"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – 2011 - CEFET GOIÁS

CIÊNCIAS
QUESTÃO 31
Um grande número de doenças causadas por micro-organismos podem ser evitadas com o simples hábito de lavar bem as mãos após o contato com objetos possivelmente contaminados. Sobre micro-organismos, assinale a alternativa correta.
a) Os vírus da dengue são transmitidos pela picada do macho contaminado de mosquitos Aedes aegypti. Em lugares com muitos focos do mosquito, a dengue pode se tornar uma grave endemia. (Errado, é pela picada da fêmea)
b) A cólera é transmitida ao ser humano pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
c) A AIDS é uma bacteriose que pode levar à morte porque a pessoa não é capaz de se defender de outras doenças, já que fica imunodeficiente. (A AIDS é uma virose)
d) Vírus causam doenças normalmente mais perigosas que as bacterioses, porém podem ser combatidos por remédios. Os principais remédios que combatem os vírus são os antibióticos. (Errado, antibióticos combatem doenças bacterianas)
e) Gripe é uma bacteriose que atinge principalmente as vias respiratórias e pode produzir também febre, dores musculares e mal estar. (Errado, gripe é uma virose)
Gabarito: b

QUESTÃO 32
Alguns platelmintos vivem como parasitas causando danos a outros animais, inclusive ao ser humano. Entre as doenças mais comuns causadas por platelmintos estão a esquistossomose e a teníase. Sobre essas doenças, assinale a alternativa incorreta.
a) Existem duas solitárias mais comuns, a Taenia solium, transmitida pela carne de porco contaminada, e a Taenia saginata, transmitida pela carne de boi.
b) Para o combate à teníase há diversas medidas preventivas, tais como: educação sanitária e saneamento básico; inspeção adequada da carne de porco e de boi; impedimento do acesso de porcos e bois a locais onde haja fezes humanas.
c) A transmissão da esquistossomose para o homem se dá pela ingestão de alimentos e de água contaminados. (Errado, a transmissão da esquistossomose se dá pela penetração ativa da larva)
d) A Taenia solium é hermafrodita e pode se autofecundar.
e) O esquistossomo, cientificamente conhecido como Schistosoma mansoni, é um platelminto que causa verminose grave e de difícil cura, denominada esquistossomose.
Gabarito: c

QUESTÃO 33
A constituição de 1988 proíbe o comércio de sangue. Ou seja, ninguém pode vender ou comprar sangue. Todo o sangue usado em transfusões é proveniente de doações voluntárias. Sobre os componentes desse tecido, assinale a alternativa correta.
a) A principal função das hemácias ou glóbulos vermelhos é transportar o oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo e trazer de volta parte do gás carbônico.
b) O coágulo é uma rede de filamentos de fibrinogênio dispostos em todas as direções e que reúne glóbulos sanguíneos, plaquetas e plasma. (Errado, porque não reúne glóbulos sanguíneos)
c) A principal função dos glóbulos vermelhos é defender o organismo contra a entrada de corpos estranhos no sangue. (Errado, esta função é dos glóbulos brancos ou leucócitos)
d) A diminuição da quantidade de glóbulos brancos no sangue provoca uma doença chamada anemia.(Errado, a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue é que provoca a anemia)
e) Os glóbulos vermelhos são fabricados no baço e no fígado e vivem no máximo de 100 a 120 dias. (É na medula vermelha dos ossos longos que os novos glóbulos vermelhos são produzidos. Nesses verdadeiros “berçários” de células sanguíneas  podemos encontrar hemácias em diferentes estágios de maturação, todas elas descendentes dos hemocitoblastos (células-mãe).
Gabarito: a

QUESTÃO 34
A pele é um órgão que reveste o corpo, protegendo contra vários fatores do meio ambiente. Além disso, pode desempenhar várias outras funções. Das alternativas abaixo, relacionadas às funções que a pele pode
exercer nos animais, todas estão corretas, exceto:
a) Respiração, circulação e excreção.
b) Respiração, excreção e função endócrina.
c) Respiração, proteção contra raios ultravioleta e proteção contra micro-organismos.
d) Respiração, circulação e manutenção da temperatura do organismo.
e) Respiração, excreção e circulação.
Gabarito: c

Funções da pele:
  1. Regulação da temperatura corporal, pelo fluxo sanguíneo e pelo suor.
  2. Proteção, barreira física, infecções, desidratação e radiação UV.
  3. Sensibilidade, através de terminações nervosas receptoras de tato, pressão, calor e dor.
  4. Excreção, de água e sais minerais, componentes da transpiração.
  5. Imunidade, células epidérmicas são importantes para a imunidade.
  6. Síntese de vitamina D, em função à exposição aos raios UV.
  7. Absorção de substâncias, principalmente gordurosa, como hormônios, vitaminas e medicamentos.

QUESTÃO 35
A partir da puberdade, os rapazes e as moças podem gerar filhos. Mas ter filhos é uma decisão muito séria. As crianças precisam de cuidado constante, carinho, orientação de adultos responsáveis, muito tempo disponível e condições financeiras para criá-las. São métodos anticoncepcionais exclusivos, respectivamente, da mulher e do homem:
a) Camisinha e laqueadura.
b) Pílula e laqueadura.
c) Diafragma e DIU.
d) Laqueadura e vasectomia.
e) Camisinha e DIU.
Gabarito: d
Laqueadura tubária e Vasectomia:  métodos contraceptivos cirúrgico e definitivo, realizado na mulher através da ligadura ou corte das trompas impedindo, o encontro dos gametas masculino e feminino (laqueadura) e no homem, pela ligadura ou corte dos canais deferentes (vasectomia), o que impede a presença dos espermatozóides no líquido ejaculado. Quando houver indicação de contracepção cirúrgica masculina e, principalmente, a feminina deve ser baseada em critérios rígidos, observando-se a legislação vigente.


QUESTÃO 36
Os fungos têm núcleo organizado e incluem diversos tipos de organismos, com formas e tamanhos muito variados, associando-se de várias maneiras com outros seres vivos. Com relação aos fungos, analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo:
(V )Não possuem clorofila, por isso não fabricam seu próprio alimento. Dessa forma, depende de alimento do ambiente.
(V )Crescem em lugares úmidos, como troncos de árvores caídos e restos de vegetais, estrume de animais e alimentos apodrecidos.
(F )Quando um fungo cresce em um ser vivo é considerado um saprófito.
(V )Muitos queijos têm seu sabor especial graças ao uso de certos fungos. O Penicillium roqueforti e o Penicillium camemberti, por exemplo, são necessários na fabricação de queijos Roquefort e Camembert,
respectivamente.
a) V, F, F, V
b) V, V, V, V
c) F, V, F, V
d) F, F, V, F
e) V, V, F, V
Gabarito: e

Saprófito, saprotrófico ou saprotrofo é a designação dada em biologia aos organismos, entre os quais plantas, fungos e outros seres, que se alimentam absorvendo substâncias orgânicas normalmente provenientes de matéria orgânica em decomposição. As plantas saprófitas não possuem capacidade de fazer a fotossíntese.
Pertencem a este grupo a maioria dos fungos terrestres, algumas plantas vasculares modificadas e os gametófitos de muitas pteridófitas.
Estes fungos têm um importante papel na reciclagem dos nutrientes no meio ambiente, tal como muitas bactérias - que, no entanto, não são consideradas saprófitas, mas sim decompositoras, uma vez que transformam a matéria orgânica em inorgânica, ao invés de a transformarem em matéria viva como fazem as saprófitas.
Não confundir com as plantas parasitas ou epífitas que podem alimentar-se de substâncias orgânicas da planta hospedeira ou por ela segregadas.

QUESTÃO 37
A água é essencial à existência de vida no planeta Terra. Sobre o assunto, é incorreto afirmar:
a) A água é um recurso renovável, entretanto, o uso inadequado deste recurso poderá gerar sua escassez em algumas regiões do planeta.
b) A água dos oceanos, rios e lagos evaporam e por um processo de sublimação, volta à Terra para recomeçar um novo ciclo. (Errado, continua no ciclo por um processo de precipitação da chuva, a condensação)
c) A água é uma das matérias-primas fundamentais da fotossíntese.
d) O ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico e a permanente troca dessa substância entre a superfície da Terra, os seres vivos e a atmosfera.
e) O maior volume de água na biosfera é salgado.
Gabarito: b
A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

QUESTÃO 38
Quando um determinado organismo apresenta pernas articuladas, corpo segmentado e exoesqueleto quitinoso, é correto afirmar que este animal pertence ao grupo:
a) Artrópodes
b) Anelídeos
c) Equinodermos
d) Poríferos
e) Moluscos
Gabarito: a

QUESTÃO 39
A folha é um órgão importantíssimo. Cabem a elas algumas das tarefas mais importantes para a vida da planta: fotossíntese, respiração, transpiração e sudação. Sobre essa importante estrutura, assinale o que for correto.
a) As folhas são compostas de três partes principais: limbo, pecíolo e corola.
b) Limbo é a parte mais larga do pecíolo, que serve para prender a folha ao caule.
c) As folhas do milho e da grama não têm bainha.
d) Pecíolo é a haste que sustenta a folha, prendendo-a ao caule.
e) Gavinhas são folhas modificadas geralmente coloridas e grandes que protegem as flores.
Gabarito: d
A Folha é formada por três partes principais: limbo, pecíolo e bainha.
Limbo:
O limbo é a região mais larga da folha. Nele encontram-se os estômatos e as nervuras, que possuem pequenos vasos por onde correm a seiva bruta e a seiva elaborada.
Pecíolo:
É a haste que sustenta a folha prendendo-a ao caule.
Bainha:
Dilatação do pecíolo, a bainha serve para prender a folha ao caule.
 

Gavinha - Folha em formato de espiral que auxiliam a planta a fixar-se no caule.
 não são coloridas e sim verdes.

QUESTÃO 40
Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos ligados pelo alimento. Sobre a cadeia alimentar mostrada abaixo é incorreto afirmar que:

a) Toda cadeia alimentar começa com produtor e termina com o decompositor.
b) O rato é consumidor primário.
c) O fluxo de energia crescente é transferido de um nível trófico a outro, como o indicado pela seta.
d) A cobra é o consumidor secundário.
e) Fungos e bactérias são decompositores e atuam em todos os níveis da cadeia alimentar.
Gabarito: c
A energia transferida não é crescente, ela passa de um ser a outro como mostra a seta, entretanto, ela vai diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário