"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

Coluni 2009

Biologia
18. Os espermatozóides, apesar de seu diminuto tamanho, estão entre as células humanas que possuem grande número de mitocôndrias.
Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE o grande número de mitocôndrias presente no espermatozóide:
a) Os espermatozóides consomem energia no interior do do sistema genital feminino por mais de uma semana, esperando o momento da fecundação.
b) As mitocôndrias são responsáveis pela produção de enzimas que serão utilizadas para abrir caminho nos envoltórios do óvulo, permitindo a fecundação.
c) A energia produzida pelas mitocôndrias é utilizada para movimentar o flagelo do espermatozóide, promovendo seu deslocamento até o local da fecundação.
d) As mitocôndrias são responsáveis pela síntese de proteínas que são utilizadas na construção do longo flagelo presente no espermatozóide.

19. Muitas das nossas características fenotípicas, como a cor dos olhos, o formato do rosto e o tipo de cabelo são definidas pelos genes que possuímos. Outras características, como nossa altura ou peso, não dependem unicamente dos genes que herdamos de nossos pais, mas também da interação desses genes com o ambiente.
Um exemplo de fenótipo unicamente definido por nossos genes, combinados na forma de pares de genes alelos, esta representado no quadro abaixo:


GENES ALELOS
FENÓTIPO
A
Não-albino
a
Albino
Um casal, em, que  marido e mulher não são albinos, foi a uma escola matricular uma criança albina. Surgiram várias hipóteses a respeito desse acontecimento. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE esse fato:
a) A criança não seria filha biológica do casal, pois nenhum dos pais possui i gene alelo "a", não podendo, portanto, ter uma criança albina.
b) A criasnça seria filha biológica do casal, considerando que ambos os pais possuem tanto o gene alelo "A", quanto o gene alelo "a".
c) A criança seria filha biológica de um dos membros do casal, pois apenas o gameta de um dos pais possui o gene alelo "a".
d) A criança seria filha biológica do casal, pois um dos membros do casal possui os dois genes alelos "A" e o outro possui os dois genes alelos "a".

20. No dia 06 de Outubero de 2008, três cientistas receberam o Prêmio Nobel de Medicina, dois dos quais pela descoberta do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) e de sua ligação com a Síndrome da Imunodeficiência Hujmana (AIDS) e o terceiro pela associação do HPV (Papiloma Vírus Humano) com o Cancer de Colo Uterino.
Considerando o conhecimento sobre vírus, assinale a afirmativa CORRETA:
a) São células extremamente simples e pequenas, constituídas apenas por proteínas e ácidos nucléicos (DNA ou RNA) e fazem parte do Reino Monera, juntamente com as bactérias.
b) São células sem metabolismo próprio, tão pequenas e estruturalmente simples, que dependem de outras células hospedeiras para se reproduzirem.
c) São acelulares e, por isso, parasitas intracelulares obrigatórios que podem causar doenças apenas no ser humano e em outros animais,
d) São acelulares, sem metabolismo próprio e não são considerados seres vivos, por issso, não estão incluídos em nenhum dos Reinos de seres vivos atuais. 

21. O Congresso Nacional Brasileiro iniciou este ano a discussão sobre a permissão de se interromper a gestação quando a mulher estiver grávida de um bebê anencéfalo. A anencefalia é letal para as crianças em 100% dos casos e pode trazer riscos à saúde da mãe durante a gestação.
Sobre o encéfalo, seus componentes e funções, é INCORRETO afirmar:
a) O encéfalo faz parte do sistema nervoso central e coordena funções como as que você está utilizando nesse momento para fazer essa prova, além de outros como equilíbrio e movimentos  respiratórios.
b)  Bebês anencéfalos morrem porque neles não são formados, parcialmente ou totalmente, órgãos como cérebro, cerebelo e bulbo raquidiano.
c) O encéfalo e o sistema nervosos periférico são responsáveis por respostas a estímulos ambientais como os atos reflexos rápidos e simples.
d) O equilíbrio e a precisão dos movimentos podem ser afetados por lesões no cerebelo, um  dos componentes do encéfalo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário