"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CORREÇÃO PROVA COLTEC/2012 Ciências (1ª parte)

31) “Doutor, pode ver o que está acontecendo com a minha plantação? Eu molho, molho, mas não adianta!”, perguntou um agricultor do município de São Domingos de Cariri, na Paraíba, ao geógrafo Bartolomeu Israel de Souza, pesquisador da UFPB. Bartolomeu acompanhou o senhor até seu pequeno cultivo, recolheu uma amostra do solo e levou para análise laboratorial. A questão, no entanto, já lhe era clara: estava presente um dos principais fatores por trás da desertificação.
                                          Ciência Hoje, n. 280, v.47, p.23, 2011. (Adaptado)
Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que o principal fator da desertificação detectado na amostra do solo recolhida é, provavelmente, a
A) alta concentração de sais.
B) microbiota patogênica.
C) presença de ervas daninhas.
D) umidade excessiva.
GABARITO: A
Comentários: desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva). Dentre as causas listadas  encontra-se o uso intensivo e inadequado do solo em regiões de ecossistemas frágeis com baixa capacidade de recuperação resultando na salinização de solos pela irrigação mal planejada. O sobre-pastoreio, o desmatamento, o esgotamento do solo e dos recursos hídricos e o manejo inadequado na agropecuária são outros fatores que agravam o problema.

32) Em regiões próximas à praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, importante destino turístico do País, há focos do caramujo Biomphalaria glabrata. É CORRETO afirmar que esse tipo de caramujo hospeda um parasito que
A) causa, após sua ingestão, infecção renal grave no homem.
B) infecta o homem após penetrar na pele em contato com a água contaminada.
C) mantém a mesma forma em todo o seu ciclo de vida parasitária.
D) se aloja no intestino humano e é denominado, popularmente, de lombriga.
GABARITO: B 
Comentários: este caramujo hospeda o Schistosoma mansoni , que causa a doença esquitossomose, a famosa "shistose". A infecção se dá através de larvas que ficam em águas contaminadas, chamadas "lagoas de coceira". Uma das formas de infecção se dá ativamente, ou seja, as larvas penetram a pele do homem, infectando-o.

33) Nesta figura, está ilustrado um método contraconceptivo realizado em adultos do sexo masculino:


Considerando-se esse método, é CORRETO afirmar que ele
A) diminui o desejo sexual e a ereção do homem.
B) evita o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
C) impede a produção de espermatozóides no testículo.
D) impossibilita a fecundação do óvulo nas tubas uterinas. 
GABARITO: D
Comentários: esse método é a deferectomia ou a vasectomia, que consiste em cortar o canal deferente, amarrando-o, impedindo a passagem do espermatozóide, impossibilitando a fecundação do óvulo nas tubas uterinas. A vasectomia não reduz o desejo sexual, nem a ereção do pênis. Sabe-se que o homem ou a mulher deve-se prevenir de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) USANDO, PRINCIPALMENTE, CAMISINHA DE VÊNUS OU O CHAMADO PRESERVATIVO. A camisinha é o único método que previne ao mesmo tempo à gravidez e às doenças. Os espermatozóides são produzidos nos testículos, portanto, mesmo com a vasectomia o homem continuará produzindo espermatozóides.

34) Metade dos recifes de corais está comprometido pela acidez dos oceanos Os recifes de corais abrigam cerca de um terço das espécies marinhas e, com o aumento de CO2 e, consequentemente, da acidez nos oceanos, os corais sofrem processo de extinção. Segundo nota, as espécies mais afetadas vivem nas águas do Oceano Índico e do Caribe.
Disponível em:
<http://www.mergulho.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult08cd394d6ea225bb6bd61e05262221e&editoria=40>. Acesso em: 29 jun. 2011.
É CORRETO afirmar que os corais pertencem ao grupo
A) das plantas com semente.
B) das samambaias.
C) dos animais invertebrados.
D) dos fungos filamentosos.
GABARITO: C
Comentários: os corais pertencem ao reino Animalia, filo cnidários, portanto, são animais invertebrados.

25) Observe estas figuras, em que estão representados diferentes grupos vegetais:

Foto: Profa. Lúcia Porto/Coltec
Foto: Carlos Eduardo GodoyDisponível em: <http://grasielabioblog.blogspot.
com/2007/09/reino-plantae.html>.
Acesso em: 29 jun. 2011.
Pomar. Anuário Guia Rural. São Paulo:
Ed. Abril, 1991. p.104.
Foto: Profa. Lúcia Porto/Coltec
Com base nas informações contidas nessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A) o exemplar I ocorre em maior número e tem coloração esverdeada no período seco.
B) o exemplar II pode gerar, durante o desenvolvimento, frutos secos, não comestíveis.
C) o exemplar III produz flores portadoras de estruturas reprodutoras.
D) o exemplar IV pertence a um grupo predominante em todas as regiões brasileiras.
GABARITO:  C
Comentários: O exemplar I são musgos pertencentes ao grupo das briófitas. O grupo que ocorre em maior número de espécies é o III. O exemplar II é do grupo das pteridófitas, as famosas samambaias, elas não produzem frutos. O exemplar III além de mais abundantes na face da Terra, tem como estrutura reprodutora as flores. Já o grupo IV são as gymnospermas, que é um grupo peculiar de clima frio, tendo como exemplo, as araucárias (sul do Brasil), as palmeiras.

36) A troca de gases no corpo humano envolve dois processos: a inspiração e a expiração. No primeiro, o ar vai da atmosfera para os pulmões e, no segundo, o ar vai dos pulmões para a atmosfera. Para respirar, o homem deve alterar a pressão interna, o que é feito a partir dos movimentos de um importante músculo: o diafragma.
Nessa troca, a principal função do diafragma consiste em fazer variar o volume da cavidade torácica, tal como representado nestas figuras:

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, durante o processo de inspiração, ocorre
A) contração do diafragma e, consequentemente, redução da pressão na cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
B) contração do diafragma e, consequentemente, redução do volume da cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
C) relaxamento do diafragma e, consequentemente, redução da pressão na cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
D) relaxamento do diafragma e, consequentemente, aumento do volume da cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
GABARITO: A
Comentários: a inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.

37) Nas instalações elétricas domésticas, lâmpadas (L) são ligadas ao circuito por meio de um interruptor (I).
No quarto de Vinícius, há um interruptor que pode fazer duas lâmpadas (L1 e L2) acenderem e apagarem simultaneamente. Se uma delas se queimar, a outra pode funcionar normalmente, até que a lâmpada queimada seja substituída por uma nova. Assinale a alternativa em que o diagrama representado corresponde ao circuito elétrico do quarto de Vinícius:

GABARITO:  B
Comentários: Primeiramente, temos que ver como estas lâmpadas estão ligadas, se em série ou em paralelo. Observa-se que os circuitos A e C estão em série e  o B e o D estão em paralelo. Nesse sentido o circuito A e C não funcionará se uma lâmpada se apagar. Já no D se alâmpada L1 se queimar , a lâmpada L2 acende, entretanto se a L2 se queimar , a L1 não se acende, pois o circuito se interrompe. O circuito B é o do quarto de Vinicius, as duas lâmpadas acendem e apagam juntas e mesmo se uma delas queimarem a outra acenderá.

38) Observe esta história em quadrinhos, em que se ilustra um dos problemas das sociedades industrializadas – a poluição do ar:

Infelizmente, não consegui reproduzir a história em quadrinhos, mas quem tem a prova verá.

Após analisarem esses quadrinhos, durante uma aula de Ciências, dois alunos fizeram os seguintes comentários:
Vagner – “A expressão ‘mais leve’ é adequada, pois o peso de um corpo depende do meio em que ele se encontra.”
Cláudia – “A ideia de que pedras ‘vão poder voar’ baseia-se no fato de que objetos de menor densidade flutuam, quando imersos em um meio de maior densidade.” Com base nesses dois comentários, é CORRETO afirmar que
A) apenas o de Cláudia está certo.
B) apenas o de Vagner está correto.
C) os dois estão corretos.
D) nenhum dos dois está correto.
GABARITO: A 
Comentários: a afirmativa de Cláudia está correta, enquanto a de Vagner está incorreta, porque densidade não tem nada a ver com peso. Se pergarmos 1 grama de madeira e 1g de ferro e jogarmos na água, certamente, a madeira irá flutuar e o ferro vai afundar, independentemente de suas massas. Densidade está relacionada com o material, cada material tem a sua densidade, podendo ser até igual, mas ig de madeira tem a mesma densidade que uma tonelada de madeira. É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário