"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

COLTEC 2009

QUESTÃO 01
Os esquemas abaixo representam um importante processo vital em dois grupos de animais.
Esquema I
esquema II


Considerando-se os esquemas I e II e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
A) estes processos têm como objetivo garantir a existência das próximas gerações.
B) o grupo do esquema I apresenta como característica possuir exoesqueleto constituído de queratina.
C) o grupo do esquema II, em geral, se nutre de espécies do grupo do esquema I, controlando seu crescimento populacional.
D) um dos processos apresenta independência de meio aquoso para ocorrer.
Gabarito: B
Os insetos tem exoesqueleto de quitina.

QUESTÃO 02
A experiência de germinação de sementes de feijão e milho, em contato com algodão molhado, foi realizada com sucesso por um estudante. Após observar todo o processo, esse estudante chegou às seguintes conclusões:
I - O milho apresenta um cotilédone e o feijão dois cotilédones.
II - Feijão e o milho provavelmente pertencem ao mesmo grupo de vegetais.
III - O feijão é mais importante na alimentação do brasileiro que o milho.
IV - Nas mesmas condições, o milho e o feijão se desenvolvem bem em suas fases iniciais.
Considerando exclusivamente as informações que o estudante obteve nesse experimento, são CORRETAS apenas as conclusões
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.
Gabarito: B
O milho demora muito mais tempo para que ocorra a germinaç~çao nele do que no feijão. O milho tem período de dormência maior que o feijão.

Para responder às questões 03 e 04 considere a tabela a seguir, que apresenta dados sobre a concentração de cinco substâncias no sangue e na urina de um indivíduo.
 
Substâncias
Concentração no sangue
(mg/100mL)
Concentração na urina
(mg/100mL)
Uréia
30
2.000
Ácido Úrico
4
50
Sais
720
1.500
Proteínas
7.000
35
Glicose
100
4
 Fonte: Construindo Consciências, 2008.

QUESTÃO 03
Os rins têm a função de filtrar substâncias tóxicas (ou em excesso) que circulam pelo sangue e que são eliminadas pela urina. É CORRETO afirmar que a presença das seguintes substâncias na urina indica falha na fisiologia renal desse indivíduo.
A) Ácido úrico e sais.
B) Proteínas e glicose.
C) Sais e proteínas.
D) Uréia e ácido úrico.
Gabarito: B
A presença de proteínas e de glicose (que são duas macromolécular) na urina indica que o rim não está filtrando bem. Tantop a glicose e a proteína não podem ser eliminadas do corpo, pura e simplesmente, elas são importantes para o organismo.

QUESTÃO 04
Observando os dados da tabela, pode-se concluir que em 1 litro de sangue, o total, em mg, de uréia e ácido úrico, é aproximadamente
A) 240
B) 340
C) 380
D) 480
Gabarito: B
Uréia:
30 mg de uréia em 100 mL de sangue, em 1000 mL de sangue = 1000 x 30 = 300 mg
                                                                                                        100

Ácido úrico:
4 mg de ácido úrico em 100 mL de sangue, em 1000 mL de sangue =1000 x 4 = 40 mg
                                                                                                              100
somando 300 + 40 = 340 mg

Para responder às questões 05 e 06, considere os gráficos I e II a seguir:
O gráfico I representa o número de indivíduos das espécies A, B, C e D , no ponto mais poluído de um rio. O gráfico II representa o número de indivíduos das mesmas espécies em um ponto sem poluição.



QUESTÃO 05
A espécie representada no gráfico que poderia ser indicadora da poluição neste rio é a espécie
A) A
B) B
C) C
D) D
Gabarito: B
Existem espécies que são indicadoras de poluição, assim elas crescem ou diminuem em determinados ambientes.
A presença ou ausência de certas espécies , bem como a sua densidade, nos ecossistemas pode trazer muitas informações sobre a qualidade do ambiente. Isto ocorre porque as espécies respondem fielmente aos parâmetros ambientais que garantem a sua sobrevivência, ou seja o habitat das espécies, ou mais amplamente o hipervolume (conceito de nicho ecológico). Quando o ambiente natural é alterado, como por exemplo com a entrada de um poluente, ou pelo desmatamento, o equilíbrio ecológico se altera, fazendo com que haja um novo panorama biológico, vinculado à nova realidade. A presença de uma substância química tóxica pode fazer com que algumas espécies sensíveis a ela desapareçam, ou se tornem raras. Com a redução na densidade de indivíduos e a redução de espécies do ambiente, algumas populações resistentes ao estresse, antes com abundâncias controladas pela competição, encontram espaço e recursos disponíveis para crescer e dominar o ambiente.  
Por exemplo, algumas espécies de vermes poliquetas (como Capitella capitatta) e moluscos com conchas, ocorrem naturalmente nos fundos marinhos lodosos. No entanto, quando estes fundos são submetidos à poluição orgânica (esgotos), estas espécies crescem e reproduzem em grande escala, gerando uma explosão populacional. Tornam-se portanto, indicadores biológicos da poluição orgânica. Sabendo deste fenômeno, quando vão diagnosticar ou monitorar uma região qualquer, os biólogos consideram de grande importância a presença de espécies indicadoras.  
Com o crescimento descontrolado de algumas espécies resistentes e o desaparecimento de várias espécies sensíveis, o ecossistema reduz sua diversidade, bem como sua equitabilidade, ou seja, a distribuição de indivíduos para cada espécie torna-se menos homogênea. Quando um ecossistema é dominado quantitativamente por poucas espécies, ele normalmente encontra-se sob estresse (ambiental, biológico ou antrópico).  Espécies indicadoras são na verdade aquelas que tem exigências ambientais específicas. Podem indicar não apenas poluição ou perturbações antropópicas, mas também a realidade ambiental em que vivem, a qual nem sempre é fácil de ser visualizada pelo pesquisador. Certos tipos de algas e animais, quando presentes nos costões rochosos indicam que eles são muito batidos pelas ondas. Animais de fundo com hábitos filtradores e comedores de suspensões, indicam que o fundo é predominantemente arenoso, enquanto que animais comedores de sedimento são típicos de fundos lodosos. Recifes de Corais são espécies indicadoras de águas sem variações de salinidade, quentes, e claras.

QUESTÃO 06
A variação percentual do número de indivíduos da espécie indicadora de poluição no rio, do gráfico II, com base no número de indivíduos dessa mesma espécie, do gráfico I, é de aproximadamente
A) - 57%
B) - 40%
C) 0 %
D) 42%
Gabarito: A

QUESTÃO 07
O gás carbônico, CO2, é fundamental para manter a temperatura do planeta em níveis que possibilitam a existência e a manutenção da vida. Entretanto, seu aumento devido ao uso de combustíveis, como petróleo e carvão, está intensificando o seguinte fenômeno
A) bioacumulação.
B) chuvas ácidas.
C) efeito estufa.
D) inversão térmica.
Gabarito: C
Esquema mostrando como a radiação é absorvida ou refletida pela superfície da Terra

O clima tem evoluído aos longo dos tempos, sendo a sua evolução natural, no entanto nos últimos tempos o homem é o grande responsável, uma vez que a população mundial tem aumentado e consequentemente, registou-se um aumento de 25 % de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Este aumento deve-se especialmente à combustão de combustíveis fósseis, ao desmatamento, ao número crescente de indústrias e ao consumismo desmensurado.
O efeito estufa provoca um desequilíbrio no sistema natural da Terra, portanto, é urgente que se reduza as emissões dos gases prejudiciais e proponha alternativas.

QUESTÃO 08
A figura ao lado reproduz uma fotografia de múltiplas exposições de um corpo em queda livre na superfície da Terra. O tempo entre cada exposição é de 0,05 segundos.
Os gráficos abaixo apresentam possíveis relações entre a distância d, percorrida por um corpo, em função do tempo t. O gráfico que melhor descreve qualitativamente o movimento representado na figura ao lado é o gráfico
 



Gabarito: a
Para intervalos de tempos iguais e consecutivos, um corpo em queda livre percorre distâncias cada vez maiores, na proporção dos
ímpares consecutivos: no primeiro segundo, o móvel cai uma distância d; no segundo seguinte, percorre 3d; no terceiro segundo, 5d, e assim por diante.
  
Gráficos da queda livre, com o corpo partindo da origem e a trajetória orientada para baixo
QUESTÃO 09
Água e álcool misturam-se gerando uma solução conhecida como álcool hidratado. Sob condições normais de temperatura e pressão, o álcool anidro (sem água) possui densidade igual a 0,8 g/cm3, enquanto a água destilada apresenta densidade igual a 1,0 g/cm3. Ao colocar uma vela feita de parafina em um copo com água, verificamos que a vela flutua. Repetindo o procedimento em um copo com álcool anidro, observamos que a vela afunda completamente, parando no fundo do copo.
Considerando o fenômeno ocorrido com a vela, é CORRETO afirmar que
A) a densidade da parafina é maior que a densidade da água. (Errado, a parafina tem densidade menor que a da água, por isso, ela flutua na água)
B) a densidade da parafina é menor que a densidade do álcool. (Errado, é maior. já que ela afunda no álcool)
C) o empuxo que a vela recebe da água é maior que o seu peso. (Errado, se o empuxo fosse maior, a vela flutuaria. Empuxo é uma força que aponta para cima)
D) o empuxo que a vela recebe do álcool é menor que o seu peso.
Gabarito:D

QUESTÃO 10
Quatro lâmpadas L1, L2, L3 e L4 são ligadas em uma bateria de 9 volts usando vários pedaços de fio de cobre.

Figura 1
Figura 2
Figura 3
 Ao ligar à bateria uma lâmpada de cada vez (figura 1), observa-se que brilham com a mesma intensidade uma da outra. Ao ligar três lâmpadas como na figura 2, observa-se que a lâmpada L1 apresenta um brilho mais intenso que L2 e L3, e que L2 e L3 brilham com a mesma intensidade. Na montagem da figura 3, o brilho da lâmpada L4 é
A) igual ao de L1, e maior que o brilho das lâmpadas L2 e L3.
B) igual ao de L2 e L3, e menor que o brilho da lâmpada L1.
C) maior que o das lâmpadas L2 e L3, e menor que o brilho de L1.
D) menor que o brilho de L2 e L3, que brilham menos que L1.
GABARITO: A
Comentários: aqui deve se observar como as lâmpadas estão ligadas se em série ou em paralelo. No caso, a L1 e L4 estão em série e a L2 e L3 estão em paralelo, assim, a L1 e a L2 brilham igual e mais que a L2 e L3, que também brilham igualmente.

QUESTÃO 11
Os esquimós constroem suas casas com blocos de neve compactada. A construção em forma de semiesfera é conhecida como iglu. E nquanto os esquimós permanecem no interior do iglu, a temperatura deste mantém-se consideravelmente maior que a temperatura do ambiente externo, mesmo sem a utilização de nenhum dispositivo de aquecimento. Uma explicação científica para este fenômeno é que
A) as paredes do iglu, em forma de semi-esfera, permitem a captação da energia do ambiente externo e sua concentração no interior do iglu.
B) as paredes do iglu, por serem feitas de gelo, mantêm a temperatura interna igual a zero grau Celsius independentemente da temperatura do ambiente externo.
C) as paredes são más condutoras de calor e, por isso, dificultam a perda do calor gerado pelos corpos dos esquimós para o ambiente externo.
D) as paredes são muito frias e, por isso, repelem o frio que vem do ambiente externo, evitando que esse frio penetre.
GABARITO: C
Comentários: Não se esqueça que a trocas de calor dos materias sempre ocorre de um corpo que tem maior temperatura para um corpo que tem menor temperatura, ou seja, um corpo com maior temperatura, quando em contato com outro, de menor temperatura, perde seu calor (TRANSFERÊNCIA DE CALOR).

QUESTÃO 12
O consumo de energia elétrica residencial é medido em watt-hora, uma unidade normalmente expressa por meio de seu múltiplo, o quilo-watt-hora (kwh). Este quadro apresenta informações sobre a potência, em watts, de quatro aparelhos e seu tempo de funcionamento em horas, no período de um dia.

Aparelho
Potência (watts)
Tempo de funcionamento (horas)
Chuveiro
3000
0,2
Lâmpada incandescente
60
5
Liquidificador
300
0,5
Televisão
100
8
A partir dessas informações, o aparelho que apresenta maior consumo de energia elétrica ao final do dia é
A) a lâmpada.
B) a televisão.
C) o chuveiro.
D) o liquidificador.
Gabarito: B
Calcular o consumo de energia dos aparelhos em KWh (kilo watts hora), igual ao da sua conta de energia. Para isso, deve-se transformar a potência do aparelho de W (watts) para KW (kilo watts). Basta dividir a potência em W por 1000. Veja o exemplo:
P do chuveiro = 3000W ---- 3000/1000 = 3 KW
P da lâmpada =  60W ----- 60/1000 = 0,06 KW
P do liquidificador = 300W ----- 300/1000 = 0,3 KW
P doa televisão = 100W ------ 100/1000 = 0,1 KW
Agora que você conhece a potência em KW, pode calcular o consumo de energia em KWh utilizando a equação:

 E = P . T (P --> potência em KW; T --> tempo em horas)

Exemplo: Você quer saber quanto é a energia do chuveiro, da lâmpada, do liquidificador e da televisão.
Resolução: Calculando a energia consumida de cada aparelho:

Echuveiro = P . T --> E = 3 . 0,2 --> E = 0,6 KWh
Elâmpada = 0,06 . 5 ---- E = 0,3 KWh
Eliquidificador = 0,3 . 0,5 ----- E = 0,15 KWh
Etelevisão = 0,1 . 8 ----- E = 0,8 KWh

QUESTÃO 13
Nas figuras abaixo,
representam átomos de três elementos químicos diferentes.


Considerando-se essa informação, é CORRETO afirmar que
A) em I, há uma mistura de substâncias simples.
B) em II, há uma única substância composta. (Errado, tem duas susbstâncias compostas)
C) em III, há uma mistura de substâncias compostas. (Errado, tem substância simples também)
D) em IV, há uma mistura de substâncias simples. (Errado, não pode ser mistura, só tem uma substância)
Gabarito: A

QUESTÃO 14
Em um experimento, evaporou-se completamente a água presente em 60,0 g de uma solução saturada de certo composto sólido, na temperatura de 25 ºC. No fim do experimento, foram obtidos 10,0 g do composto sólido. Sabe-se que uma solução saturada é aquela que contém a quantidade máxima de soluto, numa dada quantidade de solvente, em certa temperatura. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, a 25 ºC, a solubilidade do composto sólido, em 100 g de água, é
A) 5,0 g.
B) 16,7 g.
C) 20,0 g.
D) 83,3 g.
Gabarito: C
É só fazer uma regra de três:
Em 60 g de solução ten 10 g do soluto, portanto ten 50 g de água
Em 100 g de água terá?
X = 100 x   10
              50
X = 1000
          50
X = 20 g de água




QUESTÃO 15
Em um experimento, certa quantidade de água pura, sob pressão de 1 atm, foi aquecida desde o estado sólido, na temperatura de 0 ºC, até o estado gasoso, na temperatura de 120 ºC. Sabe-se que, sob pressão de 1 atm, a temperatura de fusão da água é de 0 ºC e a de ebulição é de 100 ºC.
O gráfico que descreve, de modo CORRETO, a variação da temperatura, em função do tempo de aquecimento nesse experimento, é


Gabarito: A
Os patamares de fusão e de ebulição devem estar no 0 ºC e no 100 ºC, respectivamente.

QUESTÃO 16
O uso de materiais plásticos vem crescendo a cada ano. Um dos problemas ambientais relacionados ao uso de plásticos é a sua lenta degradação na natureza. O processo que favorece a degradação dos plásticos no ambiente é uma
A) dissolução.
B) filtração.
C) mudança de fase.
D) reação química.
Gabarito: D
Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
Os plásticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização, a união química de monômeros que forma polímeros.

Cotidiano
Não se pode negar a importância dos plásticos em nosso cotidiano.
O plástico é responsável por grandes avanços, e traz uma serie de benefícios indiscutíveis na sociedade moderna.
Uma indústria que gera milhões de empregos e divisas para o nosso país, e que esta presente em quase todos os setores da economia.
Mas não se pode negar os problemas ambientais que as embalagens plásticas tem trazido ao mundo moderno, e nem negar a discussão ambiental em torno do tema.
A maioria dos plásticos é reciclável e a sua reciclagem representa alem de uma atividade ecologicamente correta um incremento na economia.

Matéria-prima 
A matéria-prima dos plásticos é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento

QUESTÃO 17
Desde 2001, o Brasil é líder mundial na reciclagem de latinhas de alumínio. Em 2007, o índice de reciclagem chegou a 96,5 %. Uma das etapas do processo de reciclagem das latinhas é a fusão do alumínio metálico. O modelo que melhor representa um sistema antes e depois da fusão desse metal, respectivamente, é





Gabarito:  B
Na fusão as particulas ficam mais separadas entre si, não diminuem, nem aumentam em quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário