"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

Questões COLTEC/2011

Para responder às questões abaixo, analise atentamente os dados contidos no quadro que se segue.
   Aluno            Especificações do chuveiro elétrico         Duração do banho
  Míriam                  2.500 W/110 V                                     20 minutos
 Emanuelle              4.000 W/110 V                                      10 minutos
   Víctor                  3.000 W/220 V                                      15 minutos
  Henrique               1.500 W/220 V                                      25 minutos


Míriam, Emanuelle, Víctor e Henrique propuseram-se investigar o consumo de energia durante o banho, usando chuveiro elétrico. Considerando as especificações fornecidas no manual do chuveiro de suas casas e utilizando um cronômetro, cada um deles mediu a duração do próprio banho. A partir da análise dos dados fornecidos no quadro, é CORRETO afirmar que, entre os quatro alunos, quem consumiu a maior quantidade de energia durante o banho foi
A) Emanuelle.
B) Henrique.
C) Míriam.
D) Víctor.
GABARITO: C
Comentários: para calcular este consumo basta sabermos a potência do aparelho e o tempo de utilização dele, por exemplo, se quisermos saber quanta energia gasta um chuveiro de 3000W ligado durante 15 minutos (900s), seu consumo de energia será: E = Pot . Tempo em segundos, fazendo as contas vai dar 2700000 J. Com esta fórmula é só fazer as contas e descobrir que quem gasta mais energia no banho é Mírian.

É CORRETO afirmar que, para obter consumo igual ao de Mirian, o tempo de banho de Emanuelle deve ser de
A) 6 minutos e 15 segundos.
B) 12 minutos e 30 segundos.
C) 12 minutos e 50 segundos.
D) 16 minutos.
GABARITO: B
Comentários: é só fazer as contas. Não esqueça de transformar minutos para segundos (é só multiplicar  por 60).

sábado, 29 de outubro de 2011

Questão COLTEC/2011

Um menino amarrou uma bola na extremidade de um cordão comprido e começou a girá-los em alta velocidade. Nesta figura, estão representados o menino e o movimento do cordão e da bola, vistos de cima:

Nesta figura, o menino é representado pelo ponto menor, no centro, e a bola gira num plano horizontal no sentido anti-horário, como indicado pela seta. A posição da bola, em quatro instantes de tempo, é indicada pelos números 1, 2, 3 e 4.
Considere que, no instante em que a bola passava pela posição 4, o cordão arrebentou. Assinale a alternativa em que está mais bem representada a trajetória da bola, indicada pela linha tracejada, vista de cima, logo após o cordão ter arrebentado.

GABARITO: B
Comentários:


 A figura acima representa um movimento circular e uniforme de uma bola presa a uma linha. A partir deste exemplo podemos concluir que a direção da velocidade vetorial deve ser tal que coincida com a direção da reta tangente (seta em vermelho) à trajetória em cada ponto da curva, uma vez que é esta e a direção que o corpo tende a seguir caso o barbante arrebente ou se o menino soltar o conjunto (bola +barbante).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Questões COLTEC/2011

Observe este esquema, em que está representada, de forma simplificada, a evolução dos vertebrados:
Esquema simplificado da linha evolutiva dos vertebrados

Disponível em: <http://biosnautas.blogspot.com/2009/11/animais-vertebrados.html>.
Acesso em: 26 out. 2011.
Com base nas informações contidas nesse esquema e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO
A) a fecundação interna propiciou aos anfíbios a sobrevivência em ambientes terrestres.
B) a homeotermia, do ponto de vista evolutivo, é uma característica mais recente que a heterotermia.
C) a pele impermeável e os ovos com casca permitiram aos répteis a sobrevivência em ambientes terrestres.
D) a respiração branquial é comum aos peixes sem mandíbula, cartilaginosos e ósseos.
GABARITO: A
Comentários: A fecundação nos anfíbios é externa, como nos peixes também: fêmea desova na água e macho deposita seus espermatozoides em cima. A homeotermia está presente em peixes, anfíbios e répteirs, ou seja, regulam a temperatura de seus corpos de acordo com a temperatura do meio ambiente, enquanto que aves e mamíferos são heterotérmicos, sendo a regulação do corpo feita internamente. Os répteis são os primeiros seres a conquistarem definitivamente o meio terrestre e isso se deve à sua pele ser grossa e seus ovos terem casca. Peixes: respiração branquial, embora existam peixes pulmonados, chamados dipnóicos, anfíbios: respiração cutânea e pulmonar, répteis, aves e mamíferos: respiração pulmonar.

Quando uma pessoa leva um susto ou se vê em perigo, o corpo dela entra em estado de alerta. Entre as alterações fisiológicas decorrentes de um susto, NÃO se inclui a
A) liberação de adrenalina no sangue.
B) liberação de glicose pelo fígado.
C) redução do fluxo sanguíneo nos músculos.
D) respiração acelerada.
GABARITO: C
Comentários: A adrenalina é liberada quando no sangue tem pouca glicose, portanto, quando a pessoa leva um susto, há liberação de adrenalina, acionadando o mecanismo de produção e liberação de glicose no sangue, ativando o fluxo de sangue nos músculos, assim, a pessoa respira mais.

Uma bola de tênis é deixada cair, de uma altura de 1,0 m, sobre uma superfície de madeira, horizonta e lisa. Ao cair, a bola colide com a superfície e volta a subir até uma altura de 80 cm, de onde torna a cair. Durante a colisão, escuta-se o som da bola batendo na superfície, mas, antes e depois da colisão, não se escutam sons.
Considerando-se as transformações de energia que ocorrem nesse movimento da bola, é INCORRETO afirmar que,
A) durante a queda da bola, a energia potencial gravitacional do sistema bola/Terra se transforma em energia de movimento da bola.
B) nesse fenômeno, não há conservação de energia, já que a bola não retorna à mesma altura de onde iniciou o movimento.
C) no momento da colisão, o som que se escuta é uma evidência de que parte da energia inicial do sistema é transformada em energia do som e não pode ser recuperada.
D) no momento da colisão, uma parte da energia de movimento da bola, logo antes de colidir com a madeira, se transforma em energia potencial elástica.
GABARITO: B
Comentários: a afirmativa B esta incorreta simplesmente por dizer que a energia não pode ser recuperada, sabe-se que a energia nunca é perdida ou criada e sim transformada, portanto pode ser recuperada.. Quando um objeto cai, sempre a energia potencial gravitacional dele se  transforma em energia do movimento ou energia cinética. Sempre vai haver conservação de energia, ou seja a energia não é perdida, vai de uma maneira ou outra se transformaar em outra energia, conservando-se.

Ao arrumar seu armário, Pedro encontrou uma caixa, em que estavam guardados uma bola de borracha e um cubo de aço. Ao pegar esses objetos, o menino sentiu que o cubo parecia mais frio que a bola. Analise, do ponto de vista científico, estas conclusões referentes à sensação térmica experimentada por Pedro:
I – A temperatura do cubo de aço é menor que a temperatura da bola de borracha.
II - A sensação térmica depende da rapidez com que a energia é transferida da mão para o cubo.
A partir da análise dessas conclusões, é CORRETO afirmar que,
A) apenas a I é verdadeira.
B) apenas a II é verdadeira.
C) as duas são verdadeiras.
D) nenhuma das duas é verdadeira.
GABARITO: B
Comentários: os dois materiais estão no mesmo ambiente, portanto, estão na mesma temperatura, o que faz pensar que um é mais frio que o outro é apenas o material de cada um, a sensação térmica é que varia muito, de material para material. A sensação, assim, vai depender muito da rapidez com que é transferida de um objeto a outro.

A água é uma substância importante para a sobrevivência dos seres vivos. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar que a água
A) é usada como fonte de energia pelos animais e plantas.
B) está envolvida no controle fisiológico da temperatura de muitos animais.
C) fornece oxigênio de suas moléculas para a respiração dos peixes.
D) representa cerca de 10% do peso de uma pessoa adulta.
GABARITO: B
Comentários: a água é muito importante para os seres vivos, participa de muitas reações nos organismos, entretanto não é fonte de energia direta  de animais e plantas, sabe-se que os açúcares são fonte primária de energia, a glicose, por exemplo. Peixes retiram o oxigênio da água. O ser humano tem 70% de água no seu corpo. O controle de temperatura corporal está relacionado com perda e ganho de água.

Fabiano tomou a cuia, desceu a ladeira, encaminhou-se ao rio seco, achou no bebedouro dos animais um pouco de lama. Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo pra cima [...]
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 113 ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. p. 14.
É CORRETO afirmar que, ao consumirem a água como fez Fabiano nesse trecho, as pessoas podem adquirir
A) ascaridíase.
B) dengue.
C) doença de Chagas.
D) leishmaniose.
GABARITO: A
Comentários: a contaminação pela lombriga (Ascaris lumbricóides) se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas. A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. A doença de chagas é causada pelo barbeiro, que ao picar defeca as formas de infeção (tripomastigotas) e a pessoa ao coçar contamina-se. A leishmaniose, conhecida também com calazar ou úlcera de Bauru é causada por um mosquito, birigui ou mosquito palha.

Para enfrentar a falta de água em períodos de seca, os moradores da caatinga constroem poços, cacimbas e açudes. Mesmo assim, na maior parte das vezes, só conseguem obter água salobra, imprópria para consumo. Após se perfurar um poço, obteve-se uma mistura de água salobra e areia. Nesse caso, para se obter água pura, em uma única operação, o método de separação CORRETO é a
A) decantação.
B) destilação.
C) filtração.
D) flotação.
GABARITO: B
Comentários: água salobra quer dizer água salgada. Em uma única operação só se pode usar a destilação, que é a separação da água ao ser aquecida pelo seu ponto de ebulição que é em torno de 100 ºC.

Quando separados, o sal de cozinha puro, NaCl , e a água destilada são exemplos de isolantes elétricos. Entretanto, quando se adiciona sal de cozinha à água, cria-se uma solução que se comporta  como um condutor elétrico.
É CORRETO afirmar que isso ocorre porque o sal de cozinha
A) reage com a água e dissocia essa substância em íons positivos e negativos.
B) reage com a água e forma uma nova substância, condutora de eletricidade.
C) se dissolve na água e promove a liberação de elétrons na solução.
D) se dissolve na água e promove a liberação de íons positivos e negativos.
GABARITO: D
Comentários: essa questão foi um pouco tendenciosa, deveria na minha opinião ser anulada, pois em química, um sal é um composto iônico que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Dá para ficar em dúvida em relação a letra A e D. A letra B poderia ser também, por que é uma nova substância que conduz eletricidade. e a C também está em parte correta. Muitas dúvidas!!!???

No processo de salga da carne, adiciona-se uma grande quantidade de cloreto de sódio, NaCl  ou sal de cozinha, a esse alimento, que, posteriormente, é exposto ao ar.
É CORRETO afirmar que o mecanismo pelo qual o NaCl aumenta a durabilidade da carne consiste na
A) desidratação da carne, devido às altas concentrações do sal, o que impede o crescimento dos microrganismos que degradam o alimento.
B) formação de uma camada que protege a carne da ação de componentes ambientais, entre outros, a umidade.
C) formação de uma película protetora sobre a carne, o que impede que o alimento sofra ação do oxigênio do ar.
D) reação com os componentes da carne, o que forma substâncias químicas que não sofrem degradação por microrganismos.
GABARITO: A
Comentários: a carne ao ser salgada perde água, o que dificulta a ação dos microorganismos.

sábado, 22 de outubro de 2011

Questões COLTEC/2010

Leia este trecho:
O condomínio chamado corpo humano
Nosso organismo é habitado por bilhões de formas de vida microscópicas Sabia que sobre sua pele, neste momento, estão vivendo milhões e milhões de bactérias? Alguns pesquisadores afirmam que, no total, existe um número superior a 10 bilhões de bactérias em nosso corpo, divididas em mais de 200 espécies diferentes. Elas nascem, reproduzemse e morrem, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo. Sem, às vezes, nem prejudicá-lo. Achou nojento? Não se preocupe: isso é mais que normal. Temos todos diversos “moradores” no interior e exterior de nosso corpo e vários deles são até muito importantes para seu bom funcionamento. Como os lactobacilos, que habitam nosso intestino.
                                    COSENDEY, Leonardo. Ciência Hoje das Crianças, 2000.
Com base na leitura desse trecho e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que os microrganismos
A) auxiliam no funcionamento do intestino.
B) estimulam o sistema de defesa do organismo .
C) possuem baixa capacidade reprodutiva.
D) produzem substâncias importantes, como vitaminas.
GABARITO: C
Comentários: o potencial  reprodutivo de uma bactéria é respeitável: em apenas alguns instantes já é possível ter muitos exemplares. Isso se deve, em grande parte, pelo tipo mais comum de reprodução que realizam: a cissiparidade (fissão binária). Este processo reprodutivo é assexuado, e consiste em uma simples divisão, como na figura abaixo:
Divisão de uma bactéria por cissiparidade (ou Fissão Binária)
Divisão de uma bactéria por cissiparidade ou divisão binária

Borboletas, bichos-pau, louva-a-deus, besouros, mariposas e formigas são alguns dos insetos que participam da história de Atíria. Uma característica comum a todos esses insetos do bosque é
A) a metamorfose completa.
B) o hábito alimentar.
C) o número de pernas.
D) o par de asas.
GABARITO: C
Comentários: Todos os animais acima relacionados são insetos e têm em comum 3 pares de pernas, já os aracnídeos (aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões possuem 4 pares de pernas. Os crustáceos (lagostas, camarões, tatuis, cracas, percebes, siris e caranguejos) têm 5 pares de pernas. Os quilópodes, que são as centopéias e as lacraias, possuem 1 pata em cada lado do segmento do seu corpo, veja a figura abaixo:
A outra classe de artrópodes é a diplopoda que tem como representante o piolho-de-cobra que tem como característica dois pares de pernas em cada segmento.

Veja na tabela acima características importantes das 5 classes do filo artrópoda.

Leia este texto:
Balada da Saúde
Um dos projetos que visam reduzir a gravidez na adolescência e incentivar o sexo seguro é o Balada da Saúde, que acontece às segundas-feiras na Casa do Adolescente de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. No local, ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Há ainda distribuição de preservativos e de folhetos explicativos. “Tinha vergonha de falar sobre sexo. Aqui perguntei tudo e até perdi o medo de fazer o papanicolau”, conta Andréia, 15. Grávida aos 13 anos, a garota deixou a escola no oitavo mês de gestação. “Engordei 26 kg e tinha falta de ar. Não dava mais para assistir às aulas.” Neste ano, ela retomou os estudos. A colega Danili, 16, engravidou aos 14. “Já tinha recebido informação sobre camisinha e anticoncepcional, mas não usava nada. Agora, uso camisinha e tomo injeção [anticoncepcional]. Morro de medo de engravidar novamente”, diz ela. Danili ainda não voltou à escola. “Estou esperando uma vaga no supletivo”, diz. Assim como Danili, outras duas adolescentes que estavam na balada também abandonaram a escola quando engravidaram e ainda não retomaram os estudos.
                       Disponível em: <www.saude.gov.br> Acesso em: 22 ago. 2009.
Com base nas informações desse texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A) o coito interrompido impede a gravidez e a transmissão de doenças sexuais.
B) o preservativo é um método eficiente e seguro para uma vida sexual saudável.
C) o tema “sexo seguro” e prevenção era bem conhecido das entrevistadas.
D) o uso da injeção de anticoncepcional possibilita uma vida sexual segura.
GABARITO: B
Comentários: coito interrompido, ou "tirar fora", é quando o homem, segundos antes da ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. Método muito pouco eficiente, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos e também porque é muito difícil conter a ejaculação.
Já a letra B está correta, porque o preservativo (a camisinha de vênus) é um método eficiente  e seguro se bem aplicado e além de evitar a gravidez evita as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A taxa de falha na injeção mensal varia de 0.1% a 0.6% ou seja, de cada mil mulheres que usam durante um ano, de uma a seis engravidam, portanto é método que requer muito controle e consulta médica.

INSTRUÇÃO: Para responder às questões abaixo, leia atentamente o texto que se segue.
A taxa de mortalidade por gripe suína no Paraná é a maior entre os Estados brasileiros e é superior a qualquer país do mundo. No total, foram registrados no Estado – que possui 10 686 247 habitantes – 201 óbitos em razão de complicações decorrentes do vírus H1N1, o que representa uma taxa de mortalidade de 1,88 pessoas para um grupo de 100 mil habitantes. As principais recomendações dos órgãos de Saúde Pública sobre a prevenção para esta gripe incluem: lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, ventilar bem os ambientes, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Disponível em:
< http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/o4/ult7403u418.jhtm>.

Sabe-se que, no Distrito Federal, a taxa de mortalidade por gripe suína foi de 0,07 pessoa em 100 mil habitantes, o que representou 2 mortes. Com base na leitura do texto e nessas informações, é CORRETO afirmar que a população do Distrito Federal é de, aproximadamente,
A) 1 809 455 habitantes.
B) 2 857 142 habitantes.
C) 3 220 980 habitantes.
D) 5 122 456 habitantes.
GABARITO: B
Comentários: é so fazer as contas: X será ao valor da população em questão.
Assim: X multiplicado pela taxa de mortalidade (0,07) e dividido por 100.000 = 2 óbitos.
Montar as contas: 0,07 X Dividido por 100.000 = 2, resolvendo essa proporção o resultado será 2 857 142 habitantes, portanto letra B. Olha a matemática aí, galera.

Com base na leitura do texto, é CORRETO afirmar que o acolhimento da população às recomendações dos órgãos de Saúde Pública tem resultado positivo, também, na prevenção de
A) dengue.
B) leishmaniose.
C) malária.
D) tuberculose.
GABARITO: D
Comentários: tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. As outras doenças são causadas pela picada de mosquitos, portanto. nada a ver com o texto. Para saber e ficar antenado: leishmaniose picada do flebótomo (chamado "mosquito palha" ou birigui), dengue pela picada do mosquito Aedes aegypti e a malária pela picada do mosquito Anopheles. Não se esqueça que o mosquito para transmitir essas doenças precisa estar INFECTADO.

Observe esta figura, em que estão indicados, com números de 1 a 5, alguns órgãos do corpo humano:


Com base nas informações contidas nessa figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, é
INCORRETO afirmar que
A) a digestão química das proteínas de um bife é iniciada em 1.
B) as substâncias tóxicas – o álcool, entre outras – são metabolizadas em 2.
C) o sangue transporta até as células os nutrientes absorvidos em 4 e 5.
D) o sistema nervoso interage com 3 e promove a digestão.
GABARITO: A
Comentários: Proteínas começam a ser digeridas no estômago. O fígado (orgão 2) metaboliza o álcool. O fágado é um órgão que tem várias funções, portanto, importantíssimo para nós, entre essas funções tem-se a formação e excreção da bile, substância importante na digestão de gorduras. Em 4 ( intestino delgado) ocorre a maior parte da digestão e absorção de nutrientes. Em 5 (intestino grosso) ocorre ainda absorção de nutrientes. 3 é o estômago e para funcionar corretamente o aparelho digestivo está ligado a uma vasta rede de neurônios distribuídos desde o esôfago até as últimas partes do intestino, portanto o estômago também faz parte dessa rede. Parece uma extensão do cérebro, que lá do crânio coordena todo o processo de absorção dos nutrientes. Parece, mas não é. Os neurônios de baixo são independentes dos de cima: uns poucos neurônios fazem a ponte entre os dois, mas eles agem de maneira autônoma.  

Para obter água, os Basarwa, povo nômade da África, usa o seguinte método: em um orifício cavado na areia e preenchido com a vegetação disponível nas redondezas, colocam um recipiente – parte da casca de um ovo de avestruz –, para recolher a água, e tampam tudo com uma membrana feita com a bexiga de um animal, presa por pedras, como mostrado nesta figura:


Considerando-se essas informações é CORRETO afirmar que, nesse caso, a obtenção da água se explica porque
A) a água contida na vegetação, colocada no fundo, evapora e condensa-se na superfície inferior da membrana, de onde escorre para a casca do ovo.
B) a membrana, ao perder água, abastece a casca do ovo e a vegetação, colocada no fundo, repõe a água perdida pela membrana.
C) a membrana seca absorve a água do solo e da vegetação, colocada no fundo, restabelece sua umidade natural e, então, abastece a casca do ovo.
D) a temperatura, dentro do buraco, aumenta por causa do isolamento térmico feito pela vegetação, colocada no fundo, o que faz a casca do ovo absorver a água do solo.
GABARITO: A
Comentários: a vegetação em torno do buraco vai reter água, que evapora e se condensa na membrana, formando gotículas que caem para dentro da casca do ovo: correto A.

Quatro blocos de gelo idênticos, todos à mesma temperatura inicial, são colocados em um ambiente com temperatura controlada e mantida constante em 20 ºC, nas seguintes condições:
• bloco 1, sem nenhum envoltório;
• bloco 2, enrolado em uma folha de papel alumínio;
• bloco 3, enrolado em uma folha de jornal;
• bloco 4, enrolado em um tecido grosso de lã.
É CORRETO afirmar que, nessas condições, o bloco de gelo que vai derreter mais lentamente é o
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
GABARITO: D
Comentários: dos três materiais citados acima, a lã é a que funciona melhor como isolante térmico, portanto,  o gelo recebe menos calor do meio ambiente, derretendo mais devagar. Lembre-se que o calor sempre passa de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e se tiver um bom isolante, retarda essa passagem.

Dois copos de vidro colocados um dentro do outro ficaram presos, como mostrado nesta figura:

Para separar os dois, sem perigo de quebrá-los, pensou-se nestes quatro procedimentos:
I. Colocar água quente apenas dentro do copo A.
II. Mergulhar o fundo do copo B em água quente.
III. Mergulhar ambos os copos em água quente.
IV. Mergulhar o fundo do copo B em água fria.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro procedimentos, o único que permite separar os copos sem quebrá-los é o
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
GABARITO: B
Comentários: esta questão tem a ver com a dilatação dos corpos. Sabendo que um corpo ao ser aquecido se expande, fica fácil. Releia as afirmativas e garanta seu ponto.

Um pente, previamente utilizado para pentear cabelos secos e limpos, adquire a capacidade de atrair
pedacinhos de papel picado, como mostrado nesta figura:

Tal atração ocorre mesmo antes de o pente tocar nos pedacinhos de papel. Considerando-se o fenômeno descrito, é CORRETO afirmar que o pente
A) adquire cargas elétricas positivas e atrai o papel, que também adquire cargas elétricas positivas ao ser rasgado.
B) adquire cargas elétricas que anulam o campo gravitacional em torno dele, o que provoca a elevação dos pedacinhos de papel.
C) é eletricamente carregado e polariza os pedacinhos de papel, atraindo-os, mesmo que estejam eletricamente neutros.
D) é magnetizado e atrai os pedacinhos de papel, que contêm minúsculas partículas de ferro na sua constituição.
GABARITO: C
Comentários: quando se passa o pente nos cabelos, ele fica eletrizado, ou seja, com excesso de cargas, assim, ele atrai os pedacinhos de papel mesmo estando neutro (cargas positivas = cargas negativas).

Para responder às questões abaixo, analise atentamente o experimento que se segue.
Um grupo de estudantes preparou uma solução, dissolvendo 20 g de sal de cozinha em 100 g de água contida em um copo, que foi deixado destampado até que metade da água evaporou. No fundo do copo, foram observados, então, cristais do sal de cozinha. Durante todo o tempo, a temperatura do conjunto foi mantida a 25 oC. A quantidade máxima de sal de cozinha que pode ser dissolvida em água – ou seja, a solubilidade do sal – é de 36 g em 100 g de água, à temperatura de 25 oC.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, no final do experimento, a massa de sal dissolvido na fase líquida que restou no copo era de
A) 10 g .
B) 18 g .
C) 20 g .
D) 36 g .
GABARITO: B
Comentários: mais conta, vamos lá. Sabe-se que 36 g dissolvem 100 g de água. ou seja, não sobra no fundo nada de sal. Assim, quando a água por evaporação se reduz à metade, temos agora 50 gramas de água e ainda 20 g de soluto, ou seja, de sal. Em 50 g de água, pela lógica, dissolve 18 g de sal, restando de precipitado no fundo do recipiente 2 g de sal. Pronto taí.

Findo o experimento, o professor solicitou aos estudantes a indicação de um método para separar totalmente o sal de cozinha e a água que restaram no copo. Eles indicaram, então, estes quatro processos:
I. centrifugação;
II. decantação;
III. destilação; e
IV. filtração.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro processos, o único que vai permitir a separação total das duas substâncias é o
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
GABARITO: C 
Comentários: a centrifugação é usada na realização do exame de sangue. Separa-se o sangue puro do plasma (líquido que compõe parte do sangue), através de um processo de sedimentação “acelerada” (o sangue é posto em uma centrífuga, para que a parte pesada do composto se deposite no fundo do recipiente).
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou não. O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. Num aspirador de pó, o filtro é utilizado para separar as partículas sólidas (poeira) do ar.
Processo de destilação: a solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Questões COLTEC/2009

Os esquemas abaixo representam um importante processo vital em dois grupos de animais.

ESQUEMA I
ESQUEMA I
Considerando-se os esquemas I e II e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
A) estes processos têm como objetivo garantir a existência das próximas gerações.
B) o grupo do esquema I apresenta como característica possuir exoesqueleto constituído de queratina.
C) o grupo do esquema II, em geral, se nutre de espécies do grupo do esquema I, controlando seu
crescimento populacional.
D) um dos processos apresenta independência de meio aquoso para ocorrer.
GABARITO: b
Comentários: o processo representado no esquema I é a metamorfose da larva em borboleta e essa transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. Os insetos possuem exoesqueleto de quitina e não de queratina.

A experiência de germinação de sementes de feijão e milho, em contato com algodão molhado, foi realizada com sucesso por um estudante. Após observar todo o processo, esse estudante chegou às seguintes conclusões:
I - O milho apresenta um cotilédone e o feijão dois cotilédones.
II - Feijão e o milho provavelmente pertencem ao mesmo grupo de vegetais.
III - O feijão é mais importante na alimentação do brasileiro que o milho.
IV - Nas mesmas condições, o milho e o feijão se desenvolvem bem em suas fases iniciais.
Considerando exclusivamente as informações que o estudante obteve nesse experimento, são CORRETAS apenas as conclusões
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.
GABARITO:b
Comentários: Feijão e milho são angiospermas (possuem sementes protegidas), sendo divididas em dois grupos: dicotiledôneas (2 cotilédones) e monocotiledôneas (1 cotilédone), respectivamente. Cotilédone é a parte da semente em que fica a substância de reserva que vai nutrir o embrião durante o processo de germinação. Tanto o feijão quanto o milho são importantes na alimentação do brasileiro.

Para responder às duas próximas questões considere a tabela a seguir, que apresenta dados sobre a concentração de cinco substâncias no sangue e na urina de um indivíduo.


Os rins têm a função de filtrar substâncias tóxicas (ou em excesso) que circulam pelo sangue e que são eliminadas pela urina. É CORRETO afirmar que a presença das seguintes substâncias na urina indica falha na fisiologia renal desse indivíduo.
A) Ácido úrico e sais.
B) Proteínas e glicose.
C) Sais e proteínas.
D) Uréia e ácido úrico.
GABARITO: b
Comentários: a urina humana, assim como a urina de outros animais, é composto principalmente de água (95%, em média), mas contém também uréia, ácido úrico, sais e outras substâncias, sendo expelida durante o ato de urinar. A urina é o produto final, resultante da excreção renal. Se a urina estiver glicose ou aminoácidos é por que o sistema renal está com falhas, isso é uma anormalidade, precisa ser pesquisado, vá ao médico.

Observando os dados da tabela, pode-se concluir que em 1 litro de sangue, o total, em mg, de uréia e ácido úrico, é aproximadamente
A) 240
B) 340
C) 380
D) 480
GABARITO: b
Comentários: é só fazer as contas, se em 100 mL de uréia existem 30 mg, em 1000 mL(1L) tem-se 300g. Se em 100 mL de ácido úrico tem-se 4 mg, em 1000 mL tem-se 30 mg. Somando tem-se no total 340 mg.

O gás carbônico, CO2, é fundamental para manter a temperatura do planeta em níveis que possibilitam a existência e a manutenção da vida. E ntretanto, seu aumento devido ao uso de combustíveis, como petróleo e carvão, está intensificando o seguinte fenômeno
A) bioacumulação.
B) chuvas ácidas.
C) efeito estufa.
D) inversão térmica.
GABARITO: c
Comentários: não se esqueça que o efeito estufa é um processo natural, ele é necessário para a existência e  a manutenção da vida na Terra, entretanto o excesso de CO2 provoca um fenômeno chamado aquecimento global, que é prejudicial aos seres vivos.

Água e álcool misturam-se gerando uma solução conhecida como álcool hidratado. Sob condições normais de temperatura e pressão, o álcool anidro (sem água) possui densidade igual a 0,8 g/cm3, enquanto a água destilada apresenta densidade igual a 1,0 g/cm3. Ao colocar uma vela feita de parafina em um copo com água, verificamos que a vela flutua. R epetindo o procedimento em um copo com álcool anidro, observamos que a vela afunda completamente, parando no fundo do copo. Considerando o fenômeno ocorrido com a vela, é CORRETO afirmar que
A) a densidade da parafina é maior que a densidade da água.
B) a densidade da parafina é menor que a densidade do álcool.
C) o empuxo que a vela recebe da água é maior que o seu peso.
D) o empuxo que a vela recebe do álcool é menor que o seu peso.
GABARITO: d
Comentários: denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. Por exemplo, o empuxo é uma força exercida pela água. A mesma força que mantém uma pessoa boiando na água também mantém a flutuação de um transatlântico no mar. Para essa força damos o nome de empuxo. Então, o que mantém, a flutuação dos corpos na água é o empuxo. Mas essa força está presente também quando o objeto, mais denso que a água, afunda. Ou quando, tendo a mesma densidade da água, o objeto fica completamente mergulhado, porém em equilíbrio.



Princípio de Arquimedes
“Todo corpo mergulhado num líquido recebe por parte do líquido a ação do empuxo, que é uma força dirigida verticalmente de baixo pra cima. A intensidade do empuxo é igual ao peso do volume do líquido deslocado”.
Arquimedes era famoso matemático e inventor de vários engenhos mecânicos. Fez descobertas importantes em geometria e matemática.
O que flutua e o que afunda na água?
Nem todo corpo flutua ou afunda na água. Alguns mantêm o equilíbrio dentro da água.
Se o corpo flutua é porque este corpo é menos denso que a água. Então o peso do corpo é igual ao empuxo, isto é, o peso do corpo é igual ao peso do volume de água que se desloca.
Se o corpo afunda é porque este corpo é mais denso que a água. Então o peso do corpo é maior que o empuxo, isto é, o peso do corpo é maior do que o peso do volume de água que se desloca.
Se o corpo fica em equilíbrio no interior do líquido é porque o corpo tem a mesma densidade da água. Ele nem afunda e nem flutua na água. Ele fica completamente mergulhado na água, sem tocar no fundo, mantendo o equilíbrio.

Quatro lâmpadas L1, L2, L3 e L4 são ligadas em uma bateria de 9 volts usando vários pedaços de fio de cobre.

Figura 1
Figura 2

Figura 3
Ao ligar à bateria uma lâmpada de cada vez (figura 1), observa-se que brilham com a mesma intensidade uma da outra. Ao ligar três lâmpadas como na figura 2, observa-se que a lâmpada L1 apresenta um brilho mais intenso que L2 e L3, e que L2 e L3 brilham com a mesma intensidade. Na montagem da figura 3, o brilho da lâmpada L4 é
A) igual ao de L1, e maior que o brilho das lâmpadas L2 e L3.
B) igual ao de L2 e L3, e menor que o brilho da lâmpada L1.
C) maior que o das lâmpadas L2 e L3, e menor que o brilho de L1.
D) menor que o brilho de L2 e L3, que brilham menos que L1.
GABARITO: a
Comentários: aqui deve se observar como as lâmpadas estão ligadas se em série ou em paralelo. No caso, a L1 e L4 estão em série e a L2 e L3 estão em paralelo, assim, a L1 e a L2 brilham igual e mais que a L2 e L3, que também brilham igualmente.

Os esquimós constroem suas casas com blocos de neve compactada. A construção em forma de semiesfera é conhecida como iglu. E nquanto os esquimós permanecem no interior do iglu, a temperatura deste mantém-se consideravelmente maior que a temperatura do ambiente externo, mesmo sem a utilização de nenhum dispositivo de aquecimento. Uma explicação científica para este fenômeno é que
A) as paredes do iglu, em forma de semi-esfera, permitem a captação da energia do ambiente externo e sua concentração no interior do iglu.
B) as paredes do iglu, por serem feitas de gelo, mantêm a temperatura interna igual a zero grau Celsius independentemente da temperatura do ambiente externo.
C) as paredes são más condutoras de calor e, por isso, dificultam a perda do calor gerado pelos corpos dos esquimós para o ambiente externo.
D) as paredes são muito frias e, por isso, repelem o frio que vem do ambiente externo, evitando que esse frio penetre.
GABARITO: c
Comentários: Não se esqueça que a trocas de calor dos materias sempre ocorre de um corpo que tem maior temperatura para um corpo que tem menor temperatura, ou seja, um corpo com maior temperatura, quando em contato com outro, de menor temperatura, perde seu calor (TRANSFERÊNCIA DE CALOR).

O uso de materiais plásticos vem crescendo a cada ano. U m dos problemas ambientais relacionados ao uso de plásticos é a sua lenta degradação na natureza. O processo que favorece a degradação dos plásticos no ambiente é uma
A) dissolução.
B) filtração.
C) mudança de fase.
D) reação química.
GABARITO: d
Comentários: A degradação de materiais como o plástico envolve fatores físicos, químicos e biológicos, portanto, só pode ocorrer aí uma reação química. É fundamental uma reflexão sobre o que estamos descartando como materiais inúteis e/ou indesejáveis, antes mesmo de discutirmos quanto tempo levará esses materiais para degradar-se no meio ambiente. É de fundamental importância pensarmos efetivamente que contribuição podemos dar para que tenhamos um modelo sustentável, ecologicamente equilibrado, contemplando os Rs mágicos: Redução, Reutilização e Reciclagem, permitindo economia de matéria prima e energia. Assim, sugerimos Repensar nosso modelo de consumo e descarte, mudar atitudes e nos levar por caminhos seguros, para essa e para as futuras gerações.