"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 15 de maio de 2012

Coluni 2010

Biologia
18. O esquema abaixo representa o experimento realizado por Joseph Priestley, em meados do século XVIII, demonstrando que ratos confinados em uma campânula de vidro, hermeticamente fechada, morrem em pouco tempo, devido ao esgotamento do ar, e que se uma planta é introduzida nessa mesma campânula, depois de algum tempo, o ar se torna novamente respirável.
Em A o rato sobrevive, em B ele morre.

(AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2001. p. 130.)
Considerando esse experimento e os conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. O gás carbônico do ar e os compostos orgânicos nitrogenados do solo são considerados as principais fontes de carbono para síntese de matéria orgânica pelas plantas, durante o processo da fotossíntese. (Errado, produtos nitrogenados contêm nitrogênio)
II. O processo da respiração celular, tanto na planta como no animal, consome gás oxigênio e libera gás carbônico e água.
III. Os animais respiram tanto durante o dia quanto durante a noite, enquanto as plantas realizam o
processo da fotossíntese durante o dia e o processo da respiração durante a noite. (Errado, a fotossíntese pode ser realizada tanto de dia como à noite e a respiração também)
IV. O processo da fotossíntese é responsável pela formação da seiva elaborada, uma solução que contém, principalmente, água e carboidratos e, a partir desses carboidratos, a planta pode sintetizar amido, óleos e diversas outras substâncias.
V. O gás carbônico liberado pelos pulmões do rato e pelos estômatos das plantas corresponde ao mesmo gás carbônico produzido nas mitocôndrias.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) II, IV e V.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) III, IV e V.
Gabarito: a

19. O conhecimento do processo de evolução orgânica é fundamental para a compreensão da vida na Terra. Com relação às várias evidências da evolução orgânica, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A impressão corporal ou as partes de um corpo, encontradas em rochas sedimentares, permite deduzir o tamanho, a morfologia e a idade aproximada dos organismos que as deixaram. (Correto, são os fósseis)
b) A forma hidrodinâmica do corpo de um golfinho, de um ictiossauro (réptil aquático extinto), de um atum e de um pinguim desenvolveu-se de modo independente nesses animais como adaptação ao ambiente aquático. (Correto, na sua evolução as classes se diferenciam)
c) A análise molecular comparativa das proteínas e dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) tem confirmado o parentesco evolutivo entre certos grupos de organismos, evidenciado pelas semelhanças anatômicas e embrionárias.
d) A existência de algumas estruturas corporais ou órgãos, como asas em borboletas, morcegos e pássaros, evidencia que esses animais descenderam de um mesmo ancestral. (Errado, veja abaixo conceito de analogia)
Gabarito: d


Pata dianteira de um equino, braço humano, nadadeira peitoral de um mamífero e asa de uma ave: homologias

No mundo científico, as hipóteses são elaboradas como respostas para determinadas perguntas acerca de um fenômeno específico. Quando uma hipótese é confirmada diversas vezes, por experimentações e/ou um conjunto de evidências, ela tem grandes chances de se tornar uma teoria.

Assim, a Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que a faz ser irrefutável até o presente momento:

A primeira evidência refere-se aos registros fósseis, sendo uma prova consistente de que nosso planeta já abrigou espécies diferentes das que existem hoje. Esses registros são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre estes e os seres viventes atuais ao observarmos, em muitos casos, uma modificação contínua das espécies.

A adaptação, capacidade do ser vivo em se ajustar ao ambiente, pode ser outra evidência, uma vez que, por seleção natural, indivíduos portadores de determinadas características vantajosas - como a coloração parecida com a de seu substrato - possuem mais chances de sobreviver e transmitir a seus descendentes tais características. Assim, ao longo das gerações, determinadas características vão se modificando, tornando cada vez mais eficientes. Como exemplos de adaptação por seleção natural temos a camuflagem e o mimetismo.

As analogias e homologias também podem ser consideradas como provas da evolução baseadas em aspectos morfológicos e funcionais, uma vez que o estudo comparativo da anatomia dos organismos mostra a existência de um padrão fundamental similar na estrutura dos sistemas de órgãos.

Estruturas análogas desempenham a mesma função, mas possuem origens diferenciadas, como as asas de insetos e asas de aves. Estas, apesar de exercerem papéis semelhantes, não são derivadas das mesmas estruturas presentes em um ancestral comum exclusivo entre essas duas espécies. Assim, a adaptação evolutiva a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolverem formas semelhantes, fenômeno este chamado de evolução convergente.

Homologia se refere a estruturas corporais ou órgãos que possuem origem embrionária semelhante, podendo desempenhar mesma função (nadadeira de uma baleia e nadadeira de um golfinho) ou funções diferentes, como as asas de um morcego e os braços de um humano, e nadadeiras peitorais de um golfinho e as asas de uma ave. Essa adaptação a modos de vida distintos é denominada evolução divergente.

Os órgãos vestigiais – estruturas pouco desenvolvidas e sem função expressiva no organismo, como o apêndice vermiforme e o cóccis - podem indicar que estes órgãos foram importantes em nossos ancestrais remotos e, por deixarem de ser vantajosos ao longo da evolução, regrediram durante tal processo. Estes órgãos podem, também, estar presentes em determinadas espécies e ausentes em outras, mesmo ambas existindo em um mesmo período.

Uma última evidência, a evidência molecular, nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a proximidade evolutiva entre as espécies. 20. Os fungos, embora nem sempre recebam a merecida atenção, são muito importantes. Além de contribuírem de forma decisiva para a reciclagem de matéria orgânica de origem vegetal e animal do nosso planeta, estão presentes no nosso cotidiano de diversas formas. Os refrigerantes, por exemplo, contêm ácido cítrico, produzido pelo fungo Aspergillus lividus, usado na indústria alimentícia.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE correlaciona características fúngicas e atividades humanas em que há participação dos fungos:
a) Apresentam digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelas hifas e participam da produção industrial de iogurte.
b) São organismos exclusivamente pluricelulares, formados por um emaranhado de filamentos denominados hifas que, em conjunto, formam o micélio e são utilizados em pesquisas de controle biológico.
c) São organismos de nutrição heterotrófica, de parede celular constituída pelo polissacarídeo quitina e participam da produção de álcool combustível.
d) Apresentam como reserva energética o polissacarídeo amido, são saprófitos, não havendo nenhum
autotrófico, simbionte ou parasita e participam da fabricação de certos antibióticos.

21. Analise a tirinha abaixo:


(GONSALES, Fernando. In: BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 6ª série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 110.)
O amor entre os personagens é impossível porque a reprodução, assegurando uma descendência fértil, só ocorre entre indivíduos que pertencem à (ao) mesma (o):
a) gênero.
b) espécie.
c) família.
d) filo.
Gabarito: b
Conceito de espécie - grupo de  mesmos inivíduos que cruzam entre si produzindo descendentes férteis.

22. Há 345 milhões de anos algo extraordinário aconteceu na evolução dos seres vivos, cujo surgimento se deu no ambiente aquático: a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas, artrópodes e os primeiros répteis.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE correlaciona algumas das novas aquisições evolutivas que permitiram a conquista definitiva da terra por, respectivamente, plantas, artrópodes e répteis:
a) Vasos condutores de seiva e grãos de pólen; exoesqueleto quitinoso e respiração traqueal; fecundação interna e ovos com casca calcária.
b) Produção de gametas e vasos condutores de seiva; esqueleto interno e respiração traqueal; fecundação interna e ovos com casca calcária. (esqueeto dos artrópodes é externo)
c) Flores e vasos condutores de seiva; exoesqueleto quitinoso e circulação sanguínea aberta; fecundação interna e respiração pulmonar.
d) Sementes com reserva nutritiva e vasos condutores de seiva; exoesqueleto quitinoso e patas articuladas; fecundação externa e ovos com casca calcária. (fecundação é interna)
Gabarito: a

23. Observe a figura abaixo:

(BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 6ª série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 18.)
As mudanças no corpo começam de mansinho: um pelo que aparece, uma dorzinha nas mamas e até
“cheirinho” nas axilas. É o início da puberdade. Essas transformações, aparentemente, iniciam-se com mudanças corporais externas, além de algumas mudanças no comportamento. Entretanto, são prévias mudanças internas que desencadeiam as externas.
Com relação aos acontecimentos relacionados à puberdade, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As mudanças corporais externas que ocorrem durante a puberdade são denominadas caracteres sexuais secundários, ou seja, características que não estão diretamente ligadas aos órgãos reprodutores, mas que colaboram para diferenciar os sexos.
b) A produção da testosterona ocorre principalmente nos testículos, sendo uma pequena quantidade
produzida pela glândula suprarrenal; assim, esse hormônio também está presente no organismo feminino.
c) O hipotálamo é uma região do encéfalo que, além de controlar algumas das funções internas de nosso organismo, tais como a temperatura corporal, a fome e a sede, envia também à glândula hipófise uma ordem para intensificar a produção de hormônios que estimulam os testículos e os ovários.
d) O início da puberdade é marcado pelo predomínio de três hormônios: a testosterona e a progesterona, ambos responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias, e o estrogênio, cuja função é preparar o organismo para a gestação.
Gabarito: d
A testosterona e o estrogênio são responsáveis pelas características sexuais secundárias e a progesterona prepara o organismo para a gestação.

24. Analise o esquema abaixo que representa parte de uma cadeia alimentar. Considere que, no ambiente aquático, ocorreu a contaminação por uma grande quantidade de inseticida usado na agricultura.

(BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 5a série. São Paulo: Scipione, 2005. p. 183. Adaptado.)
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta: I – componentes com, respectivamente, maior e menor aproveitamento da biomassa e da energia química que flui no ecossistema, e II – componente que apresentará, em sua biomassa, maior concentração de inseticida:
a) I - 3 e 4; II - 4
b) I - 2 e 4; II - 4
c) I - 4 e 2; II - 1
d) I - 4 e 1; II - 1
Gabarito: b

Física
11. A pressão num determinado ponto no interior de um líquido depende da profundidade deste ponto, da densidade do líquido considerado e da aceleração da gravidade local. Para efeito de simplificação, pode-se dizer que a pressão num determinado ponto no interior de um líquido é proporcional à altura da coluna de líquido sobre este ponto. Considere uma caixa d’água contendo 3.000 litros de água tratada. Esta água foi distribuída em três outras caixas com os formatos 1, 2 e 3 mostrados na figura abaixo. As três caixas possuem um metro de altura e foram enchidas completamente.
 
Seja X um ponto situado a 30 centímetros do fundo das caixas, submetido às pressões p1, p2 e p3, nas caixas 1, 2 e 3, respectivamente. Com base nas informações fornecidas acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ponto de maior pressão é o da caixa número 2.
b) O ponto de maior pressão é o da caixa número 3.
c) Os três pontos indicados possuem a mesma pressão.
d) Os três pontos possuem pressões diferentes, sendo p1 maior p3 maior p2.
Gabarito: c
Uma vez que as pressões dependem somente de altura da coluna de líquido, pode-se concluir facilmente que as pressões em qualquer ponto no interior do líquido não dependem do formato ou do volume do reservatório. Por exemplo:



12. Observe as figuras abaixo:
figura 1
figura 2

As figuras ilustram efeitos da corrente elétrica denominados, respectivamente:
a) térmico e magnético.
b) químico e fisiológico.
c) químico e térmico.
d) fisiológico e magnético.
Gabarito: d


As figuras mostram os cuidados que se deve ter para evitar choques elétricos na hora de conectar plugs nas tomadas de força.
uÉ importante se evitar o contato do dedo com o fio fase da tomada, sendo o efeito fisiológico, contato do corpo com a rede elétrica..

13. Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, a utilização de aparelhos de ar-condicionado torna-se mais acentuada. A figura abaixo indica a posição para a instalação desse tipo de aparelho, sugerida pela CEMIG em seu Manual de Instalações Elétricas Residenciais.

(CEMIG. Manual de instalações elétricas residenciais – RC/UE – 001/2003, dez. 2003. p. 140.)

Considerando o conceito de calor, suas formas de propagação e a sugestão apresentada, é CORRETO
afirmar que:
a) a posição de instalação indicada deve-se à altura média do brasileiro, assim o ar é refrigerado, por
condução, próximo ao rosto das pessoas, diminuindo o desconforto térmico.
b) o aparelho localizado na parte superior da parede propicia melhor resfriamento do ambiente, por
convecção, pois o ar da parte superior, ao ser resfriado, fica mais denso e desce, enquanto o ar quente da parte inferior, menos denso, sobe.
c) o aparelho localizado na parte superior da parede propicia melhor resfriamento do ambiente, pois irradia o frio na parte superior, distribuindo-o igualmente em todo o ambiente.
d) o resfriamento do ambiente não depende da posição do aparelho de ar-condicionado. A posição sugerida pela CEMIG deve-se a uma questão de segurança, pois o aparelho instalado na parte inferior da parede estaria mais acessível a crianças.
Gabarito: b
O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável. Mas por que ele sempre é colocado na parte superior do ambiente?
A mesma pergunta pode ser feita para o congelador, pois ele sempre fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é bem simples. Como já foi dito, o ar condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior. 

14. Quando se tenta mover um sofá de um lugar a outro, surge uma força que se opõe ao movimento,
denominada força de atrito. Ela independe da área de contato entre as superfícies atritantes, mas é
proporcional à força normal exercida pela superfície sobre o objeto que se tenta mover. Considere dois sofás, 1 e 2, de mesma massa. O sofá 1 possui 4 pés e o sofá 2 possui 7 pés.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) A dificuldade de mover cada um dos sofás é a mesma.
b) O sofá 1 é mais fácil de mover porque, por possuir menos pés, diminui a força de atrito.
c) O sofá 2 é mais fácil de mover porque, por possuir mais pés, tem seu peso melhor distribuído entre os pés.
d) O sofá 2 é mais difícil de mover porque, por possuir mais pés, proporciona maior resistência ao
movimento.
Gabarito: d
Como o texto diz o atrito independe da área de contato, sendo proporcional `a força normal, portanto, o sofa 2 possui força normal  maior, o que dificulta seu movimento.

Química
15. Com base no modelo atômico de Rutherford, assinale a afirmativa INCORRETA, quanto ao elétron:
a) possui carga negativa.
b) gira em torno do núcleo.
c) desvia-se de uma placa negativa.
d) está incrustado no átomo.
Gabarito: d 
O elétron está na eletrofera que fica ao redor do núcleo.

16. O Brasil está comemorando antecipadamente a riqueza do pré-sal, que depende de tecnologia sofisticada para gerar lucros. O petróleo, depois de extraído, deverá passar pelos mesmos processos de refinamento utilizados atualmente. Observe a figura abaixo e, em seguida, complete as sentenças:

Na etapa I, o processo de separação do petróleo é conhecido como ________________________________.
Na etapa II, a equação química que representa a reação de combustão completa do gás natural veicular (CH4) é ________________________________________________________________________________.
Indique a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
Gabarito: a
A combustão ocorre quando se tem três fatores: o combustível, o comburente (oxigênio) e a ignição. A combustão pode ser completa (em compostos orgânicos, todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água) ou incompleta (não há oxigênio suficiente e há produção de monóxido de carbono.

17. Observe as equações químicas e analise as afirmativas a seguir:

A. A reação representada pela equação I é realizada sem aquecimento e com o catalisador platina (Pt) para acelerá-la. (Errado, o triângulo em química significa aquecimento)
B. A reação representada pela equação II indica que, misturando soluções aquosas dos reagentes, formam-se um precipitado de H2S e NaCl em solução aquosa. (Errado, forma-se um gás que se despreendeu)
C. Na reação representada pela equação III, os reagentes se apresentam em solução aquosa e os produtos são obtidos um, no estado sólido e o outro, em solução aquosa.
D. O N2 e o H2 na reação representada pela equação IV são substâncias simples e o NH3 é uma substância composta, sendo essa reação reversível.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
a) A e C.
b) A e B.
c) C e D.
d) B e D. 
Gabarito: c

Calor
Quando a reação química necessita de calor, aquecimento para que ocorra. Energia em forma de calor. Usa-se um triângulo em cima da seta de transformação.

Um comentário:

  1. A doença pelo HIV nos últimos 3 anos e com dores difíceis de comer e tosse são pesadelos, especialmente o primeiro ano. Nesta fase, o sistema imunológico está gravemente enfraquecido e o risco de contrair infecções oportunistas é muito maior. No entanto, nem todos com HIV continuarão desenvolvendo a AIDS. Quanto mais cedo você receber tratamento, melhor será o seu resultado. Comecei a tomar ARV para evitar a morte prematura, mas eu tinha fé em Deus que eu seria curado algum dia. Como patente do Hiv, recomendamos que você faça tratamentos antirretrovirais para reduzir nossa chance. de transmitir o vírus a outras pessoas, há algumas semanas atrás, procurei na internet se pudesse obter informações sobre o tratamento do Hiv com fitoterápicos. Na minha pesquisa, vi um testemunho de alguém que foi curado do Hiv. O nome dela era Achima Abelard e outra patente do vírus Herpes, Tasha Moore, também prestando testemunho sobre esse mesmo homem, chamado Dr. Itua Herbal Center. Fiquei emocionado com o depoimento e entrei em contato com ele por seu e-mail.drituaherbalcenter@gmail.com. Nós conversamos e ele me enviou um frasco de remédio herbal que eu bebi como ele me instruiu. Depois de beber, ele me pede para fazer um teste de que como eu terminei minha vida de sofrimento da patente do Hiv, estou curado e livre de Arv. Pills.I sou eternamente grato a ele Drituaherbalcenter.Aqui seu contato número 2348149277967 ... Ele me garante que ele pode curar a seguinte doença .. HIV, câncer, vírus do herpes, HPV, pilha, ereção fraca, doença de Lyme, epilepsia, glaucoma ., Tumor cerebral, psoríase, catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, diarréia crônica, doença pulmonar. Próstata aumentada, osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Demência. Câncer de bexiga, Autismo, Câncer colorretal, Câncer de mama, Câncer renal, Leucemia, Câncer de pulmão, doença Tay tach, Linfoma não Hodgkin, Câncer de pele, Lúpus, Câncer uterino, Câncer de próstata, Convulsões, Fibromialgia, ELA, Hepatite, DPOC, Parkinson Doença genética.Fibrodisplasia progressiva, Síndrome de toxicidade por fluoroquinolona, ​​acidente vascular cerebral, HPV, ereção fraca, inflamação inflamatória do fígado / rim, infertilidade masculina / feminina, doença intestinal, doença de Huntington, diabetes e fibróide.

    ResponderExcluir