"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

COLUNI - 2006 - Biologia


18. Considerando o processo de circulação sangüínea dos mamíferos, analise as afirmativas apresentadas abaixo:

I.
Alguns representantes da classe Mammalia fazem uso do sangue em sua dieta alimentar e o sistema circulatório dessa classe está relacionado com o mecanismo de controle da temperatura corporal.(Exemplo, o morcego e uma das funções do sangue é regular a temperatura corporal)
II.
A artéria aorta transporta o sangue rico em oxigênio dos tecidos para o coração, ao passo que as veias pulmonares transportam o sangue rico em gás carbônico do coração para os pulmões. (Não se esqueça, sangue chega ao coração através de veia e sangue sai do coração através de artéria)
III.
O retorno do sangue venoso ao coração é auxiliado, em geral, pela ação da musculatura esquelética e particularmente pelos músculos respiratórios, além da ação das válvulas localizadas no interior das veias.
IV.
O miocárdio é constituído por tecido muscular especializado em gerar estímulo e sua fase de contração corresponde à diástole. (Errado, é a sistole)
V.
O sangue humano é constituído por hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma. O plasma por sua vez é constituído por água e substâncias nela dissolvidas, tais como proteínas, hormônios, vitaminas, sais, gases, além de catabólitos.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

a) I, III e IV.
b) I, III, e V.
c) II, III e IV.
d) I, II e IV.
e) III, IV e V.
Gabarito: b

A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.

19. Entende-se por polinização:

a) o transporte do óvulo para o estigma da flor.
b) a união do gameta masculino com o gineceu da planta.
c) o transporte dos gametas masculinos para o órgão feminino da flor.
d) a chegada dos grãos de pólen ao estigma da flor.
e) o transporte dos grãos de pólen por borboletas e abelhas.
Gabarito: d
Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos)através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.


20. Leia os versos abaixo, extraídos de “Luz do Sol”, de  Caetano Veloso:
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha em graça

Em vida em força em luz

Céu azul que vem até

Onde os pés tocam a terra
E a terra inspira e exala seus azuis
[...]

Analisando o que diz o autor em seus versos e utilizando os conhecimentos acerca da vida dos vegetais, é CORRETO afirmar que o texto:

a) refere-se ao processo de absorção e conversão de energia luminosa em energia química.
b) faz referência ao processo de nutrição mineral de plantas.
c) diz respeito ao processo de degradação de matéria orgânica dos vegetais.
d) trata da importância da adubação inorgânica para a agricultura.
e) chama a atenção para o perigo dos agrotóxicos utilizados na agricultura.
Gabarito: a 
Os versos diz respeito à fotossíntese, que é a transformação de matéria inorgânica (CO2) em matéria orgânica (Glicose), utilizando para isso, a luz.  
21. Um estudante da 6a série, durante uma aula sobre invertebrados, fez o seguinte questionamento:

“O que é que o polvo tem e a minhoca também, mas a barata não tem?”

A resposta  CORRETA para o questionamento acima é:

a) Sistema circulatório fechado.
b) Cérebro grande e desenvolvido.
c) Respiração por meio de brânquias.
d) Sistema digestório incompleto.
e) Visão e audição desenvolvidas.
Gabarito: a
A circulação do polvo e da minhoca é fechada. A da barata é aberta, ou seja, desemboca em que a hemolinfa corre livremente na cavidade do corpo, entrando em contato com todas as estruturas internas.

22. Os protistas são seres que podem ser encontrados nos mais diversos habitat. São encontrados em solos úmidos, na água e no interior de vários organismos, onde podem ser parasitas ou simbiontes. Sobre eles são feitas as afirmações a seguir.

I.
Cada protista consiste de uma única célula procariota, na qual o material hereditário se encontra distribuído diretamente no líquido citoplasmático. (Errado, protistas são eucariontes, podendo ser unicelular ou pluricelular)
II.
Alguns representantes parasíticos de protistas provocam doenças bastante conhecidas, como malária e doença de Chagas.
III.
O Reino Protista engloba seres exclusivamente heterótrofos que se alimentam por absorção de nutrientes do meio ambiente. (Errado, as algas fazem parte deste grupo e são autótrofas, ou seja, produzem o seu próprio alimento)
IV.
Muitos protistas e muitas bactérias atuam na digestão da celulose no interior do estômago dos ruminantes tais como cabras, bois e ovelhas.

Dentre as afirmativas acima, estão CORRETAS apenas:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) I e IV.
Gabarito: c

23. O processo biológico referente à passagem de certa quantidade de água do meio externo para o citoplasma, através de uma membrana celular, não envolvendo gasto de energia metabólica, é conhecido por:

a) difusão facilitada.
b) osmose.
c) diluição.
d) hidrólise.
e) transporte ativo.
Gabarito: b
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).

24. Em experimentos realizados com amebas verifica-se a importância do núcleo no controle da atividade celular. A ilustração abaixo representa parte da experimentação ocorrida em laboratório.




Analise as seguintes afirmativas:

I.
Uma ameba, com núcleo transplantado de outra, é incapaz de se dividir. (Errado, o núcleo transplantado dá a função à ameba da reprodução)
II.
O transplante de qualquer núcleo para o fragmento de uma ameba anucleada regenera suas funções vitais. (Errado, qualquer núcleo, não)
III.
O fragmento da ameba que apresenta o núcleo cresce e vive normalmente.
IV.
O fragmento nucleado da ameba é capaz de realizar a digestão intracelular.
V.
O fragmento anucleado da ameba seccionada degenera.

É CORRETO o que se afirma em:

a) I, II, III, IV e V.
b) II, III, IV e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
e) III, IV e V, apenas.
Gabarito: e

Nenhum comentário:

Postar um comentário