"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

questões FÍSICA

1) Um estudante deseja determinar o estado de eletrização de uma bexiga de aniversário. Para isso, ele aproxima um corpo A, que não se sabe se está ou não eletrizado, e observa que há atração com a bexiga. Após isso, ele pega outro corpo B, carregado positivamente, e aproxima-o da bexiga e verifica novamente a atração. A partir dessa sequência, são feitas as seguintes afirmações:
I. Não se pode afirmar se o estado de eletrização da bexiga é neutro ou carregado.
II. Se o corpo A estiver negativamente carregado, então a bexiga está necessariamente neutra.
III. Se o corpo A estiver carregado positivamente, então a bexiga estará necessariamente carregada com carga negativa. São corretas as afirmações
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
Gabarito: D
Comentários: existem três maneiras de eletrizar um corpo: por atrito, por contato e por indução. No caso da questão está acontecendo a indução. Na indução, se aproximarmos um corpo eletrizado negativamente ou positivamente de um outro neutro, os dois corpos se atraem. Na eletrização por atrito, um corpo fica eletrizado positivamente e o outro fica eletrizado negativamente. Na eletrização por contato, os dois corpos se afastam.

2) Uma lanterna necessita de 4 pilhas comuns de 1,5 V cada, e sua lâmpada, funcionando normalmente, dissipa uma potência de 20 W. Essa lanterna consegue funcionar com seu brilho máximo e ininterruptamente durante 2 dias e 2 horas. São feitas as seguintes afirmações:
I. Se essas pilhas fossem ligadas em série, 8V seria a tensão sobre as lâmpadas da lanterna. Errado, seria de 6V.
II. O consumo dessa lanterna equivaleria ao de um chuveiro elétrico de 4000 W, ligado durante
15 minutos. (É só multiplicar 15 x 60 x 4000 = 3600000 isso para o chuveiro, já a lanterna será 180000segundos x 20= 3600000) Não esqueça de transformar horas e minutos para segundos.
III. As pilhas, assim como as baterias, transformam a energia química em elétrica. (Não se esqueça: energia nunca se perde, nem se ganha, sempre se transforma em outro tipo, e aqui está correto).
IV. Uma bússola, junto dessa lanterna acesa, não sofre ação de um campo magnético criado pela lanterna.
(A agulha da bússola pode ser influenciada por depósitos de minério de ferro, linhas de alta-tensão, vedações e outros objetos de ferro. Todos eles provocam uma leitura errada, a menos que o campo magnético externo esteja exatamente em linha com o eixo de orientação (norte-sul) da bússola e de polaridade oposta, mas as possibilidades de isso acontecer são remotas.). Já junto à lanterna nada acontece com a bússola.
É correto o que se afirma em:
(A) III, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas
(D) I, II e III, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Gabarito: C
Comentários: acima

3) Os fenômenos luminosos são estudados há muito tempo. A luz, como qualquer onda eletromagnética, tem grandes aplicações na engenharia e na medicina, entre outras áreas. Quando a luz atinge uma superfície, um ou mais fenômenos podem ocorrer, como a reflexão, refração, difusão e absorção. A seguir são feitas as seguintes afirmativas:
I. Quando olhamos uma moeda dentro de um recipiente com água, sabemos que ela não se encontra na posição vista aparentemente, por causa do fenômeno da reflexão, que desvia os raios luminosos. Errado, é por causa da refração.
II. Para acendermos um palito de fósforo por meio de raios solares, podemos usar lentes do tipo convergentes. Correto, os raios vão atingir o foco.
III. Toda onda eletromagnética, como a luz, pode se propagar no vácuo. A luz funciona como uma onda e como uma partícula, portanto, pode-se propagar no vácuo sim.
IV. Colocando-se um objeto entre dois espelhos planos e paralelos, obtém-se um número infinito de imagens. Exato, por causa da reflexão.
São corretas apenas
(A) I e II.
(B) II e IV.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) II, III e IV.
Gabarito: E

4) Um atleta de salto com vara, durante sua corrida para transpor o obstáculo a sua frente, transforma a sua energia _____________ em energia ____________ devido ao ganho de altura e consequentemente ao/à _____________ de sua velocidade. As lacunas do texto acima são, correta e respectivamente, preenchidas por:
(A) potencial – cinética – aumento.
(B) térmica – potencial – diminuição.
(C) cinética – potencial – diminuição.
(D) cinética – térmica – aumento.
(E) térmica – cinética – aumento.
Gabarito: C
Comentários: nunca se esqueça: energia não se perde, nem se ganha, sempre se transforma em outra. A energia do movimento é a energia cinética que pode se transformar em energia potencial quando, por exemplo, você joga um objeto para cima, e assim a velocidade do objeto vai diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário