"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA CONCOMITANTES 2010/1

Questão 05
O gráfico abaixo representa a variação da velocidade em função do tempo de uma partícula em movimento uniformemente variado.


Em relação à área abaixo da reta do gráfico, é CORRETO afirmar que ela representa a:
(A) aceleração média.
(B) velocidade média.
(C) variação da velocidade.
(D) distância percorrida pela partícula.
(E) velocidade instantânea.
Gabarito: D
 Pra descobrir o deslocamento: área debaixo da curva. Pode aparecer área do triângulo para um móvel partindo do repouso ou área do trapézio para um móvel com velocidade inicial não-nula.
 
Questão 06
Na figura abaixo, temos duas polias de raios R1 e R2, que giram no sentido horário, acopladas a uma correia que não desliza sobre as polias.

a=polia 1 /// b=polia 2

 Com base no enunciado acima e na ilustração, é CORRETO afirmar que:
(A) a velocidade angular da polia 1 é numericamente igual à velocidade angular da polia 2. (Errado, a velocidade angular de 1 é maior que de 2) Se as polias tem diametros diferentes, suas velocidades serão diferentes, pois a formula da velocidade angular é:
w = v / R
onde v = velocidade escalar
R = raio da polia
ou seja, quanto maior o raio da polia; menor é a velocidade angular e vice-versa.
(B) a frequência da polia 1 é numericamente igual à frequência da polia 2.
(C) o módulo da velocidade na borda da polia 1 é numericamente igual ao módulo da velocidade na borda da polia 2. (Se não ocorre escorregamento e a polia é inelástica, então todos os pontos da correia e da periferia das polias têm a mesma velocidade escalar.)
(D) o período da polia 1 é numericamente igual ao período da polia 2.
(E) a velocidade da correia é diferente da velocidade da polia 1. (Errado, são iguais, senão não haveria como rodar as polias)
Gabarito: C
Comentários:Em um movimento circular, o tempo que se gasta para efetuar uma volta completa é
chamado de período do movimento ( representado por T). O espaço percorrido durante um período é o comprimento da circunferência: 2πr , portanto, letras B e D estão erradas.

Questão 07
A ilustração abaixo representa um bloco apoiado sobre uma superfície horizontal com atrito, puxado por uma força F com velocidade constante.

Com base na ilustração acima e na situação descrita no enunciado, é CORRETO
afirmar que:
(A) o trabalho realizado pela força F é nulo.
(B) o trabalho total realizado sobre o bloco é nulo.
(C) o trabalho realizado pela força de atrito f é nulo.
(D) o trabalho realizado pela força de atrito f é positivo.
(E) o trabalho realizado pela força F é igual à variação da energia cinética do bloco.
Gabarito: B
Comentários: O bloco possui velocidade constante, portanto, não há força resultante. Assim, não há trabalho realizado por ela.

Questão 08

 Sobre a trajetória elíptica realizada pela Terra em torno do Sol, conforme ilustração acima, é CORRETO afirmar que:
(A) a força pela qual a Terra atrai o Sol tem o mesmo módulo da força pela qual o Sol atrai a Terra. (Correto, força de ação e reação)
(B) o sistema mostrado na figura representa o modelo geocêntrico. (Errado, modelo heliocêntrico, a Terra gira em torno do sol)
(C) o período de evolução da Terra em torno do Sol é de aproximadamente 24 horas.
(D) a velocidade de órbita da Terra no ponto A é maior do que no ponto C. (Não se tem dados para afirmar isso, mas são diferentes: Lei das áreas: “Um planeta em órbita em torno do Sol não se move com velocidade constante, mas de tal forma que uma linha traçada do planeta ao Sol varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais”.)
(E) a velocidade de órbita do planeta Terra independe da sua posição em relação ao Sol. (Depende sim, veja letra D)
Gabarito: A
Comentários: o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.

Questão 13
Analise as transformações abaixo:
I – Gelo calor água
II – Gás hidrogênio + gás oxigênio faísca água
III – Água oxigenada luz água + gás oxigênio (2H2O2 ________ 2H2O  +  O2)
Com base nos seus conhecimentos e nas informações contidas nas transformações acima, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Gás hidrogênio, gás oxigênio, água e água oxigenada são substâncias apolares.(Errado, água e água oxigenada são polares)
(B) As três transformações acima são classificadas como fenômeno químico. (Errado, a I é um fenômeno físico, fusão)
(C) Para cada 2 mols de água oxigenada (H2O2) decomposta, formam-se dois mols de água e um mol de gás oxigênio.(2H2O2 ________ 2H2O  +  O2) Está correto.
(D) Para produzir 22,4 L de gás oxigênio, nas CNTP, deve-se partir de 34g de água oxigenada (H2O2). (Errado, deve-se partir de 68g)
(E) Gelo e água apresentam composição química diferente. (Errado, tudo é água, só o estado físico é que é diferente, como está organizado)
Gabarito: C

Questão 14
Toda a matéria é constituída de átomos. Atualmente essa afirmação suporta todo o desenvolvimento da química. Ao longo dos anos, foram propostos vários modelos para descrever o átomo. Em 1911, Rutherford realizou um experimento com o qual fazia um feixe de partículas alfa, de carga positiva, incidir sobre uma fina lâmina de ouro. Com esse experimento, observou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer qualquer desvio. Diante dessa evidência experimental, é CORRETO afirmar que:
(A) o átomo não é maciço, mas contém muitos espaços vazios. (O átomo é constituído de núcleo e da eletrosfera, em que aparecem vários espaços)
(B) o átomo é maciço e indivisível. (Errado, esta é uma ideia antiga, que dalton disse)
(C) os elétrons são partículas de carga negativa e se localizam no núcleo do átomo. (Errado, os elétrons se encontram na eletrosfera)
(D) o núcleo do átomo é constituído de cargas positivas e negativas. (Errado, o núcleo do átomo é constituído de cargas positivas, apenas)
(E) o átomo é formado por uma “massa” de carga positiva, “recheada” de partículas de carga negativa: os elétrons. (Errado, esta ideia era do Thompson, está ultrapassada, "pudim de passas".)
Gabarito: A

Questão 15
Em uma aula experimental de Química, um aluno recebeu dois frascos. Um deles continha cloreto de sódio (NaCl) e o outro, açúcar comum, sacarose (C12H22O11). Recebeu a recomendação de não testar o sabor das substâncias. Para identificar o conteúdo de cada frasco, o aluno dissolveu em água o conteúdo de cada um deles e, em seguida, testou a condutibilidade elétrica de cada solução obtida. Considere o texto acima e leia as proposições abaixo.
I – O cloreto de sódio é uma substância iônica, sendo que o cátion sódio tem carga +1. (Correto, o sódio se encontra na Família IA, portanto, 1 elétron na última camada)
II – A sacarose é uma substância molecular e apresenta ligações iônicas entre os átomos. (Errado, apresenta ligações moleculares)
III – A solução que continha cloreto de sódio conduziu corrente elétrica. (Correto, o sal de cozinha em solução aquosa conduz corrente elétrica)
IV – A solução que continha sacarose conduziu corrente elétrica. (Errado, os composto moleculares não são bons condutores de corrente elétrica)
V – O cloreto de sódio é um amontoado de cátions (Na+) e ânions (Cl-), conhecido como retículo cristalino iônico. (Correto)
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Todas as proposições são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as proposições I, III e V são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as proposições I e IV são VERDADEIRAS.
(D) Apenas as proposições I, II e IV são VERDADEIRAS.
(E) Apenas as proposições I, II e III são VERDADEIRAS.
Gabarito: B

Questão 16
Comer menos carne, limitar as viagens, aceitar ficar com calor durante o verão e com frio durante o inverno: rotinas alternativas também ajudam a lutar contra o aquecimento global, segundo um estudo apresentado na segunda-feira (26) em Bruxelas. "Modificar os hábitos será complicado", admitiram os especialistas da consultoria McKinsey neste estudo, apresentado na presença do comissário europeu para o Meio Ambiente, Stavros Dimas. Entretanto, segundo eles, esses pequenos gestos do dia a dia podem evitar lançar na atmosfera 3,5 a 5 bilhões de toneladas de gás carbônico até 2030. O estudo lista 200 ações possíveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, entre os quais o CO2, e de limitar o aquecimento do planeta a 2ºC em 2030.
Fonte: Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u495550.shtml. Acesso em: 14 set. 2009

Com relação ao CO2, citado no texto acima, é CORRETO afirmar que:
(A) abaixo de -78 ºC, o CO2 torna-se sólido, sendo conhecido como gelo-seco. Acima dessa temperatura, ocorre a condensação, isto é, a substância passa diretamente da fase sólida para a gasosa.(Errado, passar da fase sólida para a fase gasosa, diretamente, ou vice-versa, é o processo de sublimação. Condensação é a passagem de gasoso para líquido)
(B) o elemento mais eletronegativo é o carbono. (Errado, é o Flúor)
(C) o monóxido de carbono (CO2) participa da fotossíntese, processo que é base da vida dos vegetais e dos animais que dele participam. (Errado, o monóxido de carbono é o CO e não o CO2 que é o gás carbônico, este sim, participa do processo de fotossíntese)
(D) o CO2 é uma substância molecular, pois possui ligações iônicas. (Errado, possui ligações covalentes)
(E) a molécula de CO2 apresenta geometria linear, sendo, portanto, uma molécula apolar. (O = C = O, geometria linear, formanndo ângulo de 180º, sendo portanto molécula apolar)
Gabarito: E

Questão 22
O vírus Influenza A (H1N1) provoca uma doença respiratória transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Dentre os sinais e sintomas provocados pela doença, estão: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude. Acesso em: 09 set. 2009
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) O material genético presente na cápsula viral encontra-se estável, sendo incapaz de sofrer processos de mutação. (Vírus muta facilmente)
(B) Os vírus são formados por células muito simples, constituídas apenas por uma membrana plasmática e pelo material genético disperso no citosol. (Errado, vírus é acelular, está entre o vivo e o não vivo)
(C) O vírus H1N1, assim como algumas bactérias, tem uma grande capacidade de replicação, ou seja, suas células dividem-se rapidamente pelo processo conhecido como mitose. (Os vírus por serem acelulares não tem capacidade de replicação, são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, depende de outra célula para viver)
(D) De forma geral, os vírus apresentam o material genético DNA, RNA ou ambos, inseridos no núcleo de suas células. (Vírus não tem célula, seu material genético é de DNA ou RNA)
(E) Os vírus são considerados por vários pesquisadores como parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que utilizam obrigatoriamente células procariontes ou eucariontes para promover a sua replicação.
Gabarito: E

Questão 23
Os animais são constituídos por diferentes sistemas que atuam funcionalmente de forma integrada, o que contribui para a manutenção, dentro de certos limites, de um meio interno constante do organismo. As proposições abaixo fazem referência a alguns sistemas. Assinale a alternativa CORRETA.
(A) A comunicação entre os diversos órgãos e células do organismo ocorre através de dois sistemas de integração corporal: o sistema nervoso e o sistema endócrino. Quanto à organização do sistema nervoso, a divisão central inclui somente o encéfalo cujas funções gerais estão relacionadas ao processamento e integração de informações. (Errado)
(B) Todas as células do corpo humano para realizarem o processo de respiração celular requerem a presença do gás oxigênio, conduzido e disponibilizado pelas estruturas constituintes do sistema respiratório. Assim, através da superfície da traquéia e dos alvéolos pulmonares, o oxigênio se difunde para os capilares sanguíneos, sendo conduzido a todas as células. (Errado, o oxigênio se difunde através dos alvéolos, local das trocas gasosas)
(C) O conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substâncias potencialmente tóxicas constitui o sistema urinário. A participação da bexiga, um dos constituintes desse sistema, está diretamente envolvida com a filtração do sangue e conseqüente formação da urina.(Errado, bexiga apenas armazena a urina)
(D) Os animais obtêm matéria-prima e fontes de energia para suas células por meio dos alimentos. Para que diversos nutrientes contidos na dieta alimentar sejamdisponibilizados às células, eles precisam ser ingeridos, digeridos e absorvidos através de vários processos que envolvem os órgãos do sistema digestório e glândulas, como as salivares, fígado e pâncreas. (Correto)
(E) Os nutrientes oriundos do sistema digestório e o gás oxigênio proveniente do sistema respiratório são distribuídos a todas as células do organismo através do movimento do sangue nos vasos que ocorre principalmente pela atividade bombeadora do coração. Este órgão, nos seres humanos, apresenta três cavidades internas, dois átrios e um ventrículo, por onde circula o sangue.(Errado, apresenta 4 cavidades, dois átrios e dois ventrículos)
Gabarito: D
Divisão do Sistema Nervoso

Questão 24
O termo biodiversidade refere-se à diversidade de formas de vida, aos papéis ecológicos que desempenham e à diversidade genética que contém. As milhares de espécies que constituem a biodiversidade do planeta são atualmente classificadas em cinco reinos.
Observe o quadro abaixo:
Reino                   Exemplo de organismo
1                                   bactérias
Protista                             2
Fungi                                3
4                                samambaia

Animalia                           5
Com base no quadro acima, assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas: 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente:
(A) (1) Eucarionte; (2) ameba; (3) cogumelos; (4) Plantae; (5) moluscos.
(B) (1) Monera; (2) ameba; (3) algas; (4) Plantae; (5) aves.
(C) (1) Monera; (2) ameba; (3) cogumelos; (4) Plantae; (5) peixes.
(D) (1) Protista; (2) minhoca; (3) moluscos; (4) Plantae; (5) mamíferos.
(E) (1) Monera; (2)lombriga; (3) cogumelos; (4) Heterótrofo; (5) anfíbios.
Gabarito: C

Questão 25
A célula constitui a unidade morfológica e funcional de todos os seres vivos e apresenta, como estruturas básicas, a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. Com relação aos constituintes celulares, é CORRETO afirmar que:
(A) É no ribossomo que ocorre o processo de respiração celular e o processo de síntese de proteínas.(Errado, ocorre somente síntese protéica, a respiração celular ocorre nas mitocôndrias)
(B) A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de lipídeos, os fosfolipídios, na qual estão presentes, imersas e na sua superfície, diferentes proteínas. (Correto)
(C) Os seres vivos identificados como procariontes apresentam o material genético envolvido por uma membrana, constituindo uma estrutura chamada de núcleo. (Errado, os procariontes não tem carioteca, que é a membrana que envolve o núcleo, onde fica o materal genético. Nos procariontes o material genético fica disperso no citoplasma)
(D) Os cloroplastos, estruturas que possuem em seu interior o pigmento verde clorofila, estão presentes nas células animais e vegetais. (Errado, somente nas células vegetais)
(E) A difusão, um tipo de mecanismo de transporte de substâncias através da membrana plasmática, promove o movimento de moléculas do meio onde estão menos concentradas para o local onde estão mais concentradas.(Errado, promove o movimento de moléculas do meio onde estão mais concentradas para o local onde estão menos concentradas)
Gabarito: B

Nenhum comentário:

Postar um comentário