"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA 2009/1

Questão 01

A água potável é um recurso precioso da natureza e necessária à vida na Terra. Entretanto, várias regiões do planeta sofrem com a escassez de água. Muitas vezes, essas regiões são banhadas por mares e oceanos, com abundância de água salgada. Quais processos de separação, entre os listados abaixo, poderiam ser utilizados, em seqüência, para dessalinizar a água do mar?
(A) Decantação e filtração.
(B) Decantação e condensação.
(C) Evaporação e condensação.
(D) Evaporação e filtração.
(E) Filtração e condensação.
Gabarito: C
Evaporação: a água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.

Observe a figura que ilustra o processo descrito acima:

1. A água salgada é retirada do mar e transferida para o tanque 1 (setas vermelhas);

2. A luz solar incidente (parte superior do tanque: indicada pelas setas brancas), faz com que a água salgada se evapore;

3. O vapor de água passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação: o processo é representado pelas setas amarelas. O produto líquido é a água já no estado puro, esta é recolhida por canaletas e então armazenada no tanque 2.

O processo é simples e barato, o grande problema é que os tanques ocupam extensas áreas e estas precisam receber iluminação solar satisfatória para que a evaporação ocorra com sucesso.
Questão 02

Quando você vê um cachorro ou uma árvore, sabe que estão vivos? Sim. É claro que estão vivos. Os seres vivos e a matéria bruta possuem propriedades diferentes. Os seres vivos são dotados de um conjunto de características que não existem na matéria bruta (sem vida). Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica dos seres vivos:
(A) Necessitam de alimento para crescer.
(B) Passam por um ciclo de vida.
(C) São formados por células.
(D) Tem capacidade de reagir a estímulos.
(E) São incapazes de se reproduzir.
Gabarito: E
Comentários: os seres vivos são capazes de reproduzir, senão, não existiria vida.

Questão 03

A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias nas fêmeas, daí o nome que receberam. Qual das alternativas abaixo tem SOMENTE exemplos de animais mamíferos?
(A) Homem, boi, golfinho e morcego.
(B) Gato, sapo, macaco e leão. (Sapo é anfíbio)
(C) Jacaré, elefante, urso e baleia.(Jacaré é um réptil)
(D) Pingüim, ornitorrinco, cavalo e lobo.(Pinguim é ave)
(E) Ovelha, camelo, cachorro e lagarto.(Lagarto é um réptil)
Gabarito: A

Questão 04

O Brasil é um dos países com maior diversidade de seres vivos, apresentando diferentes ecossistemas em seu território. Considerando os grandes ecossistemas nacionais (biomas), assinale a alternativa que apresenta o principal ecossistema encontrado na faixa litorânea da costa leste brasileira, que abriga diversas espécies, como o mico-leão-dourado:
(A) Pantanal.
(B) Cerrado.
(C) Mata Atlântica.
(D) Caatinga.
(E) Floresta Amazônica.
Gabarito: C

Questão 05

Um atleta maratonista deverá realizar sua refeição antes de uma competição. Ele necessita de muita energia para realizar seus movimentos, já que percorre muitos quilômetros em cada prova. A nutricionista recomendou que essa refeição fosse rica em carboidratos (amidos e açúcares), pois são fontes mais imediatas de energia. Assinale a alternativa que apresenta APENAS alimentos ricos em carboidratos,
recomendados ao atleta:
(A) Macarrão, pão.
(B) Cenoura, brócolis.
(C) Batata, óleo.
(D) Manteiga, carne.
(E) Ovos, queijo.
Gabarito: A

Questão 06

O eco é a repetição de um som, após a sua reflexão num obstáculo. Esse fenômeno físico é aproveitado pelo sonar – um aparelho usado em navios e submarinos para detectar embarcações, obstáculos e profundidades marinhas. Considere uma pessoa que emite um som diante de uma parede e ouve o eco após 5 segundos. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, calcule a distância entre a pessoa e a parede.
(A) 1700 metros.
(B) 3400 metros.
(C) 1435 metros.
(D) 850 metros.
(E) 680 metros.
Gabarito: D
Comentários: é só usar a fórmula d = v .t, d = 340 . 5, d = 1700 m. Esta foi a distância percorrida, entretanto, quer se saber  a distância entre a parede e a pessoa, assim, será a metade desta distância percorrida, ou seja, 850 m, não se esqueça que o eco vai e volta.

Um comentário: