"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - 2010/1 - CEFET GOIÁS

BIOLOGIA
QUESTÃO 41
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Raiz subterrânea que atua também como órgão especial de reserva.
2- Caule não ramificado, com folhas no ápice.
3- Caule subterrâneo como o da bananeira.
4- Raiz aérea com função respiratória, que se diferencia a partir de uma raiz subterrânea e cresce em direção à superfície, ficando exposta ao ar ou à água.
(3 ) Rizoma
(1 ) Tuberosa
(4 ) Pneumatóforo
(2 ) Estipe
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 3-2-4-1
b) 2-4-1-3
c) 3-4-1-2
d) 4-1-3-2
e) 3-1-4-2
Gabarito: e
O caule é uma estrutura de sustentação presente em todas as plantas, com exceção das briófitas. Ele propicia, em muitos casos, com que a planta receba melhor a iluminação, aumentando sua taxa fotossintética. Nessa região também encontramos os vasos condutores, que permitem com que o caule faça o intercâmbio de água e substâncias orgânicas entre folhas e raízes.
Muitos caules possuem nós, nos quais são encontradas as gemas laterais. Delas é que são desenvolvidos os ramos, juntamente com as folhas. Entre um nó e outro, temos os entrenós. Na extremidade superior, há a gema apical, contendo primórdios foliares, de onde se desenvolverão as folhas.
Caules podem ser do tipo:
- Tronco: aéreo, ereto e robusto, geralmente com ramificações. Ex.: goiabeira.

- Haste: caule aéreo mais flexível e delicado. Ex.: pé-de-feijão.

- Colmo: caule cilíndrico não ramificado cujos nós são bem aparentes e os entrenós formam gomos. Ex.: cana-de-açúcar.

- Estipe: caule cilíndrico espesso, nos quais os nós são bem aparentes, geralmente sem ramos laterais. São encontradas folhas em seu ápice. Ex.: palmeira.

- Rizóforo: crescem em direção ao solo, algumas vezes formando raízes adventícias. Ex.: plantas de mangue.

- Volúvel: caule aéreo fino e longo, com pouca rigidez. Por isso, tende a se enrolar em suportes mais rígidos. Ex.: jasmim.

- Rastejante do tipo sarmento: caule aéreo fino, longo e com pouca rigidez. Por tal motivo, cresce rente ao solo, fixando-se por meio de raízes. Ex.: aboboreira.

- Rastejante do tipo estolho: caule aéreo fino, longo e com pouca rigidez. Por isso, cresce rente ao solo, fixando-se por meio de raízes, em vários pontos. Se for rompida a região que liga um enraizamento a outro, forma-se uma nova planta, por propagação vegetativa. Ex.: morangueiro.

- Cladódio: caule aéreo modificado, a fim de executar função fotossintética e/ou armazenar água. Ex.: cactos.

- Rizoma: caule subterrâneo que cresce horizontalmente ou rente ao solo. Ex.: samambaia.

- Tubérculo: caule subterrâneo muito nutritivo, rico em gemas. Ex.: batata-inglesa.

- Bulbo: é um caule envolto por folhas subterrâneas modificadas. Ex.: cebola.


A raiz  é imprescindível à planta, haja vista que além de fixar ela absorve do solo os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal. Porém há outra função importante que é fazer reserva de nutrientes, como no caso dos tubérculos. Nos vegetais sem sementes (as pteridófitas) as raízes  se desenvolvem ainda nos primeiros estágios do crescimento do esporófito. Já nos vegetais com sementes (as espermatófitas) as raízes tem origem ainda no embrião. Neste último caso, a radícula é o primeiro órgão a se desenvolver no instante em que há a germinação da semente. Porém esta radícula trilha caminhos diferentes quando trata-se de Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.
Lembrando que o grupo dos vegetais que apresentam flores pode ter um ou mais cotilédones no embrião (semente). Se possui um cotilédone denomina-se Monocotiledônea, se possui mais de um denomina-se “Dicotiledônea”. A radícula se degenera e todas as raízes brotam a partir da base do caule no caso das Monocotiledôneas, já nas Dicotiledôneas a radícula se torna a raiz principal, da qual o sistema radicular se deriva.
Podemos classificá-las basicamente quanto ao habitat: Subterrâneas, Aéreas e Aquáticas.

Raízes Subterrâneas

São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.

- Raiz Axial ou Pivotante

Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:
Raiz Axial ou Pivotante

- Raiz Ramificada

No tipo de raiz subterrânea ramificada não é possível detectar tão facilmente a raiz principal das outras raízes. Pois como já diz o próprio nome há uma ramificação secundária, terciária e assim sucessivamente, sempre a partir da raiz primária. Veja na figura abaixo:
Raiz Ramificada
Raiz Ramificada

- Raiz Fasciculada

Neste caso é impossível distinguir a raiz principal das demais raízes.
Raiz Fasciculada
Raiz Fasciculada

- Raiz Tuberosa

A principal característica deste tipo de raiz é o acúmulo de reservas de nutrientes, sendo muito utilizada na nossa alimentação. Um exemplo clássico é a cenoura.
Cenoura
Cenoura

Raízes Aéreas

Essas raízes são visíveis, pois ficam sempre acima do solo. Há sub-grupos dessas raízes, são: estranguladoras, grampiformes ou aderentes, respiratórias ou pneumatóforos, suporte, sugadoras e tabulares ou sapopemas.

- Raiz Estranguladora

São raízes que, de certa forma, “abraçam” outro vegetal. Na maioria dos casos onde isto ocorre há a morte do hospedeiro.

- Raiz Grampiforme ou Aderente

Essas raízes são responsáveis por fixar a planta trepadora à um suporte. Veja na figura abaixo:
Raiz Grampiforme ou Aderente
Raiz Grampiforme ou Aderente

- Raiz Respiratória ou Pneumatóforo

Esse tipo de raiz é responsável por auxiliar a respiração do vegetal, como já diz seu nome.
Raiz Respiratoria ou Pneumatóforo
Raiz Respiratoria ou Pneumatóforo

- Raiz Suporte

Esta raiz auxilia no suporte do vegetal. É comum encontrarmos este tipo de raiz nos manguezais.
Raiz Suporte
Raiz Suporte

- Raiz Sugadora

Este tipo de raiz adentra o corpo da planta hospedeira, de maneira a absorver todo ou parte do alimento do vegetal.
Raiz Sugadora
Raiz Sugadora

- Raiz Tubular ou Sapopema

São raízes grandes, bem desenvolvidas, que conferem estabilidade para planta.
Raiz Tubular ou Sapopema
Raiz Tubular ou Sapopema

Raízes Aquáticas

Como o próprio nome já traduz, esta raiz se desenvolve em plantas aquáticas. Diferindo das raízes subterrâneas, a função deste tipo de raiz não é fixar, mas apenas absorver os nutrientes flutuantes presentes na água.

QUESTÃO 42
“Representado por sapos, rãs e pererecas, salamandras e cobras-cegas, foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, principalmente graças à presença de pulmões e dois pares de patas, mas ainda são dependentes da água, sobretudo em relação à reprodução.”
O texto acima se refere a que tipo de vertebrados?
a) Peixes.
b) Anfíbios.
c) Répteis.
d) Aves.
e) Mamíferos.
Gabarito: b

QUESTÃO 43
Além de árvores esparsas, há arbustos e gramíneas. Os caules das árvores são tortuosos, com folhas coriáceas; comumente, as raízes longas atingem as reservas de água subterrânea. Em condições naturais, o solo é muito ácido, o que dificulta a absorção de nutrientes pelas raízes. Os troncos têm aspecto recurvado e torcido, porque periodicamente as gemas na ponta dos caules são destruídas pelo fogo. Com isso, as gemas laterais crescem e provocam a curvatura do caule.
O texto refere-se a que tipo de vegetação?
a) Caatinga.
b) Cerrado.
c) Mata Atlântica.
d) Mata Araucária.
e) Pantanal.
Gabarito: b

QUESTÃO 44
Em um ecossistema, as relações alimentares entre os componentes das comunidades são frequentes, constituindo as teias alimentares que, por sua vez, são formadas pela reunião de diversas cadeias alimentares. De acordo com o modo de obtenção de alimentos, a comunidade, de maneira geral, deve ser constituída por três tipos de seres, que ocupam os chamados níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Sobre eles, assinale a alternativa correta.
a) Produtores de alimentos são organismos capazes de produzir o alimento inorgânico a partir de substâncias simples obtidas do meio, sendo por isso, denominados de autótrofos. (A glicose produzida é um alimento orgânico)
b) Há uma constante passagem de matéria e energia pelos seres de uma comunidade; por exemplo, o capim é comido pelo boi e este é comido pelo ser humano.
c) Decompositores são os micro-organismos representados por bactérias e algas, todos heterótrofos – que se alimentam de restos alimentares orgânicos dos demais seres vivos. (Decompositores são bactérias e fungos, não se esqueça que algumas bactérias são autótrofas)
d) Consumidores são organismos que obtêm alimento orgânico proveniente de outros organismos, ao longo da cadeia alimentar. São representados por plantas, algas e certas bactérias. (Errado, esses seres são autótrofos)
e) Os consumidores são os responsáveis pela produção de toda a matéria orgânica e pela a absorção de energia em um ecossistema. (Errado, os produtores é que são reponsáveis pela matéria orgânica)
Gabarito: b

QUESTÃO 45
As funções de fotossíntese, respiração celular e digestão intracelular são realizadas, respectivamente, por:
a) mitocôndria, cloroplasto e lisossomo.
b) centríolo, mitocôndria e cloroplasto.
c) cloroplasto, mitocôndria e lisossomo.
d) cloroplasto, lisossomo e mitocôndria.
e) ergastoplasma, mitocôndria e centríolo.
Gabarito: c
Ergastoplasma = Retículo Endoplasmático Rugoso

QUÍMICA
QUESTÃO 46
Quantos moles de oxigênio são necessários para queimar 3,6 mol de C2H5OH, de acordo com a equação balanceada a seguir?
C2H5OH + 3O2             2 CO2 + 3H2O
Assinalar a alternativa correta.
a) 5,4 mol de O2.
b) 10,8 mol de O2.
c) 3,6 mol de O2.
d) 9,0 mol de O2.
e) 1,0 mol de O2.
Gabarito: b
 1 mol de C2H5OH queima 3 moles de O2
               3,6 moles de C2H5OH queima X
 X = 3,6 x 3 = 10,8 moles de O2

QUESTÃO 47
Analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta.
a) Os símbolos químicos e as fórmulas representam elementos e compostos, respectivamente.
b) Uma equação química balanceada mostra coeficientes que descrevem razões não fixas das quantidades dos reagentes e produtos. (Errado, razões fixas)
c) As equações químicas representam as reações químicas.
d) Numa equação química, à esquerda são indicados os reagentes e à direita os produtos.
e) Os símbolos e fórmulas, numa equação química, representam não somente os nomes das várias substâncias, mas também átomos, moléculas e fórmulas unitárias.
Gabarito: b

QUESTÃO 48
Considerando os compostos a seguir, o nome sistemático de cada composto, segundo a ordem apresentada, da esquerda para a direita, será: Compostos: PCl3, N2O, IF, CaC2
a) Fósforo cloreto, óxido de nitrogênio, fluoreto de iodo, carboneto de cálcio.
b) Cloreto de fósforo, óxido de dinitrogênio, iodo flúor, carbeto de cálcio.
c) Tricloreto de fósforo, óxido de nitrogênio, fluoreto de iodo, carbeto de cálcio.
d) Tricloreto de fósforo, óxido de dinitrogênio, fluoreto de iodo, carbeto de cálcio.
e) Cloreto de fósforo, óxido de dinitrogênio, flúor iodato, cálcio carbono.
Gabarito: d

QUESTÃO 49
Sobre a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, assinale a alternativa incorreta.
a) A ordem dos átomos na Tabela Periódica dos Elementos pode ser explicada pela configuração eletrônica e pela massa atômica.
b) Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas, que corresponde ao número do período.
c) Na Tabela Periódica dos Elementos, a massa dos átomos cresce principalmente de baixo para cima e da direita para esquerda.
d) Os grupos dentro da Tabela Periódica dos Elementos reúnem elementos com propriedades químicas semelhantes.
e) Na Tabela Periódica dos Elementos, o caráter metálico cresce de cima para baixo e decresce da esquerda para direita.
Gabarito: c

QUESTÃO 50
Sobre a configuração eletrônica dos elementos químicos assinale, dentre as alternativas a seguir, a incorreta.
a) Para qualquer elemento dos grupos IIA e IIIA da Tabela Periódica, o último elétron na distribuição eletrônica será colocado num subnível s. (IIA - subnível s e IIIA subnível p)
b) A forma como os elétrons são distribuídos entre os orbitais de um átomo é a sua estrutura eletrônica ou configuração eletrônica.
c) Os elementos de um mesmo grupo dentro da Tabela Periódica possuem, essencialmente, estruturas eletrônicas idênticas na camada mais externa, apenas com valores de n diferentes (n=número de camadas ou níveis eletrônicos).
d) O hidrogênio é o elemento mais simples, consistindo, exatamente, de um único próton e um elétron.
e) O número máximo de elétrons permitido em qualquer camada é igual a 2n2.
Gabarito: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário