"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Técnico Integrado ao Ensino Médio - 2009/1 - CEFET GOIÁS

BIOLOGIA
QUESTÃO 41
O Brasil é uma nação que não enfrenta problemas com a superpopulação; assim, aqui ainda não existe um programa oficial de controle de natalidade, como ocorre na China, por exemplo. Acreditamos, porém, que um planejamento familiar adequado possa oferecer às crianças brasileiras melhores condições de educação, moradia e saúde. Cada casal deve ter a liberdade de decidir quantos filhos quer ter, mas nessa decisão deve ser considerada a qualidade de vida que os pais poderão dar aos filhos, ou seja, ter filhos deve ser uma decisão responsável. A camisinha e a pílula anticoncepcional tradicional são os métodos contraceptivos mais recomendados para os casais no mundo. Sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir:
I. A camisinha tem como finalidade impedir que ocorra o encontro dos gametas, mas não impede a produção deles.
II. O preservativo masculino tem ação espermicida. (Não mata os espermatozóides)
III. O uso de preservativo nas relações sexuais tem como objetivo a prevenção da AIDS.
IV. A pílula anticoncepcional é usada na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. (Errado, evitar filhos)
Estão corretos:
a) Apenas II e III.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I e IV.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.
Gabarito: e

QUESTÃO 42
Assinale a afirmativa correta.
a) Os “consumidores” compreendem os organismos capazes de produzir seu próprio alimento. (Errado, os consumidores são heterótrofos, ouseja, dependem do outro para se alimentar)
b) Uma população compreende todos os animais que vivem em uma determinada região. (Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.)
c) O conjunto de todos ecossistemas forma um nicho ecológico. (Errado, forma a biosfera)
d) Num ecossistema equilibrado e independente, os componentes bióticos podem ser agrupados em duas categorias: “consumidores” e “decompositores”. (Errado, tem também os produtores)
e) A matéria orgânica morta é decomposta por bactérias e fungos.
Gabarito: e

QUESTÃO 43
Todos os seres vivos apresentam em suas células:
a) parede celular
b) lisossomos
c) centríolos
d) membrana plasmática
e) cloroplastos
Gabarito: d

QUESTÃO 44
O pigmento responsável pela cor da pele no ser humano é fabricado nas camadas mais profundas da epiderme por células chamadas de:
a) melanócitos
b) hemáceas
c) leucócitos
d) neurônios
e) plaquetas
Gabarito: a

QUESTÃO 45
As raízes geralmente estão funcionalmente associadas à absorção de água e sais minerais e à fixação da planta ao substrato em que vive, mas podem, às vezes, desempenhar outras funções, que determinam a existência de tipos especiais. Como exemplo, pode-se citar raízes que atuam como órgãos de reserva, por acumularem grandes quantidades de substâncias nutritivas. São exemplos dessas raízes:
a) cebola e mandioca
b) batata inglesa e cará
c) mandioca e cenoura
d) gengibre e beterraba
e) alho e cebola
Gabarito: c
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva.
- Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo. A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.
- Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule. A região central é composta pelo caule, e o que a circunda são as folhas modificadas, aqui protegendo as gemas e acumulando substâncias nutritivas.


QUÍMICA
QUESTÃO 46
Julgue os itens a seguir, relacionados ao átomo, e assinale a opção incorreta.
a) No átomo em estado fundamental, o número de prótons é igual ao número de nêutrons.
b) Os átomos que possuem o mesmo número de prótons e elétrons são eletricamente neutros.
c) O número de prótons de um átomo é denominado número atômico.
d) No modelo atômico de Dalton, o átomo é uma partícula maciça e indivisível.
e) Os átomos 40A22 e 44B26 são isótonos.
Gabarito: a

QUESTÃO 47
Um elemento químico do quinto período da classificação periódica apresenta 10 elétrons no quarto nível energético (n=4). Seu número atômico é:
a) 10
b) 30
c) 40
d) 60
e) 45
Gabarito: b
É só consultasr a tabela periódica, o elemento é o zinco com 10 elétrons no subnível d ou quarta camada.

QUESTÃO 48
Nas estações de tratamento de água que abastecem uma cidade, a água é mantida durante certo tempo em tanques para que as partículas sólidas presentes na água se depositem no fundo. Essa etapa da operação é denominada:
a) sedimentação
b) filtração
c) sifonação
d) cristalização
e) centrifugação
Gabarito: a

QUESTÃO 49
Quando o elemento A (Z=20) combina-se com o elemento B (Z=17), obtém-se um composto. Sobre o composto formado, assinale o item incorreto.
a) É um composto iônico.
b) Tem ponto de fusão em baixa temperatura.
c) É um bom condutor de corrente elétrica quando em solução aquosa.
d) Conduz corrente elétrica quando fundido.
e) Apresenta fórmula AB2.
Gabarito: b
Fórmula: CaCl2
Os compostos iônicos são geralmente sólidos, com elevados pontos de fusão e de ebulição. Ao contrário, os compostos covalentes são geralmente gases, líquidos ou sólidos de baixo ponto de fusão. Esses contrastes são decorrentes das diferenças nas ligações e na estrutura dos mesmos.

QUESTÃO 50
Analise as fórmulas a seguir e assinale a alternativa incorreta.
I- KHCO3
II- KOH
a) Pertencem, respectivamente, às funções químicas sal e base.
b) São classificadas como substâncias compostas.
c) Apresentam somente ligações iônicas entre seus átomos.
d) Os ânions são diferentes.
e) Formam soluções iônicas, quando dissolvidas em água.
Gabarito: c

2 comentários:

  1. olá, Professor.
    Parabéns e Obrigado pelo Blog. é muito útil.
    Seria possível você disponibilizar o gabarito oficial dessa prova (2009/1).
    Só consegui a prova não achei o gabarito completo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio, infelizmente não tenho o gabarito de toda a prova. No site do CEFET de Goiás não está disponível o gabarito, somente a prova. As questões de Ciências eu mesmo gabaritei e comentei. Fico devendo. Um abraço.

    ResponderExcluir