"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA CONCOMITANTES 2012/1


Imagem I
Imagem III

Imagem II



Imagem IV
Questão 06
A força de reação normal é uma força que surge quando existe contato entre o corpo e uma superfície, sendo definida como uma força de reação da superfície sobre a compressão que o corpo exerce sobre esta superfície. Acina temos quatro situações, com os respectivos diagramas de forças. Analise a representação da Força de Reação Normal (N) em cada uma das situações acima.

Assinale a alternativa CORRETA.
(A) A força de reação normal está corretamente representada em I, II e IV.
(B) A força de reação normal está corretamente representada em I, II e III.
(C) A força de reação normal está corretamente representada em I, III e IV.
(D) A força de reação normal está corretamente representada em II, III e IV.
(E) A força de reação normal está corretamente representada em todas as situações.
Gabarito: A
Comentários: a imagem III está incorreta, porque a força normal é perpendicular à superfície:

 seria, assim, representada.

Questão 07
A ilustração abaixo representa um bloco de 2 kg de massa, que é comprimido contra uma mola de constante elástica K = 200 N/m. Desprezando qualquer tipo de atrito, é CORRETO afirmar que, para que o bloco atinja o ponto B com uma velocidade de 1,0 m/s, é necessário comprimir a mola em:

(A) 0,90 cm.
(B) 90,0 cm.
(C) 0,81 m.
(D) 81,0 cm.
(E) 9,0 cm.
Gabarito: B
Sobre a mola na posição vertical repousa um corpo de 2 kg. Nesta situação existe uma energia potencial elástica acumulada pronta para movimentar o corpo e ser tranformada em energia cinética. Toda essa energia potencial elástica vai se transformando em energia cinética e esta é novamente transformada em energia potencial gravitacional acumulada devido à altura em relação à Terra. Como não se considera a resistência do ar, tem-se um sistema conservativo de energia onde toda a energia elástica e transformada em energia gravitacional. Analisa-se:

Para se calcular a compressão da mola, basta substituir os dados do problema, m = 2 kg, k = 200 N/m, h = 4,0m g = 10 m/s².
Assim, tem-se, 200 . x2  = 2 .10. 4, x2 = 160 , x = 0,90 m, ou seja, 90 cm.
                             2                                 200
Questão 08
Como funciona a Máquina de Xerox
Quando se inicia a operação em uma máquina de Xerox, acende-se uma lâmpada, que varre todo o documento a ser copiado. A imagem é projetada por meio de espelhos e lentes sobre a superfície de um tambor fotossensível, que é um cilindro de alumínio revestido de um material fotocondutor. Os fotocondutores são materiais com propriedade isolante no escuro. Mas, quando expostos à luz, são condutores. Assim, quando a imagem refletida nos espelhos chega ao tambor, as cargas superficiais do cilindro se alteram: as áreas claras do documento eliminam as cargas elétricas que estão sobre a superfície do cilindro e as áreas escuras as preservam. Forma-se, então, uma imagem latente, que ainda precisa ser revelada. Para isso, o cilindro é revestido por uma fina tinta de pó, o tonalizador, ou toner, que adere à imagem latente formada sobre o tambor. Em seguida, toda a imagem passa para as fibras do papel, através de pressão e calor. E, assim, chega-se à cópia final.
Fonte: Revista Globo Ciência, dez. 1996, p. 18.

O texto acima se refere a uma aplicação do fenômeno de eletrização, pois é graças a ele que o toner adere ao cilindro metálico mencionado. O processo de eletrização pode ocorrer de três formas distintas: atrito, indução e contato, mas todos os processos têm algo em comum. É CORRETO afirmar que o comum destes processos é:
(A) Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.
(B) Deixar o corpo eletrizado, com um equilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas.(Se há um equilíbrio entre as cargas é por que o corpo é neutro e não está eletrizado)
(C) Arrancar as cargas positivas do corpo eletrizado.(Cargas positivas são prótons e não podem ser arrancadas, somente elétrons são ganhos ou perdidos)
(D) Deixar o corpo eletrizado com uma corrente elétrica negativa. (Pode ser positiva ou negativa)
(E) Deixar o corpo eletrizado com um campo magnético. (Magnetismo não tem a ver com eletrização)
Gabarito: A

Questão 09
O frasco de Dewar é um recipiente construído com o propósito de conservar a temperatura das
substâncias que ali forem colocadas, sejam elas quentes ou frias. O frasco consiste em um recipiente de paredes duplas espelhadas, com vácuo entre elas e de uma tampa feita de material isolante. A garrafa térmica que temos em casa é um frasco de Dewar. O objetivo da garrafa térmica é evitar ao máximo qualquer processo de transmissão de calor entre a substância e o meio externo. É CORRETO afirmar que os processos de transmissão de calor são:
(A) indução, condução e emissão.
(B) indução, convecção e irradiação.
(C) condução, convecção e irradiação.
(D) condução, emissão e irradiação.
(E) emissão, convecção e indução.
Gabarito: C
Comentários: Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação. 
 

Transmissão de Condução

É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.
Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de calor. Portanto:
A condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a sua realização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas).
O calor propaga-se através da parede do forno de uma pizzaria.

Transmissão de Convecção

Para ilustrarmos a convecção, imagine uma sala onde ligamos um aquecedor elétrico que está colocado no chão, no centro dessa sala.
O ar em torno do aquecedor se aquece, tornando-se menos denso que o restante. Com isto, ele sobe e o ar frio desce, havendo uma troca de posição do ar quente que sobe com o ar frio que desce. A este movimento de massas de fluido chamamos convecção e as correntes de ar formadas são correntes de convecção.
Na sala, o ar quente (menos denso) sobe, enquanto o ar frio (mais denso) desce.
Portanto. a convecção se constitui de movimentos de massas fluidas. trocando de posição. Notemos que não tem significado falar em convecção no vácuo.
Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos c no vácuo.
A convecção pode ser natural, quando é ocasionada por diferenças de densidade devido à diferença de temperatura entre as massas de fluido, ou forçada, quando é ocasionada por bombas ou ventiladores.
Observemos que na convecção não há passagem de energia de um corpo para outro, mas apenas estes é que mudam de posição.

Sendo assim, concluímos que, a rigor, a convecção não é um processo de transmissão de calor, pois não há passagem de energia de um corpo para outro. 

Transmissão de Radiação

É o processo de transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas (ondas de calor). A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa.
Sendo uma transmissão de calor feita por ondas eletromagnéticas, a radiação não exige a presença do meio material para ocorrer, isto é, a radiação ocorre no vácuo e também em meios materiais.
Entretanto, não são todos os meios materiais que permitem a propagação das ondas de calor através deles.

Vaso de Dewar - garrafa térmica

Funcionamento da garrafa térmica
O vaso de Dewar ou garrafa térmica é um dispositivo utilizado para manter a temperatura do seu conteúdo inalterada o maior intervalo de tempo possível. Para tanto, as paredes do sistema devem ser adiabáticas, não permitindo transmissão de calor com o meio ambiente.
Como a energia térmica pode ser trocada por condução, convecção e radiação, foram usados os seguintes artifícios:
1) Para evitar a saída ou entrada de calor por condução, o líquido foi envolvido por vácuo. Por isso a garrafa térmica possui parede dupla de vidro (péssimo condutor) entre as quais se faz o vácuo.
2) Para evitar a convecção (processo que exige trocas de partículas), deve-se manter sempre bem fechada a tampa da garrafa.
3) Para evitar a radiação, as paredes são espelhadas, assim os raios infravermelhos e as demais radiações refletem-se no espelho, retornando ao meio de origem.
É bom observar que este sistema não é perfeito; assim, depois de algumas horas, o líquido interno acaba atingindo o equilíbrio térmico com o meio ambiente.

Questão 10
Nas últimas décadas, a ecologia tem permitido compreender melhor a natureza e as delicadas relações que nela se estabelecem. Os ecólogos cada vez mais enfatizam que é absurdo o ser humano pensar que ele não depende da natureza e que pode explorá-la sem maiores cuidados e não sofrer as consequências dos seus atos.
Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 7ª série. 1 ed. São Paulo: Moderna 1999.

 Sobre ecossistema, que é um dos conceitos fundamentais da ecologia, é CORRETO afirmar que:
(A) é o papel ou função desempenhado por um ser vivo no meio ambiente.
(B) é o local onde vive uma determinada espécie.
(C) é o conjunto de todos os seres vivos e dos fatores não vivos de certo ambiente.
(D) são somente os seres vivos presentes no meio ambiente.
(E) é o artefato específico que identifica determinada espécie no meio ambiente.
Gabarito: C
Comentários: o ecossistema é a reunião dos fatores bióticos (seres vivos) e os fatores abióticos (umidade, solo, água, temperatura, luminosidade, etc.).

Questão 11
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossomicamente e geneticamente idênticas. A grosso modo, costuma-se dividir esse processo em dois momentos: o primeiro relacionado à formação de dois núcleos filhos e o segundo correspondendo à citocinese (divisão do citoplasma). Contudo, didaticamente detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/mitose.htm. Acesso em: 30 set. 2011.
Sobre a mitose e suas fases é CORRETO afirmar que:
(A) na metáfase ocorre o desaparecimento da carioteca e do nucléolo. (Errado, isto ocorre na Prófase)
(B) o grau máximo de condensação dos cromossomos ocorre na prófase (Errado, ocorre na metáfasde, é o momento em que se pode ver melhor os cromossomos, microscopicamente)
(C) a mitose é responsável pela formação de gametas. (Errado, a meiose sim é responsável, a mitose, é para crescimento e desenvolvimento das células. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes lesadas do organismo)
(D) a cariocinese e a citocinese ocorrem na telófase.
(E) a mitose é um processo reducional em termos cromossômicos. (Errado, a meiose é reducional, pois uma celula 2n origina células n, a mitose é um processo equacional, ou seja, uma célula n origina células n e uma célula 2n origina células 2n)
Gabarito: D

Questão 12

Dissacarídeos      Unidades formadoras(monossacarídeos)              Fonte
Sacarose                         Glicose + frutose                               cana, beterraba
Lactose                           Glicose + galactose                                   leite
Maltose                           Glicose + glicose                                    cereais
Fonte: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/carboidratos.asp Acesso em: 30 set. 2011.
No quadro acima, existem exemplos de monossacarídeos e dissacarídeos. Existe outro
grupo de açúcares chamado polissacarídeos. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE polissacarídeos.
(A) Quitina, colesterol e pepsina.
(B) Amido, glicerídeo e frutose.
(C) Amilase, quitina e glicose.
(D) Amido, glicogênio e celulose.
(E) Glicogênio, quitina e globulina.
Gabarito: D
Comentários: Amido, glicogênio e celulose são polissacarídeos formados por várias glicoses.Amido é a substância de reserva vegetal, glicogênio é a substância de reserva animal e a celulose faz parte das parede celular dos vegetais.

Questão 13
 
Fonte: http://ciencianamoda.blogspot.com/2010/10/sistema-reprodutor-humana-human.html Acesso em: 30 set. 2011.

 Os ovários são as gônadas femininas, isto é, as glândulas sexuais femininas. Produzem ovócitos II que são eliminados como secreção externa e hormônios (estrogênio e progesterona), que representam a sua secreção interna. Com base no texto, na figura ao lado e nos seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que os ovários são considerados:
(A) glândulas mistas.
(B) órgãos mistos endocrinamente.
(C) glândulas endócrinas.
(D) glândulas exócrinas.
(E) órgãos mistos exocrinamente.
Gabarito: A
Comentários: como o pâncreas, os ovários são considerados glândulas mistas, produzindo susbstâncias que vão para fora do corpo (glândula exócrina) e substâncias que ficam no corpo (glândula endócrina)

Questão 14
A química está presente no nosso cotidiano em uma simples salada, servida durante o almoço. Quando você preferiu, por exemplo, adicionar vinagre e sal para torná-la mais saborosa, acrescentou ao seu prato ácido acético (CH3COOH) e cloreto de sódio (NaCl), respectivamente. Com relação aos compostos citados no texto acima, leia e analise as afirmações abaixo:
I) O NaCl é um composto iônico, solúvel em água e conduz corrente elétrica em solução aquosa.(correto, o sal de cozinha é solúvel em água e em solução aquosa conduz eletricidade)
II) O ácido acético é uma substância molecular e apresenta ligações iônicas entre os átomos. (É sim uma substância molecular, porém suas ligações são covalentes)
III) O NaCl é uma substância apolar e apresenta ligação iônica.(É uma substância polar)
IV) O ácido acético pode ser neutralizado pelo hidróxido de sódio, formando sal e água. (Toda vez que tem-se numa reação um ácido com uma base forma-se sal e água)
V) O cloreto de sódio é formado pelos íons Na+ e Cl-, denominados cátion e ânion, respectivamente.c (Correto, cátion carga positiva e perde elétrons, ânion carga negativa e ganha elétrons)
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmações I, II e IV são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as afirmações II, III e IV são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as afirmações I,II e V são VERDADEIRAS.
(D) Apenas as afirmações I, IV e V são VERDADEIRAS.
(E) Todas as afirmações são VERDADEIRAS.
Gabarito: D

Questão 15
Recentemente o Japão sofreu uma de suas maiores catástrofes naturais já registradas. Um terremoto, seguido de tsunami, fez com que o país vivesse um cenário devastador. O tema foi explorado de maneira exaustiva pelos principais veículos de informação. Uma das consequências produzidas neste episódio foi a
interrupção da produção de energia elétrica nas regiões atingidas pelo desastre. A produção de energia elétrica no Japão é alicerçada principalmente em usinas nucleares, nas quais reações nucleares controladas fornecem energia térmica através da fissão (quebra) de núcleos atômicos maiores em núcleos atômicos menores, com uma gigantesca liberação de calor. Abaixo, tem-se um exemplo de reação de fissão nuclear.


Com base na reação apresentada acima e nos seus conhecimentos de Química, assinale a alternativa CORRETA.
(A) O urânio (U) possui o subnível 7s totalmente preenchido e o subnível 5f parcialmente preenchido.
(B) O Urânio (U) possui 238 prótons. (Errado, possui 92 prótons e número de massa 238)
(C) O hélio (He) pertence a família 8A e é um líquido a temperatura ambiente. (Incorreto, é um gás)
(D) O Tório (Th) é um semimetal e possui 90 prótons em seu núcleo atômico. (Incorreto, é um metal)
(E) A reação mostra que 92 g de Urânio (U) podem ser convertidos em 90 g de Tório (Th) e 2 g de Hélio (He). (Errado, a reação mostra que 238 g de Urânio podem ser convertidas em 234 gramas de Thorio e 4g de Hélio)
Gabarito: A
Comentários:
distribuição eletrônica do Urânio
Questão 16
O ozônio é uma molécula gasosa formada por três átomos de oxigênio (O3). Nas partes mais altas da atmosfera, numa altitude entre 25 e 30 km, encontramos os níveis mais elevados de concentração desse gás, numa camada denominada camada de ozônio. Esse ozônio filtra os raios ultravioleta provenientes do Sol, protegendo o desenvolvimento da vida na Terra. (...) O ozônio, no nível do solo, onde respiramos, é um poluente secundário, formado a partir de poluentes primários, como os óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e os compostos orgânicos voláteis (COVs), provenientes de instalações industriais e, principalmente, dos escapamentos dos veículos automotores.
Fonte: http://www.revistaecologico.com.br/materia.php?materia=MzM5. Acesso em: 30 set. 2011.

O ozônio prejudicial pode ser produzido a partir das seguintes reações:


Com base nas reações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Em cada 16 gramas de gás oxigênio utilizados na produção do ozônio, existem 6,02 · 1023 moléculas de O2. (Errado, em cada 32 g de Oxig~enio existem 6,02 . 1023 moléculas de O2)
(B) Para cada 46 toneladas de dióxido de nitrogênio (NO2) existentes na atmosfera,podem ser produzidas 48 toneladas de ozônio (O3) prejudicial. (Correto, é só fazer a regra de três para cada 46 g de NO2 existem 48 g de O3 para 46 toneladas de NO2, 48 toneladas de O3)
(C) São necessários dois mols de oxigênio gasoso para produzir 3 mols de ozônio. (Errado é necessário 1 mol de O2 para produzir 1 mol de O3)
(D) Para cada 160 kg de oxigênio, nas CNPT, são produzidos 224 mil litros de ozônio. (Errado produz 112000 L de Ozõnio)
(E) Para cada 2 m3 de oxigênio consumidos na reação, são formados 3 m3 de ozônio. (Errado, produz 2000 L de O3)
Gabarito: B

Questão 17
Dióxido de carbono aumenta acidez de oceanos e ameaça corais 70% dos recifes estão em risco ou danificados, alguns irremediavelmente. Juliet Eilperin escreve para “O Estado de SP”: O nível cada vez mais alto de dióxido de carbono na atmosfera está tornando a água dos oceanos mais ácida, dizem cientistas. Eles advertem que, no final do século, essa tendência poderá dizimar os recifes de coral e todas as criaturas que encontram alimento no mar.
(...)
Uma vez absorvido pela água do mar, o dióxido de carbono se transforma em ácido carbônico, que reduz o pH dos oceanos, tornando mais difícil para corais, plânctons e os minúsculos caracóis marinhos (chamados pterópodes) formarem sua estrutura.
Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=38882. Acesso em: 30 set. 2011.
Em relação ao ácido carbônico (H2CO3), leia e analise as afirmações abaixo:
I) As ligações entre o carbono e os oxigênios se dão por transferência de elétrons, sendo classificadas como ligações iônicas. (Errado, são ligações moleculares, se dão por compartilhamento de elétrons, sendo classificadas como ligações cavalentes)
II) A fórmula estrutural do ácido carbônico apresenta uma ligação dupla e quatro ligações simples. (Correto, veja ao lado)
III) O ácido carbônico sofre ionização quando colocado em água.
Exemplo de ácido fraco
O ácido carbônico (H2CO3) se ioniza segundo a equação:
H2CO3 ↔ H2O +CO2
Os produtos da reação são gás carbônico (CO2) e água (H2O). O H2CO3 é classificado como ácido fraco porque apresenta um pequeno grau de ionização (α ≤ 5%).
IV) O ácido carbônico é um hidrácido que, em solução aquosa, pode liberar dois íons H+.(Os hidrácidos da forma HnX são classificados como binários, pois só têm dois elementos químicos: o hidrogênio e o elemento seguinte. Uma exceção é o ácido cianídrico, HCN, que é um composto ternário. Os oxiácidos, por sua vez, são ternários — (ou mais), já que possuem oxigênio, hidrogênio e (pelo menos) mais um elemento, são portanto o ácido carbônico é um Oxiácido)
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmações II e III são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as afirmações III e IV são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as afirmações I, II e III são VERDADEIRAS.
(D) Apenas as afirmações II, III e IV são VERDADEIRAS.
(E) Todas as afirmações são VERDADEIRAS.
Gabarito: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário