QUESTÃO 31
Um ônibus, que trafega em uma via plana, com movimento uniforme, diminuiu sua velocidade até parar, no instante em que o sinal luminoso do semáforo muda para o vermelho. Dentre os gráficos, o que melhor representa esse movimento é
QUESTÃO 32
Sobre um bloco de massa 5,0 kg atuam duas forças, perpendiculares entre si, de módulos 30 N e 40 N. A aceleração, em m/s2, adquirida pelo bloco é
a) 5.
b) 10.
c) 15.
d) 25.
Gabarito: b
Se as forças são perpendiculares é necessário achar a resultante de forças, usando a regra do paralelograma, que vai dar num triângulo retângulo, usando o teorema de pitágoras, tem-se,
Fr = #30² + 40² (# = raiz quadrada)
Fr = #900 + 1600
Fr = #2500
Fr = 50 N
Utilizando a fórmula 2ª Lei de Newton:
F = m . a
50 = 5 . a
a = 10 m/s2
QUESTÃO 33
Duas esferas de volumes iguais e densidades d1 e d2 são colocadas num recipiente, contendo um líquido de densidade d e se mantêm em equilíbrio nas posições mostradas na figura abaixo.

A relação entre as densidades dessas esferas e do líquido é
a) d1 menor d2 menor d.
b) d1 maior d2 maior d.
c) d1 menor d2 = d.
d) d1 maior d2 = d.
Gabarito: c
A densidade de d2 = d, se fossem diferentes a bolinha 2 afundaria e ficaria no fundo do recipiente.
QUESTÃO 34
Em um determinado dia, a temperatura mínima em Belo Horizonte foi de 15ºC e a máxima de 27ºC. A diferença entre essas temperaturas, na escala Kelvin, é de
a) 12.
b) 21.
c) 263.
d) 285.
Gabarito: a
Tanto a escala celsius quanto a escla Kelvin é dividida em 100 partes, portanto a diferença será de 12, ou seja, 27 - 15 = 12.
QUESTÃO 35
A FIG. 1 representa uma associação de resistências idênticas e a FIG. 2, uma bateria e fios de ligação.

Para se obter o maior valor de corrente elétrica, os fios devem ser ligados nos pontos
a) A e B.
b) A e D.
c) B e C.
d) C e D.
Gabarito: d
V = R i. ou seja, quanto maior a resistência, menor a corrente elétrica, portanto, deve-se escolher um circuito em que se tenha menor resistência, assim, deve-se ligar nos pontos C e D.
QUESTÃO 36
Uma bússola, em perfeito estado de funcionamento, encontra-se em uma determinada região e adquire a orientação mostrada na figura 1 abaixo. Essa situação torna-se possível desde que um ímã tenha sido colocado próximo à bússola, conforme ilustrado em

Gabarito:b
A parte da agulha pintada de preto aponta para o norte geográfico da Terra, que é o sul magnético da Terra, sendo assim, a opção mais próvável seria a b em que haveria um equilíbrio entre atração e repulsão, permanecendo apontada para este eixo, as outras opções sem chance.
QUÍMICA
QUESTÃO 37
A tabela seguinte apresenta a composição atômica das espécies genéricas I, II, III e IV.
Com base nesses dados, é correto afirmar que
a) III e IV são espécies neutras. (Errado, III e IV são ânions, espécies que ganharam elétrons)
b) II e III possuem 19 partículas nucleares.
c) I e IV possuem número atômico igual a 18. (Errado, ZI=8 e ZIV=8)
d) I e II pertencem ao mesmo elemento químico. (Errado, pertencem a elementos químicos diferentes, veja seus números de prótons, são diferentes)
Gabarito: b
QUESTÃO 38
As figuras abaixo constituem os sistemas fechados, nos quais as bolinhas representam átomos.

Considerando-se as ilustrações, as misturas são representadas por
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, III e IV
d) II, III e IV.
Gabarito: c
Observe que no sistema II tem-se dois átomos diferentes formando um tipo de substância composta, não é uma mistura.
QUESTÃO 39
Analise o quadro seguinte.
Ao associar cada tipo de sistema com o respectivo processo de separação de seus componentes, obtém-se corretamente a relação
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
Gabarito: b
QUESTÃO 40
Os elementos que apresentam o mesmo número de camadas são
a) sódio, potássio e cloro.
b) cálcio, magnésio e bário.
c) fósforo, enxofre e alumínio.
d) sódio, manganês e potássio.
Gabarito: c
Eles possuem 3 camadas, estão na 3ª linha.. Veja só a distribuição eletrônica:
Al - 2_8_3
P - 2_8_5
S - 2_8_6
Todos esses tem a camada mais energética M, a terceira camada energética, que é a última camada comum a todos esses três elementos.
QUESTÃO 41
As figuras abaixo representam dois sistemas A e B em aquecimento. Após iniciar a ebulição, um termômetro foi introduzido em cada recipiente e, depois de medidas, as temperaturas foram registradas como TA e TB . Continuando o aquecimento, as temperaturas foram medidas novamente como TA’ e TB’ .


Em relação aos sistemas observados, é correto afirmar que
a) TA = TA’ e TB menor TB’
b) TA = TA’ e TB = TB’
c) TA maior TA’ e TB = TB’
d) TA menor TA’ e TB maior TB’
Gabarito: a
A temperatura de ebulição da água permanece constante até a água se evaporar toda, já a água + áçúcar é uma mistura, portanto, ela é variável, vai aumentando a medida que o tempo passa.
QUESTÃO 42
Considere os seguintes fenômenos:
• decomposição da água oxigenada;
• formação de ferrugem;
• obtenção do sal a partir da água do mar;
• mistura do álcool na gasolina.
O número de fenômenos químicos citados acima é igual a
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
Gabarito: b
A obtenção do sal a partir da água do mar e a mistura do álcool na gasolina são fenômenos físicos..
BIOLOGIA
QUESTÃO 43
A figura abaixo ilustra exemplos de seres vivos de cinco reinos.
Segundo a classificação sugerida por Whittaker e modificada por Margulis e Schwartz, é correto afirmar que os
a) procariontes unicelulares são representados por (1) e (2).
b) seres que realizam a fotossíntese pertencem ao (3) e (4). (Errado, 3 são fungos, não realizam fotossíntese)
c) eucariontes pluricelulares são encontrados no (4) e (5).
d) seres unicelulares destituídos de parede celular estão no (2) e (3). (Errado, fungos tem parede celular)
Gabarito: c
QUESTÃO 44
Os quadros ilustram as principais medidas de prevenção contra algumas doenças.

FONTE: AMABIS & MARTHO, 2004
NÃO se previne, com essas medidas, a parasitose
a) cólera.
b) dengue.
c) giardíase
d) amebíase.
Gabarito: b
A dengue é uma doença causada pela picada do Aedes aegypti. É considerado vetor de doenças graves como o dengue e a febre amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.
QUESTÃO 45
As árvores frutíferas são plantas pertencentes ao grupo das _____ . Nesse grupo, há várias formas de polinização, sendo que uma delas, o inseto transporta o grão de pólen produzido nos _____ para a estrutura feminina, onde ocorrerá a fecundação.
A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas de forma correta é
a) angiospermas – estames.
b) gimnospermas – carpelos.
c) angiospermas – carpelos.
d) gimnospermas – estames.
Gabarito: a

QUESTÃO 46
Mudanças físicas, psíquicas e fisiológicas, que se manifestam na puberdade, são influenciadas, em grande parte, pelos hormônios produzidos na(o)
a) fígado.
b) hipófise.
c) pâncreas.
d) paratireóide.
Gabarito: b
Tipos de hormônios sintetizados em cada uma das partes da glândula hipófise:
Neuro-hipófise
- Vasopressina (hormônio antidiurético / ADH): regula os níveis de água no sangue, agindo sobre a filtragem de fluidos pelos rins, retendo mais água conforme a necessidade do organismo;
- Ocitocina: Estimula as contrações uterinas durante o parto.
Adeno-hipofise (produz hormônios tróficos / que atuam em outras glândulas)
- Somatotrofina (hormônio somatotrófico / SH): promove o crescimento do organismo;
- Prolactina: determina a formação e secreção do leite pelas glândulas mamárias;
- Corticotrofina (hormônio adrenocorticotrófico / ACTH): coordena o metabolismo das células que formam a glândula da região cortical da suprarrenal, efetuando o controle hídrico;
- Tireoideotrófico (hormônio tireotrófico / TSH): opera sobre a glândula da tireoide;
- Hormônio folículo estimulante (FSH): incide sobre o desenvolvimento dos gametas, seja no organismo feminino (proporcionando o crescimento dos folículos ovarianos) ou no organismo masculino (agindo na produção de espermatozoides);
- hormônio luteinizante (LH): propicia a ocorrência da liberação do óvulo (ovulação) e formação do corpo lúteo (corpo amarelo) pelo ovário, bem como produção de testosterona nos testículos.
QUESTÃO 47
Os peixes apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. NÃO constitui característica exclusiva desse grupo a(o)
a) brânquia.
b) linha lateral.
c) bexiga natatória.
d) coração bicavitário.
Gabarito: a
Brânquia - Órgão respiratório de numerosos animais aquáticos (peixes, girinos de batráquios, crustáceos, cefalópodes etc.), capaz de absorver o oxigênio da água e de expelir o gás carbônico (as brânquias têm o aspecto de uma árvore muito ramificada); guelra.
QUESTÃO 48
A mosca doméstica é uma espécie cosmopolita. Alimenta-se, entre outras coisas, de animais em decomposição, fezes e restos orgânicos em geral. Pousam nos alimentos e em nosso corpo, podendo deixar microorganismos e seus próprios ovos, razão pela qual é um dos insetos considerados perniciosos pelos órgãos de saúde pública.
O texto acima caracteriza um conceito ecológico denominado
a) habitat.
b) parasitismo.
c) teia alimentar.
d) nicho ecológico.
Um ônibus, que trafega em uma via plana, com movimento uniforme, diminuiu sua velocidade até parar, no instante em que o sinal luminoso do semáforo muda para o vermelho. Dentre os gráficos, o que melhor representa esse movimento é
Gabarito: d
No 1º trecho o ônibus estava em MRU, sua velocidade era constante, não varia, e no 2º momento, a velocidade diminui até parar, gráfico d. QUESTÃO 32
Sobre um bloco de massa 5,0 kg atuam duas forças, perpendiculares entre si, de módulos 30 N e 40 N. A aceleração, em m/s2, adquirida pelo bloco é
a) 5.
b) 10.
c) 15.
d) 25.
Gabarito: b
Se as forças são perpendiculares é necessário achar a resultante de forças, usando a regra do paralelograma, que vai dar num triângulo retângulo, usando o teorema de pitágoras, tem-se,
Fr = #30² + 40² (# = raiz quadrada)
Fr = #900 + 1600
Fr = #2500
Fr = 50 N
Utilizando a fórmula 2ª Lei de Newton:
F = m . a
50 = 5 . a
a = 10 m/s2
QUESTÃO 33
Duas esferas de volumes iguais e densidades d1 e d2 são colocadas num recipiente, contendo um líquido de densidade d e se mantêm em equilíbrio nas posições mostradas na figura abaixo.
A relação entre as densidades dessas esferas e do líquido é
a) d1 menor d2 menor d.
b) d1 maior d2 maior d.
c) d1 menor d2 = d.
d) d1 maior d2 = d.
Gabarito: c
A densidade de d2 = d, se fossem diferentes a bolinha 2 afundaria e ficaria no fundo do recipiente.
QUESTÃO 34
Em um determinado dia, a temperatura mínima em Belo Horizonte foi de 15ºC e a máxima de 27ºC. A diferença entre essas temperaturas, na escala Kelvin, é de
a) 12.
b) 21.
c) 263.
d) 285.
Gabarito: a
QUESTÃO 35
A FIG. 1 representa uma associação de resistências idênticas e a FIG. 2, uma bateria e fios de ligação.
Para se obter o maior valor de corrente elétrica, os fios devem ser ligados nos pontos
a) A e B.
b) A e D.
c) B e C.
d) C e D.
Gabarito: d
V = R i. ou seja, quanto maior a resistência, menor a corrente elétrica, portanto, deve-se escolher um circuito em que se tenha menor resistência, assim, deve-se ligar nos pontos C e D.
QUESTÃO 36
Uma bússola, em perfeito estado de funcionamento, encontra-se em uma determinada região e adquire a orientação mostrada na figura 1 abaixo. Essa situação torna-se possível desde que um ímã tenha sido colocado próximo à bússola, conforme ilustrado em
Gabarito:b
A parte da agulha pintada de preto aponta para o norte geográfico da Terra, que é o sul magnético da Terra, sendo assim, a opção mais próvável seria a b em que haveria um equilíbrio entre atração e repulsão, permanecendo apontada para este eixo, as outras opções sem chance.
QUÍMICA
QUESTÃO 37
A tabela seguinte apresenta a composição atômica das espécies genéricas I, II, III e IV.
ESPÉCIES
|
PRÓTONS
|
ELÉTRONS
|
NÊUTRONS
|
I
|
8
|
10
|
9
|
II
|
9
|
10
|
10
|
III
|
9 |
9
|
10
|
IV
|
8
|
10
|
8
|
a) III e IV são espécies neutras. (Errado, III e IV são ânions, espécies que ganharam elétrons)
b) II e III possuem 19 partículas nucleares.
c) I e IV possuem número atômico igual a 18. (Errado, ZI=8 e ZIV=8)
d) I e II pertencem ao mesmo elemento químico. (Errado, pertencem a elementos químicos diferentes, veja seus números de prótons, são diferentes)
Gabarito: b
QUESTÃO 38
As figuras abaixo constituem os sistemas fechados, nos quais as bolinhas representam átomos.
Considerando-se as ilustrações, as misturas são representadas por
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, III e IV
d) II, III e IV.
Gabarito: c
Observe que no sistema II tem-se dois átomos diferentes formando um tipo de substância composta, não é uma mistura.
QUESTÃO 39
Analise o quadro seguinte.
SISTEMAS
|
PROCESSO DE SEPARAÇÃO
|
I – heterogêneo –
sólido/gasoso
|
filtração
|
II – heterogêneo –
líquido/ líquido
|
destilação simples
|
III – homogêneo –
líquido/líquido
|
destilação
fracionada
|
IV – homogêneo –
líquido/sólido
|
decantação
|
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
Gabarito: b
QUESTÃO 40
Os elementos que apresentam o mesmo número de camadas são
a) sódio, potássio e cloro.
b) cálcio, magnésio e bário.
c) fósforo, enxofre e alumínio.
d) sódio, manganês e potássio.
Gabarito: c
Eles possuem 3 camadas, estão na 3ª linha.. Veja só a distribuição eletrônica:
Al - 2_8_3
P - 2_8_5
S - 2_8_6
Todos esses tem a camada mais energética M, a terceira camada energética, que é a última camada comum a todos esses três elementos.
QUESTÃO 41
As figuras abaixo representam dois sistemas A e B em aquecimento. Após iniciar a ebulição, um termômetro foi introduzido em cada recipiente e, depois de medidas, as temperaturas foram registradas como TA e TB . Continuando o aquecimento, as temperaturas foram medidas novamente como TA’ e TB’ .
Em relação aos sistemas observados, é correto afirmar que
a) TA = TA’ e TB menor TB’
b) TA = TA’ e TB = TB’
c) TA maior TA’ e TB = TB’
d) TA menor TA’ e TB maior TB’
Gabarito: a
A temperatura de ebulição da água permanece constante até a água se evaporar toda, já a água + áçúcar é uma mistura, portanto, ela é variável, vai aumentando a medida que o tempo passa.
QUESTÃO 42
Considere os seguintes fenômenos:
• decomposição da água oxigenada;
• formação de ferrugem;
• obtenção do sal a partir da água do mar;
• mistura do álcool na gasolina.
O número de fenômenos químicos citados acima é igual a
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
Gabarito: b
A obtenção do sal a partir da água do mar e a mistura do álcool na gasolina são fenômenos físicos..
BIOLOGIA
QUESTÃO 43
A figura abaixo ilustra exemplos de seres vivos de cinco reinos.
(1) |
(2) |
(2) |
(3) |
(4) |
(5) |
a) procariontes unicelulares são representados por (1) e (2).
b) seres que realizam a fotossíntese pertencem ao (3) e (4). (Errado, 3 são fungos, não realizam fotossíntese)
c) eucariontes pluricelulares são encontrados no (4) e (5).
d) seres unicelulares destituídos de parede celular estão no (2) e (3). (Errado, fungos tem parede celular)
Gabarito: c
QUESTÃO 44
Os quadros ilustram as principais medidas de prevenção contra algumas doenças.
NÃO se previne, com essas medidas, a parasitose
a) cólera.
b) dengue.
c) giardíase
d) amebíase.
Gabarito: b
A dengue é uma doença causada pela picada do Aedes aegypti. É considerado vetor de doenças graves como o dengue e a febre amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.
QUESTÃO 45
As árvores frutíferas são plantas pertencentes ao grupo das _____ . Nesse grupo, há várias formas de polinização, sendo que uma delas, o inseto transporta o grão de pólen produzido nos _____ para a estrutura feminina, onde ocorrerá a fecundação.
A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas de forma correta é
a) angiospermas – estames.
b) gimnospermas – carpelos.
c) angiospermas – carpelos.
d) gimnospermas – estames.
Gabarito: a
QUESTÃO 46
Mudanças físicas, psíquicas e fisiológicas, que se manifestam na puberdade, são influenciadas, em grande parte, pelos hormônios produzidos na(o)
a) fígado.
b) hipófise.
c) pâncreas.
d) paratireóide.
Gabarito: b
Tipos de hormônios sintetizados em cada uma das partes da glândula hipófise:
Neuro-hipófise
- Vasopressina (hormônio antidiurético / ADH): regula os níveis de água no sangue, agindo sobre a filtragem de fluidos pelos rins, retendo mais água conforme a necessidade do organismo;
- Ocitocina: Estimula as contrações uterinas durante o parto.
Adeno-hipofise (produz hormônios tróficos / que atuam em outras glândulas)
- Somatotrofina (hormônio somatotrófico / SH): promove o crescimento do organismo;
- Prolactina: determina a formação e secreção do leite pelas glândulas mamárias;
- Corticotrofina (hormônio adrenocorticotrófico / ACTH): coordena o metabolismo das células que formam a glândula da região cortical da suprarrenal, efetuando o controle hídrico;
- Tireoideotrófico (hormônio tireotrófico / TSH): opera sobre a glândula da tireoide;
- Hormônio folículo estimulante (FSH): incide sobre o desenvolvimento dos gametas, seja no organismo feminino (proporcionando o crescimento dos folículos ovarianos) ou no organismo masculino (agindo na produção de espermatozoides);
- hormônio luteinizante (LH): propicia a ocorrência da liberação do óvulo (ovulação) e formação do corpo lúteo (corpo amarelo) pelo ovário, bem como produção de testosterona nos testículos.
QUESTÃO 47
Os peixes apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. NÃO constitui característica exclusiva desse grupo a(o)
a) brânquia.
b) linha lateral.
c) bexiga natatória.
d) coração bicavitário.
Gabarito: a
Brânquia - Órgão respiratório de numerosos animais aquáticos (peixes, girinos de batráquios, crustáceos, cefalópodes etc.), capaz de absorver o oxigênio da água e de expelir o gás carbônico (as brânquias têm o aspecto de uma árvore muito ramificada); guelra.
QUESTÃO 48
A mosca doméstica é uma espécie cosmopolita. Alimenta-se, entre outras coisas, de animais em decomposição, fezes e restos orgânicos em geral. Pousam nos alimentos e em nosso corpo, podendo deixar microorganismos e seus próprios ovos, razão pela qual é um dos insetos considerados perniciosos pelos órgãos de saúde pública.
O texto acima caracteriza um conceito ecológico denominado
a) habitat.
b) parasitismo.
c) teia alimentar.
d) nicho ecológico.
Gabarito: d
O nicho é um conjunto de condições em
que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer
ainda que o nicho é o "modo de vida"
de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os
fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores
biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse
indivíduo.
Vamos explicar melhor: O nicho do
Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam
dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por
diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela
retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as
outras espécies, e assim por diante.
O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente.
Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas
rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas
das árvores. Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de
forma um pouco diferente.
muito bom os exercícios e as respostas.
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