"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Exame de Seleção Ensino Médio Técnico Integrado • Verão / 2011 - CEFET/PARANÁ

QUESTÃO 21
Os animais do grupo dos cordados caracterizam-se pela presença, durante o desenvolvimento embrionário, de notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda pós-anal muscular. São exemplos de cordados:
A) peixes, anfíbios e equinodermos.
B) aves, peixes e equinodermos.
C) peixes, moluscos e répteis.
D) artrópodes, peixes e anfíbios.
E) peixes, anfíbios e répteis.
Gabarito: E
Comentários: O filo Chordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.  
Animais de simetria bilateral, triblásticos, enterocelomados, deuterostômios. Apresentam, com exclusividade, durante seu desenvolvimento:
·         Fendas na faringe ou fendas branquiais.
·         Notocorda ou Chorda dorsalis que poderá ser substituída pela coluna vertebral.
·         Tubo nervoso dorsal (nos invertebrados há cordões nervosos, não tubo)
·         Cauda (região do corpo, prolongada além do ânus).

QUESTÃO 22
A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é constituída pela epiderme, externamente e pela derme, internamente. Associadas à pele, existem glândulas anexas com funções importantes. São glândulas associadas à pele:
A) mucosas e sebáceas.
B) sudoríparas e sebáceas.
C) mucosas e sudoríparas.
D) mucosas e salivares.
E) salivares e sudoríparas.
Gabarito: B
Comentários:
Anexos da pele 
Glândulas sudoríparas: produzem o suor, que é responsável pelo controle de temperatura corporal. Essas glândulas contribuem para o equilíbrio térmico, isto é, quando o corpo aquece demais, o que pode ocorrer durante uma atividade física, essa temperatura elevada pode prejudicar o funcionamento adequado das células. Nesse momento, a produção de suor é intensa. Ele é liberado para a parte externa da pele e a resfria; ocorre a evaporação da água do suor e a temperatura corpórea diminui.
O suor, além de regular a temperatura do corpo, auxilia na eliminação de compostos nitrogenados. Composição do suor: água, ureia, amônia, ácido úrico, sais de sódio e potássio dissolvidos.
Glândulas sebáceas: mistura de vários tipos de lipídio, e sua função é lubrificara pele e os pelos do corpo, evitando seu ressecamento e aumentando suaimpermeabilidade.
O aumento da secreção das glândulas sebáceas (óleo) favorece o aparecimento das espinhas e cravos. Fato comum na adolescência.
O óleo produzido pela glândula sebácea serve de alimento para as bactérias causadoras de espinhas e microrganismos causadores de cravos.
Pelo: são fios formados por células mortas queratinizadas da epiderme.
Sua cor, seu tamanho e sua disposição variam de acordo com a região do corpo e a genética da pessoa.
Hormônios sexuais contribuem para o crescimento de pelos. Sua coloração é determinada pela quantidade de melanina (proteína responsável pela cor da pele e dos pelos dos mamíferos).
A função dos pelos está relacionada a percepção do ambiente e proteção do corpo.
Unhas: localizam-se na epiderme e são compostas por células queratinizadas muito unidas, dispostas umas sobre as outras. Garantem maior resistência na extremidade dos dedos, oferecendo proteção durante a preensão e a manipulação de objetos.

QUESTÃO 23
A tênia ou solitária é um verme chato causador de uma doença humana conhecida como teníase. No ciclo normal da doença, uma pessoa adquire o verme através da ingestão de carne mal cozida. O verme se desenvolve no sistema digestório do ser humano, que é o hospedeiro definitivo do verme, se reproduz e elimina ovos que saem com as fezes. Um ambiente contaminado com fezes de uma pessoa doente pode transmitir ovos para um animal, que é o hospedeiro intermediário da doença. Em um ciclo anormal da doença, uma pessoa pode se contaminar com os ovos que estão no ambiente, sem que eles passem pelo hospedeiro intermediário. Esse ciclo anormal desenvolve uma doença chamada de cisticercose. Assinale a alternativa que contenha o nome do verme causador da cisticercose e seu hospedeiro intermediário.
A) Taenia solium; porco.
B) Taenia saginata; porco.
C) Taenia solium; boi.
D) Taenia saginata; boi.
E) Taenia solium; galinha.
Gabarito: A
 A cisticercose é uma doença parasitária adquirida através da ingestão de alimentos contaminados com ovos de Taenia solium.
Para prevenir esta doença é preciso tomar algumas medidas, tais como: lavar as mãos depois de defecar e antes de manipular alimentos, beber água mineral ou fervida, lavar e retirar a casca das frutas antes de consumi-las, evitar alimentos que possam estar contaminados com fezes, evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas.

QUESTÃO 24
No estudo do atrito, podemos observar que ele oferece vantagens e desvantagens. Assinale a única alternativa que descreve uma situação de desvantagem.
A) Possibilita a locomoção de carros e pessoas devido à aderência dos pneus e pés ao solo.
B) Necessidade de maior quantidade de energia para movimentar maquinários, o que é consequência da necessidade de menor força para qualquer movimento.
C) Possibilita que veículos sofram o processo de frenagem.
D) Responsável direto pelo funcionamento de máquinas acionadas através de correias.
E) Permite o desgaste de grafite para a escrita em superfícies de papel.
Gabarito: B
 Comentários: para se mover um maquinário é necessário um gasto maior de energia, o que é uma desvantagem.

QUESTÃO 25
A passagem da corrente elétrica pode produzir calor. Instalações elétricas mal feitas, uso de materiais de baixa qualidade ou desgaste de materiais antigos podem provocar curto-circuito. Para evitar-se riscos de incêndios, as instalações elétricas devem conter um dispositivo de segurança denominado:
A) fusíl.
B) resistor.
C) estabilizador de tensão.
D) disjuntor.
E) relógio de luz.
Gabarito: D
Comentários:
disjuntor que suporta uma corrente de até 10A.



Os disjuntores têm o mesmo papel dos fusíveis. Ele é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra.
Para reativar o disjuntor, basta que ligue a chave (dispositivo de manobra) novamente, enquanto que nos fusíveis queimados precisamos trocá-los por novos, podendo até tomar choque, quanto que isto não ocorre quando religamos o disjuntor.

QUESTÃO 26
A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante durante um longo intervalo de tempo. É constituída por uma ampola de vidro cujas superfícies interna e externa são espelhadas para impedir a propagação do calor por __________. As paredes de vidro são más condutoras de calor evitando-se a __________ térmica. O vácuo entre as paredes da ampola dificulta a propagação do calor por ___________ e ____________. Marque a alternativa que completa o texto corretamente:
A) reflexão – transmissão – condução – irradiação.
B) condução – irradiação – irradiação – convecção.
C) irradiação – condução – convecção – condução.
D) convecção – convecção – condução – irradiação.
E) reflexão – irradiação – convecção - condução
Gabarito: C

Vaso de Dewar - garrafa térmica

Funcionamento da garrafa térmica
O vaso de Dewar ou garrafa térmica é um dispositivo utilizado para manter a temperatura do seu conteúdo inalterada o maior intervalo de tempo possível. Para tanto, as paredes do sistema devem ser adiabáticas, não permitindo transmissão de calor com o meio ambiente.
Como a energia térmica pode ser trocada por condução, convecção e radiação, foram usados os seguintes artifícios:
1) Para evitar a saída ou entrada de calor por condução, o líquido foi envolvido por vácuo. Por isso a garrafa térmica possui parede dupla de vidro (péssimo condutor) entre as quais se faz o vácuo.
2) Para evitar a convecção (processo que exige trocas de partículas), deve-se manter sempre bem fechada a tampa da garrafa.
3) Para evitar a radiação, as paredes são espelhadas, assim os raios infravermelhos e as demais radiações refletem-se no espelho, retornando ao meio de origem.
É bom observar que este sistema não é perfeito; assim, depois de algumas horas, o líquido interno acaba atingindo o equilíbrio térmico com o meio ambiente.

QUESTÃO 27
Antes de serem usados em joias, os diamantes passam pelo processo de lapidação, no qual se cortam as laterais da pedra que passam a ter muitas faces. A luz branca incidente no diamante pode sofrer decomposição e mostrar as cores do arco-íris. Quando ocorre essa decomposição, o diamante tem comportamento similar a um(a):
A) lente.
B) espelho plano.
C) espelho côncavo.
D) espelho convexo.
E) prisma óptico.
Gabarito: E
Nos prismas ocorrem duas refrações com desvio angular, uma em cada face.

QUESTÃO 28
Associe a coluna I (fenômenos) com a coluna II (descrição).
Coluna I
( 1 ) Tamisação ou peneiração.
( 2 ) Levigação.
( 3 ) Filtração.
( 4 ) Decantação.
( 5 ) Evaporação.
Coluna II
( ) Obtenção de sal a partir da água do mar.
( ) Separação da areia grossa da fina.
( ) Separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água corrente (ou outro líquido).
( ) Obtenção do café a partir do pó e água quente.
( ) Remoção das impurezas sólidas da água em estações de tratamento de água deixando a mistura em repouso por algum tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A) 3, 1, 2, 4, 5.
B) 1, 3, 2, 5, 4.
C) 5, 1, 2, 3, 4.
D) 1, 2, 3, 4, 5.
E) 1, 5, 3, 4, 2.
Gabarito: C

QUESTÃO 29
Existem muitas reações químicas importantes que ocorrem no planeta terra, mas pode-se afirmar sem exageros que uma das reações químicas mais importantes é a que ocorre nas partes verdes das plantas. Esta reação é indicada a seguir:
CO2 + H2O + luz solar  →  C6H12O6
Esta reação é classificada como:
A) simples troca.
B) decomposição.
C) síntese.
D) análise.
E) salificação.
Gabarito: C
Comentários: a reação acima é a de fotossíntese, produção de glicose. É uma reação de síntese (ou adição), ou seja, quando duas ou mais substâncias cedem um só produto, ocorre a reação de síntese ou e adição. Observe:
X + Z + W → Y

Por exemplo:

N2 + 3H3 → 2NH3

CaO + CO2 → CaCO
S + O2 → SO

2SO2 + O2 → 2SO3

SO3 + H2O → H2SO4

QUESTÃO 30
Muitos dos fenômenos químicos e físicos que ocorrem diariamente, têm implicações na vida humana. Fenômenos como a digestão, corrosão metálica, combustão, evaporação, etc são de importância  econômica, biológica e industrial. A alternativa que relaciona somente fenômenos químicos é:
A) digestão, evaporação, enferrujamento metálico. (Evaporação é fenômeno físico)
B) digestão, combustão, fotossíntese.
C) amassamento de uma lata, chuva, digestão. (Amassamento de uma lata e chuva são fenômenos físicos)
D) amassamento de uma lata, evaporação, amassar uma folha de papel. (Todos físicos)
E) digestão, fotossíntese, chuva. (Chuva é um fenômeno físico)
Gabarito: B
Uma maneira simples de dizer que um fenômeno é físico é ver se o material que sofreu o fenômeno pode voltar a ser o que era antes, por exemplo todas as mudanças de estados são físicas, por que o gelo pode virar água líquida ou vapor e voltar a ser gelo ou líquido, novamente. Já o fenômeno químico, é quando ocorre reações químicas, por exemplo, acender um palito de fósforo, o palito não acenderá novamente, já ocorreu a reação química, não voltará a ser o que era, portanto, fenômeno químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário