FÍSICA
21. Quando queremos saber se uma chapa de metal, exposta ao fogo, está quente, jogamos uma pequena quantidade de água sobre ela. Se gotículas dessa água ficarem saltitando sobre a chapa, por um certo tempo até desaparecerem, é porque a chapa está quente. Isso ocorre porque a água não entra em contato direto com a chapa quente, devido a uma camada de vapor que existe entre ela e a água, que faz com que aconteça uma má condução de calor e a água não consiga chegar ao seu ponto de ebulição. Esse fenômeno físico é chamado
a) evaporação.
b) fervura.
c) resfriamento.
d) calefação.
Evaporação: é a passagem lenta do estado líquido para o estado de vapor, que ocorre predominantemente na superfície do líquido, sem causar agitação ou o surgimento de bolhas no seu interior. Por isso, é um fenômeno de difícil visualização.
Ex.: bacia com água em um determinado local, roupas no varal, poça de água no ambiente.
Ebulição: é a passagem rápida do estado líquido para o estado de vapor, geralmente obtida pelo aquecimento do líquido e percebida devido à ocorrência de bolhas.
Ex.: fervura da água para preparação do café.
Calefação: é a passagem muito rápida do estado líquido para o estado de vapor, quando o líquido se aproxima de uma superfície muito quente.
Ex.: Gotas de água caindo sobre uma frigideira quente.
22. Os dentistas, normalmente, usam nas restaurações dentárias uma substância chamada amálgama, que é resistente e relativamente barata, mas que deve ser utilizada em dentes de regiões não muito visível, pois são mais escuras, podendo ser visualizado o processo dentário. Essa substância é utilizada para que, quando o dente for exposto ao calor, os materiais não se separem, pois o amálgama
a) tem coeficiente de dilatação maior que o coeficiente de dilatação do dente. (Se tivesse quebraria a estrutura do dente)
b) tem coeficiente de dilatação inexistente, pois essa é uma característica dos metais.
c) tem coeficiente de dilatação semelhante ao coeficiente de dilatação do dente.
d) tem coeficiente de dilatação muito menor que o coeficiente de dilatação do dente. (Se tivesse soltaria facilmente do dente, não aderindo às paredes)
23. Ao submeter uma chapa de cobre quadrada com um orifício circular no seu centro a uma potente fonte de calor, verifica-se que a
a) chapa aumenta de tamanho, e o orifício diminui.
b) chapa e o orifício aumentam de tamanho.
c) chapa e o orifício diminuem de tamanho.
d) chapa diminui de tamanho, e o orifício aumenta.
Gabarito: b
Comentários: o material dilata.
24. Sobre propagação de calor, afirmam-se:
I. A condução térmica é o único processo de transmissão de calor que ocorre nos sólidos. (Correto, tem também a convecção e a irradiação, mas a convecção é o processo que só pode ocorrer nos fluidos, pois nos sólidos as partículas não podem ser arrastadas e a irradiação em gases.)
II. A irradiação é a propagação de calor através de ondas eletromagnéticas, que são ondas longitudinais. (Incorreto, ondas transversais)
III. A condução e a convecção de calor não ocorrem no vácuo. (Correto, somente a irradiação ocorre no vácuo)
IV. A propagação de calor por condução pode ocorrer tanto da região mais quente para a mais fria, como da região mais fria para a mais quente.(Errado, ocorre da região mais quente para a mais fria)
Estão corretas apenas as afirmativas
a) II e III.
b) I e IV.
c) I e III.
d) II, III e IV.
Gabarito: c
25. Em uma ambulância ou carro de bombeiros, observa que o nome escrito, na sua dianteira, está invertido. Um motorista que está à frente da ambulância ou do carro de bombeiros, quando olha para trás, através do espelho retrovisor interno vê escrito de maneira correta.
Fonte: GONÇALVES FILHO, Aurélio: TOSCANO, Carlos. Física e Realidade. São Paulo: Scipione, 2011
Isso ocorre porque o espelho retrovisor interno do carro é
a) plano-convexo.
b) plano.
c) côncavo.
d) plano-côncavo.
Gabarito: b
26. Quando mergulhamos em uma piscina, parece que nossas pernas tiveram o seu tamanho encurtado. Isso ocorre porque a luz tem a sua velocidade de propagação alterada, quando passa do ar para a água.O fenômeno físico citado chama-se
a) reflexão da luz.
b) dispersão da luz.
c) refração da luz.
d) absorção da luz.
Gabarito: c
27. As ondas sonoras classificam-se como
a) eletromagnéticas e transversais.
b) mecânicas e longitudinais.
c) mecânicas e transversais.
d) eletromecânicas e longitudinais.
Gabarito: b
28. Considerando que, ao escutarmos o som de um violão, verificamos que ele tenha emitido uma nota aguda e que, ao escutarmos o som de um violino, percebemos que ele tenha emitido uma nota grave.
De acordo com as qualidades fisiológicas do som, conclui-se que o som do violão tem
a) maior frequência que o som do violino.
b) maior velocidade de propagação que o som do violino.
c) menor velocidade de propagação que o som do violino.
d) menor frequência que o som do violino
Gabarito: a
QUÍMICA
Leia o texto abaixo e responda as questões 31 e 32.
Quimiluminescência é um fenômeno de produção de luz durante uma reação química. Exemplo disso é o luminol (C8H7O3N3), produto químico muito usado em cenas de crime para descobrir traços de sangue reagindo com o peróxido de hidrogênio, tendo o ferro como catalisador. As pulseirinhas que brilham no escuro também são exemplo de luminescência. No vagalume também ocorre uma reação química que produz luz (bioluminescência); porém, em vez de luminol, o organismo do inseto produz uma substância chamada luciferina que, ao ser oxidada produz luz.
31. O fenômeno de luminescência é o resultado do comportamento dos elétrons na eletrosfera porque os elétrons, ao saltarem para uma órbita mais afastada,
a) absorvem energia para quando retornarem à órbita inicial a emitirem, fato esse explicado pelo modelo de Bohr.
b) absorvem energia para quando retornarem à órbita inicial a emitirem, fato esse explicado pelo modelo de Rutherford.
c) emitem energia para quando retornarem à órbita inicial a absorverem, fato esse explicado pelo modelo de Bohr.
d) emitem energia para quando retornarem à órbita inicial a absorverem, fato esse explicado pelo modelo de Rutherford.
Gabrito: a
32. Sobre os elementos que formam o luminol, é correto afirmar que o
a) hidrogênio é um metal alcalino e os demais são não-metais. (O hidrogênio está na coluna IA, no grupo dos metais alcalinos, mas não é um metal)
b) oxigênio é o mais eletronegativo, e se encontra no terceiro período da tabela periódica. (Errado, dos quatro ele é o mais eletronegativo, porém ele se encontra no 2º período da tabela)
c) oxigênio é da família dos calcogênios, e seus elétrons estão distribuídos em dois níveis de energia.
d) raio atômico do carbono é menor do que o do nitrogênio. (Errado, olhe abaixo, o raio cresce de cina para baixo e da direita para a esquerda, portanto, o raio atômico do carbono é maior do que o do nitrogênio)
Gabarito: c
Leia o texto abaixo e responda às questões 33 e 34.
Animais e vegetais, quando morrem, sofrem decomposição por micro-organismos, chamada anaeróbica, pois ocorre embaixo da terra. Ocorrem, então, reações químicas em que se produzem CH4, H2S e CO2. Uma das principais reações é a fermentação da celulose, representada pela sua fórmula mínima, na equação:
C6H10O5 + H2O → 3CH4 + 3CO2
33. Considerando as possíveis interpretações da equação química, é correto afirmar que
a) 1 mol de H2O reage com 1 mol de celulose para formar 3 moléculas de CH4 e 3 moléculas de CO2. (Errado, podemos falar que forma 3 mols de CH4 e 3 mols de CO2)
b) a equação balanceada indica que há uma correlação de 1 mol de celulose com 1 mol de H2O.
c) a equação balanceada indica que há uma correlação de 3 moléculas de CH4 para 3 mols de CO2.
(3 mols de CH4)
d) 2 mols de celulose reagem para formar 3 moléculas de CO2.(Errado, 6 mols de CO2)
Gabarito: b
Comentários: primeiramente, deve-se ver o balanceamento das reações, que neste caso, está ok, ou seja, nos reagentes e produtos tem-se o mesmo número de cada átomo de carbono, de hidrogênio e de oxigênio.
34. Considerando os principais componentes que são liberados numa reação anaeróbica e suas interações, afirma-se que a água
a) interage com CO2, pois ambas são polares. (Errado, o CO2 é apolar)
b) interage com H2S, pois ambos são apolares. (Errado, a água e o H2S são polares)
c) não interage com CO2, H2S e CH4, pois são todos substâncias apolares. (H2S é polar)
d) interage mais com H2S que com CH4, porque o primeiro é polar e o segundo, apolar.
Gabarito: d
Molécula polar - A soma vetorial dos vetores polarização associados a todas as ligações covalentes polares na molécula é diferente de zero.
35. O gás carbônico, ao interagir com água, forma o seguinte equilíbrio:
CO2(g) + H2O(g) ↔ HCO2 + OH-
De acordo com os conceitos de ácido-base, a espécie HCO2+ é considerada
a) ácido de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis.
b) ácido de Arrhenius e Brönsted-Lowry.
c) somente ácido de Arrhenius.
d) somente uma base de Lewis.
Gabarito: a
36. A azia é um dos problemas mais frequentes no nosso dia a dia. Trata-se de uma sensação de queimadura causada por um processo irritativo do esôfago em consequência de uma alimentação inadequada. A musculatura que separa o estômago do esôfago não funciona corretamente, originando um refluxo do ácido estomacal e dando sensação de ardor. Para neutralizar o efeito da azia, deve-se ingerir uma solução de
a) Na2SO4.
b) Al(OH)3.
c) KOH.
d) NaCl.
H+(aq) + OH-(aq) ==> H2O(l)
O ácido estomocal é o ácido clorídrico, usa-se uma solução alcalina para neutralizar o ácido,que é o Hidróxido de Alumínio{Al(OH)3}, que pode ser encontrado nas farmácias sob a forma de comprimido, a solução de bicarbonato de sódio também neutraliza o ácido (NaHCO3), são estas duas substâncias essenciais para tal.
37. A oxirredução é um fenômeno que ocorre em reação com transferência de elétrons. Um exemplo desse fenômeno é o que ocorre na obtenção do ferro metálico a partir da hematita, conforme descrito na equação abaixo:
Fe2O3 + CO → Fe + CO2
Considerando os processos de oxidação e redução presentes na reação, é correto afirmar que o
a) ferro sofre oxidação, portanto é o agente redutor. (Errado)
b) carbono sofre redução, portanto é o agente oxidante.
c) ferro sofre redução, portanto é o agente redutor. (Errado)
d) carbono sofre uma oxidação, portanto é o agente redutor.
Gabarito: d
Fe2O3 + CO → Fe + CO2
3+ 0
Diminui o nox - redução - agente oxidante
Fe2O3 + CO → Fe + CO2
2+ 4+
Aumenta o nox - oxidação - agente redutor
38. Quando escovamos os dentes, os íons fluoretos que estão presentes nos cremes dentais substituem os íons hidroxilas da hidroxiapatita (substância que compõe o dente), formando a fluorapatita, tornando os dentes mais resistentes, impedindo assim as cáries provenientes de ácidos presentes em determinados alimentos. A configuração do íon fluoreto é
a) idêntica à do elemento oxigênio. (Errado, igual ao do Neônio)
b) 1s2 2s2 2p5 (seria 1s2 2s2 2p6)
c) 1s2 2s2 2p4 (seria 1s2 2s2 2p6)
d) idêntica à do íon sódio.
Gabarito: d
Comentários: F-, quer dizer que é um ânion com Z = 9, como ganhou um elétron, tem 10 elétrons, configuração igual ao do Neônio ou íon sódio, que tem Z = 11, perdendo 1 elétrons fica com 10 elétrons..
39. O sulfato de alumínio é utilizado na purificação da água potável e nos resíduos de tratamento da água, na manufatura de papéis e em tingimento têxtil. Sua obtenção pode ocorrer conforme a seguinte equação:
Al2O3 + 3 H2SO4 → Al2(SO4)3 + 3 H2O
Sobre a reação descrita, são dadas as seguintes afirmativas:
I. Os reagentes são um ácido forte e um óxido anfótero.
II. O sulfato de alumínio é um sal de caráter neutro.
III. A dissociação do ácido é realizada em duas etapas. (Errado, em uma etapa apenas)
IV. No produto, ocorre formação de um óxido ácido. (Errado, de um sal - Al2(SO4)3)
Está(ão) apenas correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) II, III e IV.
b) I.
c) I e II.
d) II e III.
Gabarito: c
Comentários: óxidos anfóteros: são óxidos que podem se comportar ora como óxido básico, ora como óxido ácido.
Sendo "indecisos" entre o caráter básico e o caráter ácido, os óxidos anfóteros só reagem com outra substância de caráter químico pronunciado: ou ácido forte ou base forte.
Os óxidos anfóteros são, em geral, sólidos, moleculares, insolúveis em água e formados:
40. Observe o quadro abaixo, em que algumas substâncias estão relacionadas com suas aplicações mais comuns no nosso cotidiano:
Substância Aplicação
Hipoclorito de sódio a l v e j a n te
Soda cáustica f a b r ic a ç ã o de sabão
Bicarbonato de sódio f e r m e n to
Hidróxido de amônio p r o d u t o de limpeza
As fórmulas que representam as substâncias citadas no quadro são, respectivamente,
a) NaClO4 , NaOH, NaCO3 , NH4OH.
b) NaClO, Ca(OH)2, NaHCO3, NH3OH.
c) NaClO, NaOH, NaHCO3, NH4OH.
d) NaClO4, Ca(OH)2, Na2CO3, NH3OH.
Gabarito: c
21- D 31- A
22- C 32- C
23- B 33- B
24- C 34- D
25- B 35- A
26- C 36- B
27- B 37- D
28- A 38- D
39- C
40- C
21. Quando queremos saber se uma chapa de metal, exposta ao fogo, está quente, jogamos uma pequena quantidade de água sobre ela. Se gotículas dessa água ficarem saltitando sobre a chapa, por um certo tempo até desaparecerem, é porque a chapa está quente. Isso ocorre porque a água não entra em contato direto com a chapa quente, devido a uma camada de vapor que existe entre ela e a água, que faz com que aconteça uma má condução de calor e a água não consiga chegar ao seu ponto de ebulição. Esse fenômeno físico é chamado
a) evaporação.
b) fervura.
c) resfriamento.
d) calefação.
Gabarito: d
Comentários: - Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado gasoso.
Evaporação: é a passagem lenta do estado líquido para o estado de vapor, que ocorre predominantemente na superfície do líquido, sem causar agitação ou o surgimento de bolhas no seu interior. Por isso, é um fenômeno de difícil visualização.
Ex.: bacia com água em um determinado local, roupas no varal, poça de água no ambiente.
Ebulição: é a passagem rápida do estado líquido para o estado de vapor, geralmente obtida pelo aquecimento do líquido e percebida devido à ocorrência de bolhas.
Ex.: fervura da água para preparação do café.
Calefação: é a passagem muito rápida do estado líquido para o estado de vapor, quando o líquido se aproxima de uma superfície muito quente.
Ex.: Gotas de água caindo sobre uma frigideira quente.
22. Os dentistas, normalmente, usam nas restaurações dentárias uma substância chamada amálgama, que é resistente e relativamente barata, mas que deve ser utilizada em dentes de regiões não muito visível, pois são mais escuras, podendo ser visualizado o processo dentário. Essa substância é utilizada para que, quando o dente for exposto ao calor, os materiais não se separem, pois o amálgama
a) tem coeficiente de dilatação maior que o coeficiente de dilatação do dente. (Se tivesse quebraria a estrutura do dente)
b) tem coeficiente de dilatação inexistente, pois essa é uma característica dos metais.
c) tem coeficiente de dilatação semelhante ao coeficiente de dilatação do dente.
d) tem coeficiente de dilatação muito menor que o coeficiente de dilatação do dente. (Se tivesse soltaria facilmente do dente, não aderindo às paredes)
Gabarito: c
COEFICIENTE DE DILATAÇÃO
Quando um corpo sólido ou líquido é aquecido
ocorre uma variação em suas dimensões, isto se dá
devido à agitação térmica das moléculas ou
átomos, permitindo que os mesmos se afastem. O coeficiente de dilatação
térmica é uma medida de variação unitária
da grandeza de uma de suas dimensões. Essas variações das
dimensões ocorrem no comprimento, na largura e na espessura, algumas
vezes mais acentuada em uma do que em outra, é por essa razão
que se estuda as variações das dimensões linear, superficial
e volumetricamente, aparecendo nesses caso três coeficientes de dilatação
: coeficiente de dilatação linear (variação unitária
do comprimento), coeficiente de dilatação superficial (variação
unitária da área) e coeficiente de dilatação volumétrica
(variação unitária do volume). Ocorrem dilatações também
nas construções de concretos, observe que as calçadas também
como os trilhos dos trens, possuem um espaço entre as suas construções.23. Ao submeter uma chapa de cobre quadrada com um orifício circular no seu centro a uma potente fonte de calor, verifica-se que a
a) chapa aumenta de tamanho, e o orifício diminui.
b) chapa e o orifício aumentam de tamanho.
c) chapa e o orifício diminuem de tamanho.
d) chapa diminui de tamanho, e o orifício aumenta.
Gabarito: b
Comentários: o material dilata.
24. Sobre propagação de calor, afirmam-se:
I. A condução térmica é o único processo de transmissão de calor que ocorre nos sólidos. (Correto, tem também a convecção e a irradiação, mas a convecção é o processo que só pode ocorrer nos fluidos, pois nos sólidos as partículas não podem ser arrastadas e a irradiação em gases.)
II. A irradiação é a propagação de calor através de ondas eletromagnéticas, que são ondas longitudinais. (Incorreto, ondas transversais)
III. A condução e a convecção de calor não ocorrem no vácuo. (Correto, somente a irradiação ocorre no vácuo)
IV. A propagação de calor por condução pode ocorrer tanto da região mais quente para a mais fria, como da região mais fria para a mais quente.(Errado, ocorre da região mais quente para a mais fria)
Estão corretas apenas as afirmativas
a) II e III.
b) I e IV.
c) I e III.
d) II, III e IV.
Gabarito: c
25. Em uma ambulância ou carro de bombeiros, observa que o nome escrito, na sua dianteira, está invertido. Um motorista que está à frente da ambulância ou do carro de bombeiros, quando olha para trás, através do espelho retrovisor interno vê escrito de maneira correta.
Fonte: GONÇALVES FILHO, Aurélio: TOSCANO, Carlos. Física e Realidade. São Paulo: Scipione, 2011
Isso ocorre porque o espelho retrovisor interno do carro é
a) plano-convexo.
b) plano.
c) côncavo.
d) plano-côncavo.
Gabarito: b
Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano. |
26. Quando mergulhamos em uma piscina, parece que nossas pernas tiveram o seu tamanho encurtado. Isso ocorre porque a luz tem a sua velocidade de propagação alterada, quando passa do ar para a água.O fenômeno físico citado chama-se
a) reflexão da luz.
b) dispersão da luz.
c) refração da luz.
d) absorção da luz.
Gabarito: c
27. As ondas sonoras classificam-se como
a) eletromagnéticas e transversais.
b) mecânicas e longitudinais.
c) mecânicas e transversais.
d) eletromecânicas e longitudinais.
Gabarito: b
28. Considerando que, ao escutarmos o som de um violão, verificamos que ele tenha emitido uma nota aguda e que, ao escutarmos o som de um violino, percebemos que ele tenha emitido uma nota grave.
De acordo com as qualidades fisiológicas do som, conclui-se que o som do violão tem
a) maior frequência que o som do violino.
b) maior velocidade de propagação que o som do violino.
c) menor velocidade de propagação que o som do violino.
d) menor frequência que o som do violino
Gabarito: a
QUÍMICA
Leia o texto abaixo e responda as questões 31 e 32.
Quimiluminescência é um fenômeno de produção de luz durante uma reação química. Exemplo disso é o luminol (C8H7O3N3), produto químico muito usado em cenas de crime para descobrir traços de sangue reagindo com o peróxido de hidrogênio, tendo o ferro como catalisador. As pulseirinhas que brilham no escuro também são exemplo de luminescência. No vagalume também ocorre uma reação química que produz luz (bioluminescência); porém, em vez de luminol, o organismo do inseto produz uma substância chamada luciferina que, ao ser oxidada produz luz.
31. O fenômeno de luminescência é o resultado do comportamento dos elétrons na eletrosfera porque os elétrons, ao saltarem para uma órbita mais afastada,
a) absorvem energia para quando retornarem à órbita inicial a emitirem, fato esse explicado pelo modelo de Bohr.
b) absorvem energia para quando retornarem à órbita inicial a emitirem, fato esse explicado pelo modelo de Rutherford.
c) emitem energia para quando retornarem à órbita inicial a absorverem, fato esse explicado pelo modelo de Bohr.
d) emitem energia para quando retornarem à órbita inicial a absorverem, fato esse explicado pelo modelo de Rutherford.
Gabrito: a
32. Sobre os elementos que formam o luminol, é correto afirmar que o
a) hidrogênio é um metal alcalino e os demais são não-metais. (O hidrogênio está na coluna IA, no grupo dos metais alcalinos, mas não é um metal)
b) oxigênio é o mais eletronegativo, e se encontra no terceiro período da tabela periódica. (Errado, dos quatro ele é o mais eletronegativo, porém ele se encontra no 2º período da tabela)
c) oxigênio é da família dos calcogênios, e seus elétrons estão distribuídos em dois níveis de energia.
d) raio atômico do carbono é menor do que o do nitrogênio. (Errado, olhe abaixo, o raio cresce de cina para baixo e da direita para a esquerda, portanto, o raio atômico do carbono é maior do que o do nitrogênio)
Gabarito: c
Leia o texto abaixo e responda às questões 33 e 34.
Animais e vegetais, quando morrem, sofrem decomposição por micro-organismos, chamada anaeróbica, pois ocorre embaixo da terra. Ocorrem, então, reações químicas em que se produzem CH4, H2S e CO2. Uma das principais reações é a fermentação da celulose, representada pela sua fórmula mínima, na equação:
C6H10O5 + H2O → 3CH4 + 3CO2
33. Considerando as possíveis interpretações da equação química, é correto afirmar que
a) 1 mol de H2O reage com 1 mol de celulose para formar 3 moléculas de CH4 e 3 moléculas de CO2. (Errado, podemos falar que forma 3 mols de CH4 e 3 mols de CO2)
b) a equação balanceada indica que há uma correlação de 1 mol de celulose com 1 mol de H2O.
c) a equação balanceada indica que há uma correlação de 3 moléculas de CH4 para 3 mols de CO2.
(3 mols de CH4)
d) 2 mols de celulose reagem para formar 3 moléculas de CO2.(Errado, 6 mols de CO2)
Gabarito: b
Comentários: primeiramente, deve-se ver o balanceamento das reações, que neste caso, está ok, ou seja, nos reagentes e produtos tem-se o mesmo número de cada átomo de carbono, de hidrogênio e de oxigênio.
34. Considerando os principais componentes que são liberados numa reação anaeróbica e suas interações, afirma-se que a água
a) interage com CO2, pois ambas são polares. (Errado, o CO2 é apolar)
b) interage com H2S, pois ambos são apolares. (Errado, a água e o H2S são polares)
c) não interage com CO2, H2S e CH4, pois são todos substâncias apolares. (H2S é polar)
d) interage mais com H2S que com CH4, porque o primeiro é polar e o segundo, apolar.
Gabarito: d
Polaridade das moléculas
Molécula apolar - A soma vetorial dos vetores polarização associados a todas as ligações covalentes polares da molécula é nula.Molécula polar - A soma vetorial dos vetores polarização associados a todas as ligações covalentes polares na molécula é diferente de zero.
35. O gás carbônico, ao interagir com água, forma o seguinte equilíbrio:
CO2(g) + H2O(g) ↔ HCO2 + OH-
De acordo com os conceitos de ácido-base, a espécie HCO2+ é considerada
a) ácido de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis.
b) ácido de Arrhenius e Brönsted-Lowry.
c) somente ácido de Arrhenius.
d) somente uma base de Lewis.
Gabarito: a
36. A azia é um dos problemas mais frequentes no nosso dia a dia. Trata-se de uma sensação de queimadura causada por um processo irritativo do esôfago em consequência de uma alimentação inadequada. A musculatura que separa o estômago do esôfago não funciona corretamente, originando um refluxo do ácido estomacal e dando sensação de ardor. Para neutralizar o efeito da azia, deve-se ingerir uma solução de
a) Na2SO4.
b) Al(OH)3.
c) KOH.
d) NaCl.
Gabarito: b
Comentários: para se neutralizar um acido usa-se uma base, de acordo com a equacao:H+(aq) + OH-(aq) ==> H2O(l)
O ácido estomocal é o ácido clorídrico, usa-se uma solução alcalina para neutralizar o ácido,que é o Hidróxido de Alumínio{Al(OH)3}, que pode ser encontrado nas farmácias sob a forma de comprimido, a solução de bicarbonato de sódio também neutraliza o ácido (NaHCO3), são estas duas substâncias essenciais para tal.
37. A oxirredução é um fenômeno que ocorre em reação com transferência de elétrons. Um exemplo desse fenômeno é o que ocorre na obtenção do ferro metálico a partir da hematita, conforme descrito na equação abaixo:
Fe2O3 + CO → Fe + CO2
Considerando os processos de oxidação e redução presentes na reação, é correto afirmar que o
a) ferro sofre oxidação, portanto é o agente redutor. (Errado)
b) carbono sofre redução, portanto é o agente oxidante.
c) ferro sofre redução, portanto é o agente redutor. (Errado)
d) carbono sofre uma oxidação, portanto é o agente redutor.
Gabarito: d
Fe2O3 + CO → Fe + CO2
3+ 0
Diminui o nox - redução - agente oxidante
Fe2O3 + CO → Fe + CO2
2+ 4+
Aumenta o nox - oxidação - agente redutor
38. Quando escovamos os dentes, os íons fluoretos que estão presentes nos cremes dentais substituem os íons hidroxilas da hidroxiapatita (substância que compõe o dente), formando a fluorapatita, tornando os dentes mais resistentes, impedindo assim as cáries provenientes de ácidos presentes em determinados alimentos. A configuração do íon fluoreto é
a) idêntica à do elemento oxigênio. (Errado, igual ao do Neônio)
b) 1s2 2s2 2p5 (seria 1s2 2s2 2p6)
c) 1s2 2s2 2p4 (seria 1s2 2s2 2p6)
d) idêntica à do íon sódio.
Gabarito: d
Comentários: F-, quer dizer que é um ânion com Z = 9, como ganhou um elétron, tem 10 elétrons, configuração igual ao do Neônio ou íon sódio, que tem Z = 11, perdendo 1 elétrons fica com 10 elétrons..
39. O sulfato de alumínio é utilizado na purificação da água potável e nos resíduos de tratamento da água, na manufatura de papéis e em tingimento têxtil. Sua obtenção pode ocorrer conforme a seguinte equação:
Al2O3 + 3 H2SO4 → Al2(SO4)3 + 3 H2O
Sobre a reação descrita, são dadas as seguintes afirmativas:
I. Os reagentes são um ácido forte e um óxido anfótero.
II. O sulfato de alumínio é um sal de caráter neutro.
III. A dissociação do ácido é realizada em duas etapas. (Errado, em uma etapa apenas)
IV. No produto, ocorre formação de um óxido ácido. (Errado, de um sal - Al2(SO4)3)
Está(ão) apenas correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) II, III e IV.
b) I.
c) I e II.
d) II e III.
Gabarito: c
Comentários: óxidos anfóteros: são óxidos que podem se comportar ora como óxido básico, ora como óxido ácido.
Sendo "indecisos" entre o caráter básico e o caráter ácido, os óxidos anfóteros só reagem com outra substância de caráter químico pronunciado: ou ácido forte ou base forte.
Os óxidos anfóteros são, em geral, sólidos, moleculares, insolúveis em água e formados:
40. Observe o quadro abaixo, em que algumas substâncias estão relacionadas com suas aplicações mais comuns no nosso cotidiano:
Substância Aplicação
Hipoclorito de sódio a l v e j a n te
Soda cáustica f a b r ic a ç ã o de sabão
Bicarbonato de sódio f e r m e n to
Hidróxido de amônio p r o d u t o de limpeza
As fórmulas que representam as substâncias citadas no quadro são, respectivamente,
a) NaClO4 , NaOH, NaCO3 , NH4OH.
b) NaClO, Ca(OH)2, NaHCO3, NH3OH.
c) NaClO, NaOH, NaHCO3, NH4OH.
d) NaClO4, Ca(OH)2, Na2CO3, NH3OH.
Gabarito: c
21- D 31- A
22- C 32- C
23- B 33- B
24- C 34- D
25- B 35- A
26- C 36- B
27- B 37- D
28- A 38- D
39- C
40- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário