"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA 2011/2 - Ciências

Questão 07
Eco é um fenômeno sonoro bem interessante. Quem nunca teve a oportunidade de estar em um ambiente adequado e brincar com o eco de sua voz? Com base no estudo dos fenômenos sonoros, é CORRETO afirmar que o eco é consequência do fenômeno denominado:
(A) interferência.
(B) refração.
(C) polarização.
(D) reflexão.
(E) difração.
Gabarito: D
Comentários: Reflexão do Som
As ondas sonoras obedecem às mesmas leis da reflexão da ondulatória. A reflexão de uma onda sonora acontece quando ela encontra um obstáculo e retorna para o meio de origem de propagação. O acontecimento desse fenômeno pode dar origem a dois outros fenômenos que são chamados de eco e reverberação. O eco acontece quando o som refletido retorna após o som original ser extinto totalmente. Na reverberação o som que foi refletido chega ao ouvido antes da extinção do som original, dessa forma ocorre o reforço do som emitido.

Questão 08
Termômetro é um instrumento usado para medir temperatura. Nos dias de hoje, encontramos termômetros em vários lugares: no painel de alguns carros, nas ruas, em alguns relógios, em casa, aeroportos etc. Em certas situações, após medir a temperatura de dois corpos, concluímos que eles estão em Equilíbrio Térmico. É CORRETO afirmar que estar em Equilíbrio Térmico significa que:


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/termometrosregistram- 9-graus-na-avenida-paulista.html–Acesso em: 12 abr.2011.

(A) impossível fazer qualquer afirmação, considerando que a temperatura de equilíbrio térmico não foi informada.
(B) os dois corpos estão com a mesma temperatura, isto é, possuem a mesma quantidade de calor.
(C) os dois corpos estão com a mesma quantidade de calor.
(D) que ainda existe troca de calor entre os dois corpos.
(E) os dois corpos estão com a mesma temperatura, isto é, suas partículas estão com o mesmo grau de agitação.
Gabarito: E 
Comentários: quando dois corpos estão na mesma temperatura, significa dizer que suas partículas tem o mesmo grau de agitação.
A quantidade de calor trocada (cedida ou recebida) por um corpo é proporcional a sua massa, do material de que é constituído o corpo e da variação de temperatura que o corpo sofre. Esta quantidade de calor é dada pela equação abaixo:
Q = m.c.∆T
Onde Q é a quantidade de calor trocado, m é a massa do corpo, c é uma constante chamada calor específico e, ∆T é a variação de temperatura.

Questão 09
Atenção, preparar... água! Essa é a ordem do comandante cérebro depois de soar o alarme da sede. E então você leva um copo ou uma garrafa aos lábios e deixa escoar seu conteúdo. A água inunda a boca e segue goela abaixo. Que alívio! As moléculas de H2O, como uma cascata, descem pelo esôfago e deságuam no estômago.

 
Fonte: MASSAINE, Angelo. Bendita água. Revista Saúde. Disponível em:
Acesso em: 09 abr. 2011.
Imagem disponível em: www.google.com. Acesso em: 10 mai. 2011.


Em relação ao texto acima e à importância da água nos diferentes processos de funcionamento do corpo humano, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Segundo o texto, a ordem para beber água vem do cérebro, após soar o alarme da sede. Essa informação está errada, pois quem coordena a sensação de sede é o sistema digestório. Ele percebe a ausência de água e envia uma resposta para a boca que fica seca. Com isso sentimos necessidade de tomar água. (A informação do texto está correta, pois o cérebro é que coordena a sensação de sede)
(B) O texto diz que a água inunda a boca e segue goela abaixo, descendo pelo esôfago e desaguando no estômago. A goela é uma estrutura que fica entre a boca e o esôfago e permite a passagem da água e dos alimentos durante a ingestão. ( Espaço que antecede imediatamente a laringe dos mamíferos.Ver imagem = GARGANTA)
(C) Aproximadamente, 65% do nosso corpo é composto de água. Isso significa que podemos ficar várias semanas sem sentir sede e irmos utilizando a água que compõe os tecidos e células do corpo sem problemas. (Errado, o corpo não pode ficar sem água, já que as reações para nele acontecerem, necessitam de água)
(D) A explicação para a nossa necessidade constante de tomar água é que estamos continuamente perdendo água por vários motivos: nos excretas, que são resíduos da atividade das células, e são eliminados juntamente com a água, como a urina ou o suor; nas fezes que são restos de alimentos não digeridos e na evaporação do vapor d’água durante a respiração.
(E) Quando bebemos água, ela segue pelo tubo digestório até o estômago onde é digerida através de enzimas lá produzidas. Após a digestão, ela é enviada para o sistema circulatório que a distribui para todo o corpo. (A água não é digerida, ela faz parte das reações que ocorrem no processo de digestão ao longo do sistema digestório)
Gabarito: D

Questão 10
As células são as unidades fundamentais que constituem os seres vivos, os quais podem ser classificados em organismos procarióticos e eucarióticos. Com base na afirmação anterior, é CORRETO afirmar que:
(A) a diferença fundamental entre os organismos procarióticos e eucarióticos está na ausência de envoltório nuclear nas células procarióticas.
(B) os organismos procarióticos podem ser representados pelas células vegetais e animais. (Errado, células vegetais e animais são organismos eucariotas)
(C) os eucarióticos incluem somente organismos multicelulares. (Errado, os protozoários são organismos unicelulares, porém, eucariotos)
(D) o citoplasma das células procarióticas contém uma variedade de organelas delimitadas por membranas com funções químicas especializadas. (Isso vale para os organismos eucariotos)
(E) a informação genética de organismos eucarióticos está contida, geralmente, em moléculas circulares de DNA. (O DNA dos eucariotos é linear e não circular como o DNA dos procariotos)
Gabarito: A

Questão 11
Podemos encontrar a matéria nos seus três estados físicos, também denominados de estados de agregação da matéria, classificados dessa forma de acordo com o grau de desordem do sistema em que se encontram. A partir dos dados do quadro ao lado, é CORRETO afirmar que:

Substância          Ponto de fusão (ºC)     Ponto de ebulição (ºC)
A                                 -16                                   80
B                                   50                                   80
C                                 -12                                   48
D                               -100                                   16
E                                   25                                   55 


(A) nas condições ambientes, a substância C é líquida, e apresenta maior desordem de suas moléculas, que a 100ºC. (Ela é mesmo líquida, porém apresenta menor desordem de suas moléculas, que a 100ºC)
(B) a substância B a 40ºC é gasosa, e apresenta menor desordem de suas moléculas que a 100ºC. (É sólida a 40ºC e apresenta menor desordem de suas moléculas que a 100ºC)
(C) a substância A a 20ºC é líquida, e apresenta menor desordem de suas moléculas que a 100ºC.
(D) a substância E a 0ºC é sólida, e apresenta grande desordem molecular. (Se é sólida não apresenta grande desordem molecular)
(E) a substância D é líquida em qualquer temperatura. (Errado, a -101ºC ela é sólida, e a 17ºC ela é gasosa)
Gabarito: C



A reciclagem de alumínio (Al) no Brasil é um sucesso. O país é o primeiro lugar no ranking do índice de reciclagem de latas de alumínio, com 94,4% do material consumido sendo reaproveitado (dados de 2006). O segundo lugar é o Japão com 90,9% de aproveitamento e o terceiro é a Argentina, com 88,2%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e Associação Brasileiros da Indústria de Latas (Abralatas). O processo gasta cerca de 700 kiloWatts/hora ao ano, o que equivale a menos de 5% da energia gasta no processo de elaboração primária do alumínio, que transforma a bauxita em alumina (Al2O3) e depois em barras ou chapas de alumínio. Para os que lutam contra a degradação do meio ambiente, reciclar alumínio evita que essa latinha seja jogada na natureza. O alumínio pode demorar de 100 a 500 anos para se degradar totalmente. O ciclo da reciclagem de latas de alumínios é de apenas 30 dias, aliás uma vantagem também para a indústria. (...) Os problemas do aquecimento global também são amenizados com a reciclagem, já que o processo emite apenas 5% do gás carbônico (CO2) que se emite na produção do alumínio primário, também segundo a Abal.
 FONTE: http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-de-aluminio.htm– Acesso em: 02 mai. 2011.

Questão 12
Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que:
(A) o alumínio pertence à classe dos metais.
(B) o alumínio pode ser classificado como uma substância composta. (Errado, é uma substância simples, pois possui apenas um elemento que é o Alumínio)
(C) o gás carbônico apresenta na sua composição 3 elementos. (Errado apresenta 2 elementos, o carbono e o oxigênio)
(D) a alumina apresenta na sua composição um total de 2 átomos. (Errado, apresneta 5 átomos, 2 de Alumínio e 3 de Oxigênio))
(E) o CO2 é um gás extremamente combustível. (O CO2 não é combustível, pois não alimenta o fogo)
Gabarito: A
Comentários: diferença entre combustível e comburente
Combustivel é o que entra em combustão - o que queima, como o Oxigênio.
Comburente é o que alimenta a queima - como o Hidrogênio.



GABARITO: 

7- C    8- E   9- D   10- A  11- C   12- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário