"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA CONCOMITANTES 2009/2

Questão 15
“Em breve, o público que visita o Parque Zoológico de São Paulo vai poder ver o comportamento dos animais que passam a noite bem acordados. Emoção à luz do dia já é garantida.”
(Passeio noturno desvenda feras no meio da escuridão. Assumpção, I; Raimundo, J. Globo.com 24/04/09. Disponível em: http://g1.globo.com/globoreportel. Acesso em: 11 Mai. 2009)
Nos zoológicos, costuma-se encontrar exemplares de diversos grupos de animais. Sobre os mamíferos, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Os mamíferos são animais de hábito diurno. Em um passeio como esse, que será oferecido pelo zoológico de São Paulo, não poderíamos observar animais deste grupo. (Errado, existem mamíferos que tem hábitos noturnos, como ratos, por exemplo)
(B) Baleias, golfinhos, peixes-boi, focas e leões marinhos, apesar de serem animais aquáticos, são classificados no grupo dos mamíferos.
(C) Características marcantes nos mamíferos são: presença de pelos, glândulas mamárias, respiração branquial, pulmonar e cutânea e presença de ossos pneumáticos. (Errado, respiração dos mamíferos é pulmonar e não tem ossos pneumáticos, e sim aves)
(D) No grupo dos mamíferos, encontram-se animais vertebrados e invertebrados. (Errado, somente animais vertebrados)
(E) Assim como répteis e anfíbios, os mamíferos não possuem mecanismos para manter a temperatura corpórea constante. (Errado, os peixes, anfíbios e répteis, são heterotérmicos, ou seja, regulam a temperatura do corpo de acordo com a temperatura do ambiente, enquanto que aves e mamíferos regulam a temperatura do corpo internamente, são homotérmicos)
Gabarito: B

Questão 16
A fotossíntese é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Os organismos fotossintetizantes (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção do seu próprio elemento, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtêm energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores. A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de ________, _________ e __________.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
(A) luz, matéria orgânica e oxigênio.
(B) luz, água e oxigênio.
(C) luz, água e gás carbônico.
(D) luz, água e hidrogênio.
(E) luz, fósforo e oxigênio.
Gabarito: C
 

Questão 17
(...) Conta a lenda bíblica que duas mulheres reclamavam a posse de uma criança, e o rei Salomão, um homem justo e sábio, diante do impasse, disse às duas mulheres que mandaria cortar a criança ao meio e daria a cada uma delas uma parte. Assim que proferiu a sentença, uma das mulheres gritou e implorou para que ele não fizesse isso, e que desse a criança à outra mulher que dizia ser a mãe. Salomão, vendo o gesto da mulher, mandou que a criança fosse entregue a ela, pois somente uma mãe poderia ter semelhante atitude. Hoje, felizmente, decisões judiciais não são baseadas mais na intuição salomônica, mas nos testes de laboratório que devem ser, conforme o caso, custeados pelo Estado. Há vários usos combinados do DNA nas questões que envolvem paternidade, crimes, violências sexuais, por exemplo.
(Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc. Acesso em: 10 mai. 2009.)
A respeito do DNA e do RNA, assinale o que for CORRETO.
(A) O RNA é formado por uma única cadeia de nucleotídeos, enquanto o DNA é formado por duas cadeias de nucleotídeos, formando uma estrutura tridimensional helicoidal.
(B) A maioria dos seres vivos apresenta apenas RNA no interior do núcleo de suas células. (Errado, a maioria apresenta DNA e RNA)
(C) Embora o DNA e o RNA sejam estruturalmente bem distintos, eles apresentam as mesmas funções numa célula. (Errado, o DNA tem a função de dar as características aos seres vivos e o RNA, síntese protéica)
(D) As bases nitrogenadas que compõem os nucleotídeos do DNA são adenina, guanina, citosina e uracila;  e as bases nitrogenadas que compõem os nucleotídeos do RNA são adenina, guanina, citosina e timina.(Errado, DNA não tem uracila e sim timina, RNA tem uracila e não timina)
(E) A pentose do DNA é a ribose, e a do RNA, desoxirribose. (É ao contrário)
Gabarito: A

Questão 18
Manguezal (também chamado mangal e mangue) é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, encontrado em regiões tropicais e subtropicais. O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos do planeta. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, as quais se associam a outros componentes vegetais e animais. O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente exposto à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra. A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.
(Disponível em: htpp//www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/manguezais/mangue,php. Acesso em: 10 mai. 2009)
Considerando o texto acima sobre o ecossistema manguezal, leia as proposições abaixo:
I- As raízes respiratórias ou pneumatóforos são encontradas em determinadas espécies de plantas que vivem nos manguezais.
II- As raízes respiratórias são classificadas como aéreas e estão adaptadas à realização de trocas gasosas com o ambiente.
III- Dentre a diversidade de espécies encontradas neste ambiente, podemos destacar os seguintes invertebrados: camarão, caranguejo, garça, cobra e mexilhão. (Errado, garça e cobra são vertebrados)
IV- No Brasil tem se verificado uma degradação intensa dos manguezais, principalmente pela especulação imobiliária que aterra suas áreas para instalação de indústrias, portos, marinas e loteamentos residenciais.
V- Os manguezais fornecem uma rica alimentação protéica para a população litorânea brasileira através da pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos, que são para os moradores do litoral a principal fonte de subsistência.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Todas as proposições são verdadeiras.
(B) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras.
(C) Apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras.
(D) Apenas a proposição III é verdadeira.
(E) Apenas as proposições I, II, IV e V são verdadeiras.
Gabarito: E

Questão 19
Assinale a alternativa CORRETA. Para afirmar se um automóvel está em movimento ou em repouso, deve-se levar em conta:
(A) Onde ele está.
(B) Se o automóvel está quebrado.
(C) O referencial adotado.
(D) A massa do automóvel.
(E) O tamanho do automóvel.
Gabarito: C
Comentários: sempre que perguntarem se algo está em movimento ou em repouso, não se esqueça, depende sempre do referencial adotado.

Repouso, Movimento e Referencial 

Imagine um casal em viajando de trem, sentados lado a lado e observando a passagem das paisagens estampadas através das janelas. É correto você dizer que o homem está em movimento ou mesmo que está em repouso, pois tais conceitos são relativos, ou seja, dependem do referencial adotado. Em relação à mulher, o homem está em repouso, pois sua posição em relação a ela não muda no decorrer do tempo. Porém, em relação a uma árvore próxima à linha do trem, o namorado está em movimento, já que sua posição em relação a ela muda continuamente com o tempo. 

Conseqüentemente, só podemos falar em re-pouso ou movimento em relação a um referencial ou sistema de referência.

Questão 20
O desenho representa um circuito elétrico composto por uma pilha e uma lâmpada incandescente.

Sobre as transformações de energia, é CORRETO afirmar que:
(A) A pilha transforma energia química em energia elétrica.
(B) A pilha transforma energia química em energia luminosa.
(C) A lâmpada transforma energia mecânica em energia luminosa.
(D) A lâmpada transforma energia química em energia luminosa.
(E) A pilha transforma energia mecânica em energia elétrica.
Gabarito: A
Comentários: a energia nunca se perde, nunca se cria, sempre se transforma em outra energia.

Questão 21
Com relação as Leis de Newton, analise as proposições:
I – Se a resultante das forças que atuam sobre uma partícula é nula, necessariamente ela estará em repouso. (Errado, ele poderá estar em movimento retilíneo uniforme)
II – Não é necessária a atuação de nenhuma força para que uma partícula descreva um movimento circular uniforme. (Errado, veja abaixo)
III– Uma pedra é atirada contra uma janela quebrando a vidraça. Então o módulo da força exercida pela pedra sobre a vidraça é igual ao módulo da força exercida pela vidraça sobre a pedra. (Correto, 3ª Lei de Newton, lei de ação e reação)
IV– A força resultante e a aceleração de uma partícula têm sempre a mesma direção e o mesmo sentido.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Todas as proposições são verdadeiras.
(B) Apenas as proposições II e IV são verdadeiras.
(C) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
(D) Apenas a proposição I é verdadeira.
(E) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras.
Gabarito: E
Comentários: todo corpo que realiza movimento circular uniforme está sujeito à força centrípeta, isto é, a
resultante das forças que nele atuam aponta para o centro de sua trajetória. O que impede a pedra na
funda de seguir indefinidamente em linha reta, por exemplo, se desprezarmos a gravidade e a
resistência do ar, é a força centrípeta aplicada pela mão, que a faz girar, e é transmitida à pedra
através do cordão. Dessa forma, a direção da velocidade, tangente à trajetória descrita, muda de
ponto a ponto da trajetória. Se, subitamente, a força centrípeta deixar de atuar, o corpo irá se mover,
a partir do ponto de sua trajetória onde se encontra, em linha reta na direção tangente ao círculo.

Questão 22
Sobre o tema ondas sonoras, analise as proposições abaixo:
I – O som é uma onda mecânica que se propaga no vácuo. (Errado, o som é uma onda mecânica que se propaga em meio material, sólido, líquido e gás)
II – O eco é um fenômeno sonoro, consequência da reflexão das ondas sonoras.
III – O timbre, intensidade e altura são elementos básicos do som.
IV – O som se propaga com a mesma velocidade nas substâncias sólidas, líquidas e gasosas. (Errado, se uma pessoa estiver com a cabeça dentro de uma piscina e outra pessoa estiver fora da piscina e se for feito um barulho qualquer, com certeza o som chegará mais facilmente aos ouvidos da que estiver fora da piscina)
Assinale a alternativa que contém apenas proposições VERDADEIRAS.
(A) III e IV.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) II e III.
(E) I, II, III e IV.
Gabarito: D
Comentários:  O som é produzido por corpos quando colocados em vibração. Essa vibração se transfere no ar de molécula a molécula até alcançar nossos ouvidos. As principais características do som são: intensidade, timbre e altura.
A intensidade é uma característica do som que está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas. Essa propriedade do som é provocada pela pressão que a onda exerce sobre o ouvido ou sobre algum instrumento medidor da intensidade sonora, como um decibelímetro ou um dosímetro, por exemplo. Quanto maior a pressão maior será a intensidade medida por esse aparelho. A intensidade sonora é medida em bel, em homenagem ao cientista inglês Graham Bell. Contudo, utiliza-se com mais frequência um submúltiplo: 1 decibel = 1 dB = 0,1 bel.
A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência que a voz feminina. Na linguagem técnica ou musical dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto, assim sendo, concluímos que no cotidiano os termos alto e baixo referentes à intensidade do som são aplicados erroneamente, sendo assim devem ser evitados.
O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes.

Questão 27
O hipoclorito de sódio é um alvejante usado no branqueamento de roupas, no tratamento da água de piscinas, como antisséptico na limpeza de casas, e, em pequena quantidade, para lavagem de vegetais.
Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE a fórmula do hipoclorito de sódio.
(A) NaClO4.
(B) NaCl.
(C) KClO.
(D) NaClO.
(E) HCl.
Gabarito: D
Comentários: é um sal oxigenado, já que tem oxigênio em sua fórmula. Estudem as funções químicas.

Questão 28
As lâmpadas de sódio, utilizadas nas vias públicas, conforme mostra a figura abaixo, emitem luz de cor amarela; uma fita de magnésio aquecida emite cor branca intensa; uma barra de ferro adquire cor vermelha, etc.


Fonte: Disponível em www.amparo.sp.gov.br/.../201006_iluminacao.jpg.
Essa propriedade dos elementos químicos, de emitirem cores características, quando energizados, deve-se:
(A) À passagem do elétron de um nível eletrônico mais afastado para um nível mais próximo do núcleo.
(B) À passagem do elétron de um nível eletrônico mais próximo para um nível mais afastado do núcleo.
(C) Ao ganho de elétrons dos átomos dos elementos químicos.
(D) À transformação radioativa do elemento.
(E) Ao aumento da massa do elemento ao receber um elétron.
Gabarito: A
Comentários: Como funcionam os fogos de artifícios?


Espetáculo da química
Os fogos de artifício são, basicamente, um dispositivo que fica envolvido em um cartucho de papel (em geral, em forma de cilindro). Na parte inferior do cartucho fica o propelente - a carga explosiva que leva os fogos para o alto. Na parte superior fica a 'bomba', com pequenos pacotinhos de sais responsáveis pelas diferentes cores e efeitos que surgem nas explosões. Há dois pavios, um para o propelente, que queima mais rápido, e outro para a bomba, que é mais demorado para que exploda somente no céu.
O propelente mais utilizado é a pólvora negra, uma mistura de nitrato de potássio (KNO3), enxofre e carvão. Esse tipo de pólvora foi descoberto pelos chineses há mais de 2.200 anos e era usado para espantar maus espíritos através de seu barulho e brilho. Outro propelente comum é o altamente explosivo perclorato de potássio (KCLO4), que é misturado com a pólvora.
A disposição dos pacotes de sais na bomba causa os diferentes desenhos que se formam na hora da explosão. Já para conseguir as cores variadas, as bombas são compostas por elementos químicos específicos (veja tabela). Na hora em que a pólvora explode, a energia produzida excita os elétrons dos átomos desses elementos. Em outras palavras, os elétrons 'saltam' de níveis de menor energia (mais próximos do núcleo) para níveis de maior energia (mais distantes). Quando retornam aos níveis de menor energia, liberam a energia que absorveram em forma de luz colorida.

Questão 29
Nos lixões, podem ser encontrados desde restos de comida, até materiais tóxicos e infectados, além da formação de substâncias gasosas, muitos combustíveis como o gás metano (CH4). Por isso, há a necessidade de se fincar tubos para lançá-los na atmosfera, a fim de não ficarem confinados no interior do lixo, e virem a queimar na superfície. (boitatá). Com base nos seus conhecimentos e com as informações contidas no texto, sobre o metano é CORRETO afirmar que:
(A) Sua estrutura é piramidal. (Errado, é tetraédrica)
(B) É composto de 4 ligações covalentes.
(C) É um composto iônico. (Errado, é covalente)
(D) Apresenta 4 ligações apolares. (4 ligações polares)
(E) É uma molécula apolar.
Gabarito: anulada, tem duas respostas certas a B e a E.

Questão 30
Observe atentamente a figura de um erlenmeyer:


Fonte: Disponpivel em www.quiprocura. net. Acesso em 07 mai. 2009
Se tivermos no balão de destilação uma mistura de álcool e água, a primeira fração recolhida no erlenmeyer será:
(A) Álcool e água.
(B) Água.
(C) Álcool.
(D) Álcool e cloreto de sódio.
(E) Água e cloreto de sódio.
Gabarito: C
Comentários: o álcool tem ponto de ebulição menor que o da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário