"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

CEFET/MG - 1º semestre de 2014 - química


QUESTÃO 37 - Durante uma aula prática de Química, um estudante registrou a variação da temperatura da água pura em função do tempo e, com os dados obtidos, elaborou o gráfico que mostra uma mudança de fase.


A mudança de estado físico verificada pelo estudante é denominada

a) fusão.

b) ebulição.

c) condensação.

d) solidificação.

Comentário: observando o gráfico podemos ver que a água está esfriando e a zero graus ela muda de estado físico, passando para gelo, portanto, o processo é a solidificação.

GABARITO: d

 
QUESTÃO 38 - Considere que uma mistura formada por água, óleo de soja, cloreto de sódio e areia seja agitada vigorosamente em um recipiente fechado. A sequência correta de métodos capazes de separar cada substância dessa mistura é

a) decantação, filtração e centrifugação.

b) filtração, decantação e destilação simples.

c) evaporação, destilação simples e filtração.

d) destilação simples, centrifugação e evaporação.

Comentário: ao agitar essa mistura teremos 3 fases, já que o óleo não se mistura à água e por ser menos denso ficará em cima dela. O sal se dissolve na água. E a areia por ser a mais densa dos 4 componentes, ficará por baixo de tudo.
 

 

Com a filtração separa-se a areia. Decantação para separar o óleo e água + sal e depois destilação simples para separar a água do sal.

GABARITO: b

 
QUESTÃO 39 - Considere os processos seguintes:


Os processos que exemplificam somente fenômenos químicos são

a) I e II.

b) III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

Comentário: fenômeno químico é aquele que a substância sofre uma transformação, não podendo voltar a ser o que era. Geralmente emite gás, tem cheiro, muda de cor, etc. Os processos I, IV e V são químicos, enquanto que o II e o III são físicos.

 

GABARITO: c


QUESTÃO 40
 
 
Essa descrição refere-se ao modelo atômico de
a) Bohr.
b) Dalton.
c) Thomson.
d) Rutherford.
Comentário: Foi Dalton quem fez essa descrição. John Dalton, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:

1.Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.

3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.

4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.

5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.
 
GABARITO: b

QUESTÃO 41 - Para determinar se uma solução ou uma substância pura tem caráter ácido ou básico pode-se utilizar uma solução contendo extrato de repolho roxo, em substituição à fenolftaleína. A tabela seguinte mostra a relação entre a solução/substância analisada e a cor da solução indicadora.
 
 

 


O indicador contendo extrato de repolho roxo torna-se verde na presença de

a) ácido sulfúrico.

b) cloreto de sódio.

c) dióxido de carbono.

d) hidróxido de cálcio.

Comentário: essa é uma questão simples, você precisa saber apenas qual o comportamento das substâncias (caráter ácido, básico ou neutro). Limão=ácido, água=neutra e cal virgem=básica. O hidróxido de cálcio é uma substância básica, portanto, vai ficar, na presença do extrato de repolho roxo, verde.

GABARITO: d

 
QUESTÃO 42 - Associe as representações das espécies químicas aos seus respectivos átomos ou íons, considerando que X possui Z=7 e Y possui Z=6.
 
 

A sequência correta encontrada é
a) 2, 4, 1, 5, 3.
b) 3, 1, 5, 2, 4.
c) 5, 1, 4, 2, 3.
d) 5, 2, 4, 3, 1.
Comentário: o elemento X tem 7 prótons e o elemento Y tem 6 prótons, então, é só encaixar em cada coluna, de acordo com os prótons.
 GABARITO: c
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário