"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

Coluni 2008

Biologia
18. Algumas doenças, como o sarampo e a catapora, são contraídas apenas uma vez na vida, pois, ao serem adquiridas, fica-se imunizado contra elas. Isso ocorre porque qulquer microrganismo, como vírus ou bactérias, possui moléculas denominadas antígenos, que são estranhas ao organismo. As células de defesa detectam a presença desses antígenos e, em resposta, produzem anticorpos, moléculas capazes de desativá-los.
Com bases nessas informações e em conhecimentos sobre os sistemas de defesa contra infecções, analise as afirmativas a seguir.
I. A vacinação é a maneira mais eficiente de se imunizar contra doenças. As vacinas contêm microrganismos vivos, ou partes deles, que ativam o sistema imunológico, induzindo-o  a produzir os anticorpos. (Incorreto, vacina é imunização ativa e possui nela microrganismos atenuados, não vivos)
II. Em alguns casos, quando uma grave infecção se instala, não é possível esperar que o organismo fabrique suas próprias moléculas de defesa. É necessário agir com rapidez e usar anticorpos prontos. Essas preparações especiais são chamadas de soros e são muitos usadas, por exemplo, contra tétano (soro antitetânico) ou picada de cobra (soro antiofídico). (Correto, soro é imunização passiva)
III. O soro, assim como a vacina, também ativa as células de defesa contra o invasor, tornando o organismo imune a novas infecções pelos mesmos organismos invasores. (Incorreto, o soro já vem com os anticorpos, portanto, não leva a pessoa a produzi-los, depois de um  tempo eles desaparecem na corrente sanguínea)
IV. Os indivíduos portadores do vírus HIV, que causa a AIDS, ficam susceptíveis a várias infecções que podem matá-los, justamente porque os vírus atacam os linfócitos, células de defesa que controlam a produção de anticorpos. (Correto, são as doenças oportunistas que se instalam quando a pessoa está com baixa imunidade)
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Gabarito: d

19. A cor da íris do olho humano varia do cinza e azul-claro ao quase negro, passando pelo verde e algumas tonalidades de castanho. Não há pigmentos azuis ou verdes na íris e as diversas cores dos olhos são produzidas pela presença de diferentes quantidades de melanina. Pelo menos três genes, responsáveis pelo fenótipo cor dos olhos, já foram identificados. Sabendi-se que um bebê nasceu com olhos azuis, é CORRETO afirmar que os alelos que determinam a cor dos seus olhos são encontrados:
a) apenas nas células da retina.
b) apenas nas células de suas gônodas.
c) apenas nas células da íris.
d) apenas nas células do globo ocular.
e) em todas as células  de seu corpo.
Gabarito: e
Esta questão é interessante as células do nosso corpo tem todos os alelos, para qualquer característica, entretanto, ela pode não se manifestar. senão viraria uma bagunça, j´pa imaginou as células da nossa pele produzindo insulina???? Lá na pele tem os alelos para a fabricação de insulina, porém, não se manifesta.

20. Considere as situações descritas abaixo:
I. Os policiais chegam ao local onde foi cometido um assassinato. Algns fios de cabelo, provavelmente do criminoso, são encontrados nas mãos da vítima. Cuidadosamente, os policiais recolhem esse material. Um indivíduo, por ter sido visto deixando o local do crime, foi detido como suspeito.
II. Uma mulher alega ser filha de um famoso jogador de futebol e quer que a paternidade seja reconhecida.
Há alguns anos, casos como esses poderiam permanecer sem solução. Hoje, no entanto, em ambas as situações, os juízes encarregados dos processos podem resolver a questão, solicitando que uma amostra de sangue seja retirada de cada um dos envolvidos. Isso porque pequenas quantidades de uma molécula, extraídas das células sanguíneas, bem como dos fios de cabelo ou de qualquer outro material biológico, quando comparadas entri si, permitem esclarecer, com precisão quase absoluta, casos deste tipo.
A partir das situações descritas acima e do comentário sobre elas,  assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que relaciona CORRETAMENTE as células sanguíneas e a molécula que pode delas ser extraída:
a) células: leucócitos e hemácias; Molécula: proteína.
b) células: leucócitos e hemácias; Molécula: RNA.
c) células: leucócitos; Molécula: DNA.
d) células: leucócitos e hemácias; Molécula: DNA
e) células: hemácias, plaquetas e leucócitos; Molécula: DNA.
Gabarito: c
Não se esqueça que a hemácia de mamíferos é anucleada, portanto não tem DNA, assim, não se poderia retirar material para fazer o exame.

21. O Reino animal é composto por uma grande biodiviersidade: animais de várias formas, tamanhos, cores e nichos ecológicos. Entre os principais animais, destacam-se os artrópodes que apresentam extraordinária biodiversidade e distribuição em, praticamente, todos os ambientes do planeta.
Com relação aos artrópodes, marque a alternativa CORRETA:
a) Os diplópodos ou piolhos-de-cobra possuem duas pernas por segmento corporal e não apresentam antenas na cabeça. O corpo desses animais é dividido em cabeça e tronco. (Errado, possuem 2 pares de pernas por segmento e 1 par de antenas)
b) Os crustáceos possuem um número fixo de pernas por segmento do tórax e um par de antenas na cabeça. O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. (Está tudo errado, o número de pernas é variado, 2 pares de antenas e corpo dividido em cefalotórax)
c) As aranhas e os escorpiões possuem corpo dividido em cefalotórax e abdome, com presença de antenas na cabeça e apresentam oito pares de pernas. (Errado, não possuem antenas e apresentam 4 pares de pernas)
d) Os insetos possuem corpo dividido em cabeça com antenas, tórax com seis membros articulados e abdome. No tórax poderá ou não haver asas.
e) Os aracnídeos e os insetos se diferem apenas nas divisões do corpo, número de pernas no tórax e presença de antenas na cabeça. (Errado, além disso, diferem também nos insetos pela ausência de quelíceras e pedipalpos e presença de mandíbula)
Gabarito: d


22. Um laboratório de análises clínicas recebeu três amostras de urina, de três pessoas diferentes. Após analisadas, as amostras revelaram a seguinte composição:
Amostra I - uréia, ácido úrico, água e NaCl.
Amostra II - uréia, água, proteínas e NaCl
Amostra III - uréia, glicose, água e NaCl.
Assinale a) alternativa cuja(s) amostra(s) demonstre(m) tanto o funcionamento saudável dos rins como a saúde geral de quem teve a urina analisada:
a) amostras I, II e III.
b) amostra II, apenas.
c) amostra III, apenas.
d) amostras I e II, apenas.
e) amostra I, apenas.
Gabarito: e
Para se ter o funcionamento saudável, o rim não deve eliminar nem proteínas, nem glicose, são moléculas importantes para o funcionamento  e plasticidade do organismo.

23. Os protozoários são seres unicelulares encontrados em ambientes terrestres e aquáticos.  São heterotróficos. muitos possuem vida livre e alimentam-se de algas e bactérias. Outros, no entanto, são parasitas e vivem dentro do corpo do hospedeiro que, em muitos casos, é o ser humano. Muitas vezes, o parasita é transmitido do corpo de um hospediero para outro, com o auxílio de um animal conhecido como transmissor.
A alternativa que correlaciona de forma CORRETA o protozoário parasita, seu transmissor e a doença causada por ele no ser humano é:
a) Plasmodium sp., mosquito anofelino, Malária.
b) Paramecium caudatum, mosquito anofelino, Malária.
c) Trypanosoma cruzi, inseto barbeiro, Leishmaniose.
d)  Plasmodium sp., inseto barbeiro. Doença-de-Chagas.
e) Trypanosoma cruzi, mosquito prego, Leishmaniose.
Gabarito: a

24. Em uma manhã de sábado, estudantes de um cursinho Pré-Coluni foram visitar a feira dos produtores rurais na Avenida Santa Rita de Cássia, em Viçosa. Chegando lá, aproveitaram para recordar as aulas de botânica, analisando, em várias barracas, produtos alimentícios de origem vegetal.
Marque a alternativa em que a classificação botânica dos conjuntos de vegetais, tal como são vendidos na feira, está CORRETA:
a) Tomate, laranja, feijão-preto - Frutos. (Feijão - semente)
b) Vagem, ervilha, amendoim com casa - Legumes.
c) Cana-de-açúcar, batata-inglesa, mandioca - Caules. (mandioca é uma raiz)
d) Cenoura, inhame, alho - Raízes. (Inhame e alho  são caules)
e) Repolho, gengibre, espinafre - Folhas. (Gengibre é uma raiz)
Gabarito: b

Física
11. Observe , na figura abaixo, uma plataforma construída de tal forma que, a temperatura ambiente estando a 20 ºC, ela permanece nsa horizontal presa por cabos de aço. Os cabos da direita são mais longos doque os cabos da esquerda, e os cabos de cada lado são iguais entre si.
Sabe-se que os cabos, ao serem aquecidos, dilatam predominantemente na dimensão do seu comprimento e se contraem ao serem resfriados. A variação de seus comprmentos é proporcional à variação da temperatura e ao comprimento inicial para cada tipo de material. Diante disso, admita que a bolinha que se encontra sobre a plataforma possa rolar sem atrito. Num dia muito frio, a temperatura ambiente, durante a madrugada, foi de 2 ºC. Nessas condições, após o equilíbrio térmico entre os cabos e o ambiente, é CORRETO afirmar que a bolinha:
a) ficou na posição inicial.
b) rolou para a direita.
c) rolou para a esquerda.
d) rolou para a frente.
e) rolou para trás.
Gabarito: c
Os cabos de aço da direita vão comprimir mais, devido sua maior extensão, pedendo para a esquerda.

12. Em 11 de julho de 1969, o homem pisou no solo lunar pela primeira vez. Lá a aceleração gravitacional é 1/6 da gravidade na superfície da Terra e, em função disto não tem atmosfera. Um astronauta americano fincou no solo lunar uma bandeira de tecido, sustentada por um mastro. Sobre o movimento dessa bandeira é CORRETO afirmar que:
a) ela balançava muito, pois a Lua gira em torno da Terra em altíssima velocidade.
b) ela ficava bem esticada ao ser empurrada pelo vento, pois seu peso se tornou menor.
c) ela balançava muito menos, pois na Lua seu peso ficou maior.
d) ela balançava como se estivesse na Terra, pois sua massa não mudou.
e) ela não balançava, pois não há ventos na Lua.
Gabarito: e
Se não tem atmosfera, não tem ventos, portanto, ela não balança.

]13. A energia mecânica de um sistema físico pode se apresentar em duas formas: energia cinética, que está relacionada à velocidade do corpo; e energia potencial, que pode ser elástica ou gravitacional. Considerando essas informações e observando, na figura abaixo, o garoto/boneco que brinca no balanço, assinale a alternativa CORRETA:

a) a energia cinética na posição A é maior que na posição B. (Errado, é menor)
b) a energia potencial é mínima na posição C. (Errado, é mínima em B)
c)  a energia cinética é máxima na posição B.
d) a energia potencial é a mesma em qualquer posição. (Errado, ela varia)
e) a energia potencial na posição A é menor que na posição C. (Errado, são iguais)
Gabarito: c

14. Quando imerso em um fluido, um corpo recebe uma força vertical para cima, denominada empuxo, que é proporcional ao peso do líquido deslocado. Em uma aula de Ciências, os alunos fizeram as experiências:
I. colocaram um paralelepípedo de massa M em um recipiente que continha um líquido L e observaram que ele flutuava com 2/3 do seu volume submerso (Figura 1);
II. colocaram outro paralelepípedo, idêntico ao anterior, no recipiente que continha um líquido Q e observaram que ele também flutuava. mas com 3/4 do seu volume submerso (Figura 2).


Das experiencias acima, é CORRETO afirmar que:
a) a densidade do líquido L é maior que a densidade do líquido Q.
b) o empuxo que atua sobre o corpo é maior no líquido L. (Não dá para saber, por serem líquidos diferentes)
c) o empuxo que atua sobre o corpo é maior no líquido Q. (Não dá para saber, por serem líquidos diferentes)
d) o peso do corpo no líquido Q é maior que o empuxo. (Errado, são iguais)
e) a densidade do líquido L é a mesma do líquido Q. (Errado, são diferentes)
Gabarito: a

Química
15. Leia a frase abaixo, transcrita do conto de Elias José, "A volta por cima":
               Resolveu fazer uma omelete (...) pôs queijo ralado, torresmo, cebola, cheiro verde, sal e       pimenta-do-reino.
      (BARRETO, Lima. O homem que sabia javanês. São Paulo: Atual, 1992. p. 62-63.)
O sal utilizado na omelete é constituído, principalmente, por NaCl. Consulte a Tabela Periódica, em anexo, e assinale a alternativa que indica o número de prótons no NaCl:
a) 11
b) 17
c) 23
d) 35
e) 28
Gabarito :e
É só olhar o nº atômico (Z) do Na = 11 e do Cl = 17, somando fica 28, o total.

16. Por volta do ano 378, Waka (hoje, cidade de El Peru) era uma potência mercantil, que comercializava o jade para as esculturas e jóias, a obsidiana para as lâminas das armas e a pirita para a confecção de espelhos. O jade apresenta a seguinte composição química: NaAlSi3O8.
É CORRETO afirmar que um dos elementos químicos presente na composição de jade é o:
a) nitrogênio.
b) silício.
c) ouro.
d) cálcio.
e) enxofre.
Gabarito: b

17. O Congo, terceiro maior país da África, é rico em biodiversidade e minérios. Além do diamante, que é reponsável por cerca de 40% de suas exportações, possui grandes reservas de cobre, ouro, cobalto e tantalita (minério usado pela indústria de telefones celulares). O tântalo (Ta) é o metal que compõe a tantalita. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma propriedade desse metal:
a) solubilidade em água.
b) baixo ponto de fusão.
c) maleabilidade,
d) alta volatilidade,
e) indivisibilidade.
Gabarito: c
Os metais estão ligados por retículos cristalinos, sendo que cada átomo fica circundado por 8 ou 12 outros átomos do mesmo elemento metálico, tendo, portanto, atrações iguais em todas as direções.
Essa estrutura em retículos e esse tipo de ligação química resultam em uma série de propriedades que são características dos átomos. Veja as principais delas:
  • Condução de eletricidade:  os metais são ótimos condutores de eletricidade, sendo, em razão dessa propriedade, muito utilizados em fios elétricos. Essa propriedade é explicada pelo fato de que como os metais possuem um “mar” de elétrons livres, ou deslocalizados, esses elétrons permitem a transição rápida de eletricidade através do metal. Quando submetidos a uma voltagem externa, esses elétrons livres dirigem-se ao polo positivo da fonte externa. Esse movimento dos elétrons é o que chamamos de corrente elétrica.
  •  Condução de calor: a explicação para o fato de os metais serem bons condutores térmicos é baseada na presença dos elétrons livres que são dotados de movimento, como foi explicado no item anterior. Esses elétrons permitem o trânsito rápido do calor; e por isso os metais são usados em panelas e caldeiras industriais.
  • Densidade elevada: normalmente os metais são densos, em virtude das estruturas compactas dos retículos cristalinos.
  • Pontos de fusão e ebulição altos: a força de atração causada pelo “mar” de elétrons livres é muito forte, mantendo os átomos unidos com muita intensidade. Assim, para que se rompa essa ligação é preciso fornecer altas energias externas.
Essa é uma característica que permite o uso dos metais em caldeiras, tachos e reatores nucleares, onde ocorrem aquecimentos intensos e eles não derretem. O tungstênio (W) é um exemplo muito importante, pois ele é o metal de maior ponto de fusão (3 403, 85 ºC), sendo usado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes.
  • Resistência à tração: os fios metálicos são muito resistentes às forças que se aplicam sobre eles ao serem puxados ou alongados. Isso ocorre porque a intensidade da ligação metálica é muito elevada e difícil de romper.
Em virtude dessa propriedade, esses metais são aplicados em cabos de aço de elevadores ou de veículos suspensos (como o bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro) e em vergalhões de aço colocados dentro de estruturas de concreto armado em pontes e edifícios.
  • Maleabilidade e ductibilidade: maleabilidade é a capacidade de moldar os metais em lâminas finas, por martelar o metal aquecido ou passá-lo por cilindros laminadores; e a ductibilidade é a transformação de fios por fazer o metal passar por furos sob aquecimento. Essas duas propriedades resultam do fato de os átomos dos metais poderem “escorregar” uns sobre os outros.
As chapas ou lâminas metálicas são muito usadas na produção de veículos, trens, aviões, navios, geladeiras, embalagens de alumínio, decoração, bandejas, etc. Já os fios são usados na confecção de cabos, arames e fios elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário