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domingo, 27 de novembro de 2011

PROVA CEFET CHEGANDO... mais questões - BIOLOGIA

BIOLOGIA
1) Os derramamentos de petróleo no mar são causados principalmente por acidentes com navios petroleiros nas plataformas e pela água utilizada na lavagem dos reservatórios do óleo dos navios, que é depois lançada diretamente ao mar. Em abril deste ano, o derramamento de petróleo no Golfo do México foi causado pela explosão e afundamento de uma plataforma na costa da Louisiana e Mississipi, Estados Unidos, mantendo os dutos de exploração abertos com vazamento equivalente a 5000 barris de petróleo por dia. Sobre este tipo de poluição ambiental foram feitas as seguintes afirmativas.
I. O derramamento de petróleo forma extensas manchas na camada superficial das águas, bloqueando a passagem de luz, o que afeta a realização da fotossíntese pelos organismos autótrofos.
II. A camada de óleo, devido à sua maior densidade, permanece na superfície da água, impedindo as trocas gasosas com a atmosfera.
III. Os peixes são diretamente afetados em acidentes ambientais desse tipo, pois o óleo impregna na superfície do corpo matando o animal por intoxicação, asfixia e por impedir a termorregulação.
IV. As aves marinhas são afetadas pelo derramamento de petróleo na água, pois podem sofrer intoxicação e não conseguem voar quando as penas ficam recobertas de óleo. É válido o que se afirma em
(A) I e IV, apenas.
(B) II e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) I, III, e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Gabarito: A
Comentários: fotossíntese precisa de luz, direta ou indiretamente. O óleo ao boiar na água é menos denso que ela. A afirmativa III está incorreta, porque o grupo dos peixes controla sua temperatura de acordo com o ambiente, são heterotérmicos. O óleo não afeta sua termorregulação, se fosse em aves ou mamíferos, sim, estaria correta.

2) Um professor de Biologia, em uma aula sobre Sistema Reprodutor, explicou a formação de gêmeos univitelinos e fraternos, a partir do momento da fecundação. Alguns alunos, após ouvirem as explicações, fizeram as seguintes afirmativas.
− Maria: os gêmeos univitelinos são geneticamente idênticos e possuem, entre outras características, o mesmo sexo.
− Cristina: os gêmeos fraternos, apesar de não serem geneticamente idênticos, compartilham a mesma placenta.
− Renato: gêmeos fraternos também podem ser chamados de dizigóticos, pois são resultantes da fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides.
− Ivan: a formação de gêmeos univitelinos pode ser considerada um exemplo de clonagem por apresentar o desenvolvimento de dois embriões iguais entre si, porém diferentes de pai e mãe.
Assinale a alternativa que indica os estudantes que fizeram as afirmativas corretas.
(A) Maria e Renato, apenas.
(B) Maria e Ivan, apenas.
(C) Maria, Renato e Ivan, apenas.
(D) Maria, Cristina e Renato, apenas.
(E) Cristina e Ivan, apenas.
Gabarito: C
Comentários: gêmeos univitelinos ou idênticos é quando um espermatozóide fecunda um óvulo e não se sabe bem porque esse ovo se divide em dois, formando os gêmeos, que são do mesmo sexo sempre. Já os dizigóticos ou fraternos, são dois espermatozóides fecundando dois óvulos diferentes, o resultado são gêmeos, porém, podem ser do mesmo sexo ou não. Cuidado com a afirmativa do Ivan, pode-se enganar, os pais e mães são diferente dos gêmeos e da clonagem. esta meio dúbia a afirmativa.

3) A tabela a seguir apresenta a quantidade dos minerais cálcio e ferro em alguns alimentos.
Alimento (100g)             Cálcio (mg)              Ferro (mg)
Carne de boi
magra assada                       9                            3,20
Couve manteiga                 330                          2,20
Milho verde
em conserva                        6                            0,80
Pepino cru                          10                           0,23
Queijo prato                     1023                         0,78
Rosbife                               16                           4,20
Fonte: FROTA PESSOA, O. Os caminhos da vida - Manual do professor. Ed. Scipione, 2001, pp.37-9.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os alimentos mais importantes na prevenção de anemia e osteoporose.
(A) carne de boi magra assada e couve manteiga.
(B) milho verde em conserva e queijo prato.
(C) queijo prato e couve manteiga.
(D) rosbife e queijo prato.
(E) pepino cru e rosbife.
Gabarito: D
Comentários: prevenção da anemia: alimentos ricos em ferro. Prevenção da osteoporose, alimentos ricos em cálcio.

4) Em uma aula prática de Biologia, foram analisados três diferentes animais, e os resultados observados foram utilizados para construir a seguinte tabela.
Animal I                            Animal II              Animal III__
Corpo subdividido     Corpo segmentado  Superfície externa
em cabeça, torax           em anéis             do corpo recoberta
e abdome                                                por poros e grande
                                                               cavidade central     __
Três pares                 Locomoção por       Fixos ao substrato
de patas articuladas      arrastamento            marinho_________
Um par de asas         Ausência de asas     Não apresentam
                                                               órgãos  especializados_
Respiração                Respiração                     Filtradores
traqueal                        cutânea                                      _______
Esqueleto externo       Presença de             Esqueleto de fibras e
de quitina                cerdas de quitina          espículas de cálcario
                                                                        ou sílica                 
Presença de               Presença de                    Presença de
antenas                           clitelo                          coanócitos______
Os animais representados por I, II e III podem ser, respectivamente,
(A) abelha, formiga e coral.
(B) mosca, minhoca e esponja.
(C) abelha, sanguessuga e esponja.
(D) mosca, piolho de cobra e anêmona.
(E) formiga, minhoca e água-viva.
Gabarito: B
Comentário: é imprescindível que se saiba sobre os cinco reinos e suas características. Os cinco reinos são: monera, protista, fungi, plantae e animalia. Neste blog tem um vídeo sobre os cinco reinos, veja-o!

5) Fósseis são restos ou vestígios de animais ou plantas que viveram em tempos passados e que, por condições ambientais adequadas, ficaram preservados. Em relação ao processo de fossilização, considere as etapas a seguir:
I. As partes moles do corpo são totalmente decompostas.
II. O corpo do animal morto é atacado por organismos decompositores e detritívoros.
III. Um animal morto à margem de uma lagoa afunda rapidamente e fica totalmente coberto pela água.
IV. Ocorre a mineralização das partes duras do corpo do animal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das etapas de fossilização em uma lagoa.
(A) I, II, III, IV
(B) I, IV, II, III
(C) II, III, IV, I
(D) III, IV, I, II
(E) III, II, I, IV
Gabarito: E
Comentários: o fóssil é um indício da evolução dos seres vivos.

6) Assinale a alternativa que explica corretamente a difusão dos gases respiratórios entre o ar atmosférico e o ar alveolar nos seres humanos.
(A) O oxigênio, encontrado em menor concentração no ar atmosférico, difunde-se para dentro dos alvéolos pulmonares.
(B) O oxigênio difunde-se para dentro dos alvéolos pulmonares por estar em maior concentração no ar atmosférico.
(C) O oxigênio difunde-se dos alvéolos para o ar atmosférico porque está em maior concentração no ar alveolar.
(D) O gás carbônico difunde-se para dentro dos alvéolos porque está em maior concentração no ar atmosférico do que no ar alveolar.
(E) O gás carbônico difunde-se para fora dos alvéolos por estar em maior concentração no ar atmosférico.
Gabarito: B
Comentários: esta questão requer muita atenção, pois podemos confundir quem entra e quem sai nos nossos pulmões. Difusão é o transpote de substânçias do lado que tem mais delas para o meio que tem menos.

7) Todo sangue do corpo humano passa mais de 250 vezes pelos rins durante um dia. Isso significa que esses órgãos filtram cerca de 1400 litros de sangue a cada 24 horas. Desse material filtrado (por volta de 180 litros, que saem dos glomérulos renais e vão para os túbulos) é produzido 1,5 litro de urina por dia.
Assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o processo de produção de urina.
(A) O sangue é filtrado no glomérulo e levado, pela uretra, até a bexiga, onde ocorre a reabsorção de água e a finalização da produção da urina. (errado é levado pelo ureter).
(B) A urina é produzida a partir da filtração do sangue nos túbulos néfricos, onde o filtrado formado é constituído principalmente por glicose, aminoácidos, sais e água. (a glicose e os aminoácidos são macromoléculas e não devem sair do sangue).
(C) A filtração do sangue nos túbulos é o principal fator para a produção da urina, pois garante a formação de um filtrado rico em proteínas e água que evita a desidratação do organismo. (proteínas ficam no sangue, não na urina).
(D) Após a filtração do sangue, a maior parte das substâncias úteis do filtrado resultante é reabsorvida, sobrando certa quantidade de água, sais minerais e ureia, que farão parte da composição da urina.
(E) As proteínas e a ureia presentes no sangue são filtradas nos glomérulos renais e reabsorvidas no duto coletor, que leva a urina resultante para a bexiga, onde ficará armazenada até a eliminação para o meio externo. (Proteínas no sangue).
Gabarito: D

8) Na Natureza existem inúmeros tipos de associações entre os seres vivos de mesma ou de diferentes espécies. Algumas dessas associações beneficiam ao menos um dos indivíduos envolvidos sem prejuízo ao outro (relações harmônicas), e outras prejudicam um deles (relações desarmônicas). Uma atenta observação de um campo de pastagem do Brasil permite o reconhecimento de vários tipos de relações entre os seres vivos.
Nos campos de pastagem, há predominância de vegetação rasteira com vários tipos de capim. Nas poucas árvores, os troncos podem ficar recobertos por líquens e plantas epífitas. Algumas árvores são atacadas pela erva-depassarinho que recobre totalmente a copa. Nos galhos, podem se fixar colmeias ou vespeiros. Os bois que pastam têm carrapatos presos na pele, além de feridas causadas pelo berne, a larva de uma mosca. No grande estômago, há um número enorme de bactérias que os auxiliam na digestão.
Adaptado de: JUNIOR, C.S.; SASSON, S.; SANCHES, P.S.B. Ciências – Entendendo a Natureza. São Paulo: Ed. Saraiva, 18ª Ed, 2001, pp. 274-5.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre a relação ecológica dos seres vivos e a sua classificação.
Associação                                                 Classificação
(A) Líquens (algas e fungos)                         Harmônica
(B) Erva-de-passarinho
e copa das árvores                                      Harmônica
(C) Abelhas de uma colmeia                      Desarmônica
(D) Bactérias no estômago
de bois e vacas                                         Desarmônica
(E) Carrapatos na pele
de bois e vacas                                           Harmônica
Gabarito: A
Comentários: os líquens, que são associações entre algas e fungos, se juntam para uma relação harmônica, em que as algas fornecem energia ao fungo e o fungo confere proteção à alga, tornando o ambiente mais estável para a alga que pode se desenvolver melhor. Um não vive sem o outro.

9) Analise a teia alimentar a seguir.

Com relação aos níveis tróficos e ao fluxo de energia na teia, assinale a alternativa correta.
(A) Os consumidores terciários, jacaré, onça pintada e piranha, recebem a maior quantidade de energia que foi acumulada na teia. Jacaré, onça e piranha são consumidores secundários.
(B) Os organismos produtores são autótrofos e transformam energia luminosa em energia química, que diminui a cada nível trófico.
(C) Os organismos heterótrofos sintetizam seu próprio alimento e disponibilizam toda energia produzida para os consumidores primários. Heterótrofos não produz seu próprio alimento, ele depende dos autótrofos para sobreviver.
(D) Os peixes, dourado e piranha, ocupam o segundo nível trófico da teia e utilizam a energia disponibilizada pelos organismos produtores. A piranha está no terceiro nível trófico.
(E) Os consumidores secundários, como capivara e veado campeiro, são herbívoros e tem sua energia reaproveitada pelos consumidores terciários. Capivara e veado são consumidores primários.
Gabarito: B

3 comentários:

  1. ótima prova pra estudar, me ajudou muito, obrigada!

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  2. Consegui entender tudo,os comentários são incríveis e a prova n é difícil,mas requer atenção. Vlw :)

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  3. mano fiquei puto pq eles colocaram a resposta logo depois da questao ai quando eu ia rolar para baixo para ver o resto da questao eu acabava vendo a resposta sem querer

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