"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

10 questões de CIÊNCIAS da prova CEFET/RJ - 2011

QUESTÃO Nº 21
Dentre os nutrientes necessários à saúde, tais como as proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas, estão os minerais. Assim como as vitaminas, os minerais não podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos através da alimentação pois desempenham diversas funções no organismo. Os minerais possuem papéis importantes como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo e como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas. Eles são divididos em macrominerais (cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio, enxofre) e microminerais (ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo).
(Dados os Números atômicos: Ca=20, P=15, Na=11, K=19,Cl=17, Mg=12, S=16, Fe=26,
Cu=29, Co=27, Zn=30, Mn=25,I=53, Mo=42, Se= 34, F=9, Cr=24.)
Dentre os minerais citados acima, são halogênios – coluna 17 da Classificação Periódica, os elementos:
a) Sódio, potássio, flúor
b) Ferro, cobre, zinco
c) Manganês, ferro, cobalto
d) Cloro, flúor, iodo
Gabarito: d
Comentários: questão simples demais, só olhar na tabela periódica e marcar.

QUESTÃO Nº 22
O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui x prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons. O número de massa de C é 2x+2. Sabendo-se que A e C são isótonos, pode-se afirmar que o somatório do número de massa, do número atômico e de número de nêutrons dos elementos A, B e C, respectivamente, está relacionado na alternativa:
a) 109, 56 e 53.
b) 110, 58 e 52.
c) 112, 54 e 48.
d) 118, 62 e 56.
Gabarito: b
Comentários: esta questão envolve a estrutura do átoimo e sesu componentes. É preciso saber sobre isóbaros, isótonos e isótopos. Uma dica para gravar: olhe para a letra de cada nome e descubra o que cada um quer dizer, ou seja, isótopo: mesmo nº de prótons, isóbaro: mesmo nº de massa (A), isótono: mesmo nº de nêutrons. A fórmula para calcular nº de nêutrons também é importante: A=Z+n. Aí é ter paciência e resolver a questão. Vamos lá:
B - 20 nêutrons e isótopo de A (x prótons), isóbaro de C (2x+2)
C - 16 nêutrons, nº de massa = 2x+2, isótono de A
A - x prótons, 16 nêutrons
Vamos descobrir os números:
B - fórmula A=Z+n, assim, 2x+2=x+20, resolvendo, dá x=18, então Z=18, n=20 e A=38.
C - A=Z+n, 38=Z+16, Z=22, n=16 e A=38
A - Z=18, n=16 e A=34
somando, Atotal=m38+38+34= 110
                Ztotal=18+22+18= 58
                ntotal= 20+16+16=52

QUESTÃO Nº 23
A gasolina é um dos numerosos produtos derivados do petróleo bruto, que é fracionado nas refinarias numa torre metálica.
Fonte: www.oficinaecia.com.br
O petróleo é aquecido num forno até a temperatura que garanta a vaporização de todos os produtos a serem extraídos. À medida que o vapor sobe na coluna da torre de separação, vai-se condensando em níveis diferentes. A gasolina obtida tem um índice de octana baixo, pelo que terá que ser tratada a fim de se obter um índice de octana mais elevado. O processo de fracionamento empregado no refino do petróleo cru ocorrido na torre 1 é a:
a) Destilação fracionada.
b) Destilação simples.
c) Decantação.
d) Filtração a vácuo.
Gabarito: a 
Comentários: petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. 
A maneira mais antiga e comum de separar os vários componentes (chamados de frações) é usar as diferenças entre as temperaturas de ebulição. Isso é chamado de destilação fracionada. Basicamente, esquenta-se o petróleo bruto deixando-o evaporar e depois condensa-se este vapor.
O texto abaixo, transcrição da canção do grupo Paralamas do Sucesso, se refere as próximas quatro questões.
Tendo a Lua
Composição: Herbert Vianna & Tet Tillett
Eu hoje joguei tanta coisa fora
Eu vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias gente que foi embora.
A casa fica bem melhor assim
O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Querendo ver o mais distante e sem saber voar
Desprezando as asas que você me deu
Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
Mas de bailarinos
E de você e eu.
Eu hoje joguei tanta coisa fora
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Cartas e fotografias gente que foi embora.
A casa fica bem melhor assim
Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
Mas de bailarinos
E de você e eu.
Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
Mas de bailarinos
E de você e eu.

QUESTÃO Nº 24
Na Lua, a “gravidade aonde o homem flutua” tem um valor seis vezes menor que a gravidade terrestre.
Imagine uma bailarina, de 60 kg, visitando-a. Esta bailarina, na Terra, em um salto vertical, alcança altura de 1,20 m. Que altura, saltando verticalmente e com a mesma velocidade inicial, ela alcançará na Lua?
a) 0,20 m
b) 0,60 m
c) 1,20 m
d) 7,20 m
Gabarito: d
Comentários: na Lua e com a mesma velocidade inicial, a bailarina alcançará uma altura 6 vezes maior que na Terra. Não se esqueça que a massa da bailarina na Terra e na Lua continua a mesma, ou seja, 60 Kg, entretanto, o peso dessa bailarina na Terra é seis vezes maior que na Lua, devido a gravidade ser 6 vezes maior na Terra.

QUESTÃO Nº 25
A massa e o peso da bailarina na Lua valem, respectivamente,
a) 6,0 kg e 6,0 N.
b) 6,0 kg e 60 N.
c) 60 kg e 98 N.
d) 60 kg e 588 N.
Gabarito: c
Comentários: a massa continua a mesma, tanto na Lua quanto na Terra, porém o peso da bailarina na Lua é 6 vezes menor que na Terra. Utilizando a fórmula: P=mxg, tem-se, P=60x1,6, P=98N.

QUESTÃO Nº 26
A Lua “merecia a visita não de militares”, entretanto, até hoje, nosso satélite natural recebeu a visita de doze homens, todos norte americanos e a serviço da NASA (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica). Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin, dois dos tripulantes da nave Columbia e integrantes da missão Apollo 11, chegaram ao solo lunar em 20 de julho de 1969. Armstrong colheu a primeira amostra do solo lunar, uma pequena pedra de aproximadamente 200g, utilizando um instrumento metálico similar a um martelo, de cerca de 500g de massa. Supondo que o astronauta tenha se descuidado e deixado cair, simultaneamente e da mesma altura, o martelo e a pedra, Galileu teria afirmado que o tempo de queda
a) depende da massa dos corpos.
b) não depende da massa dos corpos.
c) é diretamente proporcional à aceleração de queda.
d) do corpo de maior massa é menor do que o de menor massa.
Gabarito: b
Comentários: de acordo com Galileu e desprezando as forças de atrito, os dois objetos chegariam ao solo ao mesmo tempo.

QUESTÃO Nº 27
“O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu” porque Ícaro, em busca de seus sonhos e “querendo ver o mais distante”, encontrou a morte. Segundo a mitologia grega, ao fugir do labirinto onde vivia o Minotauro, Ícaro utilizou asas artificiais, feitas com penas de gaivota e cera do mel de abelhas. Querendo realizar seu sonho de voar próximo ao Sol, ignora os conselhos de seu pai e voa demasiado alto, o que fez com que a cera que prendia suas asas derretesse. Que forma de propagação de calor fez com que o Sol derretesse a cera das asas de Ícaro?
a) Condução.
b) Convecção.
c) Irradiação.
d) Contato.
Gabarito: c
comentários: O calor se propaga de três formas: por atrito, por contato e por radiação(ou irradiação), aí fica fácil, o sol emite seus raios ultra-violetas por irradiação.

O novo papel das moscas
Usos científicos de dípteros ajuda a mudar imagem negativa desses insetos. Já imaginou ter a capacidade de sentir um odor a mais de 40 km de distância? Equivale a estar em Jacarepaguá e detectar um peixe assado na brasa no mercado São Pedro em Niterói. Esta façanha é facilmente realizada por algumas espécies de moscas. No entanto, as moscas sempre foram vistas como responsáveis por problemas de saúde pública, por carregar em seus corpos vários microrganismos que podem causar doenças muito graves no homem. Nos últimos tempos, porém, elas vêm exercendo um novo papel: seu uso na elucidação de crimes vem fazendo com que sejam vistas com outros olhos por pesquisadores e mesmo pela população. A novidade está na ajuda preciosa que estes insetos fornecem na coleta de informações importantes na reconstrução da cena do crime. Um cadáver, de acordo com seu estado de decomposição, apresenta diferentes graus de “atratividade” para diferentes espécies de insetos necrófagos. Logo, ocorre uma sucessão ecológica de colonização do cadáver, e ao se identificar as espécies presentes e/ou seu grau de desenvolvimento, pode-se inferir o tempo decorrido da morte, as condições ambientais e até o local. Por exemplo, a presença de determinada espécie de mosca implica um intervalo de morte de alguns dias, enquanto a presença de certos tipos de besouro pode indicar uma morte ocorrida há no mínimo dois meses.
Adaptado de http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2005/220/o-novo-papel-dasmoscasem
07/09/10

QUESTÃO Nº 28
Sobre as moscas podemos afirmar que:
a) Assim como todos os artrópodes, possuem patas articuladas, um poderoso esqueleto interno calcário e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Está errada porque o esqueleto dos artrópodes é externo e é de quitina e o corpo pode ser dividido de maneira diferente, tendo cefalotórax e abdome.
b) Sua grande capacidade de adaptação às condições ecológicas criadas pelo homem no processo de urbanização, decorre de avanços evolutivos gerados pela necessidade de sobrevivência destes animais. Está errada porque no processo de urbanização o homem deixa restos de alimentos e isso é um prato cheio para os insetos.
c) A relação ecológica que possui com os microrganismos que carrega em seu corpo é do tipo desarmônica, pois ajuda a espalhar agentes causadores de diferentes doenças como a dengue e difteria. Está errada porque a relação das moscas com os microorganismos é harmônica, o que é desarmônica é a relação dos microorganismos com o homem, pois causa doenças. Além do mais difteria não é causada por nenhum mosquito e sim por microorganismos (bactérias) que existem no meio, Já a dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti.
d) Sua força e rapidez no voo são decorrentes da respiração do tipo traqueal. Moléculas de oxigênio são levadas, por meio de traquéias, até os músculos onde participam diretamente da quebra de glicose, que por sua vez gera energia de forma rápida e abundante.
Gabarito: d

Desmatamento representa mais de 75% das emissões de CO2
O desmatamento e as queimadas respondem por mais de 75% das emissões brasileiras de dióxido de carbono (CO2), segundo os últimos dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS 2010). De acordo com a publicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esses dois fatores são responsáveis por colocar o Brasil entre os dez maiores emissores de gases-estufa do mundo.
Embora aponte tendência de queda no desmatamento em todos os nove estados que abrange a Amazônia Legal, o IBGE estima que a área total desmatada em 2009 se aproxima dos 20% da área original da Amazônia.
Adaptado de http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/09/06/e060916161.asp em 07/09/10

QUESTÃO Nº 29
Sobre a notícia acima, podemos afirmar:
a) Em grandes altitudes, gases produzidos na queima de combustíveis fósseis e queimadas combinam-se com água formando ácidos, constituindo o que chamamos chuva ácida, hoje presente em boa parte das grandes cidades brasileiras. Correta: os gases que formam a chuva ácida são gás carbônico, e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
b) Nas camadas superiores da atmosfera o CO2 combina-se com O3, destruindo a camada de ozônio e provocando aquecimento global. Errado porque aquecimento global é o aprisionamento do CO2 na atmosfera, ele não combina com o ozônio.
c) A maior parte do CO2 liberado na atmosfera é absorvido pelas plantas, que ao realizarem o processo de fotossíntese transformam o CO2 em gás oxigênio (O2), provocando o que chamamos de desaceleração no processo de aquecimento terrestre. Errado, as plantas utilizam sim o CO2 como matéria prima para a realização da fotossíntese, entretanto, só isso não basta para a desaceleração do aquecimento global.
d) No processo de respiração aeróbica o CO2 é produzido a partir da etapa conhecida como fotólise da água, constituindo o que chamamos de fase clara da respiração. Tudo errado: o CO2 é produzido no ciclo de Krebs e não tem fase clara, nem escura, isso acontece lá na fotossíntese.
Gabarito: a

Imunização
Um fator essencial para reduzir consideravelmente a mortalidade infantil mundial é a ampla promoção de campanhas de imunização das crianças, especialmente nas nações mais pobres. Nesse contexto, um dos maiores desafios é a obtenção de recursos para garantir as imunizações. Talvez o maior deles seja o tempo. O intervalo entre a concepção de uma vacina e sua aplicação pode ser de até 30 anos em países de pouco desenvolvimento.
Adaptado de Ciência Hoje, vol. 38, nº. 224 pág. 38, março, 2006.

QUESTÃO Nº 30
A vacinação é um tipo de imunização ativa, conseguida artificialmente através da injeção no organismo de:
a) Um líquido obtido a partir do sangue ou fluido corporal de um animal contaminado, com uma grande quantidade de anticorpos que começam imediatamente a neutralizar os antígenos. Isso é o soro quem faz.
b) Proteínas especiais e específicas para cada antígeno, capazes de proteger o organismo contra a invasão de agentes agressores. Sem comentários.
c) Substâncias isoladas a partir de fungos que impedirão a multiplicação de bactérias, fazendo com que o corpo produza rapidamente uma resposta imunológica. Isso são antibióticos.
d) Agentes agressores (vírus e bactérias, por exemplo) atenuados ou mortos, ou ainda partes destes, que possam ser reconhecidos como antígeno pelo organismo, de maneira que o mesmo produza uma resposta imunológica (a produção de anticorpos específicos). CORRETA
Gabarito: d
Comentários: vacinas são compostas por antígenos (corpo estranho qualquer) atenuados que fazem o organismo produzir anticorpos conferindo-lhe imunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário