"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

As leis ponderais e o átomo

No século XVIII, firmou-se, realmente, o caráter científico da Química. Vários gases foram descobertos e estudados.
Antoine Laurent Lavoisier (1742 - 1794), com a introdução da balança em seus experimentos, conseguiu pesar os materiais envolvidos antes e depois de uma transformação química, notando então que a massa permanecia constante. Esta observação experimental é conhecida como Lei da Conservação da Massa, que pode ser enunciada como:
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
O trabalho de Lavoisier, envolvendo cuidadosas pesagens, levou-o a descobrir e justificar fatos que outros cientistas não tinham conseguido efetuar por subestimarem o uso criterioso da balança. A experiência executada por Lavoisier, que permitiu a determinação dessa lei, pode ser representada por:





Em função desta e de várias outras experiências, Lavoisier concluiu que:
Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos.

Exemplo:

A partir do trabalho de Lavoisier, os químicos começaram a perceber a existência de certas regularidades que envolviam os fenõmenops químicos. às quais foi dado um tratamento matemático, permitindo que essas regularidades fossem expressas em leis. Genericamente, essas leis que relacionam massas são denominadas leis ponderais, sendo que a Lei da Conservação de Massa, de Lavoisier, é a primeira delas  e foi divulgada em 1789, na obra Tratado elementar de química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário