"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2012

EXAME DE SELEÇÃO AO ENSINO MÉDIO TÉCNICO-INTEGRADO - VERÃO 2006 - CEFET PARANÁ

QUESTÃO 25
Um garoto, durante o primeiro dia de suas férias, viajou com os seus pais, de avião, para uma belíssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e, ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecológica bastante conhecida na cidade onde estavam hospedados. Pode-se afirmar que neste mesmo dia este
garoto passeou, respectivamente, por partes da:
A) hidrosfera, atmosfera, e litosfera.
B) atmosfera, litosfera e hidrosfera.
C) litosfera, atmosfera e hidrosfera.
D) litosfera, hidrosfera e atmosfera.
E) atmosfera, hidrosfera e litosfera.
Gabarito: E
 
QUESTÃO 26
Observe o animal a seguir e assinale a questão correta:

A) É um inseto, pois apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, e um conjunto de seis patas. (Errado, corpo dividido em três segmentos, a saber, cabeça, tórax e abdômen)
B) As suas antenas são olfativas, a sua respiração é traqueal, enquanto que sua circulação é do tipo aberta.
C) Este animal apresenta um aparelho bucal do tipo picador, por isso é transmissor de doenças. (Aparelho bucal tipo mastigador)
D) Sua reprodução é assexuada e apresenta metamorfose incompleta. (Errado, apresenta reprodução sexuada e o grilo é um inseto ovíparo com metamorfose incompleta, não apresenta a fase de pupa)
E) É considerado um artrópodo, pois apresenta exoesqueleto calcário como os aracnídeos. (Errado, o seu exoesqueleto é de quitina como de todo artrópodo)
Gabarito: B

QUESTÃO 27
Ao ingerirmos um sanduíche (pão, alface, queijo, carne e tomate), introduzimos substâncias que são essenciais para o nosso organismo. Sobre este assunto é INCORRETO afirmar que:
A) como o pão contém amido, um carboidrato, ele vai começar a ser "quebrado" na boca pela saliva que contém a enzima ptialina. (Correto, na boca começa a digestão de carboidratos)
B) o alface contém fibras que auxiliam na formação do bolo fecal.
C) o queijo contém muita gordura que é classificada como carboidrato. (Incorreto, gordura é classificada como lipídeos)
D) as proteínas da carne são digeridas no estômago pela pepsina.
E) o tomate é rico em caroteno, licopeno, sais minerais e vitaminas.
Gabarito: C

QUESTÃO 28
Nosso corpo é formado por quatrilhões de células vivas que necessitam ao mesmo tempo de água, alimentos, ar, entre outras substâncias. O sangue é o veículo que transporta as substâncias necessárias à vida das células. Sobre as diferentes funções do sangue é correto afirmar que:
A) os leucócitos transportam nutrientes e hormônios. (Errado, são responsáveis pela defesa do organismo)
B) o plasma é responsável pelo transporte de oxigênio. (Errado, o plasma é o líquido amarelo do sangue, onde flutuam um aglomerado de células brancas e vermelhas, água, proteínas, glicose e sais minerais)
C) as plaquetas ajudam na coagulação do sangue.
D) as hemácias são responsáveis pela defesa do organismo. (Errado, são os leucócitos, as hemácias são céçlulas anucleadas e são as células vermelhas do sangue, os eritrócitos, e contém o pigmento hemoglobulina, responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico)
E) os glóbulos vermelhos regulam a manutenção da temperatura. (É feita pela pele e pela circulação sanguínea)
Gabarito: C

QUESTÃO 29
Os elementos químicos são divididos em elementos representativos, elementos de transição e gases nobres. Assinale a alternativa correta que representa a seguinte seqüência: Transição, Gases Nobres e Representativos.



 A) A, B, C
B) B, A, C
C) B, C, A
D) C, A, B
E) C, B, A
Gabarito: D

QUESTÃO 30
“O monóxido de carbono é usado pela indústria química por duas razões:
I) pode ser obtido a partir de reservas que contêm carbono, tais como carvão ou gás natural;
II) constitui-se em uma estrutura básica a partir da qual moléculas orgânicas mais complexas podem ser formadas. Para muitas reações, o monóxido de carbono é usado em combinação com o hidrogênio, como na reação do carvão com o vapor d`água, mostrada abaixo:
C (s) + H2O (g)                 CO (g) + H2 (g)
(Química Nova na Escola, 1999, v. 9, 03)
A reação mostrada acima seria um exemplo de reação de:
A) simples troca.
B) decomposição.
C) dupla troca.
D) síntese.
E) análise.
Gabarito: A
 As reações de simples troca (ou ainda, reações de deslocamento ou reação de substituição) caracterizam-se pela permutação de um átomo ou íon de uma molécula ou composto iônico (BC) com outro átomo ou molécula simples (A). Ou seja: A + BC → B + AC. Onde, os reagentes e produtos serão sempre um composto molecular ou iônico e uma substância simples (formada por átomos de um único elemento químico).

QUESTÃO 31
Grande parte do desperdício de matéria prima em obras de construção civil poderia ser evitada se o entulho de material de construção pudesse ser reaproveitado na própria obra. Uma parte da matéria prima que é desperdiçada é a areia misturada com cal hidratada, conhecida como argamassa, ou massa branca, utilizada para assentar tijolos e dar acabamento às paredes e vigas de concreto. Os restos dessa argamassa misturados com cacos de tijolos, pedra, madeira e outros materiais encontrados no canteiro de obras normalmente são jogados fora. Com base nestas informações, qual dos processos físicos listados a seguir poderia ser utilizado para separar a areia (ou argamassa) dos outros materiais encontrados no canteiro de obras?
A) Filtração.
B) Peneiramento.
C) Decantação.
D) Levigação.
E) Flotação.
Gabarito: B

QUESTÃO 32
As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro são divididas em Organolépticas, Físicas e Químicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas.
PRIMEIRA COLUNA
( A ) Propriedade Organoléptica
( B ) Propriedade Física
( C ) Propriedade Química
SEGUNDA COLUNA
( ) Sabor
( ) Ponto de Fusão
( ) Combustibilidade
( ) Reatividade
( ) Densidade
( ) Odor
( ) Estados da Matéria
A) A, B, C, C, B, A, B
B) A, B, C, A, B, C, B
C) A, C, B, C, B, C, B
D) A, B, C, B, B, A, B
E) C, B, A, C, B, A, B
Gabarito: A
Propriedades específicas da matéria
Organolépticas:
a) cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão;
b) brilho: a capacidade de uma substância de refletir kluz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão;
c) sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar;
d) odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato;
Físicas:
Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vamos estudar outras duas propriedades:
a) densidade: é o resultado da divisão entre a quantidade de matéria 'massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em cm cúbicos, a densidade é obtida em gramas por cm cúbicos. Ex: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos ? É de 0.1 g/cm cúbico.
b) dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.

Propriedades Gerais da matéria

A matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

inércia:
A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.
massa:
É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.
extensão:
Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
impenetrabilidade:
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo.
compressibilidade:
Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.
elasticidade:
A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais.
divisibilidade:
A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz !?
descontinuidade:
Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.

QUESTÃO 33
Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o ônibus entra em movimento, sua posição no espaço se modifica: ele se afasta do ponto de ônibus. Dada esta situação, podemos afirmar que a conclusão ERRADA é que:
A) o aluno que está sentado na poltrona, acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus.
B) podemos dizer que um corpo está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em relação a esse referencial.
C) o aluno está parado em relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus, se o referencial for o próprio ônibus.
D) neste exemplo, o referencial adotado é o ônibus.
E) para dizer se um corpo está parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referência.
Gabarito: D
Comentários: dependendo do que se pede o referencial pode ser o ônibus, pode ser o ponto, pode ser a Lua, etc.

QUESTÃO 34
Sobre a propagação do calor, considere as seguintes afirmações:
I) O processo de convecção do calor só pode ocorrer nos meios sólidos e líquidos. (Errado, ocorre, principalmente, nos fluidos (líquidos e gases),  nos sólidos não ocorre, já que as partículas não podem ser arrastadas)
II) A irradiação do calor só pode ocorrer no vácuo. (Errado, ocorre tanto no vácuo quanto em certos meios materiais como, por exemplo, no ar. Esta é a única forma de transmissão de calor que pode ocorrer no vácuo. A energia térmica que o nosso planeta recebe do sol se propaga exclusivamente por irradiação)
III) A condução de calor é o processo de propagação que ocorre nos corpos sólidos. (A condução ocorre nos sólidos, nos líquidos e nos gases, portanto, está correta, não falou apenas nos sólidos, disse que ocorre nos sólidos)
IV) A convecção do calor só pode ocorrer nos líquidos. (Errado, pode ocorrer nos gases também)
Está(estão) correta(s) somente:
A) I.
B) II.
C) III.
D) II e III.
E) III e IV.
Gabarito: C

QUESTÃO 35
Nas afirmações que seguem, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) Lentes divergentes formam imagens reduzidas.
( ) Espelhos côncavos podem fornecer imagens direitas ou invertidas.
(F) Espelhos planos não formam imagens simétricas. (Errado, as imagens nos espelhos planos tem o mesmo tamanho que o objeto, a mesma distância do objeto e são simétricas, ou seja, um objeto simétrico é aquele qie é idêntico ao seu reflexo)
( ) Pessoas com miopia ou hipermetropia não têm a imagem formada exatamente em cima da retina.
A sequência correta será:
A) V – F – F – V.
B) F – F – V – F.
C) V – V – F – F.
D) F – F – V – V.
E) V – V – F – V.
Gabarito: E

QUESTÃO 36
Em uma usina hidrelétrica, as águas do rio, na iminência de cair em forma de cachoeira, possuem energia .................... que os geradores da usina transformam em energia .................... .
A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é:
A) cinética – elétrica
B) potencial – elétrica
C) térmica – elétrica
D) interna – potencial
E) potencial – interna
Gabarito: B
Comentários: a energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa.
Energia Potencial Gravitacional 
Energia Potencial Elástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário