"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 21 de abril de 2012

Animais que fazem camuflagem

O reino animal é um lugar selvagem. Os animais precisam estar sempre muito espertos para se  manterem vivos. Uma das mais impressionantes técnicas de sobrevivência é a camuflagem animal. Os animais têm a capacidade de imitar as plantas, o solo, ou até mesmo outros animais com o intuito de se esconder ou até mesmo para caçar. A lista a seguir apresenta alguns animais que são particularmente dotados da arte da invisibilidade.
1. Camaleões
Ao contrário do que diz a crença popular, os camaleões só trocam de cor quando estão em perigo iminente. Sua cor de pele diária, um caqui claro, os mantêm escondidos dos inimigos durante os períodos não tão perigosos. Aproximadamente metade das espécies de camaleões existentes no mundo vive em Madagascar, mas eles também são encontrados na África, Oriente Médio e sul da Europa.


2. Leopardos
Os leopardos são “gatos” elegantes e mortais e que nasceram com uma camuflagem moderna. Sua pele pode ser tanto malhada (útil para se esconder nas áreas ensolaradas do sertão africano) como simplesmente preta (perfeita para perseguir suas presas nas sombras da escuridão). Coelhos, pequenos búfalos e macacos não têm a mínima chance quando um leopardo escondido faz um ataque surpresa.


3. Ursos polares
Outros ursos e caçadores são as principais ameaças ao majestoso urso polar. Porém,  com seus “casacos” de pele branca eles acabam se misturando à brancura da neve do Ártico, evitando assim alguns perigos. Somente o nariz e as patas de um urso polar não têm pelos.


4. Tartarugas
Se você for um peixe, é melhor olhar duas vezes antes de descansar perto de uma grande rocha... ela pode ser uma daquelas tartarugas que mordem. Há centenas de espécies de tartarugas que se camuflam para agarrar suas presas ou para se esconder de seus predadores como os jacarés. Infelizmente a camuflagem não consegue protegê-las dos pescadores ilegais.


5. Corujas do Ártico
A coruja do ártico tem sua pelagem branca como a neve o que, além de a manter aquecida,  a protege contra o ataque de predadores como as raposas e os lobos.


6. Besouro
Para a grande maioria dos insetos, os pássaros são os “meninos malvados”.  Para os besouros que vivem nas árvores ao redor do mundo isso é especialmente verdadeiro. Para se esconder de seus predadores esses insetos imitam a cor das árvores procurando fingir que são parte delas.


 7. Wobbegongs manchados
 Se você já nadou nas águas rasas da Áustrália ou Nova Guiné, já deve ter se deparado com um wobbegong  manchado – mas talvez você não o tenha reconhecido! Esse tubarão aplana no chão do mar e com suas manchas acaba se parecendo com um coral.  E esses tubarões vão além – eles têm uma espécie de pequena barba sob o queixo que parece uma alga. As presas que nadam em frente à sua boca acabam sendo engolidas sem nem entender o que as atingiu.


8. Víboras do Gabão
Com o intuito de se esconder de suas presas, as Víboras do Gabão – que estão entre as serpentes mais venenosas da Terra – tiram o máximo proveito de suas manchas castanhas, beges e amarelas. Essas grandes cobras se escondem entre camadas de folhas mortas que cobrem o chão das florestas africanas. Elas também gostam de se aninhar nas turfas encontradas no chão da floresta enquanto esperam por suas presas.


9. Borboleta-folha
A borboleta-folha é realmente impressionante uma vez que possui a haste da folha, as nervuras da folha e até mesmo a coloração de uma folha morta. Os pássaros passam por elas sem desconfiança alguma já que esses insetos comuns no sudeste asiático se parecem mais com folhas mortas do que com borboletas.


10.  Lagarto-dragão
Aranhas, cobras, pássaros e até mesmo outros lagartos – todos querem tirar um pedaço do lagarto-dragão. E é exatamente por isso que ele possui um dos mais eficientes sistemas de camuflagem do mundo. O lagarto dragão não apenas consegue se manter quase invisível quando está em um tronco de árvore, como consegue observar com nitidão todo e qualquer movimento de seu predador. Isso não torna a vida deles muito excitante - mas pelo menos eles permanecem vivos para falar a respeito.


11. Louva-a deus
Cuidado – aquela flor que você está pensando em cheirar pode ter um louva-a-deus escondido em seu interior. O louva-a-deus da África Ocidental se camufla para parecer realmente uma flor, com caule, pistilo, estame e tudo o mais que possa atrair os insetos para dentro da flor – então eles os abocanham  e o almoço está servido.


12. Bicho-pau
Bicho-pau é o nome dado a um tipo de inseto que tem extraordinária semelhança com gravetos, galhinhos e ramos secos. E ele se vale dessa semelhança para proteger-se dos predadores que estão sempre à procura de algo para comer: assim, quando percebe que um desses indesejáveis caçadores está por perto, simplesmente para de andar e fica balançando o corpo ritmicamente, para lá e para cá, como se fosse um galho fino soprando com o vento.
Outra estratégia é ficar imóvel durante hora seguidas, com as pernas esticadas, como se fosse um pedaço de algum ramo que se partiu, passando despercebido por muitos animais que só atacam aquilo que se move. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário