"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 19 de março de 2012

Fenômeno físico e fenôneno químico

Chamamos de sistema ao conjunto de materiais que são isolados de todos os outros com a finalidade de serem estudados.
Se as caracterísitcas iniciais de um sistema são diferentes das finais, dizemos que ele sofreu uma transformação ou fenômeno.

Fenômeno físico
Ao aquecermos iodo puro, que é um sólido, cinzento e brilhante, observamos o aparecimento de vapores roxos, que em contanto com uma superfície fria, forma cristais cinzentos e brilhantes. Ao compararmos as propriedades da substância no estado inicial com as que aparecem no estado final, noatmos que são idênticas. Antes e depois do aquecimento, seguido de resfriamento, continuamos tendo iodo. Houve, nesse caso, uma mudança de estado físico, de sólido para gasoso, chamada sublimação e outra, de gasoso para sólido, chamada ressublimação. Ocorreu uma transformação física, pois a substância não se altera.
Podemos dizer então que fenômeno físico é o processo no qual não se formam novas substâncias (não há alteração da estrutura da matéria).
Exemplos:
as mudanças de estado físico;
Aquecer o ferro antes que fique incandescente;
Adicionar açúcar à água (formação de mistura).

Fenômeno químico
Aquecer sempre provoca mudança de estado?
Analisemos o que ocorre quando se aquece açúcar para fazer calda, por exemplo. Observaremos que as propriedades apresentadas inicialmente pelo açúcar vão se modificando ao longo do aquecimento e ao final teremos um sólido escuro, de propriedades bem distintas das do sólido inicial. Nesse caso teremos uma transformação química.
podemos então dizer que fenômeno químico é o processo no qual há alteração da estrutura da matéria, com formação de novas substâncias.
O fenômeno químico é comumente chamada de reação química.
Que observações experimentais devem indicar a ocorrência de de um fenômeno em que a matéria tenhas tido a sua estrutura alterada (fenômeno químico)?
Saída de gases (mesmo sem ter havido aquecimento);
Formação de precipitado (substância formada através de uma reação e que não é solúvel no meio onde está sendo formada, provocando uma turvação);
mudanças inesperadas de cor e aspecto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário