"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 17 de março de 2012

Substância química

A reunião dos elementos forma as substâncias, assim como a reunião de letras do alfabeto forma as palavras.
Os átomos dos elementos conhecidos podem reunir-se formando agrupamentos diferentes que podem ser moléculas ou agregados iônicos. O grupo de moléculas ou agregados iônicos representa então uma espécie química bem definida, a substância.
As moléculas são fornadas por átomos ligados entre si. A molécula é a menor porção de uma substância formada por átomos.
Os agregados iônicos não são formados por átomos e sim por íons, espécies químicas carreagadas eletricamente, que se mantêm reunidos em virtude da atração elétrica. Logo, a menor porção da substância iônica não é uma molécula e sim um agregado iônico.
Substâncias são diferentes espécies de matéria. Como as substâncias podem ser moleculares ou iônicas é importante concluir que:
                            
                                                 "Toda matéria é formada por átomos ou íons"

As substâncias são representadas por fórmulas. Há diversos tipos de fórmulas; a que indica o número de átomos de cada elemento presente é chamada fórmula molecular (no caso de substâncias formadas por moléculas) ou íon-fórmula (no cas de substâncias formadas por agregados iônicos).
Exemplos:
H2SO4 -  a fórmula indica que esta substância é formada por 2 átomos de hidrogênio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigênio - fórmula molecular)

O2 - indica que a substância é formada por 2 átomos de oxigênio - fórmula molecular

NaCl - indica que a substância é formada por um íon Na+ e um íon Cl-, é o íon-fórmula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário