"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

Platelmintos - planárias - biologia em tirinhas

Tirinha retirada do site .www.humorcomciencia.blogspot.comautor Willian Raphael Silva
Os Jedi são personagens do filme Star Wars e pertencem a uma ordem de guardiões que dominam o lado bom da força. Por oposição, existem os Sith, cavaleiros Jedi que sucumbiram ao lado sombrio da força.
As planárias, além de se reproduzirem sexuadamente por fecundação cruzada, podem reproduzir-se através de uma bipartição transversal, ou seja, quando cortadas ao meio, transformam-se em duas devido à sua capacidade de regeneração.

Saiba um pouco mais...
Regenração das planárias

A planária é um ser com elevada capacidade de regeneração. Se partirmos/fragmentarmos uma planária em vários bocados, cada um desses bocados é capaz de regenerar o animal inteiro, independentemente do tamanho ou forma desse mesmo fragmento. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente. Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação.

Foi Thomas Hunt Morgan (1866/1945 -EUA) que fez as primeiras experiências com estes seres. Morgan, mostrou que um fragmento equivalente a 1/297276 do corpo das planárias (com cerca de 10 mil células) pode regenerar o animal integralmente.

A capacidade de regeneração deve-se á capacidade de células estaminais que possuem. Estas células apresentam algumas características fundamentais, são células indiferenciadas, não especializadas. Têm capacidade de extensão, isto é, são capazes de se dividirem e de se diferenciarem em diferentes tipos de células. Apresenta também uma capacidade de auto-renovação, sendo a sua divisão assimétrica, isto é, originando duas células-filhas que tem destinos diferentes, uma das células permanece estaminal, enquanto a outra pode diferenciar-se numa célula especializada.

2 comentários:

  1. Olá, Valente! Meu nome é Willian e sou autor desta tirinha. Gostaria que você colocasse o endereço de onde foi "tirada" essa tirinha. (tentei fazer um trocadilho) Abraços! Segue o endereço: www.humorcomciencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Eu usei essa tira no meu livro e compramos do Willian.

    ResponderExcluir