"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CORREÇÃO PROVA COLTEC/2012 Ciências (2ª parte)

39) Um menino brinca com seu skate em uma pista que possui dois estágios: uma rampa inclinada e uma parte plana horizontal, como mostrado nesta figura:
  
Após posicionar-se no alto da rampa, ele abandona o skate, que desce até chegar à parte plana. Então, o skate move-se por algum tempo e depois para. Considerando-se a situação descrita, é CORRETO afirmar que
A) a energia cinética do skate se transforma em energia potencial gravitacional.
B) a energia de movimento do skate se transforma em energia térmica e sonora.
C) o skate para porque a força peso que o empurrou rampa abaixo deixa de atuar.
D) o skate para porque a força que o mantém em movimento diminui, até acabar.
GABARITO: B
Comentários:  toda vez que um corpo estiver no alto, como o menino e seu skate por exemplo, a sua energia potencial é máxima. Quando o menino joga o skate, a energia potencial se transforma em energia de movimento (energia cinética). Lá embaixo a energia cinética é máxima. a letra A esta incorreta porque é justamente ao contrário, ou seja, na descida, a energia potencial se transforma em energia cinética. Quanto a letra C, está incorreta porque a força peso não deixa de atuar no objeto. A força peso aí, é a força gravitacional, que é a força de atração da Terra sobre os corpos. E a letra D esta errada, porque a força que faz o objeto parar são as forças de atrito. A letra B está correta, porque devemos sempre lembrar que ENERGIA se TRANSFORMA em outra ENERGIA. A energia nunca se perde, nem se cria, e sim, se transforma.

40) Duas amostras de massas iguais – uma de areia e uma de água – foram colocadas sobre chamas idênticas de um fogão. Após 10 minutos, a água começou a ferver e, então, o aquecimento foi interrompido. Os dados obtidos nesse experimento estão registrados neste quadro:
Amostras               Tinicial(°C)                               Tfinal (°C)
Água                          20                                            97,6
Areia                          20                                           380
Considerando-se o experimento descrito e os dados nele obtidos, é CORRETO afirmar que
A) a energia a ser usada para aumentar de 1°C a temperatura da areia é maior que a necessária no caso da água.
B) a medida da temperatura final da água é a mesma em qualquer lugar da Terra em que esse experimento for realizado.
C) a quantidade de energia fornecida à areia, nesse experimento, é maior que a quantidade de energia fornecida à água.
D) a temperatura final da areia e da água podem se tornar iguais se for utilizada uma massa maior de areia.
GABARITO: D
Comentários: A energia tanto para a água quanto para a areia em aumentar de 1°C é a mesma, ou seja, é a energia de 1°C. Sabe-se que a fervura da água varia de acordo com a altitude, então, a letra B está incorreta, assim em altitudes mais altas a água vai ferver mais rápido, devido a pressão de vapor ser menor. A letra C está incorreta porque os materiais ficaram sobre chamas idênticas por 10 minutos. Portanto a letra D está correta, porque a quantidade de massa do material importa, por exemplo, a água sempre vai ebulir em torno de 100°C, mas se tiver mais quantidade de água, vai demorar muito mais para ferver e gastar mais energia, assim, uma quantidade maior de areia pode demorar mais para atingir a temperatura da questão.

41) A evaporação da água é um dos mecanismos que promove a manutenção da temperatura corporal. Assinale a alternativa em que o fato descrito NÃO é explicado por esse mecanismo.
A) Banho de imersão na água fria após uma sauna.
B) Cães ofegantes e com a língua para fora em dias quentes.
C) Mãos molhadas e colocadas à frente de um ventilador em funcionamento.
D) Transpiração de atletas durante a prática de atividades físicas.
GABARITO: A
Em alguns mamíferos, como o ser humano, a transpiração ocorre na forma de suor sobre a pele, que além de eliminar o calor em excesso de dentro do corpo, ainda resfria a superfície ao entrar em contato com correntes de ar. Em outras espécies, como cães e alguns felinos, a transpiração ocorre pela língua e pelo nariz. Se você molhar as mãos e colocá-las em frente ao ventilador, vai ocorrer o processo de evaporação da água pela corrente de ar. Quanto a afirmativa A está incorreto, porque após o banho de vapor ocorre apenas transferência de energia do seu corpo que está muito quente para a água fria. A súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor reverte a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular simpático e parassimpático.

42) Nas figuras abaixo, estão representadas transformações de materiais. Para tanto, cada esfera representa um átomo e átomos diferentes são representados por esferas diferentes. Assinale a alternativa em que se representa CORRETAMENTE uma reação química.


GABARITO: A
Comentários: Observando as transformações ocorridos percebe-se que a única em que ocorreu uma reação química foi na letra A. Pode-se supor a molécula de O2 e a de H2, transformando em H2O. Na B elas estão apenas ordenadas. Na C também não houve reação, apenas passaram a ocupar o mesmo recipiente. E na D, houve uma transformação física, passaram de um estado físico para outro.

43) O álcool hidratado é empregado como alternativa à gasolina para reduzir o impacto ambiental da queima do combustível. Analise estas afirmativas sobre a utilização do álcool combustível:
I - A água presente no álcool combustível produz queima limpa.
II - A combustão do álcool hidratado é um processo que libera gases poluentes.
III - Na produção do álcool combustível, utiliza-se uma matriz renovável.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que apenas
A) a afirmativa I está certa.
B) a afirmativa II está certa.
C) as afirmativas I e III estão certas.
D) as afirmativas II e III estão certas.
GABARITO: D
Comentários: ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO COMBUSTÍVEL (AEHC)
O álcool combustível vem de um produto renovável, que é a cana-de-açúcar.  No Brasil, o uso intenso do álcool restringe a emissão de poluentes da crescente frota de veículos, principalmente de monóxido de carbono, óxidos de enxofre, compostos de chumbo e compostos orgânicos tóxicos como o benzeno, isso não que dizer que a sua combustão não libere gases poluentes, libera sim, só que em menor escala.

Um comentário: