"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Exame de Seleção Ensino Médio Técnico Integrado • Verão / 2010 - CEFET PARANÁ


QUESTÃO 25
Por serem incapazes de sintetizar seu próprio alimento, estes organismos secretam enzimas que digerem a matéria orgânica sobre a qual vivem, absorvendo depois os nutrientes dissolvidos. Alguns destes organismos vivem associados (simbiose) a algas e outros se associam a raízes de plantas superiores. A que reino pertencem estes organismos e como são denominadas as duas associações, respectivamente:
A) Protistas, micorrizos e liquens.
B) Moneras, basídios e ficomicetos.
C) Fungos, liquens e micorrizos.
D) Plantas, liquens e micorrizos.
E) Fungos, ascomicetos e basidiomicetos.
Gabarito: C
 
Comentários: os liquens são associações íntimas entre fungos e algas verdes ou entre fungos e cianobactérias. Na maior parte dos casos trata-se de simbiose do tipo mutualismo, caracterizada pela associação obrigatória entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos se beneficiam.
Nos liquens, a alga ou a cianobactéria, que são autótrofas, realizam síntese de matéria orgânica (fotossíntese) produzindo alimento para ela e para o fungo. Este, que é heterótrofo, oferece proteção à alga, além de reter sais e umidade, necessários a ambos.
Os liquens podem se instalar em lugares onde a alga e o fungo, isoladamente, não sobreviveriam. Podem ser encontrados em tron¬cos de árvores, rochas, muros e postes.
Eles são muito sensíveis à poluição ambiental. Assim, a presença de liquens sugere baixo índice de poluição, enquanto seu desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental.


 

QUESTÃO 26
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre 300 milhões e 500 milhões de pessoas são anualmente infectadas com a malária, doença comum em regiões tropicais. Com a mudança climática essa doença tem maiores chances de alterar sua distribuição. A malária é uma doença caracterizada por acessos febris cíclicos. É transmitida ao ser humano pela picada do mosquito do gênero Anopheles.
O agente causador da malária é um(a):
A) protozoário.
B) bactéria.
C) vírus.
D) fungo.
E) verme.
Gabarito: A
Comentários: A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes na região amazônica.
Essa doença, conhecida também pelos nomes impaludismo, febre palustre, maleita e sezão, tem como vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles. Estas, mais ativas ao entardecer, podem transmitir a doença para indivíduos da nossa espécie, uma vez que liberam os parasitas no momento da picada, em sua saliva. Transfusão de sangue sem os devidos critérios de biossegurança, seringas infectadas e mães grávidas adoecidas são outras formas em que há a possibilidade de contágio.
A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.

QUESTÃO 27
Os ossos constituem o sistema de sustentação dos animais vertebrados. No homem os ossos longos da perna são denominados:
A) fêmur e úmero.
B) úmero e tíbia.
C) tíbia e fíbula (perônio).
D) cúbito e rádio.
E) rádio e perônio.
Gabarito:C
 
QUESTÃO 28
De acordo com o princípio dos vasos comunicantes:
A) a água não atinge o mesmo nível em todos, mesmo que tenham o mesmo diâmetro.
B) qualquer líquido posto nos vasos não atinge o mesmo nível, mesmo que os vasos intercomunicantes tenham o mesmo diâmetro.
C) a água jamais atinge o mesmo nível em um sistema de vasos intercomunicantes, não importando o diâmetro destes vasos.
D) a água subirá mais nos vasos de menor diâmetro, pois há menos espaço para preencher.
E) a água atinge o mesmo nível em todos, independentemente do diâmetro.
Gabarito: E
Quando dois líquidos que são imiscíveis (que não irão se misturar) são colocados em um recipiente, de modo que o de maior densidade fique localizado na parte inferior e o de menor densidade na parte superior, obtemos uma superfície de separação horizontal.
 
Sendo que d1
Caso os líquidos imiscíveis sejam colocados em vasos comunicantes em forma de u, eles irão se dispor de modo que suas alturas, medidas da superfície de separação ao topo do líquido sejam inversamente proporcionais às suas densidades.
Assim: d1h1 = d2h2

Observe que esta possibilidade se estende para três ou mais líquidos.

 

QUESTÃO 29
A cal virgem, misturada a areia é muito utilizada na construção civil para assentamento de tijolos e reboco de paredes. Para utilizá-la o profissional primeiramente “queima” a cal com água, para formar a cal hidratada, em seguida mistura areia em determinadas proporções para formar a massa branca. A finalidade desta mistura é que a cal hidratada absorva gás carbônico do ar formando o carbonato de cálcio que “endurece”, “ligando” a areia ao tijolo e, portanto, dando a resistência necessária para a parede ou para o reboco não cair.
As reações químicas que indicam a “queima” da cal e o endurecimento da cal hidratada são indicadas a seguir:
CaO(s) + H2O(ℓ)       Ca(OH)2 (sat)
(Queima da cal)

Ca(OH)2 (sat)  + CO2(g)       CaCO3(s)  +  H2O(ℓ)
(Endurecimento da cal hidratada)
Com relação às reações químicas mencionadas pode-se afirmar que:
A) o coeficiente estequiométrico da cal hidratada na reação de “queima” é o dobro do coeficiente estequiométrico da cal hidratada na reação de “endurecimento”. (Errado, é o mesmo coeficiente - 1)
B) a soma dos coeficientes estequiométricos das duas reações é igual a 10. (Errado, é igual a 7)
C) o coeficiente estequiométrico da cal virgem na reação de “queima” é o triplo do coeficiente estequiométrico da cal hidratada na reação de “endurecimento”. (Errado é o mesmo)
D) a reação de “queima” e a reação de “endurecimento” são reações de síntese.
E) a reação de “queima” é uma reação de síntese e a do “endurecimento” é uma reação de dupla troca.
Gabarito: E

QUESTÃO 30
Quais destas substâncias a seguir são consideradas substâncias compostas?
I) CO2
II) Cl2
III) H2
IV) H2SO4
V) H2O
VI) O2
A) I, II, V e VI.
B) I, III, IV e V.
C) II, III e VI.
D) I, IV e V.
E) II, III, V e VI.
Gabarito: D
comentários: o Cl2, o H2 e o O2 são substâncias simples.

QUESTÃO 31
Ao passar uma substância da fase líquida para a fase sólida e depois da fase sólida para a fase gasosa, quais mudanças de fase ocorreram, respectivamente?
A) fusão e sublimação.
B) condensação e vaporização.
C) solidificação e vaporização.
D) liquefação e solidificação.
E) solidificação e sublimação.
Gabarito: E

QUESTÃO 32
A sonda espacial Phoenix, em missão no solo marciano desde 25 de maio de 2008 já enviou à NASA, além de fotos, diversas informações importantes para entendermos o solo daquele planeta. Já sabemos
que a dois centímetros e meio de profundidade o solo marciano é básico. Também foram detectados íons de magnésio, sódio, potássio e cloro. “Há a suspeita ainda da existência de perclorato”.
(Adaptado do Jornal do Brasil , 06/08/08)
(Dados: 11Na; 12Mg; 17Cl; 19K)
A respeito das substâncias químicas citadas no texto, podemos afirmar corretamente que:
A) magnésio é um metal alcalino. (Errado, é um metal alcalino terroso - coluna 2A)
B) cloro é um calcogênio. (Errado, é um halogênio - coluna 7A)
C) sódio é um metal alcalino-terroso. (Errado, é um metal alcalino - coluna 1A)
D) potássio é um metal alcalino.
E) perclorato é um cátion mono-valente. (Errado é um ânion monovalente ClO4-)
Gabarito: D

QUESTÃO 33
Um ciclista pedala sua bicicleta mantendo uma velocidade média de 54 km/h durante 15 minutos e a seguir pedala mais meia hora com velocidade média de 36 km/h. A velocidade média ao final dos 45 minutos, em km/h, foi de:
A) 40.
B) 42.
C) 45.
D) 39.
E) 48.
Gabarito: B
Comentários:
 1 hora tem 60min, assim 15min tem 1/4 de hora; se ele andou 54 km em 1 hora, em 1/4 de hora ele andou 13,5 km.
Agora com o mesmo raciocinio quer dizer que ele andou em meia hora 18 Km, perfazendo um total de 31.5 Km em 3/4 de hora.
Agora é só utilizar a fórmula de Velocidade Média:

Vm = ∆S/∆t
Vm = 31,5
          3/4
Vm = 31,5 . 4
               3
Vm = 42 Km/h

QUESTÃO 34
No estudo das ondas e seus elementos podemos afirmar que:
A) comprimento de onda é a distância compreendida entre uma crista e um vale consecutivos. (Errado, é a distância entre uma crista e outra, ou a distãncia entre dois vales)
B) se o intervalo de tempo for medido em segundos, a freqüência será expressa na unidade Hertz.
C) nas ondas transversais, a velocidade de propagação é perpendicular ao comprimento de onda.
D) período é o tempo gasto para a onda realizar uma oscilação completa. Mede-se período em rpm ou rps.(Errado mede-se em segundos)
E) nas ondas transversais, a amplitude é maior do que o comprimento de onda.
Gabarito: B



QUESTÃO 35
Sobre propagação do calor, considere as seguintes afirmações:
I) Nas paredes de uma casa é mais conveniente, em termos de conforto térmico, usar materiais que sejam bons condutores de calor. (Errado, assim esquentaria ou esfriaria muito o ambiente)
II) Num dia frio, um alimento quente foi deixado numa panela de vidro. Dessa forma, esfriará mais rapidamente do que se fosse deixado numa panela de alumínio.(Errado, o vidro é um mau condutor de calor, assim demoraria mais para esfriar que no alumínio)
III) Com certa frequência, a camada de gelo que se forma num congelador deve ser retirada, pois essa camada torna-se um isolante térmico.
Está(ão) correta(s) somente:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.
Gabarito:C
Comentários: o excesso de gelo no congelador é prejudicial ao bom funcionamento de seu refrigerador, pois exige maior empenho do motor. Por isso, sempre que o gelo atingir a espessura de um lápis comum (+ou - 7,0mm) é hora de fazer o desgelo.
Caso continue com a camada, o sensor (termostato) que fica no interior da geladeira vai informar que o frio não é o bastante para o que foi regulado e assim o motor continuará funcionando por longos períodos para atingir a temperatura desejada. O gelo funciona como um isolante entre o evaporador (que é o congelador) e o interior da geladeira. Caso não tivesse a capa de gelo, em menor tempo seria alcançado a temperatura desejada com economia de energia.
 "O que determina se um material será bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados."

QUESTÃO 36
Um banho de 10 minutos num chuveiro de 4000 W de potência dispende um consumo de energia elétrica de:
A) 2,4.106J.
B) 4,0.104 J.
C) 4,0. 10 kWh.
D) 2,4.10 kWh.
E) 4,0 kWh.
Gabarito: A
Comentários:
Joule, simbolo (J) é a unidade de ENERGIA no sistema internacional de medidas (SI)
O Watt, simbolo (W) é a unidade de POTÊNCIA no SI.

Assim 10 minutos são 600 segundos.
Jogando na fórmula E = P . t, assim fica, E = 4000 x 600, E = 2400000 J, E = 2,4 x 106 J


Nenhum comentário:

Postar um comentário