"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Questões COLTEC/2011 QUÍMICA

Para responder às questões 13, 14 e 15, leia atentamente o texto que se segue.
No início de 2010, ocorreu a explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México. A maior consequência desse acidente foi o derramamento de milhões de litros do líquido negro no mar, durante vários meses. Em uma tentativa polêmica de minimizar o impacto causado pelo desastre, funcionários da empresa responsável e do Governo dos Estados Unidos utilizatam agentes dispersantes. Os dispersantes não removem o petróleo da água, apenas combinam-se com ele e fazem com que as grandes manchas flutuantes se fragmentem em partículas menores. Essas partículas afundam e podem ser deslocadas por correntes marinhas. Isso faz diminuirem os efeitos nocivos do petróleo e aumentarem as chances de as partículas serem degradadas por microrganismos marinhos. Outra alternativa testada, à época, foi a queima controlada. Nesse caso, o óleo é agrupado na superfície da água com o auxílio de boias e, então, inflamado.
QUESTÃO 13
Com base nessas informações e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que uma das consequências desse desastre para os seres vivos é
A) a contaminação dos ovos de tartarugas que desovam nas praias.
B) a intoxicação de larvas de peixes e outros animais marinhos.
C) a redução das populações de organismos decompositores.
D) o aparecimento de problemas pulmonares em golfinhos e baleias.
GABARITO: C
Comentários: vai aumentar a população de seres decompositores, fungos e bactérias, porque o petróleo é matéria orgânica, justamente o que eles precisam.

QUESTÃO 14
Com base nessas informações e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que um dos problemas que podem decorrer da queima como forma de reduzir o impacto do vazamento do petróleo é a
A) diminuição da pressão atmosférica local, devido ao consumo de oxigênio.
B) emissão de gás carbônico, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
C) liberação de fuligem na atmosfera.
D) piora da qualidade do ar atmosférico.
GABARITO: A
Comentários: Pressão atmosférica é a força exercida por uma coluna de ar sobre uma unidade de área. A pressão atmosférica vai aumentar ou diminuir de acordo com a altitude, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, portanto, a afirmativa A está fora de contexto, está errada.
QUESTÃO 15
Observe este esquema, em que está representado, em escala laboratorial, o modo de ação de agentes dispersantes sobre o petróleo:






Considerando-se o fenômeno representado, é CORRETO afirmar que
A) as partículas formadas apresentam densidade menor que a da água do mar.
B) as partículas formadas apresentam densidade menor que a do petróleo.
C) o volume ocupado pelas partículas formadas é maior que o da água do mar, quando se comparam massas iguais desses materiais.
D) o volume ocupado pelo petróleo é maior que o da água do mar, quando se comparam massas iguais desses materiais.
GABARITO:  D
Comentários: como as partículas (petróleo + dispersante) afundam na água do mar e o petróleo flutua na água, quer dizer, que a s partículas tem densidade maior que a da água do mar e do petróleo, portanto, afirmativas A e B estão incorretas. Ficamos com a C e D, assim, vamos raciocionar, se o petróleo é menos denso que a água do mar, porque ele flutua nela, diremos que é necessário um volume muito maior de petróleo para equiparar à mesma massa de água.
Veja a fórmula:




Nenhum comentário:

Postar um comentário