"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CEFET/MG - 1º semestre de 2015 - Biologia


QUESTÃO 43 - Apesar de o colesterol ser um lipídeo com importantes funções, como a síntese de hormônios e de bile, também está associado a doenças cardíacas. Oriundo da produção interna e da dieta, o organismo tenta balancear essas fontes, reduzindo a reabsorção de bile no intestino, expelindo parte desta com as fezes. Essa redução do colesterol depende diretamente do aumento no consumo de
a) água.                  b) fibras.                c) carne.                d) laticínios.
Comentário:
Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos. Quem tem predisposição ao colesterol alto deve seguir as mesmas recomendações descritas no  tratamento: manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol e a pressão arterial. Sugestões de hábitos:
Coma mais frutas e vegetais /Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas/ Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol/Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite/Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado/Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light/Evite frituras.
GABARITO: b

QUESTÃO 44 - O mexilhão dourado, originário da Ásia, chegou acidentalmente ao continente sul americano trazido pela água de lastro dos navios. Por ter uma grande capacidade reprodutiva e dispersiva e pela ausência de predadores na fauna brasileira, causa desequilíbrios ambientais e prejuízos econômicos. Esse molusco é considerado uma espécie
a) exótica.                   b) parasita.             c) comensal.                   d) predadora.
Comentário: De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, "espécie exótica" é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural. "Espécie Exótica Invasora", por sua vez, é definida como sendo aquela que ameaça ecossistemas, habitats ou espécies. Estas espécies, por suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, têm capacidade de se proliferar e invadir ecossistemas.
GABARITO: a 

QUESTÃO 45 - A imagem a seguir satiriza uma realidade da poluição dos rios brasileiros.


A estratégia adequada para erradicar esse problema é a
a) retirada de peixes desses rios.                        b) reutilização do lixo hospitalar.
c) implantação de saneamento básico.               d) melhoria na destinação de resíduos.
Comentário: Resíduos de Serviços de Saúde – os provenientes de atividades de natureza médico-assistencial, de centros de pesquisa e de desenvolvimento e experimentação na área de saúde, bem como os remédios vencidos e/ou deteriorados requerendo condições especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final, por apresentarem periculosidade real ou potencial à saúde humana, animal e ao meio ambiente.
GABARITO: d

QUESTÃO 46 - As plantas carnívoras, diferentemente de outras, são capazes de atrair, capturar e digerir pequenos animais, principalmente os insetos. Essa adaptação favorece sua sobrevivência porque elas
a) são incapazes de realizar fotossíntese.
b) vivem em solos pobres em alguns nutrientes.
c) reduzem as populações de seus próprios predadores.
d) sintetizam estruturas protetoras com a quitina digerida.
Comentário: As planta carnívoras fazem fotossíntese, que é um processo que utiliza a energia do sol para a produção de glicose.  Observe o que o texto diz: "são capazes de digerir pequenos animais, principalmente insetos", os insetos são constituídos de quitina (polímero nitrogenado de polissacarídeos) em seu exoesqueleto, portanto, a planta vai reaproveitar essas substâncias em sua estrutura, já que vivem em solos pobres em alguns nutrientes. A alternativa "d" poderia ser uma dúvida, entretanto, observe que a planta não vai, com a quitina, produzir estruturas de proteção, mas vai, apenas, reaproveitá-la no seu metabolismo.
GABARITO: b

QUESTÃO 47 - Analise o ciclo do nematódeo Dracunculus medinensis, causador da dracunculíase em Guiné, na África, cujos casos tem-se reduzido drasticamente.
 
 
A estratégia que vem permitindo essa diminuição de casos da doença é a
a) descontaminação dos cursos d’água poluídos.
b) vacinação em massa nas regiões contaminadas.
c) implantação do saneamento básico nas áreas de risco.
d) construção de aterro sanitário nos municípios afetados.
Comentário: As vítimas costumam colocar os pés na água, como rios e lagos, para aliviar a dor sentida durante a saída das larvas. Isso, consequentemente, causa contaminação desses leitos aquáticos, realimentando, assim, o ciclo da doença.
Não existem medicamentos para combater a doença. Todavia, a dracunculíase pode ser evitada por meio da adoção do tratamento adequado da água para consumo da população.
GABARITO: c
 
QUESTÃO 48 - O esquema abaixo representa o processo de fertilização feito em laboratório.
 
 
Sobre esse tipo de reprodução, é correto afirmar que
a) origina gêmeos idênticos após a fecundação.
b) reduz os riscos de aborto em mulheres de mais idade.
c) promove uma menor variabilidade genética dentro da espécie.
d) favorece a adaptação dos descendentes a ambientes em mudança.
Comentário: Os gêmeos não são idênticos e sim fraternos. A gestação depois dos 35 é considerada de risco, não importa o estado de saúde da mulher. Segundo dados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 25% das gestações em mulheres com mais de 35 anos resultam em aborto. Quanto a uma menor variabilidade genética na espécie não e verdade, já que os cromossomos dos pais vão, ao se dividirem, passam pelo processo de crossing over. Portanto, sobrou a letra "d", o ser humano está adaptado ao ambiente em que vive, que está em constante transformação. Para se adaptar o ser precisa sobreviver e reproduzir, portanto, são condições básicas para vida, a partir do momento que os embriões se fixaram no útero, existem chances de sobrevivência.  
GABARITO: d
 

 
 

Um comentário: