"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

Hidrostática


Pressão é um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática. Para entender o que é pressão, tomemos como exemplo uma caixa de peso igual a 20N sobre uma mesa de área de 5m2. Essa caixa, como sabemos, exerce uma determinada força sobre a mesa, e às vezes há necessidade de saber qual a força que cada área está suportando. Para isso fazemos a razão entre a força que o bloco exerce sobre a mesa e a área da mesa que está suportando o mesmo.

20N/ 5m2 = 4N/m2

Isso quer dizer que cada m2 da mesa está sendo comprimido com uma força de 4N. Pressão é isso, a razão da força pela área, e pode ser enunciada da seguinte forma:

Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:
Pressão é uma grandeza escalar e a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade de força é o newton (N) e a unidade de área é o m2, ambas no SI. A razão entre força e área resulta em N/m2.
1 N/m2 = 1 pascal = 1Pa

Interpretação da fórmula:


Pressão e área são grandezas inversamente proporcinais, assim, mantendo a mesma força, quanto maior a área, menor é a pressão a ser feita.
Já a força e a área são grandezas diretamente proporcionais, nesse sentido, mantendo a mesma pressão, maior a área, maior a força a ser feita, veja a tirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário