"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA 2011/1

Questão 07
Após colocar uma esfera de chumbo e uma rolha de cortiça em um copo com água um estudante observou que a moeda afundou e a rolha flutuou como mostra a figura.


Assinale a alternativa que MELHOR representa o fenômeno observado.
(A) A água é mais densa que o chumbo. (Errado, se fosse o chumbo flutuaria)
(B) A quantidade de matéria do chumbo é maior que a quantidade de cortiça. (Densidade não tem haver com quantidade, e sim, com o material, por exemplo, um palitinho de madeira ou uma tora de madeira vão flutuar na água)
(C) O chumbo é mais pesado que a cortiça. (Errado, peso e densidade são grandezas bem diferentes. Pode-se dizer que a cortiça é menos densa que o chumbo e não mais leve)
(D) O chumbo é mais pesado que a água. (Errado, peso e densidade são grandezas bem diferentes. Pode-se dizer que o chumbo é mais denso que a água e não mais pesado)
(E) O chumbo é mais denso que a cortiça. (Correto, por isso o chumbo afunda na água e a cortiça flutua)
Gabarito: E

Questão 08
Guepardo é um felino africano que ao partir do repouso pode atingir uma velocidade de 25 m/s em 2 segundos. Uma esfera ao ser abandonada em queda livre, de certa altura, sofre uma aceleração de 10 m/s2.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) A aceleração da esfera aumenta continuamente com o passar do tempo. (Errado, em queda livre a aceleração é constante, aumentando apenas a velocidade - MRUV)
(B) Ao iniciar o movimento, a aceleração do guepardo é maior que a aceleração da esfera. (É só calcular a aceleração utilizando a fórmula V = Vo + a t, 25 = 0 + a 2, a = 25 / 2, a = 12,5 m/s2, então, a afirmativa está correta)
(C) Um segundo após iniciar o movimento o guepardo e a esfera têm a mesma velocidade. (Velocidade da esfera: V = 0 + 10 . 1 = 10 m/s /// Velocidade do guepardo: V = 0 + 12,5 . 1 = 12,5 m/s, portanto, não são iguais)
(D) A maior aceleração que um corpo pode adquirir é de 10m/s2. (Errado, o exercício mostra que o guepardo atingiu 12,5 m/s2, portanto, falso)
(E) Impossível determinar a aceleração do guepardo. (Na letra B mostrou-se que é possível)
Gabarito: B

Questão 09
O que antes chamávamos de aparelho de locomoção, hoje chamamos de aparelho de movimento, porque se trata de um conjunto de órgãos que nos permite uma gama de atividades muito maior do que simplesmente o deslocamento de um lugar ao outro.
Analise as alternativas a seguir e indique AQUELA que tem órgãos que NÃO fazem parte do aparelho de movimento.
(A) A musculatura dorsal.
(B) Os músculos anteriores da coxa.
(C) Os ossos das mãos.
(D) O pulmão e alvéolos pulmonares.
(E) Os tendões presentes na musculatura abdominal.
Gabarito: D
Comentários: músculos, tendões e ossos são órgãos diretamente ligados ao movimento. Agora, pulmão e alvéolos são órgãos da respiração. Nos alvéolos acontecem as trocas gasosas, CO2 e O2.

Questão 10
Considerando as características dos seres vivos e suas relações com o ambiente, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A temperatura é o único fator que influencia a distribuição dos seres vivos em nosso planeta, o que explica, por exemplo, as diferenças observadas no número e tipo de espécies encontradas no Pólo Sul e na Amazônia. (Errado, clima, umidade, relevo, também são fatores de influência)
(B) Plantas, algas e algumas bactérias consomem parte da energia proveniente da luz solar no processo de fotossíntese e por isso são conhecidas como consumidores primários. (Seres que realizam fotossíntese, como plantas, bactérias e algas são conhecidas como produtores)
(C) Os seres vivos dependem dos fatores do ambiente que habitam, mas também se relacionam uns com os outros podendo estas relações ser interespecíficas, ou seja, entre espécies diferentes ou intraespecíficas, que ocorrem dentro da mesma espécie.
(D) O ambiente influencia os organismos que nele vivem, mas este não é alterado pelos seres vivos. (Errado, o ambiente também pode ser alterado, exemplo disso, somos nós seres humanos, que degradamos continuamenete os ambientes, com queimadas, poluição do ar, etc.)
(E) A ecologia é o estudo de relacionamentos ou interações entre organismos, porém sem considerar e seus relacionamentos com o ambiente. (Errado, o ambiente, os organismos formam os ecossistemas, diretasmente relacionados com ecologia)
Gabarito: C

Questão 11
Veículos automotores movidos a combustíveis fósseis e as grandes queimadas, produzem quantidades consideráveis de gás carbônico (dióxido de carbono) na atmosfera, agravando assim o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global, além de ocorrer uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo assim um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.
Texto disponível em: www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas. Acesso em: 27 set. 2010.


Imagem disponível em: www.fotosearch.com.br.Acesso em: 29 set. 2010.

A respeito da substância química citada no texto acima, podemos afirmar que é:
(A) um líquido nas condições ambiente.
(B) composta, constituída de 3 elementos e sua molécula contém 2 átomos.
(C) uma mistura homogênea.
(D) uma substância simples.
(E) composta, constituída de 2 elementos e sua molécula contém 3 átomos. (Correto, o CO2 tem os elementos Carbono e Oxigênio e tem 1 átomo de Carbono e 2 átomos de Oxigênio, formando 3 átomos no total)
Gabarito: E

Questão 12
Portas e portões constituídos de ferro deterioram-se ao longo do tempo, pois sofrem com a ação da atmosfera, ocasionando sua corrosão. Isso ocorre também com outros tipos de materiais, passíveis da ação do oxigênio sobre o mesmo.


Imagem disponível em: www.fotosearch.com.br. Acesso em: 14 set. 2010.

É CORRETO afirmar que, além da oxidação do ferro, constitui reação química:
(A) a evaporação da água do mar. (Fenômeno físico)
(B) a mistura de água e sal. (Fenômeno físico)
(C) a fusão do gelo.(Fenômeno físico)
(D) a sublimação da naftalina. (Fenômeno físico)
(E) a respiração animal. (Envolve reações químicas, portanto, fenômeno químico)
Gabarito: E
Comentários:a grosso modo, dizemos que no fenômeno físico as substâncias ao serem transformadas voltam a ser o que eram antes, todos os processos de transaformação física, como sublimação, fusão, são fenômenos físicos. E no fenômeno químico sempre ocorre uma reação química e o produto dela não volta a ser o que era antes, exemplo, a queima de um palito de fósforo, ele não vai voltar a ser palito nunca mais.

GABARITO: 07 E  08 B  09 D  10 C  11 E  12 E

Nenhum comentário:

Postar um comentário