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sexta-feira, 30 de março de 2012

Coluni 2007

Biologia
18. Observe a tirinha abaixo:
Na tirinha, que não consegui reproduzir, aparece o niquel náusea pulando corda com macarrão, e no final ele aparece magrinho e diz: viu como macarrão emagrece!.
 (GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. In: BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS,
Jacqueline Rauter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, aventura da vida, a aventura da tecnologia: 6a série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 45.)
O macarrão é uma massa feita à base de farinha de trigo. Ao comermos macarrão em excesso podemos, sim, engordar – contrariando a conclusão a que parece ter chegado o personagem da tirinha. O ideal é balancearmos nossa dieta de acordo com nossas necessidades diárias. Considere as seguintes etapas da digestão:
I. Absorção dos nutrientes.
II. Adição do ácido clorídrico ao suco gástrico.
III. Início da digestão no estômago.
IV. Secreção do suco pancreático no intestino delgado.
V. Início da digestão na boca.
Assinale a alternativa que apresenta, dentre as etapas acima, aquelas que estão diretamente ligadas à
digestão e ao aproveitamento do principal componente químico da farinha de trigo, matéria-prima do
macarrão:
a) I, III e V.
b) I, IV e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.
Gabarito: b
O amido é o principal componente químico da farinha de trigo. Amido é glicose. Glicose é carboidrato. O carboidrato começa a ser digerido na boca e depois no intestino delgado, onde é absorvido para o sangue.

19. Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem em definitivo a vida terrestre,
tendo desenvolvido ao longo do tempo determinadas características estruturais e funcionais:
1 – Pele espessa, impermeável e que evita, com eficiência, a perda de água
2 – Respiração pulmonar
3 – Presença de membros locomotores
4 – Postura de ovos com casca calcárea
5 – Coluna vertebral
6 – Fecundação interna
Assinale a alternativa que apresenta duas características indispensáveis para a conquista da vida terrestre, que já existiam em outros vertebrados antes mesmo que nos répteis:
a) 2 e 5.
b) 1 e 4.
c) 2 e 6.
d) 3 e 4.
e) 4 e 6.
Gabarito: c
Características importantes dos vertebrados que permitiram a sua adaptação ao meio terrestre.
Epiderme queratinizada e impermeável, respiração pulmonar, fecundação interna, presença de ovos com casca e excreção de ácido úrico.

20. A base da dieta do brasileiro está na combinação do arroz com o feijão. Segundo a classificação biológica das plantas, o arroz é uma planta do grupo das Monocotiledôneas e o feijão pertence ao grupo das Dicotiledôneas.
Das afirmativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma característica que diferencia o arroz do feijão, de acordo com a classificação biológica:
a) O pé-de-feijão produz semente protegida por fruto.
b) O pé-de-arroz armazena substâncias de reserva em sua semente para nutrir o embrião em desenvolvimento.
c) O pé-de-arroz é uma planta com flor, pertencente às Angiospermas.
d) O pé-de-feijão apresenta uma raiz pivotante ou axial e flores com cinco pétalas.
e) O pé-de-feijão possui um conjunto de vasos, denominados Xilema, que transportam água e sais minerais das raízes para as folhas.
Gabarito: d
A raiz do arroz é em cabeleira ou fasciculada, nesse caso, é impossível distinguir a raiz principal das demais raízes.


21. A relação ecológica existente entre certas espécies de algas e determinados fungos, formando os liquens, é do mesmo tipo da que ocorre entre:
a) espécies de baratas que comem papel e madeira e protozoários que habitam seu intestino, digerindo a celulose.
b) carangueijos-eremitas e anêmonas-do-mar, que crescem sobre as conchas dentro das quais os
crustáceos se abrigam. (protocooperação)
c) orquídeas e bromélias que vivem sobre o tronco de árvores ainda vivas. (inquilinismo/epifitismo)
d) bois e pássaros, numa situação em que estes comem carrapatos daqueles. (protocooperação)
e) abacateiro e erva-de-passarinho, que extrai dele água e sais minerais para sua vida. (parasitismo)
Gabarito: a
A relação ecológica existente entre certas espécies de algas e determinados fungos é chamada mutualismo, em que um não vive sem o outro. Há ganho para ambas as espécies, que juntas formam os liquens. As algas se beneficiam, já que o fungo fornece a ela proteção, propriciando a ela um ambiente mais estável, mantendo o talo da alga mais úmido. O fungo é beneficiado com a alimentação, visto que a alga produz glicose pela fotossíntese. 
 Algumas espécies de baratas comem papel e madeira e se beneficiam, alimentando-se e o ambiente agradece pela degradação antecipada. Em nosso intestino vivem protozoários que digerem a celulose, já que lá não existe enzimas capazes de realizar esse processo, a gente se beneficia e os protozoários também, já que a celulose servem-lhe de alimento.

22. Os organismos geneticamente modificados (OGMs), mais conhecidos como transgênicos, estão no centro de uma discussão que divide a sociedade brasileira. Em relação aos OGMs, é CORRETO afirmar que são organismos:
a) selecionados pelo melhoramento de plantas ou animais, oriundos de cruzamentos controlados pelo
homem.
b) oriundos de cruzamentos controlados e selecionados após serem submetidos a sucessivos processos de seleção artificial.
c) receptores de genes de interesse de um outro indivíduo, ao qual podem não estar relacionados do ponto de vista evolutivo.
d) surgidos de forma espontânea na natureza, sem a interferência da mão humana.
e) modificados geneticamente, não podendo porém tais informações ser transferidas para as próximas gerações.
Gabarito: c
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.
Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vírus ou bactérias em milho e assim por diante.
Quase todos os países da Europa têm rejeitado os produtos transgênicos. Devido à pressão de grupos ambientalistas e da população, os governos europeus proibiram sua comercialização e seu cultivo (quase 80% dos europeus não querem consumir transgênicos).

As sementes transgênicas são patenteadas pelas empresas que as desenvolveram. Quando o agricultor compra essas sementes, ele assina um contrato que o proíbe de replantá-las no ano seguinte (prática de guardar sementes, tradicional da agricultura), comercializá-las, trocá-las ou passá-las adiante.

Os EUA, o Brasil e a Argentina concentram 80% da produção mundial de soja, na sua maioria exportada para a Europa e para o Japão. Estes mercados consumidores têm visto no Brasil a única opção para a compra de grãos não transgênicos.
São enormes as pressões que vêm sendo feitas sobre o governo brasileiro pelo lobby das indústrias e dos governos americano e argentino e sobre os agricultores brasileiros, através de intensa propaganda da indústria, para que os transgênicos sejam liberados e cultivados.

Ainda não existem normas apropriadas para avaliar os efeitos dos transgênicos na saúde do consumidor e no meio ambiente e há sérios indícios de que eles sejam prejudiciais. Os próprios médicos e cientistas ainda têm muitas dúvidas e divergências quanto aos riscos dessas espécies. Não existe um só estudo, no mundo inteiro, que prove que eles sejam seguros.

Os produtos contendo transgênicos que estão nas prateleiras de alguns supermercados não são rotulados para que o consumidor possa exercer o seu direito de escolha.


A Campanha "Por um Brasil Livre de Transgênicos"
Os transgênicos ainda estão proibidos no Brasil e o tema ganha dimensão nacional e interesse popular graças às ações das ONGs.
A Campanha Por Um Brasil Livre de Transgênicos foi criada por um grupo de organizações não governamentais (ONGs) preocupadas com as conseqüências que o uso dos transgênicos pode trazer para nossa saúde, para o meio-ambiente e para a economia do País.

Queremos que antes que se tome uma decisão sobre o cultivo, a comercialização e o consumo de transgênicos no Brasil, sejam feitas pesquisas por instituições científicas de comprovada competência e independência, que assegurem que os transgênicos não são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Ao mesmo tempo, queremos que sejam realizadas pesquisas e que haja incentivos para desenvolver a agroecologia - uma agricultura que respeite o meio ambiente e leve em consideração as condições sociais do setor.

Sua ação é orientada por uma coordenação nacional, formada pelas seguintes instituições: ACTION AID - AS-PTA - ESPLAR - GREENPEACE - IDEC - INESC - FASE Nacional.
 
23. As células vegetais apresentam compartimentos intracelulares semelhantes aos que encontramos nas células animais, como complexo de Golgi, mitocôndrias e retículo endoplasmático. Além dessas organelas, podemos encontrar cloroplastos e vacúolo.
Considerando as organelas grifadas no texto acima, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Duas dessas organelas apresentam mais de uma membrana em sua estrutura. (correto, a mitocôndria e o cloroplasto tem membrana dupla)
b) O cloroplasto apresenta DNA em sua matriz. (correto, tanto o cloroplasto, quanto a mitocôndria tem DNA em seu interior)
c) Uma das organelas apresenta várias funções, sendo uma delas a digestão intracelular. (correto, o vacúolo)
d) Um desses compartimentos é constituído por inúmeras vesículas achatadas e está relacionado com o processo de síntese e secreção celular. (correto, o complexo de Golgi)
e) Dentre essas organelas, apenas uma está envolvida com os processos energéticos da célula. (incorreto, a mitocondria e o cloroplasto estão envolvidos)
Gabarito: e

24. Observe o quadro abaixo:

Gametas
B feminino
b feminino
B masculino
BB (flores lilases)
Bb (flores lilases)
b masculino
Bb (flores lilases)
bb (flores brancas)

 BB e bb – flores lilases e flores brancas, respectivamente, homozigóticas ou puras
 Bb – flores lilases heterozigóticas
Com base nas informações acima, assinale a afirmativa CORRETA:
a) As características recessivas são aquelas que não se manifestam na geração F1 e que permanecem
ocultas na geração F2. (errado, pode aparecer em qualquer geração)
b) O cruzamento de plantas com flores lilases puras resulta numa geração seguinte constituída somente por plantas de flores lilases.
c) Os fatores genéticos passam de pais para filhos por meio dos gametas, que são formados na mitose. (errado, são formados na meiose)
d) O cruzamento de plantas lilases heterozigóticas com plantas brancas pode resultar em 50% de plantas lilases puras e 50% de brancas. (errado, dá 50% de planta lilases híbridas e 50% plantas brancas)
e) As características dominantes são aquelas que aparecem nos indivíduos da geração F2. (errado, pode aparecer em qualquer geração)
Gabarito: b
cruzamento em d:
Bb x  bb
Bb Bb bb bb

Física
11. Dois sensores de presença são utilizados para medir velocidades. O primeiro sensor é instalado no início de um determinado percurso e serve para disparar um cronômetro. O segundo sensor é instalado no final do percurso e serve para travar o cronômetro.
Esses sensores registraram um tempo de 30 segundos para uma bicicleta realizar o percurso e 20 segundos para uma moto realizar o mesmo percurso.
Analise as seguintes afirmativas.
I. A bicicleta é mais veloz que a moto. (errado)
II. A bicicleta estaria mais veloz que a moto se ela percorresse uma distância equivalente ao dobro do
percurso em 45 segundos. (errado)
III. Um automóvel que percorre uma distância equivalente a 5 vezes este percurso em 1 minuto e meio terá velocidade maior que a moto.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.
e) III, apenas
Gabarito: e
Vamos supor que o percurso tivesse 60 m, aí é só descobrir a velocidade de cada um veículo.
I. Bicicleta: V = d/t ----   V = 60/30 ----  V = 2 m/s
Moto: V = d/t  ------    V = 60/20  -----  V = 3 m/s, ou seja a moto é mais rápida.

II.  percurso = 120 m
      tempo = 45 s

V = d/t -----  V = 120/45  ----   V = 2,7 m/s, ainda assim a bicicleta estaria numa velocidade menor que a moto.

III. percurso: 300 m
      tempo: 90 s
V = d/t ----  V = 300/90 --- V = 3.4 m/s, portanto, o carro percorreria numa velocidade maior.

12. Dentre as afirmativas abaixo assinale a INCORRETA:
a) A temperatura em que a água entra em ebulição, em um recipiente aberto, é menor em locais com
altitudes mais elevadas. (correto, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, portanto, menor a tenperatura de ebulição)
b) O calor pode provocar mudanças de temperatura ou de estado físico de uma substância. (correto, a água, por exemplo, muda de temperatura e de estado fisico quando aquecida)
c) Nas geladeiras, o congelador situa-se na parte superior para que o ar frio, que é mais denso que o ar quente, resfrie o ar da parte inferior, por condução. (errado, esse processo é feito por convecção)
d) Num copo de alumínio o refrigerante gelado troca calor mais rápido com a sua mão do que num copo de vidro de mesma espessura. (correto, o alumínio é melhor condutor de calor que o vidro)
e) O processo de propagação do calor por radiação ocorre sem exigir um meio material. (correto, dentre os processos de condução de calor - condução, convecção e radiação - o único que não necessita de um meio material é a radiação)
Gabarito: c

13. Considere as afirmativas abaixo:
I. O peso de um corpo é o mesmo tanto na Terra quanto na Lua. (errado, o peso de um corpo na Lua é 6 vezes menor que na Terra, porque a gravidade na Lua é 6 menor que na Terra.)
II. A massa de um corpo é a mesma tanto na Terra quanto na Lua. (correto, a massa em qualquer lugar do universo sempre será a mesma)
III. A força com que a Terra atrai uma laranja numa laranjeira é maior do que a força que a laranja exerce na Terra. (errado, são iguai, 3ª Lei de Newton, ação e reação, forças de mesma intensidade)
IV. Quanto maior for a massa de um corpo maior será a força que ele exerce na Terra. (correto, força e massa são grandezas diretamente proporcionais, ou seja, se uma aumente, a outra também aumenta)
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
Gabarito: d

14. O recipiente, representado na figura abaixo, encontra-se com água até uma altura H.


É CORRETO afirmar que a pressão que a água exerce na rolha:
a) será maior se o diâmetro interno do recipiente for maior.
b) será maior se a altura H do nível da água for maior.
c) será maior se a altura H do nível da água for menor.
d) será maior se o diâmetro interno do recipiente for menor.
e) não depende da densidade da água.
Gabarito: b
A pressão aumenta com a profundidade.

Química
15. Em regiões onde se identifica a presença de fluorita (CaF2) dispersa em formações rochosas, pode ocorrer a contaminação da água subterrânea. A população que consome a água de poços artesianos contaminados fica sujeita à fluorese, caracterizada pela formação de manchas escuras nos dentes, além do enfraquecimento e desgaste dos mesmos. Os elementos químicos que compõem a fluorita são:
a) carbono e fósforo.
b) cálcio e flúor.
c) cromo e flúor.
d) cobalto e fósforo.
e) cobre e ferro.
Gabarito: b

16. Para se filtrar a água de piscinas utilizam-se filtros que contêm areia como meio filtrante. A areia utilizada para esse fim deve ter granulometria apropriada, além de ser isenta de matéria orgânica. Para se obter esses critérios de qualidade, a areia deve ser previamente peneirada e posteriormente queimada em fornos rotatórios. Os processos de obtenção dessa qualidade da areia são respectivamente:
a) físico e químico.
b) químico e físico.
c) químico e químico.
d) físico e físico.
e) nuclear e físico.
Gabarito: a
A peneiração da areia é um processo físico e a queima, um processo químico.

17. Em janeiro de 2005 foi autorizada a adição de 2% de biodisel ao óleo diesel. O biodiesel é menos poluente, podendo ser produzido a partir das chamadas culturas oleaginosas: mamona, amendoim, soja, pequi, macaúba, etc. Na combustão do óleo diesel ocorre a liberação de SO2, SO3, CO, CO2 e fuligem (C). É CORRETO afirmar que, à temperatura ambiente:
a) o SO2 se encontra no estado gasoso e a fuligem no estado líquido.
b) o SO3 se encontra no estado líquido e o CO no estado sólido.
c) o CO2 se encontra no estado gasoso e a fuligem no estado sólido.
d) o CO2 se encontra no estado líquido e a fuligem no estado sólido.
e) o CO se encontra no estado líquido e o SO3 no estado gasoso.
Gabarito: c
SO2, SO3, CO, CO2 são gases e a fuligem sólido.




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