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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Exame de Seleção Ensino Médio Técnico Integrado • Verão / 2012 CEFET PARANÁ

QUESTÃO 21
Na Química, para se caracterizar um determinado material são utilizadas, dentre outras, quatro constantes físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade que constituem um “quarteto fantástico”.
Em um laboratório, foram obtidos os dados da tabela abaixo, relativos a propriedades específicas de amostras de alguns materiais.
Materiais                  Massa (g)              Volume       Temperatura   Temperatura
                                 a 20ºC                  (cm3)           de Fusão      de Ebulição
                                                                                      (ºC)              (ºC)
       A                           115                       100                80                 218
       B                           174                       100              650                1120
       C                             74                       100             – 40                  115
       D                           100                       100                  0                  100
Considerando os dados da tabela, analise as afirmações seguintes.
I) À temperatura de 25ºC, os materiais C e D estão no estado líquido. (Correto)
II) Massa e volume são propriedades específicas de cada material. (Errado, são propriedades comuns a todas às matérias)
III) Se o material B for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D ele deverá afundar. (Certo, deverá afundar sim, já que é mais denso que D)
IV) Se o material A for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D ele deverá flutuar. (Errado, deverá afundar, já que é mais denso que D)
V) À temperatura de 20°C, a densidade do material C é igual a 0,74g/mL. (V = 100 cm3 = 0,1 dm3 =
0,1 L = 100 mL, assim d = m
                                           v
                                    d = 74
                                          100
                                     d = 0,74 g/mL
Das afirmações acima, são corretas, apenas:
A) I, III e V.
B) II, III e IV.
C) III, IV e V.
D) I e V.
E) I, III e IV.
Gabarito: A

QUESTÃO 22
Observe atentamente os processos cotidianos abaixo:
I) a secagem da roupa no varal;
II) a queima do carvão;
III) a filtração da água pela vela do filtro;
IV) enferrujamento de uma peça de ferro;
V) azedamento do leite.
Constituem fenômenos químicos:
A) II e V apenas.
B) II, IV e V apenas.
C) I, III e IV apenas.
D) I, II e III apenas.
E) I, II, III, IV e V.
Gabarito: B

QUESTÃO 23
Dadas as equações:
I) CuCR2 + H2SO4 → CuSO4 + 2 HCR
II) CuSO4 + 2 NaOH → Cu(OH)2 + Na2SO4
III) Cu(OH)2    calor     CuO + H2O
A classificação da reação equacionada e a função química do composto assinalado em negrito são:
A) em I, dupla troca e ácido. (CuSO4 é o sulfato de cobre II, um sal.)
B) em II, dupla troca e base.
C) em III, síntese e óxido. (É análise)
D) em I, simples troca e sal. (É dupla troca)
E) em III, análise e sal. (É um óxido)
Gabarito: B

QUESTÃO 24
Em 1841, um cientista chamado Mosander anunciou a descoberta de um novo elemento químico, que ele chamou de didímio. Esse nome, que vem do grego e significa “gêmeo”, foi dado porque, de acordo com
seu descobridor, esse elemento sempre aparecia nas mesmas rochas que o lantânio, e era como se fosse seu “irmão gêmeo”. Contudo, em 1885, outro cientista, chamado Von Welsbach, mostrou que o didímio não era um elemento e sim uma mistura de dois elementos químicos. Ele chamou um desses novos elementos de neodímio (“o novo gêmeo”) e o outro de praseodímio (“o gêmeo verde”). A tabela a seguir menciona átomos desses elementos presentes na natureza.
Átomo                                Representação
Praseodímio-141                     141 Pr 59
Neodímio-142                         142 Nd 60
Neodímio-144                         144 Nd 60
Neodímio-146                         146 Nd 60
Com relação a esses átomos, é correto afirmar que:
A) os átomos 142 Nd 60, 144 Nd 60 e 146 Nd 60 são isóbaros entre si. (Errado, são isótopos)
B) o praseodímio-141 e o neodímio-142 são isótopos entre si.(Errado, são isótonos)
C) o número atômico do elemento químico neodímio é 144. (Errado, Z = 60)
D) o neodímio-142 apresenta 60 nêutrons em seu núcleo. (Errado, 82 nêutrons)
E) o praseodímio-141 apresenta 59 prótons e 82 nêutrons em seu núcleo.
Gabarito: E

QUESTÃO 25
Sobre o atrito podemos dizer:
I) Onde nascessemos teríamos de ficar por toda a vida, pois não poderíamos nos locomover. Isto é, só podemos caminhar porque temos o atrito dos calçados (sapatos) com o chão. (Errado, ao andar, uma pessoa “empurra” o chão, com seus pés, para trás. Uma força de atrito é exercida, então, pelo chão, sobre os pés da pessoa, “empurrando-a” para frente. Assim, em uma superfície sem atrito a pessoa não conseguiria caminhar)
II) O atrito permite que o barco se movimente na água, pois sem o atrito o barco ficaria no mesmo lugar e afundaria. (Errado, o barco não afundaria, porque tem uma força chamada empuxo que o impulsiona para cima)
III) O carro pode se locomover, pois o atrito do pneu com o chão permite a aderência do carro ao chão e assim o motor do carro pode imprimir um deslocamento e também uma velocidade para o carro.
Está(ão) correta(s) apenas:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.
Gabarito: C
comentários:  Atritos
Coisas que se raspam ou se esfregam estão em atrito umas com as outras. Esse atrito também representa
uma interação entre os objetos. Quando você desliza a mão sobre a pele da pessoa amada, está exercendo
sobre ela uma força de atrito. De um modo geral, as forças de atrito se opõem aos movimentos. Ou seja, seu sentido é oposto ao sentido do movimento. É isso que permite que um carro freie e pare: a força de atrito entre o disco e a pastilha dos freios e o atrito entre o pneu e o chão. As forças de atrito são também as responsáveis pela locomoção em terra. Quando empurramos a Terra para trás para ir para a frente, estamos interagindo através do atrito entre os pés e o chão.

QUESTÃO 26
Um pouco de água à 20 ºC foi colocado em um copo contendo uma pedra de gelo. Pode-se afirmar que:
A) com o tempo o gelo resfria a água a 0 ºC, e ele não derrete no processo. (Errado, não é o gelo que resfria a água e sim a água que perde calor para o gelo, resfriando. E é claro, que o gelo derrete, pois absorve calor)
B) a água aquece o gelo a 20 ºC derretendo-o no processo, sem que a água se resfrie. (Errado, a água resfria, sim)
C) enquanto a água e o gelo estão juntos no copo, o gelo derrete e a água se resfria em uma temperatura de 0 ºC.
D) o contato da água com o gelo força a água a se congelar a 20 ºC. (Errado, a solidificação da água se dá a 0 ºC)
E) o contato da água com o gelo força o gelo a se congelar a 0 ºC. (Errado, como a água está a uma temperatura maior que o gelo, a tendência é haver trocas de calor entre a água e o gelo, ou seja, um corpo com maior temperatura perde calor para um corpo de menor temperatura)
Gabarito: C
A seguir, observe a troca de calor que acontece com a água até chegar ao equilíbrio térmico, conhecido popularmente como água morna.
Transferência de calor entre corpos com temperaturas diferentes.

Corpos em Equilíbrio Térmico
Podemos definir, com esse exemplo, que quando ocorre a troca de calor entre os corpos, a soma da quantidade do calor trocado por ambos é zero, ou seja, é nula.

QUESTÃO 27
O chuveiro elétrico esquenta porque, apresenta uma ____________________ que aquece a água, quando passa uma _____________ elétrica. A este fenômeno chamamos de Efeito _________ .
Assinale a única alternativa que completa o texto acima, de forma correta.
A) aceleração, energia potencial, Cascata.
B) energia cinética, força peso, Joule.
C) resistência elétrica, aceleração, Cascata.
D) queda de temperatura, corrente, Joule.
E) resistência elétrica, corrente, Joule.
Gabarito: E
Lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida por corrente elétrica
Comentários:
Todos nós já nos deparamos com materiais que utilizam a energia elétrica para funcionar. Muitos deles transformam parte da energia recebida em outras formas de energia. Por exemplo, quando ligamos uma lâmpada incandescente, aquelas de filamento, um brilho muito forte é liberado por elas. Esse brilho nada mais é do que uma parte da energia elétrica sendo transformada em energia luminosa.
É sabido que esses equipamentos elétricos também transformam parte da energia elétrica em energia térmica. Novamente citamos a lâmpada incandescente, mas também podemos citar as churrasqueiras elétricas, os fornos elétricos, etc. São inúmeros os equipamentos que transformam energia elétrica em energia térmica.
Sabemos que correntes elétricas são cargas elétricas em movimento ordenado e que a corrente elétrica é constituída por elétrons que se movem ao longo de um fio condutor. Isso acontece porque, nos átomos dos metais, os elétrons mais distantes do núcleo ligam-se fracamente a ele, formando uma nuvem de elétrons denominados elétrons livres.
Dessa forma, quando uma corrente elétrica passa por um condutor elétrico, o condutor se aquece, emitindo calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule. Portanto, o efeito joule, conhecido também como efeito térmico, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Quando os átomos recebem essa energia, tendem a vibrar com mais intensidade. Dessa forma, quanto maior for a vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor elétrico.

QUESTÃO 28
As intoxicações alimentares podem ocorrer devido a vários fatores, principalmente em decorrência da contaminação dos alimentos por bactérias, fungos, agrotóxicos, etc. e mais raramente pela toxicidade dos próprios alimentos. Os sintomas de intoxicação alimentar podem ser náusea, vômito, cólica e diarréia. O botulismo é uma das intoxicações mais graves, podendo levar à morte. Esta doença é causada por:
A) fungos, como bolores e mofos.
B) bactérias, do gênero clostrídio.
C) vírus, como H1N1.
D) vermes, como as tênias.
E) agrotóxicos como o DDT.
Gabarito: B
Comentários:  o botulismo é desencadeado por uma toxina da bactéria Clostridium botulinum, presente em alimentos contaminados ou mal conservados. O ambiente propício para sua proliferação é sem oxigênio. Os alimentos embalados a vácuo e enlatados são os mais vulneráveis para que o microrganismo se modifique e produza a toxina.

QUESTÃO 29
O nosso corpo possui inúmeros órgãos, relacionados às mais variadas funções. Os ossículos martelo, bigorna e estribo estão relacionados com uma dessas funções. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a localização e a função destes ossículos.
A) Orelha externa; recebe as ondas sonoras.
B) Orelha interna; mantém o corpo em equilíbrio.
C) Orelha média; transmitem vibrações sonoras para a orelha interna.
D) Orelha média; mantém o equilíbrio do corpo.
E) Orelha interna; transmitem vibrações sonoras para a orelha média.
Gabarito: C

QUESTÃO 30
Quanto à origem geológica, os tipos de rochas se classificam em:
A) calcárias, ígneas e graníticas.
B) marmóreas, sedimentares e intrusivas.
C) metamórficas, cristalizadas e magmáticas.
D) magmáticas, sedimentares e metamórficas.
E) graníticas, calcárias e sedimentares.
Gabarito: D
Ciclo das Rochas

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