"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA CONCOMITANTE 2011/1

FÍSICA
Questão 01
Um grupo de alunos monta um experimento que consiste em uma pista por onde passará uma bolinha de massa “m”. Na pista existe um “looping” de altura “d”.

Sabendo-se que durante o percurso existe atrito, de qual(is) posição(ões) deve-se soltar a bolinha de maneira que ela execute o looping e alcance o ponto da pista situado na altura “h”?
(A) posição 2
(B) posição 1
(C) posição 3
(D) posições 1 e 2
(E) posições 1, 2 e 3
Gabarito: B 
Comentários: não basta a altura da bolinha ser igual a d, pois assim, neste caso, a bolinha chega no ponto mais alto do loop com velocidade nula e cai verticalmente, isso se não tivesse atrito, mas levando em consideração que tem atrito, piorou, a chance da bolinha atingir a altura h, é ser solta do ponto 1..

Questão 02
Considerando os conceitos de Cinemática, analise as proposições abaixo.
I) Se uma bola de pingue-pongue e uma bola de boliche forem soltas, ao mesmo tempo, de uma altura h em relação ao solo, desprezando-se a resistência do ar, a bola de boliche atinge o solo antes. (Errado, as duas chegam juntas)
II) Um automóvel movendo-se a 60 km/h está mais rápido do que outro movendo-se a 20 m/s.(Aqui é só multiplicar 20 por 3,6 = 72 km/h, portanto, está mais lento)
III) Um motociclista move-se a uma velocidade de 40 km/h em uma estrada retilínea, quando avista uma placa de sinalização. É correto afirmar que a velocidade da placa em relação ao motociclista é de 80 km/h.
(Dados: 1 m/s = 3,6 km/h) (Errado, a velocidade da placa é de 40 km/h)
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as proposições I e II são FALSAS.
(B) Apenas a proposição I é FALSA.
(C) Apenas as proposições II e III são falsas.
(D) Apenas a proposição III é FALSA.
(E) As proposições I, II e III são FALSAS.
Gabarito: E
Comentários: a famosa experiência da torre de Pisa, muito divulgada em livros didáticos de física, onde
Galileu teria deixado cair duas bolas de chumbo, uma grande e outra pequena, simultaneamente,
para mostrar que chegariam juntas ao chão ao pé da torre nunca foi por ele realizada. Galileu tinha a
certeza de que as bolas de chumbo não chegariam juntas devido a presença do ar, pois essa teoria é
valida apenas no vácuo (SILVEIRA e PEDUZZI, 2006).

Questão 03


Imagem disponível em: http://www.if.usp.br/gref/mec/termo1.pdf - p.04. Acessoem: 15 set. 2010.

Quando está frio, nos cobrimos com um cobertor, porque...
(A) o cobertor é um ser inanimado, não nos esquenta nem diminui nossa perda de calor. (Errado, o corpo perde ou ganha calor; o calor é transferido de um corpo sempre mais quente para um corpo mais frio)
(B) o cobertor não deixa o frio passar através dele e nos esfriar. (O cobertor é um isolante térmico, evitando a perda de calor do nosso corpo)
(C) o cobertor nos mantém aquecidos por meio do fornecimento de calor. (O cobertor isola para evitar perda de calor)
(D) o cobertor é um isolante térmico, diminui nossa perda de calor para o ambiente. (Correto)
(E) não é necessário um cobertor para nos manter aquecidos.(O cobertor evita perda de calor do nosso corpo para o ambiente, então é necessário, sim)
Gabarito: D

Questão 04

Imagem disponível em: http://www.if.usp.br/gref/mec/optica2.pdf - p. 42. Acesso em: 15 set. 2010..

Suponha uma lâmpada incandescente dentro de uma caixa, com uma fenda estreita para a saída da luz. Considerando que há um prisma de vidro na frente da fenda, serão percebidas várias linhas de várias cores.
O fenômeno descrito acima ocorre porque...
(A) o prisma reflete a luz.
(B) a luz branca é composta apenas da cor branca.
(C) a luz branca é composta de várias cores, que têm índices de refração diferente ao atravessar o vidro do prisma.
(D) sai da fenda da caixa luz decomposta.
(E) o prisma e a caixa estão alinhados.
Gabarito: C
Comentários: A dispersão é um fenômeno óptico que consiste na separação da luz branca, ou seja, separação da luz solar em várias cores, cada qual com uma frequência diferente. Esse fenômeno pode ser observado em um prisma de vidro, por exemplo. Esse fenômeno ocorre em razão da dependência da velocidade da onda com a sua frequência. Quando a luz se propaga e muda de um meio para outro de desigual densidade, as ondas de diferentes frequências tomam diversos ângulos na refração, assim sendo, surgem várias cores.

BIOLOGIA
Questão 14
As angiospermas representam o grupo mais complexo e também o mais variado em número de espécies do Reino Plantae. Com relação a esse grupo de plantas, é CORRETO afirmar que:
(A) as dicotiledôneas são dotadas de um cotilédone em cada semente e compreende plantas como o milho, o arroz e o trigo. (Errado, as dicotiledôneas tem dois cotilédones, que são estruturas de reserva, que nutrem o embrião, exemplo feijão)
(B) as monocotiledôneas possuem um sistema de raízes ramificado, com um eixo principal de onde partem as ramificações. Esse tipo de raiz é conhecido como axial. (As monocotiledôneas tem um sistema de raiz em cabeleira)
(C) pinheiros, sequóias e ciprestes são alguns representantes das angiospermas. (Errado, são gymnospermas. Exemplo de angiospermas, temos as árvores frutíferas)
(D) as angiospermas produzem flores e frutos, estruturas exclusivas desse grupo. (Correto, a flor tem as estruturas para a reprodução)
(E) o androceu é a estrutura feminina de reprodução das angiospermas, contituída por um conjunto de folhas modificadas denominadas estames. (Androceu é uma estrutura masculina de reprodução, já o gineceu é a feminina)
Gabarito: D

Questão 15
Os epitélios glandulares constituem as glândulas, estruturas dotadas da capacidade de produzir certas substâncias denominadas secreções. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:
(A) existem glândulas que são, ao mesmo tempo, endócrinas e exócrinas, como por exemplo, o pâncreas. (Correto, o pâncreas funciona como uma glândula mista, é endócrina quando produz insulina e glucagon, para regular a taxa de açúcar no sangue e é exócrina, quando produz suco pancreático na digestão)
(B) as glândulas endócrinas possuem ductos que conduzem a secreção produzida até a superfície do epitélio. (Errado, possuem ductos que conduzem a secreção até o sangue)
(C) são exemplos de glândulas endócrinas as glândulas sudoríparas, as mamárias e as salivares. (Errado, estas são exemplos de glândulas exócrinas)
(D) as secreções produzidas pelas glândulas exócrinas são chamadas de hormônios e transportadas pelo sangue. (Hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas)
(E) a tireóide é um exemplo de glândula exócrina. (Errado, a tireóide é uma glândula endócrina e produz tirosina)
Gabarito: A

Questão 16
Podemos distinguir nos seres vivos, em geral, dois tipos básicos de divisão celular, a mitose e a meiose. Com relação a esses processos, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Os dois processos ocorrem em todos os seres vivos. (Errado, tem seres que realizam apenas mitose ou meiose)
(B) Graças à meiose o número de cromossomos da espécie permanece constante através das gerações. (Correto, a meiose é reducionista e é por isso, que se tem variabilidade genética nas espécies)
(C) A mitose permite variabilidade genética, principal diferença do processo em relação à meiose. (Errado, isso ocorre graças à meiose)
(D) Ao contrário da meiose, que ocorre em todas as células, a mitose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas. (Errado, meiose não ocorre em todas as células, na mitose não se produz gametas)
(E) Nos organismos pluricelulares, o crescimento e a reparação dos tecidos ocorrem através de meiose. (Errado, isso ocorre devido à mitose)
Gabarito: B

Questão 17
Durante a espermatogênese ocorrem várias divisões celulares. O número de cromossomos na espécie humana no período germinativo é de __________, no período de crescimento é de __________, na maturação é de __________ e no de diferenciação é de__________.
Indique a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto acima.
(A) 46, 46, 46 e 23.
(B) 46, 46, 23 e 23.
(C) 46, 23, 23 e 23.
(D) 23, 23, 46 e 46.
(E) 23, 23, 23 e 46.
 
Gabarito: B

QUÍMICA
 Questão 22
Assinale a alternativa INCORRETA.
(A) O NaCl é solúvel na água. (Correto, o sal de cozinha dissolve em água)
(B) A molécula N2 é apolar. (Correto, ela não tem polo, ela é apolar)
(C) No CO2 ocorre ligação covalente polar e a molécula também é polar. (Incorreto, a molécula é apolar)
(D) No NaCl a ligação predominante é iônica que ocorre por transferência de elétrons. (Correto, ligação iônica ocorre entre um ânion(Cl) e um cátion(Na), em que um quer ganhar e outro perder elétron, havendo portanto, transferência de elétrons)
(E) O Cl é um elemento altamente eletronegativo e se encontra no terceiro período da Tabela Periódica. (Correto, na tabela periódica, a eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita)
Gabarito: C

Questão 23
Analise a seguinte reação:
Mg(s) + HCl(aq)  MgCl2(aq) + H2(g)
Com base na reação acima, é CORRETO afirmar que:
(A) para 6 g de Magnésio consumidos, podemos obter 5,6 L de H2 medidos na CNTP.(Correto, montar a conta desse jeito:
24g de Mg  ____________   22,4L de H2
6g de Mg   ______________     XL de H2, resolvendo, acha-se 5,6 L de H2.)
(B) para cada mol de Mg consumido, serão produzidos 2 litros de H2 medidos na CNTP. (Errado, será gerado 1 litro de H2, veja a relação 1:2:1:1)
(C) trata-se de uma reação de dupla troca. (Errado, trata-se de uma reação de Deslocamento, também chamada de reação de simples troca ou substituição, onde uma substância simples reage com uma substância composta originando uma substância simples e uma substância composta.)
(D) ajustando a equação, os coeficientes serão, respectivamente: 1;3;3 e 2. (Errado, será 1;2;1;1.)
(E) o Magnésio é um metal alcalino terroso e se combina com o cloro através de ligação covalente.(É um metal alcalino terroso, porém combina-se com o cloro através de ligação iônica)
Gabarito: A

Questão 24
No ano de 1852 surge a teoria das ligações químicas. Essa teoria foi apresentada à comunidade científica da época pelo inglês Edward Frankland e baseava-se no conceito da valência. Cinco anos passados o alemão Friedrich August Kekulé, em 1857, estabeleceu a quadrivalência do carbono. Em 1916, o norte-americano Gilbert Newton Lewis apresentou a teoria eletrônica da valência, que partia da teoria do átomo de Bohr, onde foi possível compreender a maneira como os átomos de diferentes elementos interagem e estabilizam-se entre si.
Sobre o assunto do texto acima, leia as proposições abaixo.
I ) A fórmula molecular genérica XY2 pode representar qualquer elemento da família dos metais alcalinos interagido com outro da família dos halogênios. (Poderia ser metais alcalinos terrosos com halogênios)
II ) O ácido sulfúrico (H2SO4) apresenta 6 ligações sendo 4 covalentes e 2 dativas e, os 2 hidrogênios são ionizáveis uma vez que estão ligados aos oxigênios. (Errado)
III ) Quando o somatório do momento dipolar de uma molécula for igual a zero podemos afirmar que esta é apolar, então temos como exemplos CO2, BeH2 BCl3, CH4.(Correto)
IV ) Nas ligações iônicas o raio atômico do cátion aumenta quando comparado ao raio atômico do elemento no estado fundamental, enquanto que o raio atômico do ânion diminui quando comparado ao raio atômico do elemento no estado fundamental, isto ocorre devido a natureza da ligação que transfere um elétron do elemento eletropositivo para o eletronegativo.(Correto)
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as proposições II, IV são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as proposições I e II são VERDADEIRAS.
(C) Apenas a proposição I é VERDADEIRA.
(D) Apenas as proposições II e III são VERDADEIRAS.
(E) Apenas as proposições III e IV são VERDADEIRAS.
Gabarito: E
Comentários: .
         O
         //
H-O-S-O-H
        //
       O
 Sendo assim o ácido sulfúrico possui somente ligações covalentes duplas, ligando o S ao O (ligações covalentes duplas possuem uma ligação sigma e outra ligação pi); e duas ligações simples entre o S e OH (ligações simples são constituídas apenas de ligações sigma). Nas hidroxilas tb encontramos uma ligação covalente simples (em cada uma) ligando o H ao O.

Questão 25
Função química é o conjunto de compostos químicos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Com relação às propriedades físicas essas não necessariamente devem apresentar correlação. São considerados funções inorgânicas pela Química: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
Sobre o assunto do exerceto acima, leia as proposições abaixo.
I ) Os ácidos de Arrhenius são característicos dos compostos químicos que se ionizam em meio aquoso produzindo apenas íons positivos H+, o ácido clorídrico, ácido fluorídrico, ácido sulfúrico e ácido fosfórico são exemplos egundo a definição de Arrhenius. (Correto)
II ) Óxidos são compostos binários onde o oxigênio é o elemento mais eletronegativo, assim água, gás  carbônico e fluoreto de oxigênio são exemplos de óxidos.(Óxidos são compostos binários onde o oxigênio é o elemento mais eletronegativo, mas está incorreto dizer que o composto OF2, por exemplo, seria um óxido. Como o flúor é o único elemento mais eletronegativo que o oxigênio, concluímos que o composto OF2 não é óxido de flúor, mas sim o fluoreto de oxigênio.)
III ) Os sais podem ser formados através das reações de neutralização, onde o cloreto de sódio deverá ser um dos produtos gerados na reação envolvendo o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. (Correto)
IV ) As bases inorgânicas de maneira geral formam soluções condutoras de corrente elétrica, apresentam boa solubilidade em água com exceção dos hidróxidos formados por metais alcalinos. (Está incorreto, V
verificou-se experimentalmente que todas as bases dos metais alcalinos e os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário, em soluções diluídas, comportam-se como bases fortes e apresentam boa solubilidade)

(A) Apenas as proposições II e III são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as proposições I e III são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as proposições I e IV são VERDADEIRAS.
(D) Apenas a proposição II é VERDADEIRA.
(E) Apenas as proposições III e IV são VERDADEIRAS.
Gabarito: B

GABARITO: 01 B  02 E  03 D  04 C  14 D  15 A  16 B  17 B 22 C  23 A  24 E  25 B

Nenhum comentário:

Postar um comentário