Convecção é o processo de transmissão de calor que explica o fato de uma maçaneta metálica parecer mais fria que a porta de madeira. (Errado, é por condução)
Gabarito: d
IRRADIAÇÃO TÉRMICA
        A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra.
        A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. 
        Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.
        De um modo geral podemos dizer que, em diferentes quantidades, todos os corpos emitem energia radiante devido a sua temperatura. Estas radiações, ao serem absorvidas por outro corpo, provocam, nele, uma elevação de temperatura.
        Quando uma pessoa está próxima de um corpo aquecido, em geral, recebe calor pelos três processos: condução, convecção e irradiação. Quanto maior for a temperatura do corpo aquecido, maior será a quantidade de calor transmitida por radiação.
        Absorção e reflexão
        A radiação térmica ao incidir em um corpo tem uma parte absorvida e outra refletida pelo corpo. Corpos escuros absorvem a maior parte da radiação que incide sobre eles, enquanto os corpos claros refletem quase totalmente a radiação térmica incidente. É por isso que um corpo preto, quando colocado ao Sol, tem sua temperatura sensivelmente elevada, ao contrário dos corpos claros, que absorvem pouco calor.
 
A tartaruga recebe calor do sol por irradiação e, da areia, por condução.
O ar ao seu redor se aquece por convecção.

   
30. O dono de uma oficina deseja reciclar os resíduos gerados na mesma. Sabendo-se que o resíduo produzido é formado por uma mistura de areia, limalha de ferro e serragem, indique a alternativa que apresenta os métodos capazes de separar os componentes desse resíduo:
a) fusão fracionada e destilação.
b) separação magnética e flotação.
c) catação e peneiramento.
d) destilação fracionada e flotação.
e) filtração e peneiramento.
Gabarito: b
Flotação

Se fosse para separar, por exemplo, uma mistura de areia e sabão em pó, qual o método você usaria?
A flotação é uma ótima alternativa para fracionar esses componentes.
Numa primeira instância, você submete os ingredientes da mistura a uma dissolução, coloque-os numa vasilha e acrescente água. A parte menos densa da mistura (o sabão em pó) dissolve-se na água e flutua, enquanto que a parte mais densa (a areia) fica submersa no fundo da vasilha.
A flotação pode ser empregada na mineração para separar os minérios de suas impurezas. A rocha a ser explorada é submetida a uma trituração e, em seguida, adiciona-se óleo. As partículas de minério, retiradas da rocha, fixam-se ao óleo. Se acrescentarmos água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície, e as impurezas ficam no fundo do recipiente.
  A separação magnética é utilizada para separar misturas heterogêneas, onde um dos componentes da mistura é atraído por um ímã ou um eletroímã.
Um exemplo da utilização da separação magnética é quando temos uma mistura de ferro em pó e enxofre que, com a ajuda de um ímã ou um eletroímã conseguimos atrair o ferro em pó, separando-o do enxofre.
31. O ponto triplo de uma substância é uma condição, com temperatura e pressão específicas, onde coexistem os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Considerando-se um recipiente contendo água no seu ponto triplo, quantas fases existem no sistema contido nesse recipiente?
a) três fases.
b) duas fases.
c) uma fase.
d) nenhuma fase.
e) quatro fases.
Gabarito: a
Ponto triplo – diagrama de fases
O diagrama de fases é uma representação gráfica das condições de pressão e temperatura de uma substância nos estados líquido, sólido e gasoso. Veja abaixo o diagrama de fases para a água:



O gráfico está dividido em três áreas, cada uma delas representa uma fase pura. A linha cheia mostra as condições sob as quais duas fases podem existir em equilíbrio. O ponto triplo é onde as três curvas se encontram, é o ponto de equilíbrio entre as três fases.
O ponto triplo da água ocorre sob a temperatura 0,01°C e 0,006 atm. Apenas nessas condições, a água pode existir nas três fases em equilíbrio.

32. Considere um átomo X de Z=20 e A=55 isoeletrônico a um cátion bivalente Y e isótono de um elemento Z. Sabendo-se ainda que o íon Y posui 40 nêutrons e é isóbaro do átomo Z, pode-se afirmar que o átomo Z é isótopo do:
a) Co.
b) Cu.
c) Ca.
d) Br.
e) Sc.
Gabarito: a
Comentários: vamos lá! Y é cátion bivalente, portanto, perdeu 2 elétrons, e tem o mesmo nº de elétrons de X, ou seja, = 20 elétrons. O Y tem 40 nêutrons e isobáro de Z.
elemento X tem Z=20, A=55 e n= 35
elemento Y tem Z=22, n= 40 e A= 62
elemento Z tem n=35, A=62 e Z=27, sendo, portanto, isotopo do Cobalto Z=27.

33. Considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que apresenta a seqüência correta sobre as mesmas:
I. Se duas distribuições eletrônicas são iguais, significa que estamos obrigatoriamente nos referindo à isótopos. Falso
II. Na tabela periódica moderna, os átomos estão agrupados pela ordem crescente de suas massas. Incorreto, porque o nº de massa cresce com o período ou linha.
III. Se dois elementos encontram-se no mesmo grupo da tabela periódica, significa que suas propriedades químicas são semelhantes. Correto
IV. Átomos de um mesmo elemento químico podem ter massas diferentes. Correto
a) F, F, V, V.
b) F, V, V, V.
c) V, V, F, V.
d) F, V, F, V.
e) V, V, F, F.
Gabarito: a

34. Na gravura abaixo está representado o ciclo de vida de um protozoário flagelado, Trypanosoma cruzi, que causa uma grave doença que destrói progressivamente o coração do homem. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:


a) essa doença é chamada doença de Chagas porque o protozoário provoca também muitas feridas na pele do doente.
b) a doença é transmitida por picada de um inseto vulgarmente chamado de barbeiro, que se contamina ao sugar o sangue de indivíduo infectado. (Errado, é transmitida pelas fezes do barbeiro)
c) os transmissores da doença são carrapatos que se contaminam ao sugar o sangue do homem doente. (fezes do barbeiro)
d) essa doença é conhecida como malária e se caracteriza por insuficiência cardíaca e anemia profunda, com febre intensa e hemorragias constantes. (não, é conhecida como mal de Chagas)
e) além de destruir as fibras do coração e ferir a pele, este protozoário rompe com seu flagelo muitas células sanguíneas.
O Trypanosoma cruzi é um importante protozoário flagelado, agente etiológico da doença de Chagas, tripanossomíase americana ou esquizotripanose. A doença foi descoberta em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas.
O nome Trypanosoma cruzi, dado ao agente causador, foi uma homenagem de Chagas ao epidemiologista Oswaldo Cruz.


O T. cruzi causa, no homem, uma parasitose chamada doença de Chagas. Trata-se de uma infecção transmissível em que o parasita circula no sangue periférico e tecidos, provocando lesões teciduais graves, principalmente no coração e em órgãos do aparelho digestivo (esôfago e intestino).
A sua transmissão exige a participação de um vetor: o inseto Triatoma infestans, mais conhecido no Brasil como barbeiro, e também chamado chupança, bicho-barbeiro, bicho-de-frade, bicho-de-parede, bicudo, cascudo, chupão, chupa-pinto, pirocó, fincão, furão, gaudério, percevejão, percevejo-do-sertão, percevejo-gaudério, procotó, rondão ou vunvum, conforme a região. Trata-se de artrópode da classe Insecta, ordem Hemiptera, família Reduviidae e subfamília Triatominae.
O barbeiro é um hematofágo e se alimenta de sangue em todas as fases de seu ciclo evolutivo. Vive, em média, de um a dois anos, evoluindo de ovo a ninfa e adulto. Tem grande capacidade de reprodução e, a depender da espécie, intensa resistência ao jejum. As principais espécies são Triatoma infestans, Panstrongylus megistrus e Rhodinius sp.
O mal de Chagas ocorre no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, porém, até a década de 1960, não era considerado como problema de saúde pública, o que se deu somente após estudos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Cruz, no município de Bambuí, Minas Gerais.

Questão anulada, porque  a  e  e estão corretas.

35. Leia com atenção o trecho abaixo, extraído de um livro de Ciências:

“Durante a inspiração, ocorre (a/o) _____________ (I) do diafragma e (a/o) _______________(II)
dos músculos intercostais e conseqüente ______________________(III) da pressão
________________(IV). Com isso, há entrada de ar nos pulmões”.
Para completar o trecho corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por:
a) contração; contração; aumento; interna.
b) relaxamento; relaxamento; aumento; interna.
c) contração; contração; diminuição; interna.
d) contração; relaxamento; aumento; externa.
e) relaxamento; contração; diminuição; externa.
Gabarito: c

36. O Sistema Nervoso comanda todos os demais sistemas do corpo humano, daí sua grande importância, estando parcialmente representado na gravura acima, onde algumas de suas estruturas estão destacadas. Marque a opção que relaciona corretamente a estrutura e sua função:


a) 1 = cérebro: apesar de ser a estrutura mais volumosa, suas funções são restritas. (Não tem função restrita)
b) 2 = meninges: protegem o crânio contra choques mecânicos e físicos. (Protegem o sistema nervoso)
c) 2 = hipotálamo: região cerebral onde se localizam os centros de percepção visual e auditiva. (São as meninges, o hipotálamo fica abaixo do tálamo, estrutura 3.
d) 3 = cerebelo: controla a temperatura corporal e a respiração. (Esta estrutura é o tálamo)
e) 4 = cerebelo: controla o equilíbrio do corpo (coordenação dos movimentos e orientação espacial)
Gabarito: e

37. Num divertido passeio pelo litoral Capixaba, Fred e seus pais foram conhecer o Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba. Lá existe uma grande diversidade de ambientes característicos de nossa Mata Atlântica, como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo e a Restinga. Em uma de suas trilhas, ele e seus familiares se depararam, próximo a Lagoa de Caraís, com uma perereca perto de uma pimenteira rosa, se alimentando de libélulas. Além disso, observaram também a presença de pequenos roedores conhecidos como ouriço-preto, em uma árvore se alimentando de suas folhas e um gavião a observar a atividade desses roedores. Em relação ao que foi observado por Fred e seus familiares, marque a alternativa correta:
a) o ouriço-preto pode ser considerado um consumidor secundário. (Consumidor primário, pois se alimenta de folhas, dos produtores)
b) a relação ecológia existente entre a perereca e a libélula pode ser denominada de canibalismo. (Predatismo, sim, presa e predador -- canibalismo é quando se alimenta de um ser sua espécie)
c) a perereca mantém uma relação de parasitismo sobre as libélulas. (Predatismo)
d) a árvore, o ouriço-preto e o gavião são, respectivamente: produtor, consumidor primário e consumidor secundário. (Correto, o gavião ao comer o ouriço-preto é consumidor secundário)
e) perereca e ouriço-preto competem pelo mesmo nicho ecológico. (Eles não competem pelo mesmo alimento, por exemplo.)
Gabarito: d
Comentários: quando estudamos as relações ecológicas entre as espécies biológicas, tanto plantas quanto animais, é comum, no entanto errado, confundir ou mesmo associar o Habitat de uma determinada espécie ao Nicho Ecológico que a mesma ocupa.
Portanto, o termo Habitat refere-se ao lugar que um organismo ocupa no ecossistema, e o nicho ecológico à descrição do seu modo de vida.
Através de uma analogia simples temos:
O hábitat representa o endereço de um organismo no ecossistema;
E o nicho ecológico corresponde ao papel que o organismo desempenha dentro desse ecossistema.
Quando dizemos que o Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um animal típico do cerrado, referimos ao seu habitat, porém quando dizemos que essa espécie é grande predador de formigas, referimos ao nicho ecológico desse animal.

O texto a seguir refere-se às questões 38 a 40.
Só pasteurização pode evitar doença de Chagas no açaí, diz estudo “O agente causador da doença de Chagas sobrevive na polpa do açaí mal higienizado mesmo que o produto seja congelado a -20°C. Somente a correta pasteurização - tratamento térmico que envolve aquecimento e rápido resfriamento -, que ainda não é obrigatória no Brasil, consegue eliminar o microrganismo, concluiu uma pesquisa inédita liderada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).”
Disponível em : http://www.uai.com.br/ Acesso: 15/10/2010

38. Sobre o assunto tratado no texto, assinale a alternativa correta:
a) O coração é um dos principais órgãos afetados pelo protozoário causador da doença de Chagas.
b) A transmissão do mal de Chagas geralmente se dá através da picada do mosquito barbeiro. (Através das fezes do barbeiro que se dissemina pela corrente sanguínea do inivíduo. Detalhe: o barbeiro ao picar a pessoa defeca e é lá que está a forma infectante.)
c) A elevação da temperatura durante o processo de pasteurização garante a desnaturação de enzimas essenciais ao desenvolvimento do parasita procarioto causador do mal de Chagas. (Não só desnatura, como mata o parasita)
d) A vacina contra a doença de Chagas é obrigatória nos primeiros meses de vida. (Não existe vacina)
e) Trypanosoma cruzi é o nome do platelminto causador da doença de Chagas. (Não é um platelminto e sim um protozoário)
Gabarito: a

39. Assinale a alternativa que representa corretamente a transformação para a escala Fahrenheit da temperatura apresentada no texto.
a) 68ºF
b) 253ºF
c) – 93,6ºF
d) – 4ºF
e) 21,6ºF
Gabarito:
Comentários: deve-se passar de ºC para º F utilizando a fórmula C/ 5 = (F – 32) / 9
C = -20°C
-20 / 5= (F – 32) / 9
-4 = (F – 32) / 9
9  .  (-4) =  F – 32
F – 32 = - 36
F = - 36 + 32
F = - 4 °F
Gabarito: d

40. Considerando que cada um dos materiais listados na tabela abaixo foram armazenados na temperatura citada no texto. Indique o estado físico de cada material nesta condição, respectivamente.
Material            Ponto de fusão (ºC)           Ponto de ebulição (ºC)
Água                           0                                          100
Éter etílico                -116                                         34,5
Bromo                      -7                                            59
a) sólido - sólido - líquido.
b) sólido - líquido - sólido.
c) gasoso – líquido - sólido
d) gasoso- gasoso - sólido.
e) líquido – sólido - líquido.
Gabarito: b
Comentários: é só analisar a tabela. Então a -20ºC a água é solida, o éter é líquido e o bromo é sólido.

O texto a seguir refere-se às questões 41 a 44.
A poluição das águas tem causado grande preocupação a ambientalistas e a população em geral. Consequência direta das atividades antropogênicas, mananciais, rios, lagos, etc. têm sofrido com o despejo de esgoto sem tratamento, lixo, resíduos de atividades agrícolas entre outras fontes de poluição.


41. Sobre a poluição das águas e suas conseqüências, pode-se afirmar:
a) Somente a população beneficiada diretamente pela água de um rio deve se responsabilizar pela sua preservação. (Errado todos devem)
b) Sempre que a água estiver clara e transparente será própria para o consumo humano. (Nem sempre, a água para consumo precisa ser potável ou fervida previamente)
c) As formas de distribuição e de poluição da água ocorrem de forma semelhante, independente da área geográfica considerada. (Incorreto, elas são diferentes)
d) Metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio podem chegar até o homem pela água poluída, causando-lhe prejuízo à saúde. (Está correto, pois o homem ao ingerir o peixe, ingere metal pesado, se contaminando).
e) O uso incorreto de defensivos agrícolas não é uma fonte de poluição das águas. (É claro que é)
Gabarito: d

42. Uma indústria lança os resíduos de sua produção diretamente nas águas de um rio que se localiza próximo a fabrica. Considere que as águas do rio movimentam-se com uma velocidade média de 1,5m/s e que os resíduos da indústria se movimentam junto com as águas do rio. Assinale a alternativa que representa corretamente o intervalo de tempo que esses resíduos gastam para atingir uma nascente localizada a 3 km de onde os resíduos foram lançados.
a) 2s
b) 200s
c) 16,2s
d) 4,5 s
e) 2000 s
Gabarito: e
Comentários: é só usar a fórmula: V=d/t. só que antes devemos transformar 3 km em metros, sendo 3000 m. Agora joga na fórmula; 1,5=3000/t, t=3000/1,5, resposta, t=2000s.

44. A poluição da água compromete a sua utilização pelos seres vivos. Todavia, as funções desempenhadas pela mesma podem variar conforme o organismo considerado. Assinale a alternativa que contenha uma correta função da água no ser vivo em questão:
a) Participa da fotossíntese realizada por algas, vegetais e fungos. (Fungos não realiza fotossíntese)
b) Atua no controle da temperatura corporal em mamíferos, através da eliminação do suor.
c) Nos peixes é usada essencialmente para eliminação de excretas nitrogenadas como urina e fezes. (As excretas nitrogenadas são amônia, uréia e ácido úrico)
d) Compõe o sangue dos insetos favorecendo a circulação de nutrientes e gases respiratórios. (Insetos não tem sangue e sim hemolinfa)
e) Atua diretamente na síntese de proteínas em organismos procariontes. (As organelas responsáveis pela produção de proteínas são o Reticulo endoplasnático rugoso e os ribossomos, e os seres procariontes não os tem, portanto, está incorreto)
Gabarito: b
Comentários: Insetos e outros invertebrados, por outro lado, têm o que é chamado de hemolinfa - um fluido heterogêneo que corre através do corpo, banhando todos os tecidos internos. A hemolinfa é composta de muito água, mas também contem íons, carboidratos, lipídeos, glicerol, aminoácidos, hormônios, algumas células e pigmentos. Os pigmentos, entretanto, são geralmente bem pálidos ficando a hemolinfa clara ou tingida com amarelo ou verde (a cor vermelha que você vê quando mata uma mosca é geralmente o pigmento que está localizado nos olhos do animal).



45. A Litosfera, palavra que vem do grego lithos, que significa pedra, é o nome dado à crosta terrestre e sua espessura média é de 6500 km. Examinando com cuidado a superfície terrestre, notamos grande variedade de rochas. Independentemente do tipo e da origem as rochas são minerais (sólidos cristalinos de composição definida). Os elementos químicos presentes na crosta terrestre se distribuem de maneira não uniforme pela Terra. Quando se concentram e algumas regiões, são denominados minérios. Esse fenômeno permitiu que o ser humano, desde a Antigüidade, retirasse da crosta terrestre os mais diversos elementos. Analise a tabela abaixo, e indique a opção em que a sentença está correta.
Minério                  Composição           Metal extraído          Distribuição eletrônica
a) Hematita              Fe2O3                    Fe – Flúor                 1s2 2s2 2p6 3s1
b) Cuprita                Cu2O                      Cu – Cobre          1s2 2s2 2p6 3p6 4s2 3d4
c) Calcita                CaCO3                    Ca – Cálcio             1s2 2s2 2p6 3p6 4s2
d) Bauxita                Al2O3                     Al – Alumínio             1s2 2s2 2p6 3s1
e) Rutilo                    TiO2                      Ti – Titânio            1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2
Gabarito: e
Comentários: na letra a o nome do elemento é ferro e não flúor. O cobre tem 29 elétrons e só distribuírão 22. O cálcio tem 20 elétrons e distribuírão 18. O alumínio tem 13 e distribuírão 11, portanto a distribuição correta é do Titânio que tem Z= 22.

46. Os indivíduos agrupados em A e B possuem em comum o fato de:

Indivíduo A
Indivíduo B

a) dependerem de um meio líquido para que a reprodução sexuada aconteça.
b) apresentarem em suas células organelas citoplasmáticas como mitocôndrias, complexo golgiense e cloroplastos. (Só o indivíduo A apresenta cloroplastos)
c) possuírem sua superfície corporal revestida por substâncias impermeabilizantes, como queratina e quitina, que evitam a perda excessiva de água para o meio. (O sapo tem a pele lisa e úmida, sem impermeabilizantes, já que respira pela pele também),
d) produzirem, a partir de estímulos nervosos, substâncias tóxicas e entorpecentes capazes de afugentar predadores. (A samambaia não produz)
e) manifestarem características físicas típicas que possibilitam distinguir macho e fêmea da mesma espécie. (A samambaia não possibilita)
Gabarito: a








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