Leia este trecho:
O condomínio chamado corpo humano
Nosso organismo é habitado por bilhões de formas de vida microscópicas Sabia que sobre sua pele, neste momento, estão vivendo milhões e milhões de bactérias? Alguns pesquisadores afirmam que, no total, existe um número superior a 10 bilhões de bactérias em nosso corpo, divididas em mais de 200 espécies diferentes. Elas nascem, reproduzemse e morrem, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo. Sem, às vezes, nem prejudicá-lo. Achou nojento? Não se preocupe: isso é mais que normal. Temos todos diversos “moradores” no interior e exterior de nosso corpo e vários deles são até muito importantes para seu bom funcionamento. Como os lactobacilos, que habitam nosso intestino.
COSENDEY, Leonardo. Ciência Hoje das Crianças, 2000.
Com base na leitura desse trecho e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que os microrganismos
A) auxiliam no funcionamento do intestino.
B) estimulam o sistema de defesa do organismo .
C) possuem baixa capacidade reprodutiva.
D) produzem substâncias importantes, como vitaminas.
Borboletas, bichos-pau, louva-a-deus, besouros, mariposas e formigas são alguns dos insetos que participam da história de Atíria. Uma característica comum a todos esses insetos do bosque é
A) a metamorfose completa.
B) o hábito alimentar.
C) o número de pernas.
D) o par de asas.
A outra classe de artrópodes é a diplopoda que tem como representante o piolho-de-cobra que tem como característica dois pares de pernas em cada segmento.
Leia este texto:
Balada da Saúde
Um dos projetos que visam reduzir a gravidez na adolescência e incentivar o sexo seguro é o Balada da Saúde, que acontece às segundas-feiras na Casa do Adolescente de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. No local, ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Há ainda distribuição de preservativos e de folhetos explicativos. “Tinha vergonha de falar sobre sexo. Aqui perguntei tudo e até perdi o medo de fazer o papanicolau”, conta Andréia, 15. Grávida aos 13 anos, a garota deixou a escola no oitavo mês de gestação. “Engordei 26 kg e tinha falta de ar. Não dava mais para assistir às aulas.” Neste ano, ela retomou os estudos. A colega Danili, 16, engravidou aos 14. “Já tinha recebido informação sobre camisinha e anticoncepcional, mas não usava nada. Agora, uso camisinha e tomo injeção [anticoncepcional]. Morro de medo de engravidar novamente”, diz ela. Danili ainda não voltou à escola. “Estou esperando uma vaga no supletivo”, diz. Assim como Danili, outras duas adolescentes que estavam na balada também abandonaram a escola quando engravidaram e ainda não retomaram os estudos.
Disponível em: <www.saude.gov.br> Acesso em: 22 ago. 2009.
Com base nas informações desse texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A) o coito interrompido impede a gravidez e a transmissão de doenças sexuais.
B) o preservativo é um método eficiente e seguro para uma vida sexual saudável.
C) o tema “sexo seguro” e prevenção era bem conhecido das entrevistadas.
D) o uso da injeção de anticoncepcional possibilita uma vida sexual segura.
GABARITO: B
Comentários: coito interrompido, ou "tirar fora", é quando o homem, segundos antes da ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. Método muito pouco eficiente, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos e também porque é muito difícil conter a ejaculação.
Já a letra B está correta, porque o preservativo (a camisinha de vênus) é um método eficiente e seguro se bem aplicado e além de evitar a gravidez evita as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A taxa de falha na injeção mensal varia de 0.1% a 0.6% ou seja, de cada mil mulheres que usam durante um ano, de uma a seis engravidam, portanto é método que requer muito controle e consulta médica.
INSTRUÇÃO: Para responder às questões abaixo, leia atentamente o texto que se segue.
A taxa de mortalidade por gripe suína no Paraná é a maior entre os Estados brasileiros e é superior a qualquer país do mundo. No total, foram registrados no Estado – que possui 10 686 247 habitantes – 201 óbitos em razão de complicações decorrentes do vírus H1N1, o que representa uma taxa de mortalidade de 1,88 pessoas para um grupo de 100 mil habitantes. As principais recomendações dos órgãos de Saúde Pública sobre a prevenção para esta gripe incluem: lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, ventilar bem os ambientes, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Disponível em:
< http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/o4/ult7403u418.jhtm>.
Sabe-se que, no Distrito Federal, a taxa de mortalidade por gripe suína foi de 0,07 pessoa em 100 mil habitantes, o que representou 2 mortes. Com base na leitura do texto e nessas informações, é CORRETO afirmar que a população do Distrito Federal é de, aproximadamente,
A) 1 809 455 habitantes.
B) 2 857 142 habitantes.
C) 3 220 980 habitantes.
D) 5 122 456 habitantes.
GABARITO: B
Comentários: é so fazer as contas: X será ao valor da população em questão.
Assim: X multiplicado pela taxa de mortalidade (0,07) e dividido por 100.000 = 2 óbitos.
Montar as contas: 0,07 X Dividido por 100.000 = 2, resolvendo essa proporção o resultado será 2 857 142 habitantes, portanto letra B. Olha a matemática aí, galera.
Com base na leitura do texto, é CORRETO afirmar que o acolhimento da população às recomendações dos órgãos de Saúde Pública tem resultado positivo, também, na prevenção de
A) dengue.
B) leishmaniose.
C) malária.
D) tuberculose.
Observe esta figura, em que estão indicados, com números de 1 a 5, alguns órgãos do corpo humano:
Com base nas informações contidas nessa figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, é
INCORRETO afirmar que
A) a digestão química das proteínas de um bife é iniciada em 1.
B) as substâncias tóxicas – o álcool, entre outras – são metabolizadas em 2.
C) o sangue transporta até as células os nutrientes absorvidos em 4 e 5.
D) o sistema nervoso interage com 3 e promove a digestão.
Para obter água, os Basarwa, povo nômade da África, usa o seguinte método: em um orifício cavado na areia e preenchido com a vegetação disponível nas redondezas, colocam um recipiente – parte da casca de um ovo de avestruz –, para recolher a água, e tampam tudo com uma membrana feita com a bexiga de um animal, presa por pedras, como mostrado nesta figura:
Considerando-se essas informações é CORRETO afirmar que, nesse caso, a obtenção da água se explica porque
A) a água contida na vegetação, colocada no fundo, evapora e condensa-se na superfície inferior da membrana, de onde escorre para a casca do ovo.
B) a membrana, ao perder água, abastece a casca do ovo e a vegetação, colocada no fundo, repõe a água perdida pela membrana.
C) a membrana seca absorve a água do solo e da vegetação, colocada no fundo, restabelece sua umidade natural e, então, abastece a casca do ovo.
D) a temperatura, dentro do buraco, aumenta por causa do isolamento térmico feito pela vegetação, colocada no fundo, o que faz a casca do ovo absorver a água do solo.
GABARITO: A
Comentários: a vegetação em torno do buraco vai reter água, que evapora e se condensa na membrana, formando gotículas que caem para dentro da casca do ovo: correto A.
Quatro blocos de gelo idênticos, todos à mesma temperatura inicial, são colocados em um ambiente com temperatura controlada e mantida constante em 20 ºC, nas seguintes condições:
• bloco 1, sem nenhum envoltório;
• bloco 2, enrolado em uma folha de papel alumínio;
• bloco 3, enrolado em uma folha de jornal;
• bloco 4, enrolado em um tecido grosso de lã.
É CORRETO afirmar que, nessas condições, o bloco de gelo que vai derreter mais lentamente é o
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
GABARITO: D
Comentários: dos três materiais citados acima, a lã é a que funciona melhor como isolante térmico, portanto, o gelo recebe menos calor do meio ambiente, derretendo mais devagar. Lembre-se que o calor sempre passa de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e se tiver um bom isolante, retarda essa passagem.
Dois copos de vidro colocados um dentro do outro ficaram presos, como mostrado nesta figura:
Para separar os dois, sem perigo de quebrá-los, pensou-se nestes quatro procedimentos:
I. Colocar água quente apenas dentro do copo A.
II. Mergulhar o fundo do copo B em água quente.
III. Mergulhar ambos os copos em água quente.
IV. Mergulhar o fundo do copo B em água fria.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro procedimentos, o único que permite separar os copos sem quebrá-los é o
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
GABARITO: B
Comentários: esta questão tem a ver com a dilatação dos corpos. Sabendo que um corpo ao ser aquecido se expande, fica fácil. Releia as afirmativas e garanta seu ponto.
Um pente, previamente utilizado para pentear cabelos secos e limpos, adquire a capacidade de atrair
pedacinhos de papel picado, como mostrado nesta figura:
Tal atração ocorre mesmo antes de o pente tocar nos pedacinhos de papel. Considerando-se o fenômeno descrito, é CORRETO afirmar que o pente
A) adquire cargas elétricas positivas e atrai o papel, que também adquire cargas elétricas positivas ao ser rasgado.
B) adquire cargas elétricas que anulam o campo gravitacional em torno dele, o que provoca a elevação dos pedacinhos de papel.
C) é eletricamente carregado e polariza os pedacinhos de papel, atraindo-os, mesmo que estejam eletricamente neutros.
D) é magnetizado e atrai os pedacinhos de papel, que contêm minúsculas partículas de ferro na sua constituição.
GABARITO: C
Comentários: quando se passa o pente nos cabelos, ele fica eletrizado, ou seja, com excesso de cargas, assim, ele atrai os pedacinhos de papel mesmo estando neutro (cargas positivas = cargas negativas).
Para responder às questões abaixo, analise atentamente o experimento que se segue.
Um grupo de estudantes preparou uma solução, dissolvendo 20 g de sal de cozinha em 100 g de água contida em um copo, que foi deixado destampado até que metade da água evaporou. No fundo do copo, foram observados, então, cristais do sal de cozinha. Durante todo o tempo, a temperatura do conjunto foi mantida a 25 oC. A quantidade máxima de sal de cozinha que pode ser dissolvida em água – ou seja, a solubilidade do sal – é de 36 g em 100 g de água, à temperatura de 25 oC.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, no final do experimento, a massa de sal dissolvido na fase líquida que restou no copo era de
A) 10 g .
B) 18 g .
C) 20 g .
D) 36 g .
GABARITO: B
Comentários: mais conta, vamos lá. Sabe-se que 36 g dissolvem 100 g de água. ou seja, não sobra no fundo nada de sal. Assim, quando a água por evaporação se reduz à metade, temos agora 50 gramas de água e ainda 20 g de soluto, ou seja, de sal. Em 50 g de água, pela lógica, dissolve 18 g de sal, restando de precipitado no fundo do recipiente 2 g de sal. Pronto taí.
Findo o experimento, o professor solicitou aos estudantes a indicação de um método para separar totalmente o sal de cozinha e a água que restaram no copo. Eles indicaram, então, estes quatro processos:
I. centrifugação;
II. decantação;
III. destilação; e
IV. filtração.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro processos, o único que vai permitir a separação total das duas substâncias é o
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou não. O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. Num aspirador de pó, o filtro é utilizado para separar as partículas sólidas (poeira) do ar.
Processo de destilação: a solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
O condomínio chamado corpo humano
Nosso organismo é habitado por bilhões de formas de vida microscópicas Sabia que sobre sua pele, neste momento, estão vivendo milhões e milhões de bactérias? Alguns pesquisadores afirmam que, no total, existe um número superior a 10 bilhões de bactérias em nosso corpo, divididas em mais de 200 espécies diferentes. Elas nascem, reproduzemse e morrem, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo. Sem, às vezes, nem prejudicá-lo. Achou nojento? Não se preocupe: isso é mais que normal. Temos todos diversos “moradores” no interior e exterior de nosso corpo e vários deles são até muito importantes para seu bom funcionamento. Como os lactobacilos, que habitam nosso intestino.
COSENDEY, Leonardo. Ciência Hoje das Crianças, 2000.
Com base na leitura desse trecho e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que os microrganismos
A) auxiliam no funcionamento do intestino.
B) estimulam o sistema de defesa do organismo .
C) possuem baixa capacidade reprodutiva.
D) produzem substâncias importantes, como vitaminas.
GABARITO: C
Comentários: o potencial reprodutivo de uma bactéria é respeitável: em apenas alguns instantes já é possível ter muitos exemplares. Isso se deve, em grande parte, pelo tipo mais comum de reprodução que realizam: a cissiparidade (fissão binária). Este processo reprodutivo é assexuado, e consiste em uma simples divisão, como na figura abaixo: Divisão de uma bactéria por cissiparidade ou divisão binária |
Borboletas, bichos-pau, louva-a-deus, besouros, mariposas e formigas são alguns dos insetos que participam da história de Atíria. Uma característica comum a todos esses insetos do bosque é
A) a metamorfose completa.
B) o hábito alimentar.
C) o número de pernas.
D) o par de asas.
GABARITO: C
Comentários: Todos os animais acima relacionados são insetos e têm em comum 3 pares de pernas, já os aracnídeos (aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões possuem 4 pares de pernas. Os crustáceos (lagostas, camarões, tatuis, cracas, percebes, siris e caranguejos) têm 5 pares de pernas. Os quilópodes, que são as centopéias e as lacraias, possuem 1 pata em cada lado do segmento do seu corpo, veja a figura abaixo:A outra classe de artrópodes é a diplopoda que tem como representante o piolho-de-cobra que tem como característica dois pares de pernas em cada segmento.
Veja na tabela acima características importantes das 5 classes do filo artrópoda. |
Leia este texto:
Balada da Saúde
Um dos projetos que visam reduzir a gravidez na adolescência e incentivar o sexo seguro é o Balada da Saúde, que acontece às segundas-feiras na Casa do Adolescente de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. No local, ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Há ainda distribuição de preservativos e de folhetos explicativos. “Tinha vergonha de falar sobre sexo. Aqui perguntei tudo e até perdi o medo de fazer o papanicolau”, conta Andréia, 15. Grávida aos 13 anos, a garota deixou a escola no oitavo mês de gestação. “Engordei 26 kg e tinha falta de ar. Não dava mais para assistir às aulas.” Neste ano, ela retomou os estudos. A colega Danili, 16, engravidou aos 14. “Já tinha recebido informação sobre camisinha e anticoncepcional, mas não usava nada. Agora, uso camisinha e tomo injeção [anticoncepcional]. Morro de medo de engravidar novamente”, diz ela. Danili ainda não voltou à escola. “Estou esperando uma vaga no supletivo”, diz. Assim como Danili, outras duas adolescentes que estavam na balada também abandonaram a escola quando engravidaram e ainda não retomaram os estudos.
Disponível em: <www.saude.gov.br> Acesso em: 22 ago. 2009.
Com base nas informações desse texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A) o coito interrompido impede a gravidez e a transmissão de doenças sexuais.
B) o preservativo é um método eficiente e seguro para uma vida sexual saudável.
C) o tema “sexo seguro” e prevenção era bem conhecido das entrevistadas.
D) o uso da injeção de anticoncepcional possibilita uma vida sexual segura.
GABARITO: B
Comentários: coito interrompido, ou "tirar fora", é quando o homem, segundos antes da ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. Método muito pouco eficiente, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos e também porque é muito difícil conter a ejaculação.
Já a letra B está correta, porque o preservativo (a camisinha de vênus) é um método eficiente e seguro se bem aplicado e além de evitar a gravidez evita as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A taxa de falha na injeção mensal varia de 0.1% a 0.6% ou seja, de cada mil mulheres que usam durante um ano, de uma a seis engravidam, portanto é método que requer muito controle e consulta médica.
INSTRUÇÃO: Para responder às questões abaixo, leia atentamente o texto que se segue.
A taxa de mortalidade por gripe suína no Paraná é a maior entre os Estados brasileiros e é superior a qualquer país do mundo. No total, foram registrados no Estado – que possui 10 686 247 habitantes – 201 óbitos em razão de complicações decorrentes do vírus H1N1, o que representa uma taxa de mortalidade de 1,88 pessoas para um grupo de 100 mil habitantes. As principais recomendações dos órgãos de Saúde Pública sobre a prevenção para esta gripe incluem: lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, ventilar bem os ambientes, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Disponível em:
< http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/o4/ult7403u418.jhtm>.
Sabe-se que, no Distrito Federal, a taxa de mortalidade por gripe suína foi de 0,07 pessoa em 100 mil habitantes, o que representou 2 mortes. Com base na leitura do texto e nessas informações, é CORRETO afirmar que a população do Distrito Federal é de, aproximadamente,
A) 1 809 455 habitantes.
B) 2 857 142 habitantes.
C) 3 220 980 habitantes.
D) 5 122 456 habitantes.
GABARITO: B
Comentários: é so fazer as contas: X será ao valor da população em questão.
Assim: X multiplicado pela taxa de mortalidade (0,07) e dividido por 100.000 = 2 óbitos.
Montar as contas: 0,07 X Dividido por 100.000 = 2, resolvendo essa proporção o resultado será 2 857 142 habitantes, portanto letra B. Olha a matemática aí, galera.
Com base na leitura do texto, é CORRETO afirmar que o acolhimento da população às recomendações dos órgãos de Saúde Pública tem resultado positivo, também, na prevenção de
A) dengue.
B) leishmaniose.
C) malária.
D) tuberculose.
GABARITO: D
Comentários: tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. As outras doenças são causadas pela picada de mosquitos, portanto. nada a ver com o texto. Para saber e ficar antenado: leishmaniose picada do flebótomo (chamado "mosquito palha" ou birigui), dengue pela picada do mosquito Aedes aegypti e a malária pela picada do mosquito Anopheles. Não se esqueça que o mosquito para transmitir essas doenças precisa estar INFECTADO.Observe esta figura, em que estão indicados, com números de 1 a 5, alguns órgãos do corpo humano:
Com base nas informações contidas nessa figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, é
INCORRETO afirmar que
A) a digestão química das proteínas de um bife é iniciada em 1.
B) as substâncias tóxicas – o álcool, entre outras – são metabolizadas em 2.
C) o sangue transporta até as células os nutrientes absorvidos em 4 e 5.
D) o sistema nervoso interage com 3 e promove a digestão.
GABARITO: A
Comentários: Proteínas começam a ser digeridas no estômago. O fígado (orgão 2) metaboliza o álcool. O fágado é um órgão que tem várias funções, portanto, importantíssimo para nós, entre essas funções tem-se a formação e excreção da bile, substância importante na digestão de gorduras. Em 4 ( intestino delgado) ocorre a maior parte da digestão e absorção de nutrientes. Em 5 (intestino grosso) ocorre ainda absorção de nutrientes. 3 é o estômago e para funcionar corretamente o aparelho digestivo está ligado a uma vasta rede de neurônios distribuídos desde o esôfago até as últimas partes do intestino, portanto o estômago também faz parte dessa rede. Parece uma extensão do cérebro, que lá do crânio coordena todo o processo de absorção dos nutrientes. Parece, mas não é. Os neurônios de baixo são independentes dos de cima: uns poucos neurônios fazem a ponte entre os dois, mas eles agem de maneira autônoma. Para obter água, os Basarwa, povo nômade da África, usa o seguinte método: em um orifício cavado na areia e preenchido com a vegetação disponível nas redondezas, colocam um recipiente – parte da casca de um ovo de avestruz –, para recolher a água, e tampam tudo com uma membrana feita com a bexiga de um animal, presa por pedras, como mostrado nesta figura:
Considerando-se essas informações é CORRETO afirmar que, nesse caso, a obtenção da água se explica porque
A) a água contida na vegetação, colocada no fundo, evapora e condensa-se na superfície inferior da membrana, de onde escorre para a casca do ovo.
B) a membrana, ao perder água, abastece a casca do ovo e a vegetação, colocada no fundo, repõe a água perdida pela membrana.
C) a membrana seca absorve a água do solo e da vegetação, colocada no fundo, restabelece sua umidade natural e, então, abastece a casca do ovo.
D) a temperatura, dentro do buraco, aumenta por causa do isolamento térmico feito pela vegetação, colocada no fundo, o que faz a casca do ovo absorver a água do solo.
GABARITO: A
Comentários: a vegetação em torno do buraco vai reter água, que evapora e se condensa na membrana, formando gotículas que caem para dentro da casca do ovo: correto A.
Quatro blocos de gelo idênticos, todos à mesma temperatura inicial, são colocados em um ambiente com temperatura controlada e mantida constante em 20 ºC, nas seguintes condições:
• bloco 1, sem nenhum envoltório;
• bloco 2, enrolado em uma folha de papel alumínio;
• bloco 3, enrolado em uma folha de jornal;
• bloco 4, enrolado em um tecido grosso de lã.
É CORRETO afirmar que, nessas condições, o bloco de gelo que vai derreter mais lentamente é o
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
GABARITO: D
Comentários: dos três materiais citados acima, a lã é a que funciona melhor como isolante térmico, portanto, o gelo recebe menos calor do meio ambiente, derretendo mais devagar. Lembre-se que o calor sempre passa de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e se tiver um bom isolante, retarda essa passagem.
Dois copos de vidro colocados um dentro do outro ficaram presos, como mostrado nesta figura:
Para separar os dois, sem perigo de quebrá-los, pensou-se nestes quatro procedimentos:
I. Colocar água quente apenas dentro do copo A.
II. Mergulhar o fundo do copo B em água quente.
III. Mergulhar ambos os copos em água quente.
IV. Mergulhar o fundo do copo B em água fria.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro procedimentos, o único que permite separar os copos sem quebrá-los é o
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
GABARITO: B
Comentários: esta questão tem a ver com a dilatação dos corpos. Sabendo que um corpo ao ser aquecido se expande, fica fácil. Releia as afirmativas e garanta seu ponto.
Um pente, previamente utilizado para pentear cabelos secos e limpos, adquire a capacidade de atrair
pedacinhos de papel picado, como mostrado nesta figura:
Tal atração ocorre mesmo antes de o pente tocar nos pedacinhos de papel. Considerando-se o fenômeno descrito, é CORRETO afirmar que o pente
A) adquire cargas elétricas positivas e atrai o papel, que também adquire cargas elétricas positivas ao ser rasgado.
B) adquire cargas elétricas que anulam o campo gravitacional em torno dele, o que provoca a elevação dos pedacinhos de papel.
C) é eletricamente carregado e polariza os pedacinhos de papel, atraindo-os, mesmo que estejam eletricamente neutros.
D) é magnetizado e atrai os pedacinhos de papel, que contêm minúsculas partículas de ferro na sua constituição.
GABARITO: C
Comentários: quando se passa o pente nos cabelos, ele fica eletrizado, ou seja, com excesso de cargas, assim, ele atrai os pedacinhos de papel mesmo estando neutro (cargas positivas = cargas negativas).
Para responder às questões abaixo, analise atentamente o experimento que se segue.
Um grupo de estudantes preparou uma solução, dissolvendo 20 g de sal de cozinha em 100 g de água contida em um copo, que foi deixado destampado até que metade da água evaporou. No fundo do copo, foram observados, então, cristais do sal de cozinha. Durante todo o tempo, a temperatura do conjunto foi mantida a 25 oC. A quantidade máxima de sal de cozinha que pode ser dissolvida em água – ou seja, a solubilidade do sal – é de 36 g em 100 g de água, à temperatura de 25 oC.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, no final do experimento, a massa de sal dissolvido na fase líquida que restou no copo era de
A) 10 g .
B) 18 g .
C) 20 g .
D) 36 g .
GABARITO: B
Comentários: mais conta, vamos lá. Sabe-se que 36 g dissolvem 100 g de água. ou seja, não sobra no fundo nada de sal. Assim, quando a água por evaporação se reduz à metade, temos agora 50 gramas de água e ainda 20 g de soluto, ou seja, de sal. Em 50 g de água, pela lógica, dissolve 18 g de sal, restando de precipitado no fundo do recipiente 2 g de sal. Pronto taí.
Findo o experimento, o professor solicitou aos estudantes a indicação de um método para separar totalmente o sal de cozinha e a água que restaram no copo. Eles indicaram, então, estes quatro processos:
I. centrifugação;
II. decantação;
III. destilação; e
IV. filtração.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro processos, o único que vai permitir a separação total das duas substâncias é o
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
GABARITO: C
Comentários: a centrifugação é usada na realização do exame de sangue. Separa-se o sangue puro do plasma (líquido que compõe parte do sangue), através de um processo de sedimentação “acelerada” (o sangue é posto em uma centrífuga, para que a parte pesada do composto se deposite no fundo do recipiente).A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou não. O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. Num aspirador de pó, o filtro é utilizado para separar as partículas sólidas (poeira) do ar.
Processo de destilação: a solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário