"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 21 de janeiro de 2012

CEFET Santa Catarina Concomitante 2011/2

FORMULÁRIO DE FÍSICA
v = vo + a.t

F = G (ma . mb)
               d2

v2 = vo2 +2.a.d
            
Questão 10
Numa situação bastante comum, imagine-se dentro de um carro em uma rodovia retilínea, onde você possa observar o velocímetro indicando 90 km/h. Sendo que a oscilação do ponteiro é muito pequena, considera-se a velocidade constante. Conforme consta no manual do fabricante, a massa desse automóvel é de 930 kg. Com base nas informações dadas e as leis de Newton, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Como a velocidade é constante tem-se uma aceleração bem pequena, o que não nos permite estimar a aceleração, e assim poder calcular a força produzida pelo motor. (Se considerarmos a velocidade constante, a aceleração é zero)
(B) A força que o motor fornece ao automóvel é de 83.700 N.
(C) Mesmo que o pedal do acelerador esteja sendo pressionado, a aceleração do carro é nula, pois a velocidade é constante, logo, a força resultante é zero.
(D) Conforme a 2ª de Lei de Newton, onde Fr = m.a, a força gerada pelo automóvel não pode ser calculada, já que o enunciado não informou o valor da aceleração. (A força resultante é zero)
(E) A força imposta pelo motor para mover o veículo para frente é bem maior que a força oposta do atrito do solo mais o atrito do vento, pois pela 3ª Lei de Newton: toda ação produz uma reação de mesmo módulo, mesma direção, porém, de sentido contrário. (São iguais já que a resultante de forças é igual a zero)
Gabarito: C

Questão 11
Observe a figura abaixo. Têm-se dois béqueres (A e B) contendo volumes diferentes de água pura. Ambos são aquecidos por fontes de calor idênticas. É CORRETO afirmar que:




(A) a água do béquer B precisa de mais temperatura para aquecer. (Não, ela leva mais tempo para se aquecer)
(B) no béquer A, a água entrará em ebulição primeiro, pois a quantidade de líquido presente é menor, necessitando, assim menor quantidade de calor.
(C) ambos ganham temperatura de forma idêntica, porque os dois recipientes contém o mesmo líquido. (Errado)
(D) ambos aquecem de forma idêntica, porque o meio é isocórico.(Isocórico - do grego kohros (iso , igual; khoro, lugar) - é uma qualidade relativa à fronteira que delimita e determina o que vem a ser um sistema físico (termodinâmico) e por conseguinte o que se chama de sua vizinhança. Uma fronteira isocórica isola completamente o sistema de sua vizinhança no que tange a troca de matéria ou à realização de trabalho.)
(E) o béquer A perde menos energia para o cosmo, assim, sua temperatura aumenta mais depressa.
Gabarito: B

Questão 12
Um caminhão trafega em uma avenida com velocidade de 72 km/h. Para não ser multado em um semáforo eletrônico, reduz sua velocidade uniformemente até atingir o limite de 36 km/h, em 4 segundos. Os valores da distância percorrida e da desaceleração do caminhão, nesses 4 segundos, são respectivamente:
(A) 216 km e -9,0 km/h²
(B) 216 m e -9,0 m/s²
(C) 100 m e -2,5 m/s²
(D) 100 m e -9,0 m/s²
(E) 60 m e -2,5 m/s²
Gabarito: E
Comentários: vamos calcular a aceleração com a fórmula v = vo + at. Primeiro vamos transformar as velocidades em m/s dividindo-as por 3,6, assim temos, vo = 72 / 3,6 = 20 m/s e v = 36 / 3,6 = 10m/s. Substituindo na fórmula, temos, 10 = 20 + a . 4, a = 10 - 20/ 4, a = -10/ 4, a = 2,5 m/s2. Agora, vamos calcular a distância percorrida, utilizando a fórmula, v2 = vo2 +2.a.d, 100 = 400 + 2 .(-2,5) . d,
d = -300/ -5, d = 60 m

Questão 13
Dois planetas, A e B, de mesma massa estão afastados a uma distância d, conforme a figura abaixo.




Entre dois corpos massivos existe uma força de atração, chamada força gravitacional, cujo módulo depende da massa de cada corpo e da distância entre eles. Então é CORRETO afimar que, se a distância entre esses planetas for reduzida pela metade:
(A) o módulo da força de atração será reduzido pela metade.
(B) o módulo da força de atração continuará o mesmo.
(C) o módulo da força de atração será dobrado.
(D) o módulo da força de atração será quadruplicado.
(E) o módulo da força de atração somente muda quando há variação na massa de um dos planetas.
Gabarito: D
Comentários: é só analisar a fórmula
F = G (ma . mb)
             d2
Observe que o quadrado da distância é inversamente proporcional à força, assim se a distância reduz a força aumenta, portanto letra A,B e E estáo incorretas. Já que a distância é ao quadrado, se ela for reduzida pela metade a força aumentará de quatro vezes.

Questão 14
As células possuem uma membrana celular que as envolve. Tal membrana permite a entrada e saída de substâncias. No centro da célula está situado o núcleo, em cujo interior existe o material genético, no qual estão presentes informações sobre a célula e seu funcionamento.
FONTE: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências naturais- aprendendo com o cotidiano. 6ª série.1ªed. São Paulo: Moderna 1999.

Existem alguns seres vivos que possuem núcleo celular individualizado (com carioteca) e outros não. Com relação ao texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Os seres vivos sem carioteca são conhecidos como procariontes.
(B) Os seres vivos sem carioteca são conhecidos como eucariontes. (Errado,  são conhecidos como procariontes)
(C) Os seres vivos com carioteca são conhecidos como procariontes. (Errado, são conhecidos como eucariontes)
(D) Os seres vivos sem carioteca são denominados anucleados. (São denominados procariones, eles possuem o material genético, porém, disperso no citoplasma)
(E) Os seres vivos com carioteca são denominados acelulares. (Errado, os seres vivos possuem células)
Gabarito: A

Questão 15
A Histologia é a área da Biologia responsável pelo estudo dos tecidos: conjuntos de células que apresentam interdependência estrutural e funcional, desempenhando funções específicas no organismo. Os órgãos são formados pelo agrupamento de tecidos, e o conjunto destes formam sistemas.
FONTE: http://www.brasilescola.com/biologia/histologia-animal.htm. Acesso em : 06 abr. 2011.

Considerando a histologia animal, assinale a alternativa que apresenta somente variedades do tecido conjuntivo.
(A) tecido conjuntivo propriamente dito, tecido ósseo, tecido epitelial, tecido hematopoiético e tecido cartilaginoso. (O tecido epitelial não é conjuntivo)
(B) tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido hematopoiético.
(C) tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido muscular. (O tecido muscular não é conjuntivo)
(D) tecido conjuntivo propriamente dito, tecido nervoso, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido hematopoiético. (O tecido nervoso não é conjuntivo)
(E) tecido muscular, tecido ósseo, tecido epitelial, tecido hematopoiético e tecido cartilaginoso. (Os tecidos muscular e epitelial não são conjuntivos)
Gabarito: B

Questão 16
Observe a figura abaixo:

 
O cloroplasto é uma organela celular presente em alguns seres vivos. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde. Esse organóide é responsável pela:
(A) digestão intracelular.
(B) respiração celular.
(C) fotossíntese.
(D) divisão celular.
(E) secreção celular.
Gabarito: C

Questão 17
Linfa é um líquido hialino ou ligeiramente amarelado, contendo plasma, substâncias intercelulares e leucócitos em grande quantidade, que circula por todo o organismo através de um sistema de canais – os vasos linfáticos, que compõe a circulação ou sistema linfático.
SOARES, José Luís. Dicionário etimológico e circunstanciado de biologia. São Paulo, Ed. Scipione.1993.
Sobre o sistema linfático é CORRETO afirmar que:
(A) a linfa é um mecanismo imunitário do organismo.
(B) a linfa é responsável pelas trocas gasosas no organismo. (O alvéolos dos pulmãos são os responsáveis pelas trocas gasosas)
(C) a linfa é um sistema de digestão de nutrientes no organismo. (Incorreto)
(D) a linfa é responsável por sustentar o organismo. (O esqueleto sustenta)
(E) a linfa não desempenha nenhum papel importante no organismo.(Incorreto)
Gabarito: A
 Comentários: a linfa é um líquido que circula no sistema linfático e depois de "limpa" é jogada no sistema circulatório)

Questão 22
Este ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Química por um motivo especial: há exatos cem anos, a cientista polonesa Marie Sklowsa Curie recebeu o prêmio Nobel como reconhecimento por seu importante trabalho: a descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio.
Este foi o segundo Nobel recebido por Marie, que, em 1903, foi a primeira mulher a receber tal prêmio, dividindo a láurea com Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie, seu marido.
http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida amp;infoid=1560&sid=22. Acessado em: 10 abr. 2011

Os elementos químicos Polônio (Po) e Rádio (Ra) localizam-se no 6º e 7º períodos, da tabela periódica. Considerando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa CORRETA.
(A) O fluoreto de sódio, empregado como anticárie, apresenta a fórmula NaF. Os elementos que o constituem são das famílias dos alcalino-terrosos e halogênios, conforme a ordem indicada na fórmula. (Errado, o Na é da família dos alcalinos)
(B) Na tabela periódica, os elementos estão ordenados de acordo com os seus números crescentes de massas atômicas. (Errado, estão ordenados de acordo com os seus números atômicos crescentes)
(C) Um elemento neutro possui configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5, apresentando, portanto, 4 camadas eletrônicas e 5 elétrons na camada de valência. (Errado, tem 2 elétrons na camada de valência)
(D) O número atômico do Rádio é 88, o que implica que o seu átomo neutro possui 88 elétrons e 88 prótons.
(E) Um elemento químico Y apresenta o subnível 3s2 como o mais energético, sendo classificado como um não-metal. (É classificado como metal)
Gabarito: D
Comentários: assim como o elemento Prata:
Ag: nº atômico 47 Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d9 Camada de valência: no último nível que é 5 ou O com dois elétrons Assim, o elemento Prata possui 2 elétrons em sua camada de valência.
Desta forma, é possível conhecer as ligações prováveis entre os diversos elementos, assim como a sua provável transformação em cátions e ânions.
A camada de valência sempre será a última camada da distribuição.
Questão 23
Quando moléculas, átomos ou íons aproximam-se uns dos outros, dois fenômenos podem ocorrer: (i) eles podem reagir ou (ii) eles podem interagir. Sob um ponto de vista histórico, o efeito das interações intermoleculares e sua manifestação sobre o comportamento de sistemas químicos começou a mais de dois séculos atrás com os experimentos pioneiros em sistemas gasosos realizados por cientistas como Robert Boyle, Jacques Charles, Joseph-Louis Gay-Lussac e Johannes van der Waals. As interações interferem diretamente no estado de agregação dos sistemas e traduz de maneira direta relações com as propriedades físicas e químicas observadas nestes sistemas.
ROCHA, R,R. Interações Intermoleculares. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola; N° 4 – Maio 2001


Com base nas fórmulas estruturais apresentadas, analise as seguintes proposições:
I ) As moléculas da água e da amônia apresentam pares eletrônicos livres. (Correto)
II ) Apenas a molécula do CO2 apresenta geometria molecular linear plana enquanto o BH3 apresenta geometria trigonal plana. (Correto, é só olhar as estruturas)
III ) As moléculas do NH3 apresentam maior solubilidade em água quando comparadas às moléculas do BH3. (A água  e o NH3 são apolares, portanto semelhamtes dissolvem semelhantes)
IV ) As moléculas do BH3 interagem entre si através de interações dipolo-dipolo, já nas moléculas da água por ligações de hidrogênio. (Correto)
V ) As forças intermoleculares entre as moléculas do NH3 ocorrem através de interações do tipo ligação de hidrogênio. (Errado, na molécula NH2 as interações são do tipo ligações de hifrogênio, agora entre moléculas de NH3 as ligações são dipopo-dipolo)

Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as proposições III, IV e V são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as proposições II, IV e V são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as proposições I, II e IV são VERDADEIRAS.
(D) Apenas as proposições I, III e V são VERDADEIRAS.
(E) Apenas as proposições I, II, III e IV são VERDADEIRAS.
Gabarito: E
1. Compostos polares se dissolvem em solventes polares.
2. Compostos apolares se dissolvem em solventes apolares.
Isso explica porque substâncias oleosas não se dissolvem na água. Vamos dar um exemplo: óleo de cozinha é um composto apolar, e a água é polar, de acordo com as duas regras mencionadas acima, compostos apolares só se dissolvem em solventes apolares. Para não esquecer memorize a frase: “semelhante dissolve semelhante”.

Questão 24
O controle de qualidade dos combustíveis passou a ser uma estratégia de marketing para algumas marcas. A determinação da densidade da gasolina vendida, por exemplo, consiste em uma análise bastante simples e serve como um forte indício sobre a qualidade desse combustível. Enquanto a gasolina padrão tem uma densidade de cerca de 0,75 g/mL, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido à adição de compostos orgânicos menos densos. Sobre a densidade dos materiais, é CORRETO afirmar que:
(A) a densidade de uma solução consiste na razão entre a massa do soluto e o seu volume total. (Errado, é massa da solução e não do soluto apenas)
(B) sendo a densidade da água igual a 1 g/mL, se misturarmos água e gasolina em um copo, após certo tempo, a água ficará separada do combustível, na parte inferior do copo, enquanto a gasolina ficará por cima. (Correto, a água é mais densa que a gasolina, portanto, ficará por baixo)
(C) a densidade dos gases, assim como dos líquidos e sólidos, não varia com a temperatura em que eles se encontram. (Errado, pois como se sabe PV/T=PoVo/To, ou seja quanto maior a temperatura maior será o volume.
E como d=M/V , dado que a massa sempre é constante podemos dizer que quanto maior o volume menor será a densidade.
Ou seja quanto maior a temperatura maior será o volume e menor será a densidade).
(D) a diferença entre a densidade dos materiais pode ser utilizada na separação de misturas através de técnicas, como: decantação, flotação e destilação. (A destilação é utilizada de acordo com o ponto de ebulição das substâncias)
(E) em um sistema, em repouso, formado por água, óleo e pedras, estas últimas ficarão em contato direto com o óleo. (Errado, o óleo ficara em cima, depois a água e embaixo as pedras, portanto, as pedras ficarão em contanto com a água)
Gabarito: B

Questão 25
Um gás ideal ou perfeito consiste em um gás hipotético que obedece às leis dos gases ideais (relação entre a pressão, o volume e a temperatura). Considerando esse assunto, leia e analise as proposições abaixo:
I ) À temperatura constante, o volume ocupado por uma determinada massa gasosa é inversamente proporcional à sua pressão. (De acordo com a fórmula P V = n R T, está correto)
II ) Nas CNPT, ou seja, à 25oC e 1 atm, um gás ideal ocupa o volume de 22,4 litros.(A temperatura está incorreta, nas CNTP, ou seja, à 273 K = 0ºC e 1 atm, um gás ideal ocupa o volume de 22,4 litros)
III ) Em um sistema à pressão constante, o volume ocupado por uma determinada massa de gás é diretamente proporcional à sua temperatura.(De acordo com a fórmula P V = n R T, está correto)
IV ) Numa transformação isométrica, ou a volume constante, um gás ideal tem a sua pressão aumentada com a diminuição da temperatura do sistema. (a volume constante, um gás ideal tem a sua pressão aumentada com o aumento da temperatura do sistema)
V ) Numa transformação isotérmica, um gás ideal não apresenta variação de volume, devido ao aumento da pressão do sistema. (Errado, é claro que se ocorre aumento da pressão, há uma diminuição do volume, veja pela fórmula P V = n R T)
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as proposições II e V são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as proposições II e III são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as proposições I e III são VERDADEIRAS.
(D) Apenas as proposições I, II e IV são VERDADEIRAS.
(E) Apenas as proposições II, III e V são VERDADEIRAS.
Gabarito: C
Comentários:

Lei de Boyle e lei de Charles e Gay-Lussac

Lei de Boyle - A temperatura constante, o volume ocupado por uma quantidade fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão.

P·V = k = constante

Lei de Charles e Gay-Lussac - A volume constante, a pressão de uma massa fixa de um gás varia linearmente com a temperatura do gás em graus Celsius.
A pressão constante, o volume de uma massa fixa de um gás varia linearmente com a temperatura do gás em graus Celsius.
Com a introdução da escala absoluta, as leis de Charles e Gay-Lussac foram assim enunciadas:
· A volume constante, a pressão de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.
· A pressão constante, o volume de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.

Transformações isotérmica, isobárica e isocórica

Transformação Pressão Volume Temperatura
ISOBÁRICA CONSTANTE    
ISOCÓRICA*   CONSTANTE  
ISOTÉRMICA     CONSTANTE
* isométrica ou isovolumétrica

GABARITO: 10-C  11-B  12-E  13-D  14-A  15-B  16-C  17-A  22-D  23-E  24-B  25-C 


Nenhum comentário:

Postar um comentário