"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 15 de março de 2012

Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio e EJA • 1º Semestre 2011 - CEFET/MG

FÍSICA
QUESTÃO 31
No estudo dos movimentos, forças do tipo elétrica, gravitacional e magnética são conceituadas como sendo de ação a distância. Pelas observações atuais, aquelas que apresentam comportamentos de atração e repulsão são as forças
a) elétrica e magnética.
b) elétrica e gravitacional.
c) gravitacional e magnética.
d) elétrica, gravitacional e magnética.
Gabarito: a
A força gravitacional é a força de atração entre os corpos e não há repulsão, enquanto a elétrica e a magnética são forças de atração e repulsão.

QUESTÃO 32
Um esqueitista desce uma rampa curva, conforme mostra a ilustração abaixo.


Após esse garoto lançar-se horizontalmente, em movimento de queda livre, a força peso, em determinado instante, é representada por

Gabarito: b

 FORÇA PESO

A força-peso é o resultado da atração gravitacional exercida pela Terra não somente sobre os objetos localizados próximo à sua superfície mas atuando também a distâncias relativamente longas.
Trata-se do exemplo mais simples de forças de ação à distância. O fato de os objetos caírem sobre a superfície terrestre é a conseqüência mais perceptível da mesma. Em geral, escreve-se a força-peso sob a forma
,
onde é a aceleração da gravidade e m a massa do objeto.
Pode-se determinar, experimentalmente, que em São Paulo o valor aproximado de g é:
g = 9,8 m/s2 .
O estudante deve levar em conta sempre a presença da força-peso. Geralmente, representamos a superfície da Terra como sendo plana (o raio da Terra é tão grande que é assim que a percebemos). A força-peso tem sempre o sentido apontando para a superfície terrestre.
Retirado do GREF
QUESTÃO 33
Ao se colocar gelo em um copo com água, verifica-se que a água resfria. Esse fenômeno é explicado pelo fato do(a)
a) gelo liberar calor para água.
b) gelo ceder energia para água.
c) água ceder calor para o gelo.
d) água absorver energia do gelo.
Gabarito: c
Sempre que há troca de calor entre dois corpos, o calor passa do corpo que tem maior temperatura para o corpo que tem menor temperatura, até atingir o equilíbrio térmico.
A seguir, observe a troca de calor que acontece com a água até chegar ao equilíbrio térmico, conhecido popularmente como água morna.
Transferência de calor entre corpos com temperaturas diferentes.
Corpos em Equilíbrio Térmico

QUESTÃO 34
Sobre a propagação da luz, assinale V para as afirmativas verdadeiras e, F para as falsas.
(V) Na reflexão da luz, em uma superfície espelhada, o ângulo de incidência é igual ao de reflexão.
(V) A luz se propaga em linha reta, com velocidade constante, em um determinado meio.
(F) Em uma superfície completamente irregular, o raio de luz incidente e o refletido estão em planos diferentes.
A seqüência correta encontrada é
a) V, F, V.
b) F, F, V.
c) F, V, F.
d) V, V, F.
Gabarito: d
Princípios da propagação da luz
- Princípio da propagação retilínea
Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta.
Este princípio é facilmente observado no nosso cotidiano: o feixe de luz proveniente de um holofote; qualquer processo de alinhamento; mira para atirar em uma alvo; formação de sombras; formação de imagens e outros.
Em meios heterogêneos a luz não se propaga necessariamente em linha reta. Como exemplo temos a atmosfera terrestre que aumenta a densidade com a altitude decrescente; em conseqüência disso os raios provenientes dos astros se encurvam ao se aproximarem da superfície terrestre, fenômeno conhecido como refração atmosférica. - Princípio da independência dos raios de luz
A propagação da luz independe da existência de outros raios de luz na região que atravessa.
Este princípio você observa quando um palco é iluminado por dois feixes de luz provenientes de dois holofotes. A trajetória de um raio de luz não é modificada pela presença de outros: cada um segue sua trajetória como se os outros não existissem (fig. 1).


(fig. 1) Princípio da indepêndencia dos raios de luz
  
- Princípio da reversibilidade de raios luminosos
Considere que um raio faz o percurso ABC tanto no fenômeno da reflexão (fig. 2a) como na refração (fig.2b). Se o raio de luz fizer o percurso no sentido contrário CBA, a trajetória do raio será a mesma.

 Fig.2 Reversibilidade dos raios luminosos
        (a) Reflexão
        (b) Refração
Este é o princípio da reversibilidade de raios luminosos ou princípio do caminho inverso, que pode ser enunciado como: "A trajetória seguida pelo raio luminoso independe do sentido do percurso."
 Na reflexão o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

QUESTÃO 35
O eletroscópio da figura, eletrizado com carga desconhecida, consiste de uma esfera metálica ligada, através de uma haste condutora, a duas folhas metálicas e delgadas. Esse conjunto encontra-se isolado por uma rolha de cortiça presa ao gargalo de uma garrafa de vidro transparente, como mostra a figura.
Sobre esse dispositivo, afirma-se:
I- As folhas movem-se quando um corpo neutro é aproximado da esfera sem tocá-la.
II- O vidro que envolve as folhas delgadas funciona como uma blindagem eletrostática.
III- A esfera e as lâminas estão eletrizadas com carga de mesmo sinal e a haste está neutra.
IV- As folhas abrem-se ainda mais quando um objeto, de mesma carga do eletroscópio, aproxima-se da esfera sem tocá-la.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
Gabarito: b
Eletroscópio de folhas: o eletroscópio de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha igualmente isolante. Na parte de cima, uma esfera metálica. No interior, duas finíssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. Se o eletroscópio estiver neutro, suas folhas estarão abaixadas. A aproximação de um corpo carregado à esfera superior induz cargas no sistema, e as folhas se separam, por possuírem cargas de mesmo sinal. Se esse corpo carregado tocar a esfera superior, o eletroscópio também ficará eletricamente carregado.
As afirmativas I e IV estão corretas e a III esta incorreta. É importante frisar que o eletroscópio serve apenas para mostrar se o corpo (que se aproxima da esfera) está ou não eletrizado. Estar eletrizado é estar com  cargas positivas ou cargas negativas a mais, já o corpo neutro tem cargas positivas e cargas negativas em mesma quantidades. Quanto a questão II, esta incorreta pois o vidro não é condutor elétrico e não pode agir como blindagem eletrostática..

QUESTÃO 36
Em relação às propriedades e aos comportamentos magnéticos dos ímãs, das bússolas e do nosso planeta, é correto afirmar que
a) a agulha de uma bússola inverte seu sentido ao cruzar a linha do Equador. (Errado, ela vai apontar para o norte geográfico da Terra, independente de cruzar a linha do equador)
b) um pedaço de ferro é atraído pelo polo norte de um ímã e repelido pelo polo sul. (Errado, é sempre atraído, não importa o polo)
c) as propriedades magnéticas de um ímã perdem-se quando ele é cortado ao meio. (Errado, formam-se novos polos, o norte e o sul)
d) o polo norte geográfico da Terra corresponde, aproximadamente, ao seu polo sul magnético. (Correto, o polo sul magnético da Terrra está no polo norte geográfico da Terra)
Gabarito: d

QUÍMICA
QUESTÃO 37
Associe os sistemas em que cada esfera representa um átomo com suas respectivas temperaturas de fusão e ebulição.


A seqüência correta encontrada é
a) I, II, III, IV.
b) II, I, IV, III.
c) III, IV, II, I.
d) IV, III, I, II.
Gabarito: c
Pois bem, esta é uma questão que o estudante deve estar bem atento! Analisando os sistemas e prestando atenção na frase do cabeçalho "em que cada esfera representa um átomo", pode-se concluir que o sistema I tem uma substância simples, os sistemas II e III são sistemas heterogênios e misturas e o sistema IV tem uma substância composta. Nesse sentido, deduz-se que as misturas variam o seu ponto de fusão e/ou ebulição. Supondo que o sistema IV seja a água e sabendo que a água tem ponto de fusão zero grau e ponto de ebulição cem graus, fica fácil resolver a questão.

QUESTÃO 38
Estudos relacionados ao grafeno concederam aos físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov o Prêmio Nobel de Física de 2010. Esse material consiste de uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, sendo duzentas vezes mais forte que o aço estrutural. NÃO é alótropo do grafeno a(o)
a) ozônio.
b) grafite.
c) fulereno.
d) diamante.
Gabarito: a
Alótropos de carbono: diamante, grafite, fulerenos, negro de fumo etc.

O que o duro diamante, o macio grafite e os exóticos fulerenos e nanotubos apresentam em comum? São todos alótropos do carbono, isto é, substâncias simples diferentes, compostas por um único tipo de elemento.
 Esses alótropos apresentam em comum uma outra coisa: têm uma infinidade de usos, graças às suas propriedades únicas. Vamos detalhar um pouco desses usos e propriedades:

Carbono amorfo é pigmento preto

O carbono amorfo é uma forma semelhante ao grafite, mas com muitos "defeitos", isto é, sem as extensas folhas que aparecem no grafite. Pode ser preparado de várias formas (e com diferentes graus de pureza), desde a captura de fuligem (o negro de fumo) até a carbonização de material vegetal ou animal, que leva a carvões ativados. Seus usos principais são como pigmento preto, em tintas, alimentos e outros materiais como pneus; e como material desodorizante e filtrante para água e gases, em máscaras.

Grafite tem escrita até no nome

O grafite é composto de extensas camadas de átomos de carbono, que formam folhas com anéis unidos - mais ou menos como uma tela. Essas "telas" de carbono deslizam facilmente umas sobre as outras, e ao escrever com um lápis de grafite o rastro deixado é feito dessas camadas, que vão se espalhando quando o lápis é atritado com o papel. O nome desse mineral vem, justamente, do grego "graphos" que significa escrita. Essa mesma propriedade "deslizante" do grafite permite que ele seja usado como lubrificante, especialmente em altas temperaturas - já que o material resiste a mais de 3000oC antes de começar a fundir. Pelo mesmo motivo e também por conduzir eletricidade com razoável facilidade, o grafite pode ser usado como eletrodo para fornos elétricos, onde conduz corrente elétrica suficiente para fundir metais.

Diamante não é para sempre

Diamantes são a substância natural mais dura que se conhece. São densos e transparentes, quando puros, com um alto índice de refração que espalha a luz com mais eficiência que um prisma de vidro (especialmente depois de habilmente lapidado). Devido à sua dureza, são tradicionalmente usados para cortar outros materiais, e mais recentemente têm sido fabricadas finas camadas de diamante para proteger superfícies muito especiais. Ainda por cima, são isolantes elétricos e excelentes condutores de calor. Mas diamantes não são para sempre, já que, sendo de carbono, podem queimar em chamas suficientemente quentes, em presença de O2.

Fulerenos são bolinhas de carbono

Os fulerenos são o único alótropo molecular do carbono, ou seja, não são formas com milhares de átomos aglomerados. São minúsculas bolinhas com números determinados de átomos de carbono. O C60 é o mais comum, mas existem dezenas de outras moléculas, como C20 e C70. Foram descobertos em 1985, quando cientistas investigavam os tipos de macromoléculas de carbono que poderiam se formar em nebulosas no espaço. Hoje se sabe que há traços de fulerenos em fuligens e em alguns minerais. Ainda não há aplicações comerciais, mas muitas aplicações potenciais.

Nanotubos são fruto da pesquisa com fulerenos

A pesquisa com fulerenos valeu o Nobel aos pesquisadores, em 1996. E animou o ramo dos alótropos de carbono: hoje há milhares de pesquisadores trabalhando com uma outra forma inusitada de carbono, os nanotubos. Imagine que uma daquelas conhecidas "folhas" de grafite é enrolada na forma de um tubo. Ora, um nanotubo é mais ou menos isso, podendo ser de parede simples, dupla ou múltipla, aberto ou fechado. Esses tubos são quase unidimensionais (possuem um comprimento muito, muito superior à largura) e há diversos protótipos de circuitos eletrônicos, dispositivos e materiais contendo nanotubos. Os prognósticos de produtos para a área médica são muito interessantes. Como se pode ver, o carbono, esse elemento tão conhecido da humanidade, ainda reserva muitas surpresas para o futuro.

QUESTÃO 39
Um pescador está em seu barco à deriva, sob o sol de meio-dia, no meio do mar. Para obter água dessalinizada, constrói o seguinte aparato.

Com base nas características desse equipamento, a água dessalinizada poderá ser obtida, lentamente, através de
a) flotação.
b) destilação.
c) dissolução.
d) decantação.
Gabarito: b
O sol evapora a água, retendo os pingos d"água no plastico, que caem no copo de isopor.

QUESTÃO 40
O íon X+3 possui 30 nêutrons e número de massa igual a 54. A quantidade de elétrons que essa espécie possui é
a) 21.
b) 24.
c) 27.
d) 84.
Gabarito: a
A = Z + n
54 =  Z| + 30
Z =  54 - 30
Z = 24. como o elemento perdeu 3 elétrons, ele agora possui 21 elétrons.

QUESTÃO 41
Os elementos químicos classificados em uma mesma família da tabela periódica são
a) boro, silício e arsênio.
b) hidrogênio, hélio e neônio.
c) potássio, manganês e ferro.
d) magnésio, cálcio e berílio.
Gabarito: d
Os elementos químicos magnésio, cálcio e berílio estão na camada IIA.

QUESTÃO 42
Uma carreta carregada com ácido sulfúrico tombou no município de Fortaleza de Minas, em 12 de outubro de 2010, derramando parte da carga. Sobre essa substância, é INCORRETO afirmar que
a) é neutralizado com adição de cal virgem.
b) é utilizado para diminuir a acidez dos solos.
c) forma solução incolor na presença de fenolftaleína.
d) está presente nas soluções usadas em baterias automotivas.
Gabarito: b
O ácido sulfúrico vai aumentar a acidez dos solos e não diminuir.

BIOLOGIA
QUESTÃO 43
Analise a figura abaixo.

Disponível em http://www.grupoescolar.com/img-conteudo/reino_animal.jpg>. Acesso em 05 out. 2010.
Dentre os animais representados, NÃO são encontrados
a) aves.
b) répteis.
c) peixes.
d) mamíferos.
Gabarito: b
Não se esqueça que cavalo-marinho é um peixe.

QUESTÃO 44
Um indivíduo, que possui deficiência na produção de ácido clorídrico (HCl) pelas glândulas da parede do estômago, terá dificuldade em digerir
a) pão.
b) arroz.
c) carne.
d) batata.
Gabarito: c
Carne é proteína e começa a ser digerida no estômago.

QUESTÃO 45
A ilustração abaixo refere-se à composição celular de seres vivos.


Analisando essa figura, é correto afirmar que as células de plantas superiores e as de animais apresentam, em comum,
a) centríolos.
b) cloroplastos.
c) parede celular.
d) membrana plasmática.

Gabarito:d
As células de plantas têm as seguintes organelas que as células animais não tem: cloroplasto, parede celular e vacúolo. E as animais tem centríolos enquanto as de vegetal não tem.

QUESTÃO 46
Analise a seguinte foto.


Sobre o animal dessa imagem, é correto afirmar que
a) possui pele escamosa.
b) respira através de brânquias.
c) põe ovos como a maioria das aves.
d) utiliza o néctar de flores como alimento.
Gabarito: d
O morcego é um animal mamífero que possui a capacidade de voar. Alimentam-se , principalmente, de frutas, insetos, sangue de animais (poucas espécies hematófagas), peixes, néctar e pólen. Ao voar à noite, utilizam de um sistema de de localização conhecido como biosonar (emissão de ondas ultra-sônicas através da boca ou das narinas). Algumas espécies se orientam através de ecos. Embora possuem esse recurso, apresentam visão de boa qualidade. Podem transmitir a raiva para o ser humano. através da mordida com seus pequenos e afiados dentes. são importantes para o perfeito funcionamento dos ecossistemas, pois, atuam na polinização e na distribuição de sementes pelas florestas.

QUESTÃO 47
Na hemodiálise, o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. Esse processo clínico substitui a função do
a) rim.
b) fígado.
c) pulmão
d) coração.
Gabarito: a

 QUESTÃO 48
Analise a imagem. Os pseudofrutos são estruturas suculentas que contêm reservas nutritivas e originam-se do desenvolvimento de partes da flor que são diferentes do ovário. NÃO é classificado como pseudofruto o que está indicado pela seta de número



a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
(1) morango
(2) laranja
(3) pera
(4) maçã
Gabarito: b

Um comentário:

  1. Muito obrigado! O blog é maravilhoso e os comentários são muito esclarecedores!

    ResponderExcluir