"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

Substância simples e substância composta

Substância simples
É o tipo de susbstância que não pode ser decomposta por agentes físicos; não é capaz de originar outras substâncias. É formada por átomos de um mesmo elemento químico. Exemplos: H2, O2, N2, He, Fe.
Obsercações: algumas substâncias simples são formadas por moléculas constituídas por dois átomos do elemento (diatômicas) e, devem ser representadas com um índice 2 abaixo e à direita do símbolo. Se as representamos com apenas um átomo estaremos incorrendo em um erro, pois esta seria a representação do elemento e não da substância. Exemplo: H - elemento hidrogênio; H2 - substância simples hidrogênio.


Há átomos que permanecem isolados, não formando moléculas. Por exemplo, um átomo de hélio representa, simultaneamente, o elemento hélio e a substância simples hélio.


Os metais formam agregados de muitos átomos unidos. A representação correta seria Fen, Cun, Nan, etc., mas, por simplificação representamos os metais por seus símbolos (Fe, Cu, Na). Portanto, Na é a representação tanto do elemento sódio como da substância simples sódio, também conhecida como sódio metálico.

Há átomos que podem se agrupar de diferentes maneiras, formando moléculas diferentes e, portanto, substâncias diferentes. Por exemplo, dois átomos de oxigênio formam uma molécula da substância simples oxigênio (O2); três átomos do mesmo elemento formam a substância simples ozônio (O3). Este fenômeno é denominado alotropia, dizendo-se, então, que o O2 e o O3 sãp formas alotrópicas do elemento oxigênio.


Substância composta ou composto químico


É aquela que, por ação de um agente físico (calor, luz, eletricidade) sofre reação de decomposição, originando duas ou mais susbstâncias (que podem ser simples ou compostas). É formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Exemplos: CO2, H2O, NH3, HCl, NaCl, KNO3.


Veja os exemplos de reações de decomposição: 


Resumindo:
Substância pura é aquela constituída por moléculas (ou agregados iônicos) quimicamente iguais:
simples - um só elemento;
compostas - mais de um elemento.

Mistura é o conjunto de duas ou mais substâncias. É obtida quando duas ou mais substâncias são colocadas em contato sem se alterar, isto é, quando eleas não reagem entre si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário