"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Biologia aprofundamento

BIOLOGIA
QUESTÃO 31
A malária é uma das principais parasitoses que acomete a população humana, causando aproximadamente três milhões de mortes no planeta por ano. A respeito dessa doença assinale a alternativa incorreta:
a) Seu causador é um protozoário.
b) O vetor desta doença é um inseto hematófago.
c) A febre é um dos sintomas característicos.
d) Sua transmissão ocorre através de alimentos contaminados.
e) No Brasil, ela ocorre principalmente na região amazônica.
Gabarito: d
A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes na região amazônica. Essa doença, conhecida também pelos nomes impaludismo, febre palustre, maleita e sezão, tem como vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles. Estas, mais ativas ao entardecer, podem transmitir a doença para indivíduos da nossa espécie, uma vez que liberam os parasitas no momento da picada, em sua saliva. Transfusão de sangue sem os devidos critérios de biossegurança, seringas infectadas e mães grávidas adoecidas são outras formas em que há a possibilidade de contágio. A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.

QUESTÃO 32
Alguns grupos vegetais desenvolveram, ao longo de sua evolução, estruturas importantes para a sobrevivência e dispersão no meio terrestre. Um exemplo destas estruturas é a semente. Dos vegetais indicados abaixo, produzem sementes
a) as Briófitas e as Pteridófitas.
b) as Briófitas e as Gimnospermas.
c) as Gimnospermas e as Pteridófitas.
d) as Angiospermas e as Pteridófitas.
e) as Angiospermas e as Gimnospermas.
Gabarito: e
 As gimnospermas possuem raízes, caule, folhas, flores e sementes, mas não produzem frutos. O nome gimnosperma significa "semente (sperma) nua (gimno)".

QUESTÃO 33
O gráfico abaixo mostra o percentual das substâncias que compõem o organismo de um animal qualquer. Os valores correspondentes à água, proteínas e ácidos nucleicos, respectivamente, encontram-se melhor indicados na alternativa:

a) 78%, 15% e 1%.
b) 78%, 1% e 15%.
c) 1%, 78% e 3%.
d) 1%, 15% e 78%.
e) 15%, 1% e 78%.
Gabarito: a

QUESTÃO 34
No ser humano, as enzimas digestivas responsáveis pela hidrólise de carboidratos são produzidas nas seguintes estruturas:
a) Boca e duodeno.
b) Boca e intestino.
c) Boca e estômago.
d) Estômago e intestino.
e) Estômago e duodeno.
Gabarito: b
O intestino delgado é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de diâmetro e pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).
A porção superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfíncter muscular da parte inferior do estômago pela qual este esvazia seu conteúdo no intestino.
A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares têm ação detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotículas).

QUESTÃO 35
A raiz é uma estrutura vegetal muito versátil, podendo, dependendo da espécie em questão, desempenhar várias funções. Assinale a alternativa que não apresenta uma função correspondente às raízes.
a) Absorver sais minerais do solo por meio da difusão ou do transporte ativo.
b) Fixar a planta no solo.
c) Produzir gemas axilares.
d) Estocar nutrientes, principalmente na forma de carboidratos.
e) Atuar como órgão respiratório em regiões de terrenos alagadiços.
Gabarito: c

Gemas

As gemas caulinares são formadas por grupos de células meristemáticas, capazes de se multiplicar ativamente por mitose. Um conjunto de células meristemáticas forma um meristema, motivo pela qual as gemas caulinares também são chamadas meristemas caulinares.

No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais). As regiões onde se inserem as folhas e as gemas são denominadas nós e os espaços entre os nós são chamados entrenós.
As gemas axilares são meristemas localizados no caule, junto ao ângulo formado entre a folha e o ramo, que os botânicos denominaram “axila” foliar. As gemas axilares permanecem inativas durante certo período, denominado dormência após o qual podem entrar em atividade, originando ramos laterais.

BIOLOGIA
QUESTÃO 31
Analise as afirmativas abaixo:
I. Em uma cadeia alimentar os níveis tróficos mais próximos aos produtores possuem, proporcionalmente, menor energia disponível do que aqueles situados mais distantes. (Errado, quanto mais próximo aos produtores, maior a energia)
II. A energia e a matéria, uma vez utilizadas pelos organismos, fluem para o meio físico e sempre são reaproveitadas por outros integrantes da cadeia alimentar. (A materia é reaproveitada, a energia, não, ela é transformada, ela é unidirecional)
III. A fonte primária de energia de uma cadeia alimentar provém do sol.
A respeito das afirmações acima, pode-se dizer que:
a) I, II e III são falsas.
b) Somente I é verdadeira.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e III são verdadeiras.
e) Somente III é verdadeira.
Gabarito: e
Fluxo de energia nos ecossistemas
A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se. A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese. Portanto, a fotossíntese - seja realizada por vegetais ou por microorganismos - é o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
Um aspecto importante para entendermos a transferência de energia dentro de um ecossistema é a compreensão da primeira lei fundamental da termodinâmica que diz: “A energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada”. Como exemplo ilustrativo desta condição, pode-se citar a luz solar, a qual como fonte de energia, pode ser transformada em trabalho, calor ou alimento em função da atividade fotossintética; porém de forma alguma pode ser destruída ou criada.
Outro aspecto importante é o fato de que a quantidade de energia disponível diminui à medida que é transferida de um nível trófico para outro. Assim, o gafanhoto obtém, ao comer as folhas da árvore, energia química; porém, esta energia é muito menor que a energia solar recebida pela planta. Esta perda nas transferências ocorrem sucessivamente até se chegar aos decompositores.
E por que isso ocorre? A explicação para este decréscimo energético de um nível trófico para outro, é o fato de cada organismo; necessitar grande parte da energia absorvida para a manutenção das suas atividades vitais, tais como divisão celular, movimento, reprodução, etc. O esquema a seguir mostra as proporções em biomassa, de um nível trófico para outro. Podemos notar que a medida que se passa de um nível trófico para o seguinte, diminuem o número de organismos e aumenta-se o tamanho de cada um (biomassa)
Relação entre número de organismos e tamanho corpóreo em cada nível trófico de uma cadeia alimentar
Relação entre número de organismos e tamanho corpóreo em cada nível trófico de uma cadeia alimentar

QUESTÃO 32
Com relação à fotossíntese todas as alternativas estão corretas, exceto:
a) O vegetal apresenta crescimento quando recebe uma intensidade de luz acima do ponto de compensação fótico ou luminoso.
b) O oxigênio liberado durante a fotossíntese tem sua origem no gás carbônico absorvido pelo vegetal. (Errado, o oxigênio formado vem da molécula de água)
c) Os estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas, são de fundamental importância para a ocorrência da fotossíntese. (Os estômatos são estruturas que tem na folha responsáveis pelas trocas gasosas com o ambiente, nesse sentido, é importante para a entrada do CO2, matéria prima para a fotossíntese)
d) A clorofila, responsável pela absorção de luz, pode ser encontrada em vegetais e em algumas células procarióticas.
e) A absorção do gás carbônico e a formação do carboidrato ocorrem na fase escura ou enzimática da fotossíntese.
Gabarito: b
 
Situação A: sob baixa luminosidade, a intensidade da fotossíntese é pequena, de tal forma que a intensidade da respiração é superior a ela. Nessa situação, a planta absorve O2 e elimina CO2 para o meio ambiente.
Situação B: corresponde à intensidade luminosa na qual a intensidade da fotossíntese é exatamente igual à da respiração celular. Portanto, o oxigênio liberado pela fotossíntese é consumido na respiração celular, e CO2 liberado na respiração celular é consumido na fotossíntese. Portanto, as trocas gasosas entre a planta e o ambiente são nulas. Esta intensidade luminosa é chamada Ponto de Compensação Luminoso ou Ponto de Compensação Fótico.
As plantas que vivem preferencialmente em locais pouco iluminados (plantas umbrófilas ou "de sombra") têm PCL baixo. Já as que vivem em locais bem iluminados (plantas heliófilas ou "de sol") têm PCL elevado.
Situação C: sob intensa luminosidade, a fotossíntese predomina sobre a respiração. Assim, a planta absorve CO2 e elimina O2 para o ambiente. Como a produção de compostos orgânicos é superior ao consumo, nesta situação a planta cresce e incorpora matéria orgânica.

QUESTÃO 33
Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878- 1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. No ano anterior, Chagas já havia sido capaz de identificar seu agente causal - que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz - e o seu agente transmissor. A “tripla descoberta” de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco na história da ciência e da saúde brasileiras.
Disponível em: http://www.chagas100.icict.fiocruz.br Acesso em: 05 nov. 2010
Com relação à doença em questão, assinale a alternativa incorreta:
a) Sua transmissão pode estar associada à ingestão de alguns alimentos contaminados. (O mal de Chagas é trasnsmitido, principalmente, pelas fezes do barbeiro, mas recentemente, descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos daquelas pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto. Acredita-se que houve, nesses casos, invasão ativa do parasita, via aparelho digestivo. )
b) É provocada por um protozoário flagelado que se espalha pela corrente sanguínea afetando alguns órgãos do corpo, como o coração.
c) Uma das formas de prevenção contra esta doença baseia-se no saneamento, como a construção de fossas sanitárias em locais apropriados. (Errado, controle da população de barbeiro)
d) O agente causador desta doença tem vários animais silvestres como reservatório natural.
e) A substituição de casas de barro e madeira, ou qualquer construção precária, por outras de alvenaria constitui importante medida para dificultar a transmissão desta doença.
Gabarito: c
Transmissão
A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o mosquito suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho), a ingestão de carne contaminada ou acidentalmente em laboratórios.

Prevenção
Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais (casas de pau-a-pique, sapê, etc). Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.

QUESTÃO 34
As células procariotas apresentam uma complexidade muito inferior às eucariotas. Apesar disso, algumas características são compartilhadas por ambas. Das estruturas citadas abaixo, qual pode ser encontrada nos dois tipos de células?
a) Mitocôndria.
b) Retículo endoplasmático.
c) Membrana nuclear.
d) Ribossomo.
e) Complexo de Golgi.
Gabarito: d
Células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Nestas, o DNA não está envolto por uma membrana, não há núcleo definido pela carioteca (membrana nuclear) e podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese proteica. Moléculas circulantes de DNA, os plasmídios, também podem ser encontradas. Externamente à membrana plasmática destas células, há a parede celular. Indivíduos procarióticos são unicelulares, sendo estes: as bactérias, cianofíceas, micoplasmas, rickéttsias e clamídias. Alguns destes indivíduos, como as cianofíceas, apresentam pigmentos responsáveis pela fotossíntese.


Já as células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade, a começar pelo núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos, também são encontradas mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas. Exemplos de indivíduos eucariotas: animais, vegetais, fungos e protozoários.

QUESTÃO 35
Os répteis constituem o primeiro grupo de vertebrados efetivamente adaptados à vida terrestre em ambientes secos. Tal fato só foi possível devido a uma série de características associadas a esses animais. Dentre as características listadas abaixo, qual não é encontrada nos répteis?
a) Presença de placenta.
b) Presença de ovo com casca.
c) Excreção na forma de ácido úrico.
d) Fecundação interna.
e) Presença de âmnio e alantoide.
Gabarito: a
 A placenta é um anexo embrionário presente somente nos mamíferos, sendo para este grupo o anexo mais importante. É um órgão vascularizado, de extrema importância para o desenvolvimento do embrião.
É formada por duas partes: materna e fetal
Materna: está ligada à parede uterina (endométrio), sendo expulsa junto com o feto durante o parto.
Fetal: constituída pelo córion, está ligada ao feto através do cordão umbilical.
O cordão umbilical está entre o embrião e a placenta, contendo no seu interior duas artérias e uma veia. As artérias circulam pelo cordão levando o sangue venoso do feto para a placenta, já a veia carrega o sangue arterial da placenta para o feto.
As principais funções da placenta é fornecer nutrição, oxigênio e proteção ao embrião.

BIOLOGIA
QUESTÃO 31
O número de gestações não planejadas na adolescência tem aumentado consideravelmente, mas o conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter essa tendência. Em relação a esses métodos, assinale a alternativa correta.
a) A pílula do dia seguinte não pode ser usada como método regular de anticoncepção.
b) O processo de vasectomia consiste em seccionar a vesícula seminal, não sendo mais possível a eliminação dos espermatozoides. (Errado, é um corte ou amarramento dos canais deferentes no homem)
c) A ligação das tubas uterinas impede a produção de óvulos e pode produzir esterilidade irreversível. (Errado, a mulher continua produzindo os óvulos)
d) A camisinha não pode ser considerada como método anticoncepcional e sim como preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis. (Errado, a camisinha é um método contraceptivo e contra DSTs)
e) A pílula anticoncepcional, geralmente com uma mistura de derivados sintéticos de estrogênios e progesterona, impede que os espermatozoides cheguem ao óvulo e o fecundem. (A pílula anticoncepcional contém dois hormônios que são a progesterona e o estrógeno, eles atuam inibindo a ovulação e consequentemente a gravidez.)
Gabarito: a

QUESTÃO 32
No citoplasma, região entre a membrana plasmática e o núcleo, há o citosol, material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água e várias organelas. Essas estruturas celulares desempenham funções específicas na célula, de forma semelhante aos órgãos nos organismos desenvolvidos. Sobre essas estruturas celulares, assinale a alternativa correta.
a) Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que se originam a partir do centríolo. (Se originam a partir do complexo de Golgi)
b) Os ribossomos estão todos aderidos às membranas internas, no retículo endoplasmático. (Errado, ribossomos encontram-se livres no citoplasma)
c) Atribui-se ao retículo endoplasmático rugoso a função de síntese das proteínas, pois nele se encontram aderidos os lisossomos. (Errado, encontram-se nele aderidos os ribossomos)
d) Células animais, quando privadas de alimento, passam a degradar parte de si mesmas como fonte de matéria-prima para sobreviver. A organela citoplasmática responsável por essa degradação é o lisossomo.
e) Lisossomos são vesículas ricas em amido. (Errado, são ricas em enzimas digestivas)
Gabarito: d
Dependendo da informação e controle gênico, as enzimas lisossômicas, em resposta ao envelhecimento das células ou a qualquer alteração morfofisiológica (hormonal, lesões ou tumores), podem desencadear o mecanismo de morte celular programada (apoptose), ou seja, a célula se alto destrói, evitando maiores danos ao organismo.

QUESTÃO 33
Não é raro chegar um alarme pela mídia de que surgiu uma nova doença causada por vírus, assustando toda a população. Um caso recente foi o da gripe H1N1, ou gripe suína. Sobre os vírus, é correto afirmar que:
a) São todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
b) Os vírus são visíveis apenas com o uso de microscópios eletrônicos e são formados por uma carapaça proteica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça. (Vírus não tem retículo rugoso)
c) São parasitas intracelulares obrigatórios, sem metabolismo próprio.
d) Apresentam características fundamentais dos seres vivos: mutação, reprodução e estrutura celular. (Vírus é acelular e depende do outro para mutar e reproduzir)
e) Dengue, febre amarela e cólera são doenças causadas por vírus. (Cólera é por bactéria)
Gabarito: c
Um vírus é um pequeno aglomerado de moléculas e macromoléculas, de composição relativamente simples, que é capaz de se multiplicar (reproduzir) somente no interior de células vivas de animais, plantas ou bactérias.

QUESTÃO 34
Sabe-se que o mundo vivo pode ser enfocado sob vários níveis de organização – da célula à biosfera. A interferência direta ou indireta em quaisquer desses níveis pode acarretar consequências desastrosas ao equilíbrio biológico existente entre os seres vivos e o meio ambiente. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta.
a) O extermínio de cobras em uma determinada região, por exemplo, pode favorecer o desenvolvimento de uma superpopulação de ratos e de outros roedores, que normalmente servem de alimento às cobras.
b) A superpopulação de roedores, por sua vez, pode determinar uma drástica redução na população de gramíneas e outros vegetais da região.
c) Uma redução na população de gramíneas e de outros vegetais de uma região, além de atingir as populações de herbívoros que se nutrem destas plantas, pode deixar o solo desprotegido, o qual, sem a cobertura de vegetais, fica sujeito à erosão pela ação do vento e da água das chuvas.
d) Com a erosão, o solo tende a ficar estéril, o que dificulta a recuperação vegetal na área, pelo menos em curto período de tempo. As consequências de tal processo são danosas, especialmente para as populações animais que, em última análise, têm nas plantas a sua fonte nutritiva.
e) A atividade fotossintetizante de fungos, algas e inúmeros outros seres que vivem em ambientes aquáticos fica comprometida pelo derramamento de petróleo, que altera as condições bióticas dessas regiões. (Fungos não fazem fotossíntese)
Gabarito: e

QUESTÃO 35
“Todo técnico de time de futebol sabe, ou pelo menos deveria saber, que o sucesso, em uma partida, depende de uma estratégia que alie uma boa defesa e um eficiente ataque frente às investidas do time adversário. Do mesmo modo, nos vertebrados, incluindo a espécie humana, uma estratégia de defesa contra diversos agentes externos causadores de doenças e mesmo agentes internos, como é o caso das células cancerosas, foi desenvolvida no decorrer de longos anos de evolução biológica, no sentido de proteger os organismos do ataque dos invasores.”
(Trecho extraído do livro Biologia I, 3ª. Edição, página 527, Ed. Harbra, com adaptação)
Com relação aos assuntos citados no texto, é correto afirmar que:
a) Os anticorpos são produzidos somente pela vacinação. (Errado, quando você entra em contanto com o antígeno também há produção de anticorpos)
b) Os macrófagos atuam ativamente na fagocitose de substâncias estranhas, restos celulares e microorganismos.
c) As vacinas contêm anticorpos específicos. (Errado, elas têm antígenos atenuados e não anticorpos)
d) A pele e as mucosas constituem barreiras químicas à penetração de agentes microbianos. (As mucosas não)
e) Pacientes com AIDS têm seus linfócitos destruídos pelos vírus HIV. Tal fato resulta em produção excessiva de anticorpos. (Errado, o paciente com AIDS tem deficiência de anticorpos)
Gabarito: b

BIOLOGIA
QUESTÃO 31
Em uma determinada planta angiosperma normal, o número diplóide de cromossomos é 18. Nos esporos, no esporófito, na oosfera e no endosperma secundário devem ser encontrados, respectivamente:
a) 18, 36, 9 e 9 cromossomos.
b) 9, 18, 27 e 9 cromossomos.
c) 18, 9, 9 e 36 cromossomos.
d) 9, 18, 9 e 27 cromossomos.
e) 18, 36, 9 e 9 cromossomos.
Gabarito: d
Espóros: n
Esporófito é a planta verde, complexa, duradoura: 2n
Oosfera: n
Endosperma ou Albúmen: 3n

QUESTÃO 32
A ascaridíase é uma das parasitoses mais freqüentes do território brasileiro, sendo causada pelo Ascaris lumbricoides. A respeito da ascaridíase e de sua comparação com outras parasitoses, assinale a alternativa correta.
a) O Ascaris lumbricoides é um verme achatado, sem dimorfismo sexual, que vive no intestino humano. (Errado, são vermes cilíndricos, sendo a fêmea maior que o macho)
b) A ascaridíase tem em comum com a ancilostomíase o fato de ambos os ciclos apresentarem fase larval.
c) A ascaridíase tem ciclo semelhante ao da esquistossomose, uma vez que o hospedeiro intermediário vive na água. (Ascaridíase não tem hospedeiro intermediário)
d) A ascaridíase difere da teníase pelo fato de esta última ser transmitida por mosquito. (Errado, teníases é transmitida pela ingestão de carne contendo larva de Taenias)
e) Dentre as principais medidas profiláticas destaca-se a necessidade de vacinação da população contra o agente causador. (Errado, não existe vacina)
Gabarito: b

QUESTÃO 33
Uma mulher de sangue tipo O negativo casa-se com um homem de sangue tipo A positivo, cuja mãe possuía sangue tipo B negativo. A probabilidade de o casal ter uma criança com o sangue tipo O negativo
será de:
a) 0
b) 1/2
c) 1/4
d) 3/4
e) 1/8
Gabarito: c
Mãe: tipo B genótipo IBi   rr
Homem: Tipo A genótipo IAi Rr
Mulher: ii rr
IAi   x    ii                                                                Rr    x     rr
Filhos: Iai     IAi    ii     ii                                           Rr     Rr    rr   rr
Chances:      1/2                                                        1/2
1/2 x 1/2 = 1/4

QUESTÃO 34
Analise as afirmativas a seguir.
I. Os pulgões são endoparasitas que se alimentam da seiva bruta presente nas raízes das plantas. (São ectoparasitas)
II. No comensalismo, duas espécies vivem em íntima associação e interdependência, beneficiando-se mutuamente, como no caso das bacteriorrizas. (Errado, um se beneficia sem prejudicar o outro)
III. As orquídeas são plantas parasitas que perfuram os vasos condutores de seiva elaborada da planta hospedeira, prejudicando-a. (Errado, são epífitas, que vivem sobre outras plantas, sem prejudicá-las)
Estão corretas.
a) Todas.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Nenhuma.
e) Apenas II e III.
Gabarito: d

QUESTÃO 35
As vitaminas são substâncias orgânicas, necessárias em pequenas doses e que geralmente atuam como coenzimas no metabolismo celular. Assinale a alternativa que associa corretamente a vitamina a uma possível conseqüência direta de sua carência no organismo humano.
a) Vitamina C: beribéri. (Escorbuto)
b) Vitamina A: retardo na coagulação sanguínea. (Cegueira)
c) Vitamina D: raquitismo na infância.
d) Vitamina K: anemia perniciosa. (Hemorragia)
e) Vitamina B12: escorbuto. (Beriberi)
Gabarito: c

Nenhum comentário:

Postar um comentário