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quinta-feira, 1 de março de 2012

Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio • 1º Semestre 2008

QUESTÃO 31
Um ônibus, que trafega em uma via plana, com movimento uniforme, diminuiu sua velocidade até parar, no instante em que o sinal luminoso do semáforo muda para o vermelho. Dentre os gráficos, o que melhor representa esse movimento é


 
Gabarito: d
No 1º trecho o ônibus estava em MRU, sua velocidade era constante, não varia, e no 2º momento, a velocidade diminui até parar, gráfico d.

QUESTÃO 32
Sobre um bloco de massa 5,0 kg atuam duas forças, perpendiculares entre si, de módulos 30 N e 40 N. A aceleração, em m/s2, adquirida pelo bloco é
a) 5.
b) 10.
c) 15.
d) 25.
Gabarito: b
Se as forças são perpendiculares é necessário achar a resultante de forças, usando a regra do paralelograma, que vai dar num triângulo retângulo, usando o teorema de pitágoras, tem-se,
Fr = #30² + 40² (# = raiz quadrada)
Fr = #900 + 1600
Fr = #2500
Fr = 50 N
Utilizando a fórmula  2ª Lei de Newton:
F = m . a
50 = 5 . a
a = 10 m/s2

QUESTÃO 33
Duas esferas de volumes iguais e densidades d1 e d2 são colocadas num recipiente, contendo um líquido de densidade d e se mantêm em equilíbrio nas posições mostradas na figura abaixo.
 
A relação entre as densidades dessas esferas e do líquido é
a) d1  menor d2 menor d.
b) d1 maior d2  maior d.
c) d1 menor d2 = d.
d) d1  maior d2 = d.
Gabarito: c
A densidade de d2 =  d, se fossem diferentes a bolinha 2 afundaria e ficaria no fundo do recipiente.

QUESTÃO 34
Em um determinado dia, a temperatura mínima em Belo Horizonte foi de 15ºC e a máxima de 27ºC. A diferença entre essas temperaturas, na escala Kelvin, é de
a) 12.
b) 21.
c) 263.
d) 285.
Gabarito: a
Tanto a escala celsius quanto a escla Kelvin é dividida em 100 partes, portanto a diferença será de 12, ou seja, 27 - 15 = 12.

QUESTÃO 35
A FIG. 1 representa uma associação de resistências idênticas e a FIG. 2, uma bateria e fios de ligação.

 
Para se obter o maior valor de corrente elétrica, os fios devem ser ligados nos pontos
a) A e B.
b) A e D.
c) B e C.
d) C e D.
Gabarito: d
V = R i. ou seja, quanto maior a resistência, menor a corrente elétrica, portanto, deve-se escolher um circuito em que se tenha menor resistência, assim, deve-se ligar nos pontos C e D.

QUESTÃO 36
Uma bússola, em perfeito estado de funcionamento, encontra-se em uma determinada região e adquire a orientação mostrada na figura 1 abaixo. Essa situação torna-se possível desde que um ímã tenha sido colocado próximo à bússola, conforme ilustrado em


















Gabarito:b

A parte da agulha pintada de preto aponta para o norte geográfico da Terra, que é o sul magnético da Terra, sendo assim, a opção mais próvável seria a b em que haveria um equilíbrio entre atração e repulsão, permanecendo apontada para este eixo, as outras opções sem chance.

QUÍMICA
QUESTÃO 37
A tabela seguinte apresenta a composição atômica das espécies genéricas I, II, III e IV.
 
ESPÉCIES
PRÓTONS
ELÉTRONS
NÊUTRONS
I
8
10
9
II
9
10
10
III
                 9
9
10
IV
8
10
8

Com base nesses dados, é correto afirmar que
a) III e IV são espécies neutras. (Errado, III e IV são ânions, espécies que ganharam elétrons)
b) II e III possuem 19 partículas nucleares.
c) I e IV possuem número atômico igual a 18. (Errado, ZI=8 e ZIV=8)
d) I e II pertencem ao mesmo elemento químico. (Errado, pertencem a elementos químicos diferentes, veja seus números de prótons, são diferentes)
Gabarito: b

QUESTÃO 38
As figuras abaixo constituem os sistemas fechados, nos quais as bolinhas representam átomos.


Considerando-se as ilustrações, as misturas são representadas por
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, III e IV
d) II, III e IV.
Gabarito:  c
Observe que no sistema II tem-se dois átomos diferentes formando um tipo de substância composta, não é uma mistura.

QUESTÃO 39
Analise o quadro seguinte.

SISTEMAS
PROCESSO DE SEPARAÇÃO
I – heterogêneo – sólido/gasoso
filtração
II – heterogêneo – líquido/ líquido
destilação simples
III – homogêneo – líquido/líquido
destilação fracionada
IV – homogêneo – líquido/sólido
decantação
Ao associar cada tipo de sistema com o respectivo processo de separação de seus componentes, obtém-se corretamente a relação
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
Gabarito: b

QUESTÃO 40
Os elementos que apresentam o mesmo número de camadas são
a) sódio, potássio e cloro.
b) cálcio, magnésio e bário.
c) fósforo, enxofre e alumínio.
d) sódio, manganês e potássio.
Gabarito: c
Eles possuem 3 camadas, estão na 3ª linha.. Veja só a distribuição eletrônica:

Al - 2_8_3

P - 2_8_5

S - 2_8_6

Todos esses tem a camada mais energética M, a terceira camada energética, que é a última camada comum a todos esses três elementos.

QUESTÃO 41
As figuras abaixo representam dois sistemas A e B em aquecimento. Após iniciar a ebulição, um termômetro foi introduzido em cada recipiente e, depois de medidas, as temperaturas foram registradas como TA e TB . Continuando o aquecimento, as temperaturas foram medidas novamente como TA’ e TB’ .


Em relação aos sistemas observados, é correto afirmar que
a) TA = TA’ e TB menor TB’
b) TA = TA’ e TB = TB’
c) TA maior TA’ e TB = TB’
d) TA menor TA’ e TB maior TB’
Gabarito: a
 A temperatura de ebulição da água permanece constante até a água se evaporar toda, já a água + áçúcar é uma mistura, portanto, ela é variável, vai aumentando a medida que o tempo passa.

QUESTÃO 42
Considere os seguintes fenômenos:
• decomposição da água oxigenada;
• formação de ferrugem;
• obtenção do sal a partir da água do mar;
• mistura do álcool na gasolina.
O número de fenômenos químicos citados acima é igual a
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
Gabarito: b
A obtenção do sal a partir da água do mar e a mistura do álcool na gasolina são fenômenos físicos..

BIOLOGIA
QUESTÃO 43
A figura abaixo ilustra exemplos de seres vivos de cinco reinos.
(1)
(2)
(2)
(3)
(4)
(5)
Segundo a classificação sugerida por Whittaker e modificada por Margulis e Schwartz, é correto afirmar que os
a) procariontes unicelulares são representados por (1) e (2).
b) seres que realizam a fotossíntese pertencem ao (3) e (4). (Errado, 3 são fungos, não realizam fotossíntese)
c) eucariontes pluricelulares são encontrados no (4) e (5).
d) seres unicelulares destituídos de parede celular estão no (2) e (3). (Errado, fungos tem parede celular)
Gabarito: c

QUESTÃO 44
Os quadros ilustram as principais medidas de prevenção contra algumas doenças.

 FONTE: AMABIS & MARTHO, 2004
NÃO se previne, com essas medidas, a parasitose
a) cólera.
b) dengue.
c) giardíase
d) amebíase.
Gabarito: b
 A dengue é uma doença causada pela picada do Aedes aegypti. É considerado vetor de doenças graves como o dengue e a febre amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.

QUESTÃO 45
As árvores frutíferas são plantas pertencentes ao grupo das _____ . Nesse grupo, há várias formas de polinização, sendo que uma delas, o inseto transporta o grão de pólen produzido nos _____ para a estrutura feminina, onde ocorrerá a fecundação.
A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas de forma correta é
a) angiospermas – estames.
b) gimnospermas – carpelos.
c) angiospermas – carpelos.
d) gimnospermas – estames.
Gabarito: a
 
QUESTÃO 46
Mudanças físicas, psíquicas e fisiológicas, que se manifestam na puberdade, são influenciadas, em grande parte, pelos hormônios produzidos na(o)
a) fígado.
b) hipófise.
c) pâncreas.
d) paratireóide.
Gabarito: b
Tipos de hormônios sintetizados em cada uma das partes da glândula hipófise:

Neuro-hipófise

- Vasopressina (hormônio antidiurético / ADH): regula os níveis de água no sangue, agindo sobre a filtragem de fluidos pelos rins, retendo mais água conforme a necessidade do organismo;

- Ocitocina: Estimula as contrações uterinas durante o parto.

Adeno-hipofise (produz hormônios tróficos / que atuam em outras glândulas)

- Somatotrofina (hormônio somatotrófico / SH): promove o crescimento do organismo;

- Prolactina: determina a formação e secreção do leite pelas glândulas mamárias;

- Corticotrofina (hormônio adrenocorticotrófico / ACTH): coordena o metabolismo das células que formam a glândula da região cortical da suprarrenal, efetuando o controle hídrico;

- Tireoideotrófico (hormônio tireotrófico / TSH): opera sobre a glândula da tireoide;

- Hormônio folículo estimulante (FSH): incide sobre o desenvolvimento dos gametas, seja no organismo feminino (proporcionando o crescimento dos folículos ovarianos) ou no organismo masculino (agindo na produção de espermatozoides);

- hormônio luteinizante (LH): propicia a ocorrência da liberação do óvulo (ovulação) e formação do corpo lúteo (corpo amarelo) pelo ovário, bem como produção de testosterona nos testículos.

QUESTÃO 47
Os peixes apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. NÃO constitui característica exclusiva desse grupo a(o)
a) brânquia.
b) linha lateral.
c) bexiga natatória.
d) coração bicavitário.
Gabarito: a
Brânquia - Órgão respiratório de numerosos animais aquáticos (peixes, girinos de batráquios, crustáceos, cefalópodes etc.), capaz de absorver o oxigênio da água e de expelir o gás carbônico (as brânquias têm o aspecto de uma árvore muito ramificada); guelra.

QUESTÃO 48
A mosca doméstica é uma espécie cosmopolita. Alimenta-se, entre outras coisas, de animais em decomposição, fezes e restos orgânicos em geral. Pousam nos alimentos e em nosso corpo, podendo deixar microorganismos e seus próprios ovos, razão pela qual é um dos insetos considerados perniciosos pelos órgãos de saúde pública.
O texto acima caracteriza um conceito ecológico denominado
a) habitat.
b) parasitismo.
c) teia alimentar.
d) nicho ecológico.
Gabarito: d
O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.
Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.
O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores. Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente.

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