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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exame de Seleção Ensino Médio Técnico Integrado • Inverno / 2010 - CEFET PARANÁ

QUESTÃO 25
“Todos os anos, 240 milhões de litros de chorume do Aterro da Caximba chegam ao Rio Iguaçu. Resultado do apodrecimento do material orgânico, o líquido é motivo de conflito entre a prefeitura de Curitiba e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e razão de reclamação da comunidade e ambientalistas”.
Texto retirado da Gazeta do Povo de 18/11/2009.
A respeito da formação do chorume em um aterro sanitário, assinale a alternativa correta.
A) Esse líquido advém do crescimento de vegetais sobre a matéria orgânica em decomposição, sendo de cor escura e muito contaminante para o ecossistema local.
B) O crescimento de organismos microscópicos como bactérias, principalmente, acarreta a formação desse líquido de odor desagradável e contaminante.
C) O chorume, que é um líquido benéfico para o meio ambiente, é formado pela pressão existente entre as camadas do lixo aterrado.
D) A ação de roedores através de sua excreção constitui a principal causa de formação do chorume, que é um valioso fertilizante natural.
E) A radiação solar incidindo diretamente no lixo é o principal fator de formação do chorume, que depois de formado pode penetrar no lençol freático sem causar danos à qualidade da água.
Gabarito: B
Comentários: chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões e também em cemitérios, sendo que o nome dado ao líquido resultante da decomposição de cadáveres é o necrochorume. É um poluente viscoso, de cor escura e possui cheiro fortemente desagradável que procede de reações e processos físicos, químicos e biológicos juntamente com a água das chuvas que percolam através da massa de líquido aterrada.
Como agente poluente, pode causar sérios danos ao meio ambiente, pois além da baixa biodegradabilidade, possui metais pesados os quais os organismos são incapazes de eliminar, acumulando-os. Embora muitos metais sejam essenciais para o crescimento dos organismos e para suas reações biológicas, o seu acúmulo em altos níveis é tóxico e causa sérios riscos, tanto para as plantas quanto para os animais, e consequentemente passando esses elementos para os predadores, o que pode danificar os sistemas biológicos e os processos bioquímicos a curto, médio e longo prazo.
O tratamento do chorume é de grande importância para o planeta e visa evitar que esse líquido atinja a água dos mananciais, contaminando os recursos hídricos e, por conseguinte, os seres aquáticos e inclusive os frutos e vegetais que da água também dependem para crescer. A grande quantidade de matéria orgânica no chorume é também causa de atração dos insetos, como baratas, moscas, mosquitos, além de roedores, que podem ser veículo de transmissão de doenças para os seres humanos.
Contudo, é necessário ter a consciência de que quanto mais se consome e menos se recicla e se reutiliza, mais lixo é gerado e mais resíduos sólidos são enviados ao local onde se formará o chorume. Por isso, é necessário obter produtos que minimizem o impacto ambiental causado pela grande quantidade de lixo e pela cultura de consumo exagerado.

QUESTÃO 26
Os vírus são seres microscópicos compostos de RNA ou DNA como material genético e uma cápsula de proteína. Assinale a alternativa que contenha informações corretas a respeito desses seres.
A) São constituídos por células procariontes. (Vírus são acelulares)
B) A malária é uma doença causada por um vírus. (Errado, malária é uma doença causada por um protozoário, parasita do gênero Plasmodium, transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles fêmea).
C) São constituídos por células eucariontes. (Vírus são acelulares)
D) Possuem metabolismo próprio. (Errado, depende de uma célula para realizar suas funções)
E) São organismos acelulares e parasitas intracelulares obrigatórios.
Gabarito: E

QUESTÃO 27
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo de cerca de 9 m de comprimento e de glândulas anexas. São componentes do sistema digestório:
A) boca, estômago e narinas. (Narinas faz parte do sistema respiratório)
B) pulmões, pâncreas e fígado. (Pulmões - sistema respiratório)
C) intestino grosso, intestino delgado e coração. (Coração -  sistema cardiovascular)
D) faringe, esôfago e duodeno.
E) estômago, laringe e boca. (Laringe - sistema respiratório)
Gabarito: D

QUESTÃO 28
A dengue é uma doença que pode ser fatal. Em determinadas épocas do ano há uma preocupação maior com a dengue, pois geralmente ocorre um aumento no número de casos. A respeito dessa doença, assinale a alternativa correta.
A) Em épocas quentes e chuvosas a doença preocupa mais, pois aumenta a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
B) A dengue é uma doença causada por uma bactéria que se desenvolve na água parada. (Causada por vírus)
C) O inseto transmissor da dengue é o bicho barbeiro. (Errado, o barbeiro transmite a doença de Chagas)
D) Uma medida para se evitar essa doença seria beber água fervida ou filtrada.
E) Existe vacina contra a dengue, a qual pode ser recebida nos postos de saúde. (Não existe vacina contra a dengue)
Gabarito: A
Comentários: a dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.


QUESTÃO 29
A ponte Rio-Niteroi tem uma extensão de 14 km. Considerando que um carro consiga atravessá-la com uma velocidade média de 72 km/h, gastará para isso um intervalo de tempo em minutos igual a:
A) 9,2.
B) 11,7.
C) 12,6.
D) 14,1.
E) 15,2.
Gabarito: B
Comentários: é só utilizar a fórmula d = v. t, assim fica, 14 = 72 . t, t = 14
                                                                                                           72
                                                                                                     t = 0,19444 h
Queremos saber em minutos:
1h   ________________    60 min
0,19444 h  ___________    X                                     

X = 0,19444 . 60
                 1
X = 11,6666 = 11,7 min

QUESTÃO 30
A pressão atmosférica normal é de 1,0 atm (1 atmosfera). Em Curitiba, no entanto, é comum a pressão atmosférica estabilizar-se no valor de 0,90 atm. A característica da cidade responsável por isso é:
A) o clima frio.
B) a alta umidade do ar.
C) a altitude.
D) a longitude.
E) a latitude.
Gabarito: C
PRESSÃO ATMOSFÉRICA/Altitude e temperatura
  A pressão atmosférica é a medida da força exercida pelo peso da coluna de ar contra uma área. Quanto mais elevada a temperatura, maior a movimentação das moléculas e mais elas se distanciam uma das outras; como resultado, mais baixo é o número de moléculas em cada metro cúbico de ar e menor se torna seu peso; portanto, menor a pressão exercida sobre uma superfície. Inversamente, quanto menor a temperatura, maior é a pressão atmosférica.
 Veja que no alto da montanha tem uma massa de ar menor que mais abaixo, assim quanto mais alto, menor a pressão atmosférica, é isso!

QUESTÃO 31
Uma estação de rádio transmite suas informações ou números musicais a partir de uma antena que emite certo tipo de ondas. Essas ondas são:
A) de som.
B) de ultrassom.
C) de raios gama.
D) eletromagnéticas.
E) eletrostáticas.
Gabarito: D

Ondas de rádio: do transmissor ao receptor

A ciência do eletromagnetismo diz que cargas elétricas oscilantes emitem ondas eletromagnéticas. É isso o que ocorre na antena de uma emissora de rádio. Podemos descrever uma antena como uma haste metálica onde cargas elétricas (os elétrons livres que populam qualquer metal) estão se deslocando de um lado para o outro, movidas por um campo elétrico oscilante.
A animação abaixo representa a oscilação de uma carga livre (o ponto amarelo) em uma antena emissora. A oscilação dessa carga gera uma onda eletromagnética (ou apenas "elétrica", em nossa simplificação) que se desprende da antena e passa a se propagar no espaço. Observe que o campo elétrico oscilante da onda é sempre paralelo à direção da antena, enquanto se propaga em uma direção perpendicular à antena.
Onda elétrica gerada pela oscilação de uma carga em uma antena.

Quando a onda elétrica emitida pela antena da estação de rádio chega à antena de um receptor de rádio ocorre o efeito inverso. Agora é o campo elétrico da onda que faz mover as cargas livres da antena receptora que são forçadas a oscilar no mesmo ritmo (ou "freqüência") das oscilações da onda. É assim que os sinais da emissora são captados (e depois "decodificados") e acabam gerando os sons que ouvimos nos nossos aparelhos de rádio ou nas imagens que vemos em nossos televisores.
Onda elétrica transmitindo um sinal de uma antena para outra.









QUESTÃO 32
Um automóvel tem entre seus componentes uma bateria e um alternador. Sobre esses componentes considere as seguintes afirmações:
I) a bateria é um gerador eletromecânico. (Errado é um gerador eletroquímico)
II) o alternador tem a função de recarregar eletricamente a bateria.
III) o alternador é um gerador eletromecânico.
IV) a bateria, entre outras funções, fornece corrente elétrica para acender os faróis do carro.
É correto o que se afirma apenas em:
A) I.
B) II.
C) II e IV.
D) II e III.
E) II, III e IV.
Gabarito:E
GERADORES “ONDE AS OUTRAS FORMAS DE ENERGIA SE TRANSFORMAM
EM ELÉTRICA”

GERADOR ELETROQUÍMICO: Os aparelhos elétricos que transformam energia química em energia elétrica são chamados de geradores eletroquímicos. Eles são constituídos por placas de metais diferentes, convenientemente escolhidos, mergulhadas parcialmente em soluções ácidas, básicas ou salinas. Os tipos mais comuns de geradores eletroquímicos são as pilhas secas e os acumuladores; ambos produzem uma ddp contínua entre seus terminais e diferem entre si pelo fato de a pilha seca não poder ser recarregada enquanto o acumulador pode ser recarregado.
BATERIA: Chamamos bateria a uma associação em série de geradores eletroquímicos.
GERADOR ELETROMECÂNICO: Os dispositivos capazes de transformar energia mecânica em energia elétrica são chamados geradores eletromecânicos. Os principais tipos são os dínamos e os alternadores, sendo que os primeiros são capazes de estabelecer corrente contínua enquanto os últimos estabelecem corrente alternada.

QUESTÃO 33
Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido, para ser analisada. O gráfico abaixo representa o processo de aquecimento de uma amostra dessa substância.

Analisando o gráfico, podemos concluir
que a amostra apresenta:
A) duração da ebulição de 3 min. (Errado, tem duração de 2 min)
B) duração da fusão de 4 min. (Errado, tem duração de 2 min)
C) ponto de fusão de 30 ºC.
D) ponto de fusão de 70 oC. (Errado, a 30 ºC)
E) ponto de ebulição de 60 oC. (Errado, a 50 ºC)
Gabarito: C

QUESTÃO 34
Considere as espécies químicas monoatômicas indicadas na tabela abaixo.
Espécie química                                                 
monoatômica                     Prótons-     Nêutrons-        Elétrons 
            I                               12               12                    12
           II                               12               13                    10
          III                               20               20                    20
          IV                               20               21                    20
           V                               17               18                    18
Em relação às espécies químicas monoatômicas apresentadas na tabela, pode-se afirmar que:
A) III e IV são de mesmo elemento químico.
B) V é cátion. (Errado, é um ânion, veja que tem um elétron a mais, carga negativa)
C) III é ânion. (Errado, é eletricamente neutro)
D) II é eletricamente neutro. (Errado, está eletrizado positivamente, portanto, é um cátion)
E) I e II não são isótopos. (Errado, são isótopos, ou seja, tem o mesmo número de prótons)
Gabarito: A

QUESTÃO 35
A tabela a seguir relaciona algumas substâncias químicas e suas aplicações frequentes no cotidiano.
Substâncias                                   Aplicações
NaOH                                 Fabricação de sabão a partir
                                           de óleos ou gorduras. É
                                           conhecido como soda cáustica.
H3PO4                                Indústrias de vidro, de alimentos,
                                            na tinturaria e na
                                            fabricação de fosfatos e
                                            superfosfatos usados
                                            como adubos (fertilizantes).
                                            É também utilizado
                                            na produção de refrigerantes
                                           do tipo “cola”.
CaO                                    Preparação da argamassa
                                           na construção civil e diminuição
                                          da acidez do solo
                                           na agricultura.
NaHCO3                           Fabricação de fermentos
                                          químicos, antiácidos e extintores
                                          de incêndio.
Estas substâncias, ordenadas de cima para baixo, pertencem, respectivamente, às funções:
A) base, sal, ácido e óxido.
B) sal, base, ácido e óxido.
C) base, óxido, ácido e sal.
D) ácido, base, sal e óxido.
E) base, ácido, óxido e sal.
Gabarito: E

O ácido é formado pelo cátion H+ e ânion qualquer (Ax-). Portanto, podemos representar sua fórmula da seguinte maneira:
H+Ax- HxA
 

QUESTÃO 36
As reações químicas a seguir representam a formação de chuvas ácidas, causadas pela presença de SO3(g) na atmosfera e o ataque do produto formado às fachadas e estátuas de mármore, cujo componente principal é o CaCO3.
SO3 + H2O H2SO4
H2SO4 + CaCO3            CaSO4 + H2O + CO2
Essas reações podem ser classificadas, respectivamente, como de:
A) análise e deslocamento.
B) síntese e dupla troca.
C) deslocamento e dupla troca.
D) síntese e decomposição.
E) análise e dupla troca.
Gabarito: B


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