"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 28 de janeiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA 2010/2

Texto 02
O lugar mais frio do mundo
Ainda existe um lugar na Terra, onde o homem jamais pisou. Ele se chama Ridge A (“cordilheira A” , em inglês), fica 4 mil metros de altitude – 30 % mais alto que a cidade de La Paz, na Bolívia – e está a 600 quilômetros do Pólo Sul. Mas a principal característica desse lugar, que acaba de ser revelado por imagens de satélite, é outra: Ridge A é o ponto mais frio da face da Terra, com temperatura média de 70 graus Celsius negativos. Até então, acreditava-se que o lugar mais frio do mundo fosse o lago Vostok, na Antártida, que chegou a registrar 90 graus Celsius negativos. Mas isso foi uma exceção. “ Na média, Ridge A é muito mais frio do que o lago Vostok ou qualquer outro lugar conhecido”, afirma Will Saunders, astrônomo da Universidade de New South Wales e descobridor do lugar.
Adaptado de: REVISTA SUPER INTERESSANTE. Edição 271, p. 32, Novembro 2009.

Questão 13
Diferentemente de nós, que usamos a escala de temperatura Celsius, os americanos utilizam a escala de temperatura Fahrenheit. Se esse texto fosse dirigido a estudantes americanos, como seria expressa a temperatura de – 70°C ?
(A) 0°F
(B) – 60°F
(C) – 55°F
(D) – 40°F
(E) – 94°F
Gabarito: E
Comentários: é só utilizar a fórmula C / 5 = (F – 32) / 9, assim substituindo tem-se, 
-70 / 5 = (F - 32) / 9, -70 . 9 = 5 (F - 32), - 630 = 5F - 160, 5F = -630 + 160, F = -470 / 5, F = -94º
 
Questão 14
Ao descer, cuidadosamente, um penhasco em Ridger A, um alpinista observa que percorre um trecho de 100 metros em 200 segundos. Qual sua velocidade média nesse trecho?
(A) 1,8 m/s
(B) 2,0 m/s
(C) 2000 m/s
(D) 0,5 m/s
(E) 50 m/s
Gabarito: D
Comentários: Vm = d/t, assim fica, Vm = 100 / 200, Vm = 0,5 m/s

Questão 15
Atualmente, o Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de café do mundo. Seu consumo interno já ultrapassa a casa dos 30 milhões de sacas anualmente, o que representa um grande suporte para a economia do país, além de estar incorporado à cultura do brasileiro, ou existe alguém que nunca tenha parado o trabalho para tomar um cafezinho?


Na preparação do tradicional cafezinho, observamos os seguintes processos:
(A) evaporação e decantação
(B) destilação e centrifugação
(C) extração e filtração
(D) peneiração e ventilação
(E) tamisação e filtração
Gabarito: C
Comentários: a tamisação ou peneiração é um dos métodos mecânicos existentes, para separar sólidos ou partes de uma substância sólida que apresente grãos com dimensões diferentes ou para desfazer pequenos aglomerados de substâncias que por qualquer razão apresentam alguns bocados compactos, quando deviam se apresentar na forma de .

Questão 16
A mistura de álcool à gasolina para uso nos motores dos automóveis, diminui em muito a poluição do meio ambiente causada pela combustão da gasolina na sua forma pura, além de ser mais viável economicamente para os países produtores de álcool.
Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE mistura homogênea de combustíveis.
(A) gás propano e gás butano ( gás de cozinha) e gasolina
(B) gasolina e álcool
(C) carvão e gás oxigênio
(D) lenha e petróleo
(E) gás natural e álcool
Gabarito: B
Comentários: o álcool e a gasolina são combustíveis que se misturam, ficando homogênea.

Questão 17
Em 1735, o naturalista sueco Carl Von Linné publicou a obra Systema Naturae. O livro estabeleceu as bases para o sistema de classificação dos seres vivos que é utilizado até os dias de hoje. Sobre os seres vivos e seus sistemas de classificação é CORRETO afirmar que:
(A) os répteis possuem uma pele lisa e sem estruturas que limitam a perda de água. Glândulas mucosas mantêm a pele úmida e permeável, tornando-a uma importante superfície respiratória. (Errado, os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis)).
(B) o reino dos fungos é constituído por seres capazes de produzir o próprio alimento por meio da decomposição de matéria orgânica, ou seja, são autotróficos. (Errado, os fungos são seres heterótrofos, ou seja, não são capazes de produzir o seu próprio alimento, dependem do outro para sobreviver)
(C) as bactérias pertencem ao reino Monera. São organismos unicelulares ou pluricelulares e eucariontes, portanto, suas células apresentam núcleo organizado delimitado por membrana. (Errado, são organismos apenas unicelulares e procariontes, sua célula não apresenta a carioteca, ou seja, seu material genético esta disperso no citoplasma)
(D) as aves são animais endotérmicos que apresentam o corpo coberto por penas, possuem bicos, além de sacos aéreos e ossos pneumáticos que facilitam o voo.
(E) os peixes são animais vertebrados aquáticos que respiram através de brânquias. Dentre os seus maiores representantes estão as baleias. A baleia-azul, por exemplo, pode atingir cerca de trinta metros e pesar até 130 toneladas. (A baleia é um mamífero)
Gabarito: D

Questão 18
A seguir estão listados alguns métodos contraceptivos populares no Brasil, bem como características relacionadas a eles. Assinale a alternativa CORRETA.
(A) A camisinha oferece vantagens em relação a outros métodos contraceptivos por ajudar a prevenir determinadas doenças, além de evitar a gravidez.
(B) O dispositivo intrauterino (DIU) é considerado como método preventivo e não abortivo, além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis. (Errado, o DIU não previne doenças)
(C) O uso de preservativos é o único método contraceptivo conhecido com 100% de eficácia.(Errado, não existe método contraceptivo 100% eficaz)
(D) É possível determinar o dia em que a mulher encontra-se fértil através do controle do ciclo menstrual. Com base nisso, é totalmente seguro, como método para se  evitar a gravidez, não praticar o ato sexual apenas no 14º dia após o início do ciclo menstrual. (Errado, não é totalmente seguro, a pessoa não pode praticar o ato sexual 3 ou 4 dias antes e depois do dia fértil, pois sabe-se que o espermatozóide tem uma sobrevida de 72 horas)
(E) A laqueadura de tubas uterinas é um método que impede que a mulher engravide, além de impedir também o fluxo menstrual. (Errado, não impede o fluxo menstrual, que é a descamação da parede uterina, o endométrio)
Gabarito: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário