"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

questões QUÍMICA

1) Considere os seguintes fenômenos, que envolvem energia solar:
I. Aquecimento de água por meio de coletores solares;
II. Fotossíntese realizada por vegetais;
III. Bronzeamento da pele humana;
IV. Secagem de roupas em um varal.
Desses,os dois fenômenos considerados químicos são:
(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
Gabarito: C
Comentários: fenômeno químico e fenômeno físico tem diferença. O químico é quando ocorre uma reação química, claro, e o processo é irreversível, ou seja, não se consegue obter novamente o reagente, por exemplo, o bombril que enferruja, o sonrisal que disolve na água, o palito de fósforo que queima. Já no fenômeno físico a substância é reversível, volta a ser o que era antes. por exemplo todos as transformações físicas, como ebulição, solidificação.

2) O leite em pó integral dura mais tempo do que o leite integral “in natura”. Isso ocorre porque, no processo de produção do leite em pó, o leite “in natura”
(A) foi desidratado.
(B) foi embalado em lata.
(C) perdeu lactose.
(D) ganhou gorduras.
(E) ganhou vitaminas.
Gabarito: A
Comentários: o leite em pó integral é obtido a partir da secagem do leite.

3) Nas condições do ambiente, apresentam átomos isolados, isto é, não unidos a outros átomos, os seguintes elementos químicos
(A) argônio e neônio (gases nobres).
(B) enxofre e oxigênio (calcogênios).
(C) sódio e potássio (metais alcalinos).
(D) magnésio e cálcio (metais alcalino-terrosos).
(E) cloro e bromo (halogênios).
Gabarito: A
Comentários: os gases nobres por terem 8 elétrons (regra do octeto) na última camada, estão completos, ou seja, estão estáveis, não necessitando reagir com outros elementos.

4) Estudando o poder de penetração das emissões radioativas, nota-se que as radiações _____ têm alto poder de penetração, podendo atravessar paredes de concreto. As radiações ______conseguem atravessar tecidos de roupas, papelão, mas não atravessam paredes. Já as radiações ______ têm baixo poder de penetração, conseguindo atravessar objetos muito pouco espessos como folhas de papel. As lacunas desse texto são preenchidas corretamente, na ordem em que aparecem, com as palavras
(A) alfa, beta e gama.
(B) alfa, gama e beta.
(C) beta, gama e alfa.
(D) beta, alfa e gama.
(E) gama, beta e alfa.
Gabarito: E
Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).
Para melhor compreender a velocidade e a potência das partículas alfa, beta e gama frente à matéria, segue alguns exemplos do poder de penetração das radiações:

- Apesar de serem bastante energéticas, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel;

- As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura;

- As partículas gama percorrem milhares de metros no ar, são mais perigosas, quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células. Os raios gama conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, mas são barradas por grossas placas de chumbo ou paredes de concreto.

Podemos concluir que as partículas alfa possuem uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais, entretanto, são facilmente barradas por uma folha de papel. Já a radiação gama não é tão energética, mas é extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, é detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal.

5) Quando um automóvel é abastecido com álcool ou gasolina em um posto de abastecimento, as pessoas que estão nas proximidades do veículo sentem o cheiro do combustível. Esse fato evidencia a ocorrência da mudança de estado físico conhecida como
(A) calefação.
(B) liquefação.
(C) sublimação.
(D) fusão.
(E) vaporização.
Gabarito: E
Comentários: calefação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso, porém, é muitissímo rápido a  transformação, é quando numa panela bem quente jogamos pingos de água e ouvimos aquele chiiii. Liquefação ou condesação é a passagem do estado gasoso para estado líquido. Exemplo, chuva. Sublimação é a passagem do estado gasoso para o estado sólido direto, sem passar pelo estado líquido e vice versa. Ex. Naftalina quando some. fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido, gelo derretendo e finalmente, vaporização é a passagem do estado líquido para o estado gasoso.

6) Comparando os isótopos 23Na , não radioativo, e 24Na, radioativo, pode-se afirmar que
I. ambos têm o mesmo número de prótons;
II. o sódio-23, não radioativo, tem núcleo estável; e o sódio-24, radioativo, tem núcleo instável;
III. o sódio-24 apresenta em seu núcleo um nêutron a mais.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
Gabarito: E
Comentários: se são isótopos têm a mesma quantidade de prótons. o sódio natural é o isótopo estável de massa 23 e o 24 realmente tem um nêutron a mais em seu núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário