"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Questões COLTEC/2011

Observe este esquema, em que está representada, de forma simplificada, a evolução dos vertebrados:
Esquema simplificado da linha evolutiva dos vertebrados

Disponível em: <http://biosnautas.blogspot.com/2009/11/animais-vertebrados.html>.
Acesso em: 26 out. 2011.
Com base nas informações contidas nesse esquema e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO
A) a fecundação interna propiciou aos anfíbios a sobrevivência em ambientes terrestres.
B) a homeotermia, do ponto de vista evolutivo, é uma característica mais recente que a heterotermia.
C) a pele impermeável e os ovos com casca permitiram aos répteis a sobrevivência em ambientes terrestres.
D) a respiração branquial é comum aos peixes sem mandíbula, cartilaginosos e ósseos.
GABARITO: A
Comentários: A fecundação nos anfíbios é externa, como nos peixes também: fêmea desova na água e macho deposita seus espermatozoides em cima. A homeotermia está presente em peixes, anfíbios e répteirs, ou seja, regulam a temperatura de seus corpos de acordo com a temperatura do meio ambiente, enquanto que aves e mamíferos são heterotérmicos, sendo a regulação do corpo feita internamente. Os répteis são os primeiros seres a conquistarem definitivamente o meio terrestre e isso se deve à sua pele ser grossa e seus ovos terem casca. Peixes: respiração branquial, embora existam peixes pulmonados, chamados dipnóicos, anfíbios: respiração cutânea e pulmonar, répteis, aves e mamíferos: respiração pulmonar.

Quando uma pessoa leva um susto ou se vê em perigo, o corpo dela entra em estado de alerta. Entre as alterações fisiológicas decorrentes de um susto, NÃO se inclui a
A) liberação de adrenalina no sangue.
B) liberação de glicose pelo fígado.
C) redução do fluxo sanguíneo nos músculos.
D) respiração acelerada.
GABARITO: C
Comentários: A adrenalina é liberada quando no sangue tem pouca glicose, portanto, quando a pessoa leva um susto, há liberação de adrenalina, acionadando o mecanismo de produção e liberação de glicose no sangue, ativando o fluxo de sangue nos músculos, assim, a pessoa respira mais.

Uma bola de tênis é deixada cair, de uma altura de 1,0 m, sobre uma superfície de madeira, horizonta e lisa. Ao cair, a bola colide com a superfície e volta a subir até uma altura de 80 cm, de onde torna a cair. Durante a colisão, escuta-se o som da bola batendo na superfície, mas, antes e depois da colisão, não se escutam sons.
Considerando-se as transformações de energia que ocorrem nesse movimento da bola, é INCORRETO afirmar que,
A) durante a queda da bola, a energia potencial gravitacional do sistema bola/Terra se transforma em energia de movimento da bola.
B) nesse fenômeno, não há conservação de energia, já que a bola não retorna à mesma altura de onde iniciou o movimento.
C) no momento da colisão, o som que se escuta é uma evidência de que parte da energia inicial do sistema é transformada em energia do som e não pode ser recuperada.
D) no momento da colisão, uma parte da energia de movimento da bola, logo antes de colidir com a madeira, se transforma em energia potencial elástica.
GABARITO: B
Comentários: a afirmativa B esta incorreta simplesmente por dizer que a energia não pode ser recuperada, sabe-se que a energia nunca é perdida ou criada e sim transformada, portanto pode ser recuperada.. Quando um objeto cai, sempre a energia potencial gravitacional dele se  transforma em energia do movimento ou energia cinética. Sempre vai haver conservação de energia, ou seja a energia não é perdida, vai de uma maneira ou outra se transformaar em outra energia, conservando-se.

Ao arrumar seu armário, Pedro encontrou uma caixa, em que estavam guardados uma bola de borracha e um cubo de aço. Ao pegar esses objetos, o menino sentiu que o cubo parecia mais frio que a bola. Analise, do ponto de vista científico, estas conclusões referentes à sensação térmica experimentada por Pedro:
I – A temperatura do cubo de aço é menor que a temperatura da bola de borracha.
II - A sensação térmica depende da rapidez com que a energia é transferida da mão para o cubo.
A partir da análise dessas conclusões, é CORRETO afirmar que,
A) apenas a I é verdadeira.
B) apenas a II é verdadeira.
C) as duas são verdadeiras.
D) nenhuma das duas é verdadeira.
GABARITO: B
Comentários: os dois materiais estão no mesmo ambiente, portanto, estão na mesma temperatura, o que faz pensar que um é mais frio que o outro é apenas o material de cada um, a sensação térmica é que varia muito, de material para material. A sensação, assim, vai depender muito da rapidez com que é transferida de um objeto a outro.

A água é uma substância importante para a sobrevivência dos seres vivos. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar que a água
A) é usada como fonte de energia pelos animais e plantas.
B) está envolvida no controle fisiológico da temperatura de muitos animais.
C) fornece oxigênio de suas moléculas para a respiração dos peixes.
D) representa cerca de 10% do peso de uma pessoa adulta.
GABARITO: B
Comentários: a água é muito importante para os seres vivos, participa de muitas reações nos organismos, entretanto não é fonte de energia direta  de animais e plantas, sabe-se que os açúcares são fonte primária de energia, a glicose, por exemplo. Peixes retiram o oxigênio da água. O ser humano tem 70% de água no seu corpo. O controle de temperatura corporal está relacionado com perda e ganho de água.

Fabiano tomou a cuia, desceu a ladeira, encaminhou-se ao rio seco, achou no bebedouro dos animais um pouco de lama. Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo pra cima [...]
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 113 ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. p. 14.
É CORRETO afirmar que, ao consumirem a água como fez Fabiano nesse trecho, as pessoas podem adquirir
A) ascaridíase.
B) dengue.
C) doença de Chagas.
D) leishmaniose.
GABARITO: A
Comentários: a contaminação pela lombriga (Ascaris lumbricóides) se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas. A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. A doença de chagas é causada pelo barbeiro, que ao picar defeca as formas de infeção (tripomastigotas) e a pessoa ao coçar contamina-se. A leishmaniose, conhecida também com calazar ou úlcera de Bauru é causada por um mosquito, birigui ou mosquito palha.

Para enfrentar a falta de água em períodos de seca, os moradores da caatinga constroem poços, cacimbas e açudes. Mesmo assim, na maior parte das vezes, só conseguem obter água salobra, imprópria para consumo. Após se perfurar um poço, obteve-se uma mistura de água salobra e areia. Nesse caso, para se obter água pura, em uma única operação, o método de separação CORRETO é a
A) decantação.
B) destilação.
C) filtração.
D) flotação.
GABARITO: B
Comentários: água salobra quer dizer água salgada. Em uma única operação só se pode usar a destilação, que é a separação da água ao ser aquecida pelo seu ponto de ebulição que é em torno de 100 ºC.

Quando separados, o sal de cozinha puro, NaCl , e a água destilada são exemplos de isolantes elétricos. Entretanto, quando se adiciona sal de cozinha à água, cria-se uma solução que se comporta  como um condutor elétrico.
É CORRETO afirmar que isso ocorre porque o sal de cozinha
A) reage com a água e dissocia essa substância em íons positivos e negativos.
B) reage com a água e forma uma nova substância, condutora de eletricidade.
C) se dissolve na água e promove a liberação de elétrons na solução.
D) se dissolve na água e promove a liberação de íons positivos e negativos.
GABARITO: D
Comentários: essa questão foi um pouco tendenciosa, deveria na minha opinião ser anulada, pois em química, um sal é um composto iônico que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Dá para ficar em dúvida em relação a letra A e D. A letra B poderia ser também, por que é uma nova substância que conduz eletricidade. e a C também está em parte correta. Muitas dúvidas!!!???

No processo de salga da carne, adiciona-se uma grande quantidade de cloreto de sódio, NaCl  ou sal de cozinha, a esse alimento, que, posteriormente, é exposto ao ar.
É CORRETO afirmar que o mecanismo pelo qual o NaCl aumenta a durabilidade da carne consiste na
A) desidratação da carne, devido às altas concentrações do sal, o que impede o crescimento dos microrganismos que degradam o alimento.
B) formação de uma camada que protege a carne da ação de componentes ambientais, entre outros, a umidade.
C) formação de uma película protetora sobre a carne, o que impede que o alimento sofra ação do oxigênio do ar.
D) reação com os componentes da carne, o que forma substâncias químicas que não sofrem degradação por microrganismos.
GABARITO: A
Comentários: a carne ao ser salgada perde água, o que dificulta a ação dos microorganismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário