"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – 2012 - CEFET GOIÁS

CIÊNCIAS
QUESTÃO 31
As hemácias são células pigmentadas do sangue e são responsáveis pela função de:
a) Defesa do organismo.
b) Coagulação sanguínea.
c) Transmissão do impulso nervoso.
d) Reserva de gordura.
e) Transporte de oxigênio.
Gabarito: e
Glóbulos vermelhos, Hemácias ou Eritrócitos
Função: Transporte de oxigénio e de dióxido de carbono
Forma: Regular (discos bicôncavos)
Duração: Cerca de 120 dias na corrente sanguínea
Origem: Medula vermelha dos ossos


QUESTÃO 32
Determinado animal apresenta as seguintes características: corpo segmentado, ausência de esqueleto e respiração cutânea. Das alternativas abaixo, a que inclui um animal com as características citadas é:
a) Lula.
b) Sapo.
c) Pomba.
d) Minhoca.
e) Barata.
Gabarito: d
As minhocas são animais de corpo alongado, cilíndrico, recoberto por anéis e com algumas cerdas corporais, que auxiliam na locomoção.
São animais predominantemente noturnos, ficando enterrados durante o dia e saindo à noite para se alimentar e se acasalar. Não possuem sistema auditivo nem visual, mas algumas células sensoriais estão presentes, captando estímulos mecânicos, químicos, térmicos e luminosos.
Hermafroditas, reproduzem-se sexuadamente por meio de trocas de espermatozoides entre dois indivíduos, em sentidos opostos, unidos entre si pela região ventral; e assexuadamente, por regeneração. A respiração é cutânea.

QUESTÃO 33
Os fungos são organismos extremamente importantes, não só para o homem, mas também para o ambiente de forma geral. Sobre esses seres, é incorreto afirmar que:
a) Realizam fotossíntese, da mesma forma que os vegetais.
b) Podem ser parasitas de outros organismos.
c) Vivem preferencialmente em ambientes úmidos.
d) Alguns são usados para a produção de álcool e bebidas fermentadas.
e) Auxiliam na decomposição da matéria orgânica.
Gabarito: a
Seres que realizam a fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias.

QUESTÃO 34
A agricultura é uma atividade humana que depende diretamente do solo. Várias técnicas podem ser aplicadas para tentar preservar as condições originais do solo que está sendo cultivado. Das práticas relacionadas abaixo, a que não é recomendada, uma vez que pode contribuir para a exaustão dos solos, é:
a) Preservar a mata ciliar.
b) Fazer curvas de nível.
c) Praticar a monocultura.
d) Fazer a rotação de cultura.
e) Manter a cobertura vegetal.
Gabarito: c
A monocultura é o plantio extensivo de um único vegetal. Ela traz desvantagens ambientais ocorrem porque exaure o solo com o tempo e reduz a biodiversidade. As desvantagens sociais ocorrem porque reduz o uso da mão-de-obra no campo e afugenta as populações rurais.
E ainda há desvantagens econômicas, pois apresenta enormes riscos, já que uma única doença ou praga ou a queda do preço do produto no mercado podem pôr a perder toda a cadeia produtiva regional.

QUESTÃO 35
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta:
a) São unicelulares.
b) São formadas por células procariotas.
c) São formadas por células eucariotas.
d) Algumas são causadoras de doenças para a população humana.
e) Não possuem uma membrana separando o núcleo do citoplasma (membrana nuclear).
Gabarito: c
 As bactérias pertencem ao Reino monera e são seres procariontes, em que não possuem a membrana nuclear ou carioteca. Os outros seres (Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia) são eucariontes.

QUESTÃO 36
O orvalho ou sereno, observado sobre a superfície de folhas e objetos metálicos durante certas manhãs, é consequência do processo referente ao ciclo da água chamado de
a) Sublimação.
b) Solidificação.
c) Infiltração.
d) Condensação.
e) Precipitação.
Gabarito: d
Orvalho: tipo de precipitação atmosférica em que o vapor de água se condensa e se deposita durante a noite e pela manhã, sob a forma de gotículas muito finas, sobre a vegetação de certos corpos expostos ao ar livre;

QUESTÃO 37
Chama-se larva o estágio de desenvolvimento entre o ovo e a forma adulta. Os animais que possuem o estágio larval apresentam um desenvolvimento do tipo indireto. Dos animais relacionados abaixo, o que passa por um estágio de larva durante sua vida é
a) a serpente.
b) o sapo.
c) o lagarto.
d) a galinha.
e) a baleia.
Gabarito: b

Girino é o nome que se dá à larva de anuros (como as rãs e sapos), caudados (salamandras) e ápodes.

Características

Têm forma de peixe, com uma longa e musculosa cauda, sem membros e com brânquias externas, nas primeiras fases.
Os girinos normalmente se desenvolvem na água e sofrem metamorfoses antes de chegar ao estado adulto. Na fase inicial da sua vida o girino respira por brânquias externas que mais tarde são absorvidas pelo animal para gerar brânquias internas. Nas espécies terrestres, estas são substituídas mais tarde por pulmões quando se aproxima a fase adulta.
Outras transformações incluem a reabsorção da cauda e o aparecimento de membros, primeiro os posteriores, depois os anteriores.
Os girinos vivem em lagos, pequenas poças de água parada, ou mesmo na água acumulada em certas plantas, como as bromélias e raramente em rios; neste caso, podem mostrar adaptações do corpo, como ventosas para evitar serem arrastados pela corrente.
Em algumas espécies, os girinos se alimentam de plâncton e larvas de insetos, em outras são carnívoros, podendo mesmo consumir outros girinos; estas formas possuem uma espécie de bico córneo na boca, com pequenos dentes.

QUESTÃO 38
O efeito estufa é um fenômeno que se tornou um problema ambiental de ordem global, principalmente nos dois últimos séculos. Para diminuir as consequências desse fenômeno, novas fontes de energia estão sendo desenvolvidas, as chamadas fontes alternativas de energia. Das opções abaixo, a que não contribui para a diminuição do efeito estufa é a
a) energia eólica.
b) termoelétrica.
c) energia solar.
d) energia das marés.
e) hidroelétrica.
Gabarito: b 
A usina teremoelétrica é uma instalação industrial que serve para gerar energia astravés da queima de combustíveis fósseis, e isso, com certeza, gera danos ao ambienter, principalmente, o aquecimento global.



QUESTÃO 39Das alternativas abaixo, a que não representa uma rocha do tipo metamórfica é:
a) Basalto. (Rochas magmáticas)
b) Gnaisse.
c) Mármore.
d) Ardósia.
e) Quartzo.
Gabarito: a
 
As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.

QUESTÃO 40
Os frutos verdadeiros são resultados do desenvolvimento do ovário após a fecundação. Alguns frutos se originam de outras partes da flor e são conhecidos como pseudofrutos. Das alternativas abaixo, é um exemplo de pseudofruto:
a) Laranja.
b) Abacate.
c) Goiaba.
d) Melancia.
e) Maçã
Gabarito: e
Frutos são estruturas resultantes do amadurecimento do ovário e que surgem após a fecundação. A banana é uma das exceções, já que é formada a partir do ovário não amadurecido. Nesses casos, falamos em fruto partenocárpico.
Existem, no entanto, alimentos vegetais suculentos que chamamos de fruto, mas que na verdade não o são, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Eles são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maçã e a pera são alguns exemplos:
Existem, ainda, partes suculentas que se desenvolveram a partir de:
- Uma flor que possui mais de um ovário, sendo classificada como frutos agregados (ou pseudofrutos agregados). O morango, desenvolvido a partir do receptáculo floral, é um pseudofruto desse tipo.
- Ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, sendo classificadas como frutos (ou pseudofrutos) múltiplos, ou infrutescência. O abacaxi, desenvolvido a partir de ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, é um fruto do tipo múltiplo.

3 comentários:

  1. Adoreeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii
    Aprendiiiiiiiiii bastanteeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!
    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir