"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2012

ECOLOGIA - cadeia alimentar

A cadeia alimentar e o equilíbrio ecológico
Na natureza, todos os seres vivos dependem uns dos outros. As plantas crescem e fornecem alimento para algumas espécies de animais. Essas espécies servem de alimento para outros animais. Os restos são decompostos por bactérias e retornam à terra em forma de sais minerais. Essa relação linear é chamada cadeia alimentar. Além de garantir a existência das espécies, a cadeia alimentar permite que a natureza permaneça em equilíbrio ecológico.

Populações de diversas espécies vivem em equilíbrio
O equilíbrio ecológico





Nos rios, nos mares e nos campos e florestas, plantas, animais e micro-organismos estabelecem entre si e com o ambiente um relacionamento que garante não apenas a sobrevivência de todos, mas também a preservação dos recursos naturais oferecidos pelo meio em que vivem. Essa situação de estabilidade é chamada equilíbrio ecológico. O relacionamento dos seres vivos entre si e com o meio ambiente resulta em sistemas complexos, chamados ecossistemas. Os ecossistemas são constituídos por organismos (fatores bióticos) e condições naturais (fatores abióticos), com uma contínua transferência de matéria e energia entre eles.
Fique ligado!
No ecossistema do fundo de um rio, por exemplo, as plantas, os micro-organismos, os insetos aquáticos e os peixes constituem os fatores bióticos. A luminosidade do ambiente, a temperatura, a salinidade e o pH da água representam os fatores abióticos.

Produtores, Consumidores e Decompositores
Os seres vivos que compõem um ecossistema são denominados componentes bióticos e seu conjunto é denominado biota ou biocenose. Eles se organizam em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.


As plantas são a base da cadeia alimentar.
Produtores ou autótrofos
Os produtores ou autótrofos são organismos capazes de fabricar seu próprio alimento. Na natureza, os principais produtores são as plantas e as algas. As substâncias que esses seres vivos produzem por meio da fotossíntese são indispensáveis para sua nutrição e também para a nutrição dos seres vivos que não fazem fotossíntese ou não são produtores.

Fique ligado!
Em todos os ecossistemas, há organismos que dependem das plantas para sobreviver. Por exemplo: na copa de uma árvore, insetos comem folhas ou sugam o néctar das flores. Larvas de moscas (bicho-da-fruta) e passarinhos comem os frutos. No solo, sob a árvore, insetos e microorganismos alimentam-se de folhas, flores e frutos que caem. Todos esses seres vivos estão ingerindo substâncias que a árvore produziu com a fotossíntese.

Consumidores ou heterótrofos

São os organismos incapazes de produzir seu próprio alimento e, por isso, alimentam-se dos produtores ou de outros consumidores. Os consumidores podem ter vários nomes, de acordo com o tipo de alimento que consomem. Veja os seguintes exemplos:
Tipos de consumidoresDo que se nutremExemplos
herbívorosplantasgafanhoto, preá, capivara
carnívoros carne de outros animais onça, leão, gavião
onívorosplantas e animaishomem, lobo-guará
hematófagossanguepernilongo, carrapato
insetívorosinsetostamanduá e algumas espécies de pássaros
detritívorosdetritos vegetais e animaiscertos tipos de caramujo

Os animais herbívoros são os primeiros a consumir a matéria orgânica produzida pelas plantas. Por isso, são chamados consumidores primários. Quando um animal carnívoro nutre-se de um herbívoro, ele é classificado como um consumidor secundário. Outros carnívoros alimentam-se de consumidores secundários. Eles são os consumidores terciários. Os consumidores quaternários são aqueles que se alimentam dos terciários. Cada um desses níveis – primário, secundário, terciário etc. – é chamado de nível trófico.
Fique ligado!
Cadeia alimentar é o caminho que a matéria orgânica segue desde os produtores até os decompositores, passando pelos consumidores.
 
Decompositores
São os organismos que se nutrem de restos de plantas e animais mortos. Compreendem as bactérias e os fungos, que atuam como verdadeiras "usinas processadoras de lixo": decompõem organismos mortos, transformando-os em substâncias simples (sais, gases e água). Essas substâncias podem ser reaproveitadas pelos produtores. A ação decompositora permite a reciclagem de matéria orgânica e impede que o planeta fique recoberto por uma camada orgânica morta – fato que poderia comprometer a existência da vida na Terra. Nas cadeias alimentares que ocorrem nos ecossistemas aquáticos, o nível trófico dos produtores é ocupado pelo fitoplâncton (algas microscópicas). Os consumidores primários estão representados por minúsculos animais, frequentemente microscópicos, como microcrustáceos, larvas de insetos, protozoários e outros, que formam o zooplâncton. Os consumidores secundários são pequenos peixes que devoram os consumidores primários. No nível dos consumidores terciários, estão animais maiores – peixe, cetáceos (mamíferos aquáticos), aves predadoras de peixes e, muitas vezes, até o próprio homem.

Um comentário: